• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvidas sobre cabo de rede cat6

Paulo_Santos

know-it-all Member
Registrado
Boa tarde Galera !

Atualmente utilizo no meu apartamento o roteador da ASUS RT-N56U, Utilizo 7 equipamentos na rede, entre PC, laptop, celular, tablet e impressora e TV smart. Utilizo muito a rede 5Ghz para assistir filme na TV enviados do PC. Até agora tudo bem, porém gostaria de baixar o ping nos jogos, e quero colocar um cabo de rede CAT6 de 20 metros através do conduíte onde passa um cabo coaxial, para ligar o PC direto no modem da net, ou no roteador.

Agora vem o HELPS...

Qual a melhor forma de montar essa rede ?

O meu roteador é compatível com esse cabo CAT6 ?

Consigo utilizar o cabo de rede para usar a net e o wireless para assistir filmes ?

Qual marca de cabo de rede é a melhor para o meu perfil de rede ?

Ligo o PC direto no modem da net ou roteador ?

Agradeço desde já !
 
Alguém pode dar uma luz, por favor ?
 
Alguém pode dar uma luz, por favor ?
Você quer baixar o ping?
Uma piada pronta, jogar com ping baixo na NET.
Categora 6 é para bandas acima de 250mbits por segundo, pois esse é o limite de down/up.
Videos fullhd demandam 80mb no máximo.
Faça um ping test para seu roteador, e veja o valor, no meu o ping é 1ms
ping.png
 
Você quer baixar o ping?
Uma piada pronta, jogar com ping baixo na NET.
Categora 6 é para bandas acima de 250mbits por segundo, pois esse é o limite de down/up.
Videos fullhd demandam 80mb no máximo.
Faça um ping test para seu roteador, e veja o valor, no meu o ping é 1ms
ping.png

Aqui também da 1 ms
Ou seja não compensa colocar cabo ?
 
Ping é relacionado direto com a Operadora.
Se a Operadora tem rotas ruins ou latência ruim, não é problema da sua residencia/rede.

Vc pode fazer um teste de PING com o cabo plugado direto no Modem NET e depois no Roteador.
Vê se tem alguma diferença.(Acredito eu que não terá, mas tem sempre a possibilidade.)

Se mesmo assim, vc quiser fazer uma rede com Cabo Cat6, recomendo os cabos da Furukawa, são os melhores do mercado.
Não existe essa de "compatilidade" de cabo com equipamento, a não ser que vc utilize equipamentos antigos, mas mesmo assim.
Categoria de Cabos é mais pra especificação e qualidade do cabo, em relação à transmissão de dados. Tipo, grossura do cobre do cabo. Sacou ?

O que eu recomendo é vc cabear todos os equipamentos possíveis na sua rede.
Se não puder, faça um esforço, arranja um jeito(sem gambiarras).
Deixa o Wireless somente para dispositivos que usem exclusivamente essa tecnologia.

Sua 3ª Pergunta não entendi muito bem, mas acho que cabeando sua TV acho que não precisará fazer essa separação de uso da rede, levando em conta que seu Roteador possui rede Gigabit.
Se vc for usar mais de 4 equipamentos no cabo, vc terá de comprar um Switch para acrescentar mais portas LAN.
 
Você quer baixar o ping?
Uma piada pronta, jogar com ping baixo na NET.
Categora 6 é para bandas acima de 250mbits por segundo, pois esse é o limite de down/up.
Videos fullhd demandam 80mb no máximo.
Faça um ping test para seu roteador, e veja o valor, no meu o ping é 1ms
ping.png

Não, não e não.

Cabos Cat6 trabalham em 250Mhz, não bits por segundo.

Cabos Cat6 são para velocidades de ate 10Gbit/s (até 10 metros) e 1Gbit/s (até 100 metros).

Cabos Cat6a são para velocidades de até 10Gbit/s até 100 metros. É o melhor cabo vendido no Brasil. Pois lá fora já se fala em Cat7.

Como o amigo disse acima, cabeamento é Furukawa.

https://en.wikipedia.org/wiki/Category_6_cable
https://en.wikipedia.org/wiki/ISO/IEC_11801#CAT7

Sua rede local RARAMENTE ocasiona problemas de Ping. Para fazer o teste basta dar um ping gateway -t e acompanhar o Ping até seu gateway, geralmente ele vai ficar em <1ms ou 1ms, depende o tamanho e as rotas da sua rede local, que na maioria das vezes é só um roteador.

Mas de resto, se for cabear e quiser ir barato, vá de Cat5e Furukawa mesmo. Ainda aceita Gigabit em uma boa metragem, e residências, ainda no Brasil, não vão para 10GbE tão rápido. Então pra que se preocupar com Cat6/Cat6a?

Ah, e não esquece de separar os cabos de rede dos elétricos nos conduites e calhas, se não dá interferência aí as vezes a NIC acaba negociando 100, ou até mesmo 10, isso se negociar haha.
 
Acrescentando e resumindo o que o amigo acima disse, CAT6 é mais pra uso Profissional e Muito Específico.

Se tu tem 'tique', ou 'toque'(Não sei o nome certo que se dá pra isso) com coisas de qualidade, nem pensa 2x.
Coloca CAT6 e deixa sua residencia para o próximo nível de transmissão de dados.

Mas como ele falou, Cat5e ainda dá e sobra.
No meu prédio, a minha Operadora(PredialNET) usa Cat5e para entregar internet para os meus vizinhos.
E tem prédio com rede Gigabit, com Cat5e.
Ou seja, se nem eles usam Cat6 nas estruturas dos prédios, certamente é pq não tem necessidade ainda.
 
Não, não e não.

Cabos Cat6 trabalham em 250Mhz, não bits por segundo.

Cabos Cat6 são para velocidades de ate 10Gbit/s (até 10 metros) e 1Gbit/s (até 100 metros).

Cabos Cat6a são para velocidades de até 10Gbit/s até 100 metros. É o melhor cabo vendido no Brasil. Pois lá fora já se fala em Cat7.

Como o amigo disse acima, cabeamento é Furukawa.

https://en.wikipedia.org/wiki/Category_6_cable
https://en.wikipedia.org/wiki/ISO/IEC_11801#CAT7

Sua rede local RARAMENTE ocasiona problemas de Ping. Para fazer o teste basta dar um ping gateway -t e acompanhar o Ping até seu gateway, geralmente ele vai ficar em <1ms ou 1ms, depende o tamanho e as rotas da sua rede local, que na maioria das vezes é só um roteador.

Mas de resto, se for cabear e quiser ir barato, vá de Cat5e Furukawa mesmo. Ainda aceita Gigabit em uma boa metragem, e residências, ainda no Brasil, não vão para 10GbE tão rápido. Então pra que se preocupar com Cat6/Cat6a?

Ah, e não esquece de separar os cabos de rede dos elétricos nos conduites e calhas, se não dá interferência aí as vezes a NIC acaba negociando 100, ou até mesmo 10, isso se negociar haha.



O Cat5e suporta até 1gbps de transmissão de dados, cada um de seus pares trançados podem trabalhar no máximo em transmissão e recepção de até 250mbps, caso trabalhem na condição de Tx/Rx e seus receptores suportem a mesma condição. O Cat5e trabalha geralmente na taxa de 100mbps. Uma de suas melhores características é a maleabilidade que este cabo possui, facilitando a instalação, é um bom cabo em relação custo x benefício devido ao seu custo ser relativamente baixo.

O Cat6 trabalha com a taxa de 1gbps onde dois de seus pares trabalham como receptores (Rx) e outros dois pares trabalham com transmissores (Tx), cada par trançado do Cat6 tem capacidade de taxa de 500mbps, ou seja, 500mbps x 2 para recepção e 500mbps x 2 para transmissão. O Cat6 requer eletrônica simples para cada receptor em cada extremidade, ele possui um conduíte interno (como você pode ver na imagem ao lado) o que tira um pouco sua maleabilidade, é um cabo com maior diâmetro assim dificultando instalações quando muitos cabos são utilizados.
 
Entendi pessoal, obrigado a todos pela colaboração ! Se for instalar uma rede aqui, então vou usar o CAT5e Furukawa. Obrigado pela ajuda foi bem esclarecedor !
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo