Dúvidas sobre dimensionamento de autotransformador

hofer

Active Member
Registrado
Pessoal, tudo bem?

Irei mudar para uma cidade que usa 220V (Santos), mas atualmente a maioria dos meus eletrodomésticos são apenas para 127V.

Para os itens que preciso ligar esporadicamente, como utensílios de cozinha, irei superdimensionar um pouco já que só vai ser ligado na hora do uso e posso querer ligar mais de um sem preocupação.

Porém, o autotransformador da geladeira vai precisar ficar ligado o tempo todo e, naturalmente, haverão perdas no trafo mesmo quando a geladeira estiver com compressor parado.
Pela minha experiência, o ideal seria comprar um de potência levemente superior à exigida, diminuindo as perdas.
Porém, vejo uma série de pessoas falando para superdimensionar porque aí "não esquenta" e acaba gastando menos energia. Eu achei isso muito estranho, e vim aqui confirmar se isso é verdade ou "estória" de vendedor querendo empurrar produto caro.

A minha geladeira é inverter e frost-free (o porquê um equipamento inverter não ser bivolt me escapa a razão), e a potência na folha de especificação é 120W "normal" e 180W em degelo.
Eu imagino que essas já sejam potência de pico e não de regime permanente, pois 120W no mês inteiro daria 86,4 kWh, mas a folha de dados fala em consumo de 45,4kWh/mês.

Se for pela lógica de menor potência para economizar, um de 500VA já estaria bem especificado? Mais baixo que isso, seria 300VA e talvez ficasse perigosamente carregado na hora do degelo.
Porém se a lógica for de superdimensionar para economizar, qual valor seria o ideal?
 
Só pra saber na cidade/casa que você vai mudar a rede é bivolt?
Tem somente Fase/Fase?
Não tem a opção de usar o neutro para conseguir 127 volts com Fase/neutro?
Se tiver a opção de usar o neutro não precisa gastar com transformadores..
 
Então mated, parace que Santos é fase-fase 127V, mas sem neutro na maioria dos imóveis.
Eu vou tentar conseguir um desses com disponibilidade de neutro, mas não queria me restringir a isso, pois iria reduzir muito minhas opções.
 
Santos, São Vicente e Cubatão pertencem a CPFL Piratininga. A tensão secundária é em estrela 220/127V, então da para converter a tensão nas tomadas para 127V
 
Santos, São Vicente e Cubatão pertencem a CPFL Piratininga. A tensão secundária é em estrela 220/127V, então da para converter a tensão nas tomadas para 127V
Mas pelo o que eu soube, o neutro não chega no quadro da maioria dos apartamentos.
 
Cara, você tá me animando. Você é de Santos e sabe em primeira mão que de fato a maioria entrega o neutro no apartamento?
Porque colegas de trabalho que moram lá me disseram isso e são eng. eletricistas.
 
Cara, você tá me animando. Você é de Santos e sabe em primeira mão que de fato a maioria entrega o neutro no apartamento?
Porque colegas de trabalho que moram lá me disseram isso e são eng. eletricistas.
É como eu falei: a concessionária fornece o neutro, se não chega no ap é coisa do condomínio ou o condiminio tem subestação propria e fez a distribuição em 380/220. Neste caso não há o que fazer. Também sou engº eletricista
 
Mas você sabe do caso específico de Santos?
E sobre o dimensionamento do trafo, você saberia dizer qual das duas soluções é correta?
Ah, também sou eng. eletricista, kkkkk, mas não mexo com trafo desde a graduação, hoje trabalho com ciência de dados.
 
Eu trabalho com várias concessionárias, mas nunca trabalhei na baixada. Confirmei aqui com um conhecido que mora em São Vicente e ele falou que lá tem 127V. Tem um lugar no site da CPFL que é informado que Santos, Cubatão e São Vicente são atendidos em 220/127V, mas tentei achar agora e não encontrei

Sobre o transformador é aquela né, é a pior solução mas as vezes se torna a única possível. A potência de 500VA pode ser suficiente para atender a geladeira se as especificações estiverem certas. Só tome cuidado com o FP do auto trafo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo