Duvidas com linux

vodkeiro

perdido por ai....
Eu ja instalei linux (ubuntu) uma vez, mas eu num manti por causa da rede q tinha aqui em casa.

e queria saber se tem como fazer uma rede wireless facil entre um linux e um windows XP, sendo uma rede P2P, e o meu eh o primeiro computador.

e tbm se tem como eu passar os arquivos q estao no windows para o linux e vice-versa =/

eu perdi meus cds do linux q tinha, mas pedi outros jah

e tbm quero saber como q instala programa no ubuntu, apanhei um monte e num consegui instala nem o Opera =/

mais uma duvida, eh q eu num conseguia fazer algumas coisas q num deixava dizendo q eu num tinha permissao:confused:

bom, vo continua procurando aqui os cds...

vlws ae galera :)

orion_171

New Member
Cara para trocar arquivos entre win e linux vc deve usar um server samba....Não entendo muito sobre isso...vc pode pesquisar em www.guiadohardware.com.br
A respeito de instalar programas é super fácil..vc pode usar o synaptic, easy ubuntu ou apt-get, até é mais fácil q o windows...Irei fazer um tutorial e postar no fórum...
vc tb pode procurar aki... http://www.guiaubuntupt.org
Essa história da permissão eh o mais triii do linux impede d vc instalar software sem o vc autorizar....sempre q vc executar alguma operação vc deve estar no termina como su "super user", q seria o root....No dapper vc cria sua senha de root através desse comando...

Código:
sudo passwd root

Cara vai por mim, no início o linux te deixa louco, faz vc qrer largar o SO, mais depois de algumas semanas vc não quer mais nem ver o windows....Por isso não desista, dúvidas...poste no fórum

Kknd

Storm, Earth and Fire
É mais fácil instalar até no linux do que no windows (tirando quando tem q compilar e etc).
exemplo: pra baixar e instalar o alien (conversor de pacote .rpm pra .deb) só precisei fazer oseguinte.:

//logar como sper usuario:
su
"senha"
apg-get install alien

E pronto, tava instalado e confiogurado =)

orion_171

New Member
É mais fácil instalar até no linux do que no windows (tirando quando tem q compilar e etc).
exemplo: pra baixar e instalar o alien (conversor de pacote .rpm pra .deb) só precisei fazer oseguinte.:

//logar como sper usuario:
su
"senha"
apg-get install alien

E pronto, tava instalado e confiogurado =)

Um únioco detalhe, vc só precisa ter umas boas sources, elas acham qualquer programa...

Prophet

Fotógrafo
Cara para trocar arquivos entre win e linux vc deve usar um server samba....Não entendo muito sobre isso...vc pode pesquisar em www.guiadohardware.com.br
A respeito de instalar programas é super fácil..vc pode usar o synaptic, easy ubuntu ou apt-get, até é mais fácil q o windows...Irei fazer um tutorial e postar no fórum...
vc tb pode procurar aki... http://www.guiaubuntupt.org
Essa história da permissão eh o mais triii do linux impede d vc instalar software sem o vc autorizar....sempre q vc executar alguma operação vc deve estar no termina como su "super user", q seria o root....No dapper vc cria sua senha de root através desse comando...

Código:
sudo passwd root

Cara vai por mim, no início o linux te deixa louco, faz vc qrer largar o SO, mais depois de algumas semanas vc não quer mais nem ver o windows....Por isso não desista, dúvidas...poste no fórum

Primeira regra do linux é execute tudo como usuário padrao, nunca como root, execute apenas o que for preciso como root. Isso é feito por medida de segurança.

Xargoon

Shi - 4 ou Morte?
E a segunda, se tiver placa 3d, usa o XGL, é muito maneiro :p
Tem hora que é um saco pra instalar programas, quando tem que compilar o bicho e você não tem os pacotes certos, dá-lhe download...
Mas tô com o Fedora Core 5 com XGL e tá uma beleza. Só não consigo fazer funcionar o maldito gamepad, mas se bem que nem no Vista ele funciona mesmo :lol:

Comdek

New Member
Tb to usando FC5 + XGL e foi fácil pra instalar.

Primeira coisa que eu fiz, foi atualizar o kernel.

Depois vc instala os drivers da NVidia (caso sua placa seja da nvidia :)) pelo "yum", com os pacotes do repositorio LIVNA. Na internet tem passo-a-passo de como fazer isso.

Aí instala o XGL. Eu segui esses passos desse site: http://cenoura.homelinux.com/linux/dica11.php
Mas tem vários tutoriais na internet.

O Google é o melhor amigo do Linux :)

Roman

New Member
pra isso você vai precisar de um servidor samba instalado
depois q instalar, se vc quiser acessar sua rede windows fica fácil.. dependendo do seu navegador de arquivos é só digitar smb://nome_do_computador ou IP

instala o pacote basico do samba q vem junto com qualquer cd decente de instalação da sua distribuição e procura em sites como o vivaolinux.com.br exemplos de smb.conf pra deixar suas pastas compartilhadas direitinho...

Comdek

New Member
Dependendo da distribuição, vem a interface pra configurar o samba.

no Fedora é system-config-samba.

Mas não é dificil configurar direto pelo smb.conf.
No próprio arquivo tem exemplos :)

vodkeiro

perdido por ai....

soh num to no linux agora pq meu irmao quer usar a internet =/

uma coisa q num responderam:
queria saber se tem como fazer uma rede wireless facil entre um linux e um windows XP, sendo uma rede P2P, e o meu eh o primeiro computador.

seria mto bom se desse como.

nem tive tempo de mexer no ubuntu, foi soh instalar e reiniciar =/

JEDI

Active Member
Vou fazer um pequeno tutorial de como configurar o samba de um modo bem facil. Amanha eu posto aqui pro pessoal.

Usuários que está vendo este tópico