• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

falae pessoal

Possuo essa config da assinatura (5600G, A520M-A II, 16GB 3200MHz, 1 SSD NV2 1TB) e um gabinete com 8 fans; alimentados por uma XPG Pylon 450W. Cogitando a adição de uma GPU simples (como a GTX 1650, por exemplo), esta fonte conseguiria segurar todo o conjunto?

Desde já, grato! :joia:
Um PC com Ryzen 5600g sem contar placa de vídeo consome até 150w com o processador no talo. Pra uso geral e jogos bota na casa dos 100 a 120w que seria o consumo mais realista, e some isso com o tdp da placa de vídeo pra ter uma ideia do consumo médio em jogos mais pesados.

O ideal é usar a fonte na casa dos 50-60% da carga que ela entrega na linha 12V pra ter folga na fonte e sobra pra picos. Nesse caso, eu diria que uma placa de vídeo de até uns 170w de tdp ficaria bem tranquilo (RTX 3060, RTX 4060Ti, RX 6600XT, RX 7600,...).

Se quiser esticar pra uma placa de até uns 200w de tdp até aguentaria mas começaria a sair da faixa recomendada. GTX 1650 tem apenas 75w de tdp, é uma placa bem abaixo do que essa fonte aguenta. Até porque a XPG Pylon é uma fonte com regulação individual e tem bons capacitores, ela seria equivalente a uma fonte de 500w dessas comuns com regulação em grupo.
 
Um PC com Ryzen 5600g sem contar placa de vídeo consome até 150w com o processador no talo. Pra uso geral e jogos bota na casa dos 100 a 120w que seria o consumo mais realista, e some isso com o tdp da placa de vídeo pra ter uma ideia do consumo médio em jogos mais pesados.

O ideal é usar a fonte na casa dos 50-60% da carga que ela entrega na linha 12V pra ter folga na fonte e sobra pra picos. Nesse caso, eu diria que uma placa de vídeo de até uns 170w de tdp ficaria bem tranquilo (RTX 3060, RTX 4060Ti, RX 6600XT, RX 7600,...).

Se quiser esticar pra uma placa de até uns 200w de tdp até aguentaria mas começaria a sair da faixa recomendada. GTX 1650 tem apenas 75w de tdp, é uma placa bem abaixo do que essa fonte aguenta. Até porque a XPG Pylon é uma fonte com regulação individual e tem bons capacitores, ela seria equivalente a uma fonte de 500w dessas comuns com regulação em grupo.
Opa, muito obrigado!
 
Essas fontes "novas" me tiram do sério... se vc tem uma MoBo que usa 2xEPS (4+4pin) e uma GPU que usa 3xPCIe (6+2pin), vc liga como?
Não tem sentido algum, e nem adianta tentar enganar com aqueles cabos tipo "Y" com duas pontas PCIe
Realmente. Os caras que fazem essas fontes deveriam pensar nisso.
 
Salve!

Estou a procura de uma nova fonte pra substituir minha XPG Core Reactor 750W, pensando em um upgrade de GPU pra série 50 no fim do ano. Vou me adiantar já caso suba a demanda até lá e tbm enquanto tenho tempo pra ver os modelos com calma.

Pesquisei esses modelos por enquanto:

MSI MPG A1000G (10 anos de garantia)
Deepcool PX1000G (Garantia? Parece que somente 1 ano)
Toughpower GF A3 1050W (10 anos de garantia?)
Cougar Polar X2 1050W (10 anos de garantia global)

Não consegui confirmar a garantia da Toughpower GF A3.

Dessas a MSI é a mais barata (está por R$ 1.099,00 a PCIE5 na KABUM, talvez menos se eu achar um cuponzinho), tem a melhor garantia (10 anos e com bons relatos) e a principio me atenderia 100%.

Tem alguma opção por vir ou que já tenha lançado que eu deveria considerar? Talvez aguardar para comprar? Alguma contra indicação da MSI?
 
Super Flower LEGION GX PRO 850W vale a pena para o futuro? RTX 50XX

Não queria gastar mais de 500 numa fonte.
 
Super Flower LEGION GX PRO 850W vale a pena para o futuro? RTX 50XX

Não queria gastar mais de 500 numa fonte.
E o pessoal que acha que fonte é irrelevante volta a atacar haha

Então mano, como geral diz... Fonte é algo que dura uma vida. Tu compra agora e só vai precisar trocar, se precisar, no mínimo em 10 anos. Diferente da maioria das demais peças, que vai ficando obsoleto rapidamente. Você já está pensando em um geração que nem lançou, mas quer economizar na fonte que é algo que vai te acompanhar, se for uma fonte boa, pelas próximas 5 gerações.
Acho que vale rever essa prioridade ai.

De qualquer forma, geral fala super bem da Super flower, Essa que você citou deve ser boa também. Ela é Tier B (low priority).
Tem uma Super Flower Leadex III Gold 850w que é Tier A por 600 reais, ou seja, só 100 reais a mais que essa que citou. Acho que vale apena dar uma olhada com calma e decidir de vale o gasto.
Se pensa em um longevidade bem grande, talvez seja bom cogitar uma 1000W, visto que não sabemos como vai vir a geração 5xxx.

No final das contas, quem vai decidir é você. Mas é bom ter em mente que vale apena pegar uma fonte ótima. Até pq daqui a 5/10 anos, tu já vai ter trocado todas as peças do teu pc, menos a fonte (se ela for boa).
 
Super Flower LEGION GX PRO 850W vale a pena para o futuro? RTX 50XX

Não queria gastar mais de 500 numa fonte.
Fonte é uma das peças mais importantes do teu PC, recomendo investir em uma realmente boa. Mas pelo que todos aqui comentam esta marca é boa, resta ver o modelo.
 
É o que sempre falo, o cara paga 4k, 6k, 14k em uma vga; ai na hora de comprar a fonte fica com dó de pagar 1.5k ou acima em uma fonte boa de verdade que provavelmente vá durar pelo menos uns 8 anos.
Ai compra alguma dessas bombas gamers do mercado e bota a máquina toda na roleta russa rsrsrs. :olar:
 
É o que sempre falo, o cara paga 4k, 6k, 14k em uma vga; ai na hora de comprar a fonte fica com dó de pagar 1.5k ou acima em uma fonte boa de verdade que provavelmente vá durar pelo menos uns 8 anos.
Ai compra alguma dessas bombas gamers do mercado e bota a máquina toda na roleta russa rsrsrs. :olar:
E raro mas acontece sempre..rsrs

Não entendo como podem negligenciar uma parada dessa importância
 
É o que sempre falo, o cara paga 4k, 6k, 14k em uma vga; ai na hora de comprar a fonte fica com dó de pagar 1.5k ou acima em uma fonte boa de verdade que provavelmente vá durar pelo menos uns 8 anos.
Ai compra alguma dessas bombas gamers do mercado e bota a máquina toda na roleta russa rsrsrs. :olar:
Se tu voltar umas páginas, vai ver um carinha que linkou uma fonte de uns 600 reais e indicações nessa mesma faixa pra ele comprar. Aí no comentário ele pedia para levar em contrao em conta que o próximo upgrade dele seria para uma 4090 kkkk ;v
 
Eu mesmo pretendo parar se tudo der certo numa serie 70 da Nvidia.

Então acho que 750 a 800 já basta pra mim.

Eu que to muito por fora de qualidade de fonte mesmo.
 
Eu mesmo pretendo parar se tudo der certo numa serie 70 da Nvidia.

Então acho que 750 a 800 já basta pra mim.

Eu que to muito por fora de qualidade de fonte mesmo.
Uma coisa que não vejo falando muito, é na duração da garantia.
Fontes boas de verdade dão 10 anos, algumas até mais.
Aí tem fontes com 5 anos ou menos, que foram bem nos testes de terceiros e o pessoal indica com uma ferocidade incrível, parecem até acionistas da marca, dizendo que vai durar no mínimo 10 anos e blablabla, mas a propria fabricante não acredita no seu produto e dá uma garantia "pequena"...

Enfim, boa sorte na pesquisa, não é muito difícil, problema é a falta de opções no mercado nacional, nem entro no mérito dos valores porque é chover no molhado...
 
Uma coisa que não vejo falando muito, é na duração da garantia.
Fontes boas de verdade dão 10 anos, algumas até mais.
Aí tem fontes com 5 anos ou menos, que foram bem nos testes de terceiros e o pessoal indica com uma ferocidade incrível, parecem até acionistas da marca, dizendo que vai durar no mínimo 10 anos e blablabla, mas a propria fabricante não acredita no seu produto e dá uma garantia "pequena"...

Enfim, boa sorte na pesquisa, não é muito difícil, problema é a falta de opções no mercado nacional, nem entro no mérito dos valores porque é chover no molhado...
Tb não adianta dar 10 anos se o RMA for ruim, mais um ponto a se levar em consideração.
 
Tb não adianta dar 10 anos se o RMA for ruim, mais um ponto a se levar em consideração.
E também tem o caso da Super Flower que dá 10 anos de garantia no mundo todo, menos no Brasil, onde a Terabyte é representante oficial e fornece apenas 5 anos de garantia 🤷🏻‍♂️
 
E também tem o caso da Super Flower que dá 10 anos de garantia no mundo todo, menos no Brasil, onde a Terabyte é representante oficial e fornece apenas 5 anos de garantia 🤷🏻‍♂️
Acho que por isso a galera vai na mais barata, "zero dor de cabeça" em pesquisar...kkkkk

É muito detalhe pra olhar, mas vale todo o tempo perdido pesquisando na minha opinião.
 
Última edição:
Acho que por isso a galera vai na mais barata, "zero dor de cabeça" em pesquisar...kkkkk

É muito detalhe pra olhar, mas vale todov o tempo perdido pesquisando na minha opinião.
Um setup high-end hoje com processador mais top (Ryzen 9 ou Core i9) + MoBo + RAM + NVMe + GPU (RX 70xx ou RTX 40xx) se usar uma GPU das duas ou três séries melhores, irá gastar em torno de 10 a 15k pra começar… aí o cara não quer gastar 10% do valor numa Fonte de qualidade e boa reputação.
Mas veja que, durante a vida da fonte (estimada em 10 anos) ele vai trocar de GPU, MoBo e CPU no mínimo mais uma vez, talvez até mais.
É muito desparate.

Uma fonte duvidosa, ou dessas marcas safadas que lotam o mercado nacional, não vai ter todos os sistemas de proteção ativos e muitas que dizem ter, não irão funcionar corretamente. Tem uma aí que é queridinha da galera, pois tem nome gamer e o TecLab testou várias unidades e ela explodiu todas as vezes (100% de explosões kkkk) e o pior é q eles recomendaram a fonte (caíram em descredito comigo).
Uma fonte de qualidade, além de fornecer a energia adequada para seu sistema, irá proteger seu hardware de surtos, sobrecargas, anormalidades, etc… não dá pra colocar uma RTX4090 confiando numa Gamemax da vida, é insanidade! É o mesmo que comprar uma Ferrari e querer fazer conversão pra andar no Etanol.
 
Salve!

Estou a procura de uma nova fonte pra substituir minha XPG Core Reactor 750W, pensando em um upgrade de GPU pra série 50 no fim do ano. Vou me adiantar já caso suba a demanda até lá e tbm enquanto tenho tempo pra ver os modelos com calma.

Pesquisei esses modelos por enquanto:

MSI MPG A1000G (10 anos de garantia)
Deepcool PX1000G (Garantia? Parece que somente 1 ano)
Toughpower GF A3 1050W (10 anos de garantia?)
Cougar Polar X2 1050W (10 anos de garantia global)

Não consegui confirmar a garantia da Toughpower GF A3.

Dessas a MSI é a mais barata (está por R$ 1.099,00 a PCIE5 na KABUM, talvez menos se eu achar um cuponzinho), tem a melhor garantia (10 anos e com bons relatos) e a principio me atenderia 100%.

Tem alguma opção por vir ou que já tenha lançado que eu deveria considerar? Talvez aguardar para comprar? Alguma contra indicação da MSI?
Alguma recomendação?

Só pra constar: o cupom FNT5KBM funcionou 😁

Tá saindo R$ 1.044,99 à vista a MSI A1000G PCIE5
 
Alguma recomendação?

Só pra constar: o cupom FNT5KBM funcionou 😁

Tá saindo R$ 1.044,99 à vista a MSI A1000G PCIE5
Essa msi é muito boa, eu tinha a versão de 850w
 
Só lembrando a galera que uma fonte não precisa ser ATX12V v3.0 para ser compatível com PCIe 5 (12VHPWR)...
Digo isso pois vejo muita gente trocando de fonte sem necessidade, pois na maioria das vezes basta comprar um cabo 12VHPWR compatível com seu modelo que não vai ser necessário usar nem mesmo adaptadores nem nada, tudo direto na fonte. Vi alguns casos até de gente que saiu de fontes premium para fontes meia-boca (bomba) só por causa desse cabo padrão novo e não tem essa necessidade.
 
E o pessoal que acha que fonte é irrelevante volta a atacar haha

Então mano, como geral diz... Fonte é algo que dura uma vida. Tu compra agora e só vai precisar trocar, se precisar, no mínimo em 10 anos. Diferente da maioria das demais peças, que vai ficando obsoleto rapidamente. Você já está pensando em um geração que nem lançou, mas quer economizar na fonte que é algo que vai te acompanhar, se for uma fonte boa, pelas próximas 5 gerações.
Acho que vale rever essa prioridade ai.

De qualquer forma, geral fala super bem da Super flower, Essa que você citou deve ser boa também. Ela é Tier B (low priority).
Tem uma Super Flower Leadex III Gold 850w que é Tier A por 600 reais, ou seja, só 100 reais a mais que essa que citou. Acho que vale apena dar uma olhada com calma e decidir de vale o gasto.
Se pensa em um longevidade bem grande, talvez seja bom cogitar uma 1000W, visto que não sabemos como vai vir a geração 5xxx.

No final das contas, quem vai decidir é você. Mas é bom ter em mente que vale apena pegar uma fonte ótima. Até pq daqui a 5/10 anos, tu já vai ter trocado todas as peças do teu pc, menos a fonte (se ela for boa).
Está tendo a de superflower leadex 1000w por 839. Acho que anda velendo a pena demais. Eu comprei a minha 850w gold leadex por novecentos e pouco na pendemia :'(. Vontade de chorar de ter pego as coisas na pandemia, maldita hora que meu helios 300 2070 maxq foi dar problema. Paguei 1,5k e pouco a vista no i5 11400. Pior que nem usei a máquina direito por problemas que tive.... se soubesse e tivesse segurado a grana agora era para ter um pc topzeira. Mas faz parte. Mas para quem tah querendo pegar fonte de qualidade só vai.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma coisa que não vejo falando muito, é na duração da garantia.
Fontes boas de verdade dão 10 anos, algumas até mais.
Aí tem fontes com 5 anos ou menos, que foram bem nos testes de terceiros e o pessoal indica com uma ferocidade incrível, parecem até acionistas da marca, dizendo que vai durar no mínimo 10 anos e blablabla, mas a propria fabricante não acredita no seu produto e dá uma garantia "pequena"...

Enfim, boa sorte na pesquisa, não é muito difícil, problema é a falta de opções no mercado nacional, nem entro no mérito dos valores porque é chover no molhado...
Eu sempre fui um defensor voraz de grandes garantias e, no geral, costumo concordar com isso. No entanto, existem exceções, e a Superflower é uma delas. Suas fontes são indiscutivelmente algumas das melhores do mercado, e isso é um fato. Contudo, elas não têm representatividade no Brasil, o que complica as coisas, já que a garantia fica por conta do lojista/importadores... e aí eles acabam negligenciando. Vale ressaltar que em alguns países a Superflower oferece de 7 a 10 anos de garantia (nos países que tem representatividade é 10 anos). Outro ponto a se levar em consideração é que a Superflower fabrica fontes para outras empresas e muitas vezes oferece 10 anos de garantia para as fontes projetadas e fabricadas por eles. Portanto, eles têm qualidade para oferecer uma garantia de 10 anos. Superflower e seasonic (quando projetados por eles e tals) são fonte de altíssimo nível, estando entre as melhores. Eu recomendei muitas vezes a xpg há um tempo atrás quando as core reactor de 850w gold era a mais baratas entre as melhores fontes e ainda oferece 10 anos de garantia. Mas existe muitos relatos deles mudando componentes (diminuindo a qualidade) e tendo problemas de perdas em suas linhas e afins... Entre xpg e as que citei, confio mais nas que citei por exemplo (lembrando que não estou falando para nunca comprar a xpg e nem que eles são uma porcaria).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém aqui chegou a vender peças de computadores recentemente? Saberia me informar se está sendo fácil vender e claro sem perder muita grana? Estou pensando em ver de vender minha superflower de 850w e lançar uma de superflower de 1000w (ou mais se tiver com valor bom hehehe). Além disso ver se passo minha gpu para frente...
 
Última edição:
Vontade de chorar de ter pego as coisas na pandemia
Tenho um colega que montou o PC dele na época da pandemia também. Gastou uma fortuna e hoje tem um PC mediano. Com o que ele gastou na época, hoje ele montaria um High end haha
Complicado. Nessa época eu ate pensei em montar um também, mas quando vi os preços, eu desisti.
Ainda estou sem PC, mas vou montar o meu completo esse ano. E ainda to torcendo pra ir baixando mais os valores haha
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo