Dúvidas Q6600

maNtd

know-it-all Member
Registrado
Opa galera :D
Queria saber até qtos GHz consigo chegar com o Q6600 a 1.5v @Hyper 212p?
Posso usar tranquilamente mais de 1.55v a 3.8GHz ou mais?

Seria possivel vcs me endicarem as voltagens usadas para tais GHz?
ex: 1.45v @3.4GHz e por ai vai..

Mobo usada: Maximus Formula @Rampage
ps: irei usar refrigeração ativa no NB.

Muito obrigado.
Abraços
 
Última edição:
A noite quando chegar em casa te passo as configs certinhas do meu over...

Nao recomendaria passar de 1.4v pro processador no ar, uso 1.32 eu acho... Clica na minha assinatura ;)
No north uso 1.5 e no south 1.05 se nao me engano...
 
Última edição:
Tinha esquecido que o Q6600 tem multiplicador 9x e não 8x como o Q9400.... vai exigir menos da Mobo :p
Talvez chegue mesmo em 4Ghz, unico problema são os 65nm... aqui ta dificil passar de 480fsb... :boring:

Minha BIOS caso ajude ;)

IMG_0117.jpg

IMG_0118.jpg

IMG_0119.jpg

IMG_0120.jpg

IMG_0121.jpg
 
4.0GHz 24/7 num Q6600 bem difícil hein? Máximo 3.8GHz se for um bom #Batch e ter uma excelente refrigeração aí, porque o bixinho é bem esquentado.

3.6GHz @ 1.55v citado por você, é bem complicado com um Hyper 212, máximo aí é uns 3.5GHz se tiver sorte.

Voltagem até 1.55v em 65nm não é problema, fique tranquilo com isso.
 
De boa? Vai passar mais q 3.6 ghz não... só se onde vc morar usar AC ou sempre ficar na casa dos 15C ambiente... se não esquece!!!

O Q66 acima de 3.2 ghz começa a subir a temp totalmente desproporcional a subida de voltagem... eu mesmo tenho usado 3.2 ghz pra manter as temps baixas nesse verão...

Pra usar +3.6ghz só com WC mesmo e ainda com sorte! Pois hoje pouquissimos exemplos dele tem VID baixo... o meu aki mesmo é sub-aproveitado... pois pra 3.8 ghz estaveis ( ja testei só no inverno... nunca ficou efetivo ) eu precisei de 1.46v... mas pensa só q eu cheguei no limite de temperatura ( 75C nos cores ) em uma noite onde estava a 8C de ambiente e com um Prima Boss

Então assim... não vá pensando q ele é um Q9550 onde se chega a 4Ghz com certa facilidade :yes:
 
Tinha esquecido que o Q6600 tem multiplicador 9x e não 8x como o Q9400.... vai exigir menos da Mobo :p
Talvez chegue mesmo em 4Ghz, unico problema são os 65nm... aqui ta dificil passar de 480fsb... :boring:

Minha BIOS caso ajude ;)

IMG_0117.jpg

IMG_0118.jpg

IMG_0119.jpg

IMG_0120.jpg

IMG_0121.jpg


Nossa cara vlw ^^

Como seu primeiro post ta sem assinatura, achei que tinha um Q6600 tbm :D
O único problema do Q6600 é ser 65nm.. Esquenta muito mais que um 45nm. Ai fica mais difícil estabilizar uns 3.8 ~ 4 cooler air mid ;/
Eu tinha um Q9400 vendi por R$470 pra um amigo meu, quase novo uns 3 meses de uso e comprei o Q6600 por R$300 aqui no basar, ainda deu pra pegar maximus formula por R$280 com o cara da Aztech e quem sabe ainda fazer um SLI de 460 em Janeiro :lol:

Tenho um outro pc aqui que comprei mais pro pessoal aqui de casa usar, E7500 + 4GB + HD 1TB 7200 + mobo da positivo capada :no:
Quando chegar a maximus, vo fazer um review Q6600 OC + E7500 OC, claro que o quad vai disparar UAHUHAUHAUUHAUHAHAUHAU mais ja da uma luz aos que querem dar um up de duo pra quad :D

No Q9400s + XFX 750i deixava 3.8GHz a 1.392v, pq menos ficava instavel..
no NB 1.55v menos que isso ficava super instavel, so que não ligava muito pra temp do NB que acabou fudendo o transistor ou o proprio NB.
Nunca vi mobo tão ruim pra OC igual essa, não recomendo ngm a usar Chipset Nvidia pra OC em quad. Ja tive um P4 numa mobo da Gigabyte, subia ele de boa mas pouco com o cooler stock sem problemas.
Não me lembro qual Chipset era.

Mas voltando ao tpc, minha outra dúvida seria saber se posso passar de 71ºc nele, pq é o maximo recomendado pela Intel.

Abraços e mto obrigado cara :D


4.0GHz 24/7 num Q6600 bem difícil hein? Máximo 3.8GHz se for um bom #Batch e ter uma excelente refrigeração aí, porque o bixinho é bem esquentado.

3.6GHz @ 1.55v citado por você, é bem complicado com um Hyper 212, máximo aí é uns 3.5GHz se tiver sorte.

Voltagem até 1.55v em 65nm não é problema, fique tranquilo com isso.

Mais ele segura 71ºc de boa. naquele review citado, ele fica em load em 51ºc a 3.4GHz com o Hyper 212p, mas o cara pode ter feito esse review no inverno, nevando pra caralh0 :ranting3:
Mas tbm se esse review foi feito no verão, ai sim da pra meter uns 3.8 nele no inverno aqui HUAUAUHAUHHAUHAUH

Abraço :D


De boa? Vai passar mais q 3.6 ghz não... só se onde vc morar usar AC ou sempre ficar na casa dos 15C ambiente... se não esquece!!!

O Q66 acima de 3.2 ghz começa a subir a temp totalmente desproporcional a subida de voltagem... eu mesmo tenho usado 3.2 ghz pra manter as temps baixas nesse verão...

Pra usar +3.6ghz só com WC mesmo e ainda com sorte! Pois hoje pouquissimos exemplos dele tem VID baixo... o meu aki mesmo é sub-aproveitado... pois pra 3.8 ghz estaveis ( ja testei só no inverno... nunca ficou efetivo ) eu precisei de 1.46v... mas pensa só q eu cheguei no limite de temperatura ( 75C nos cores ) em uma noite onde estava a 8C de ambiente e com um Prima Boss

Então assim... não vá pensando q ele é um Q9550 onde se chega a 4Ghz com certa facilidade :yes:

Então, eu tava pensando em vender meu Hyper 212p e pegar um que segura 3.8 facil nele, até no verão, pq 8mb cache + 4 cores em 2.4GHz é disperdício de tempo e dinheiro, no minimo 3.2 GHz=)
O H50 consegue?

Essa maximus formula tem aquele 'OC automatico' qual a proporção que ele sobe? É melhor?

O seu post ajudou mto, ainda mais que vc tem o msm cpu citado em OC :D

Esse Prima boss seu é superior ao hyper?
Como estão as temps em 3.6? Se possivel me passe mais detalhes =D

Abraços :D


Achei esse review aqui do prima boss + Q6600 OC
http://www.adrenaline.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/247934-teste-iceage-prima-boss-q6600.html

Aparentemente um excelente cooler :yes:
 
Última edição:
Prima Boss é pouca coisa melhor q o 212... diferença deve dar uns 3C ~ 4C no maaaximo em full... acho q pra segurar em 3.8 ghz ai... levando em conta q vc tenha sorte com a versão dele... teria q ser um TRUE Black pra cima... mesmo o H50 acho q não segura muito bem em full não... pois ele tem problema em dissipar alta potencia... o H70 parece q ta melhor... mas sei la... não vejo muita vantagem em se pagar ai quase 400 pila em um cooler

Mas assim... clock tbm não é tudo cara... eu ja fiz esse teste a um boooom tempo atraz... em 3.4 ghz ... setando em 400x8... memos em 800mhz em 1:1 e latencias de 4-4-4-12... com o performance level das memos setados para boost e no valor 3 eu consegui mesmo desempenho q em 3.6 ghz

Então esquema ai é vc afinar o resto.. aperta latencias... sobe FSB e desce mult... deixa as memos em 1:1 com o FSB q vc tem um ganho muito bom :yes:
 
Última edição:
Prima Boss é pouca coisa melhor q o 212... diferença deve dar uns 3C ~ 4C no maaaximo em full... acho q pra segurar em 3.8 ghz ai... levando em conta q vc tenha sorte com a versão dele... teria q ser um TRUE Black pra cima... mesmo o H50 acho q não segura muito bem em full não... pois ele tem problema em dissipar alta potencia... o H70 parece q ta melhor... mas sei la... não vejo muita vantagem em se pagar ai quase 400 pila em um cooler

Mas assim... clock tbm não é tudo cara... eu ja fiz esse teste a um boooom tempo atraz... em 3.4 ghz ... setando em 400x8... memos em 800mhz em 1:1 e latencias de 4-4-4-12... com o performance level das memos setados para boost e no valor 3 eu consegui mesmo desempenho q em 3.6 ghz

Então esquema ai é vc afinar o resto.. aperta latencias... sobe FSB e desce mult... deixa as memos em 1:1 com o FSB q vc tem um ganho muito bom :yes:

Principalmente quando se tem 8mb de cache :D
Agora, faço tbm edição e renderização de videos no vegas.

Mas na sua opiniao, vc acha que compensa trocar de cooler?
pq de 3.4 pra 3.6 a diferença temp é quase nula, no max uns 4ºc em full.
Pelo review o Hyper 212p segurou 3.4GHz a 51º e a temp maxima indicada pela Intel é de 72ºc então da pra segurar uns 3.6~3.8?

Moro em MG, não é mto quente..
A noite é bem frio.

Abraço
 
Principalmente quando se tem 8mb de cache :D
Agora, faço tbm edição e renderização de videos no vegas.

Mas na sua opiniao, vc acha que compensa trocar de cooler?
pq de 3.4 pra 3.6 a diferença temp é quase nula, no max uns 4ºc em full.
Pelo review o Hyper 212p segurou 3.4GHz a 51º e a temp maxima indicada pela Intel é de 72ºc então da pra segurar uns 3.6~3.8?

Moro em MG, não é mto quente..
A noite é bem frio.

Abraço

Então cara... reviews sempre são uma coisa diferente né uhauhauha

Bom... vc tem q testar... como a temp ai pode ser mais amena vc talvez consiga segurar ai a 3.6 ghz se tiver sorte do bach como ja foi falado la acima com esse seu 212

Agora... aki mesmo eu tenho média de 6C a mais para cada 200mhz subidos... então por exemplo hoje com 3.2 ghz eu seguro sussa jogando... encodando e talz... ele fica em 43C CPU e uns 55 Core... com 3.6 ghz... onde tenho q subir ai 0.12v em relação a 3.2 ghz isso sobre para quase 55C CPU e ja fica perto dos 72C Core... e lembrando q aki pelo menos num tempo mais ameno... tipo ai até uns 25C... nesses ultimos dias rodando em 3.2 ghz... bateu 47C CPU e 60C ( num lembro o valor exato do Core agora )... então pra mim nem rola ficar deixando ele mais alto... até mesmo pq atualmente nem tenho usado tanto a frequencia dele hehehee

Agora... eu pelo menos não tento passar de 75C no core... sei la... é coisa minha uhauhauhauha

Mas testa cara... eu sei q vc ta empolgado com a compra e num ve a hora de sair metendo clock hahahaha... mas esquema é pegar ai um domingão a tarde e ficar setando e testando... dai vc acha de fato o limite
 
Quando eu tinha Q6600 era quase impossível deixar a 3.6 Ghz com o Hyper 212 plus, esquentava demais. Nem lembro o vcore, mas era na casa dos 1.45v, era ruizinho de over mesmo.
 
Usando 1.4 de FSB Termination com Q9400 o amigo acima....meu deus.....
45 nm morre feito água com termination acima de 1.35....
maNtd, te recomendo batalhar um Q9550 usado cara....porque o máximo que conseguirá com esse Q6600 é uns 3.4....
Veja se consegue passar ele, eu acho mais jogo ;)
Abraço !
 
Kyle, qto ficava as temps?

Cara, não lembro com exatidão, mas beirava os 80º no stress, isso com dois fans.

No final das contas usava a 3.0 Ghz mesmo.

Pra você que vai usar software gráfico/video, o caminho é um I5 750 e uma Geforce mesmo.
 
Usando 1.4 de FSB Termination com Q9400 o amigo acima....meu deus.....
45 nm morre feito água com termination acima de 1.35....
maNtd, te recomendo batalhar um Q9550 usado cara....porque o máximo que conseguirá com esse Q6600 é uns 3.4....
Veja se consegue passar ele, eu acho mais jogo ;)
Abraço !
Quanto recomendas?

Baixei ...
CPU 1.356 -> 1.350
PLL 1.52 -> 1.50
North 1.47 -> 1.45
DDR 2.12 -> 2.10
FSB 1.4 -> 1.34
South 1.05
South 1.5
 
Última edição:
galera , to com uma duvida cruel.... tem um amigo meu querendo trocar o q8400 dele pelo meu q6600....
vcs acham que o desempenho é o mesmo ou qual deles é melhor em stock e em overclock?
existe diferença de preço entre eles? no caso dele me voltar grana ou eu voltar grana pra ele
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo