Duvidas sobre o Ryzen 7 5800HS (Travado nos 3.17Ghz?!)- Boost?!

LeLo.T3

TESLA - Amsterdam
Registrado
Fala pessoal, tudo bem?!?!

Peguei essa semana meu primeiro Ryzen (Note da Assinatura), ele tem o Ryzen 7 5800HS.
Uma coisa que notei, mesmo usando perfis para jogar que utilizam o maximo de TDP e Clock (CPU e GPU), o meu processador não sai dos 3.17Ghz.
E vi varios testes do mesmo processador (Por exemplo no 3D mark) onde o processador utiliza o Max Boost dele e fica a 4.4Ghz.


Untitled-1.png



Como faço pra ativar esse Boost ou então tirar o que tá travando ele???

Não alterei nada relacionado o processador, apenas liguei o Note, atualizei e instalei meus Apps e jogos. Só


Alguma ideia pessoal?


VLW!!!
 
Última edição:
Veja no HWinfo as frequências por núcleos e as temperaturas. Ele tem Boost de 4.4 Ghz, mas em programas que usam todos os núcleos não vai atingir essa frequência, 4.4Ghz é coisa para um ou dois núcleos e por pouco tempo. O clock base dele segundo a AMD é de 2.8 Ghz, então ele operando com todos os núcleos a 3.2 Ghz já esta tendo um leve boost.
Faça um teste no CPU-Z para ver se com um núcleo ele atinge os 4.4 Ghz.
 
Veja no HWinfo as frequências por núcleos e as temperaturas. Ele tem Boost de 4.4 Ghz, mas em programas que usam todos os núcleos não vai atingir essa frequência, 4.4Ghz é coisa para um ou dois núcleos e por pouco tempo. O clock base dele segundo a AMD é de 2.8 Ghz, então ele operando com todos os núcleos a 3.2 Ghz já esta tendo um leve boost.
Faça um teste no CPU-Z para ver se com um núcleo ele atinge os 4.4 Ghz.
Nao tinha pensado nesse App, vou usa-lo pra ter infos ma8s detalhadas.... e sobre o funcionamento do boost, realmente total noob, primeiro Ryzen que tenho heheheeh

Mas acabei achando o Fix pro problema.

Eu nao tava conseguindo ver se os Drivers da AMD tavam atualizados, ai fui no site da Asus, baixei mesmo assim o mais recente e instalei por cima. BBBBBB[OOOOOOOMMMMM Resolveu! Liberou o clock hahahaha

E foi como tu falou, no CineBench manteve media de 3.47GHz. E no 3DMark ficava nos 4.4GHz.



Antes: CPU Score in Time Spy 7396 (Total CPU + GPU 7419) / CineBench R23 Multi. 10.116

AGORA: CPU Score in Time Spy 8353 (Total CPU + GPU 8014) / CineBench R23 Multi. 11.684
 
Agora sim está com o despenho esperado então!
Se puder baixe o CPU-Z e tire afins prints, gostaria de comparar com o meu.
tela inicial do programa e os testes de single e multi core
 
Agora sim está com o despenho esperado então!
Se puder baixe o CPU-Z e tire afins prints, gostaria de comparar com o meu.
tela inicial do programa e os testes de single e multi core
Era isso que tu queria??



 
O Turbo máximo do Ryzen 7 5800HS ativando todos os núcleos é de 3.5 GHz, pelo que achei aqui. Ele tem um TDP de 35W, sendo mais baixo que o 5800H normal, que é de 45W.

Não são todos os núcleos que atingem 4.4 GHz. Pelo que vi aí acima, só dois atingem os 4.4.
 
Era isso que tu queria??



É um baita processador para not! Já acho o meu 3500u (zen+) ótimo para as tarefas que realizo (Não jogo no Not), estes da série 5000 então são incríveis.
Se não for pedir demais, poderia colocar as testes de single e multi do próprio CPU-Z também?
E os testes da velocidade dos caches no AIDA64.
 
É um baita processador para not! Já acho o meu 3500u (zen+) ótimo para as tarefas que realizo (Não jogo no Not), estes da série 5000 então são incríveis.
Se não for pedir demais, poderia colocar as testes de single e multi do próprio CPU-Z também?
E os testes da velocidade dos caches no AIDA64.

Realmente... como eu quero mais pra trabalhar, estudar (aprender a mexer com edição de video) e claro jogar as vezes (Não é meu principal ponto de jogos, Já que tenho o PS5 e o Series X) Então achei melhor optar por este processador, do que um Intel capenga com uma 3070 hehehehe, sem falar que esse peguei era o unico acima de FHD, resto era tudo 1080p
hahahahah de boa.... vou pegar os Apps e fazer os testes e depois posto aqui!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É um baita processador para not! Já acho o meu 3500u (zen+) ótimo para as tarefas que realizo (Não jogo no Not), estes da série 5000 então são incríveis.
Se não for pedir demais, poderia colocar as testes de single e multi do próprio CPU-Z também?
E os testes da velocidade dos caches no AIDA64.
Quais testes do Aida64 especificamente vc quer?
 
Última edição:
Realmente... como eu quero mais pra trabalhar, estudar (aprender a mexer com edição de video) e claro jogar as vezes (Não é meu principal ponto de jogos, Já que tenho o PS5 e o Series X) Então achei melhor optar por este processador, do que um Intel capenga com uma 3070 hehehehe, sem falar que esse peguei era o unico acima de FHD, resto era tudo 1080p
hahahahah de boa.... vou pegar os Apps e fazer os testes e depois posto aqui!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Quais testes do Aida64 especificamente vc quer?

Do AIDA64 gostaria de ver os resultados do teste "Cache e Memory Benchmarck"
E do CPU-Z os benchmarcks de single e multi.
 
Do AIDA64 gostaria de ver os resultados do teste "Cache e Memory Benchmarck"
E do CPU-Z os benchmarcks de single e multi.

Malz ai a versão TRIAL, mas não vou pagar €40 haehaeheaheahae pra algo que usaria bem uma vez ou outra.



 
Realmente são resultados ótimos!
Muito forte em Single Core, o meu 3500u faz entre 380 e 390 pontos em single no CPU-Z.
Os testes do AIDA64 também são bem superiores, as velocidades do Caches são bem mais altas neste modelo Zen3, já havia visto estes testes nos modelos de Desktop, mas não nos modelos para notebooks, por isso pedi os testes.
 
Realmente são resultados ótimos!
Muito forte em Single Core, o meu 3500u faz entre 380 e 390 pontos em single no CPU-Z.
Os testes do AIDA64 também são bem superiores, as velocidades do Caches são bem mais altas neste modelo Zen3, já havia visto estes testes nos modelos de Desktop, mas não nos modelos para notebooks, por isso pedi os testes.
Realmente, os modelos de Laptop não se acha tanta coisa por ai. Mas eu to bem feliz com a performance dele aqui (ainda bem que acabei NÃO pegando o Auros que eu tava vendo antes, era um i7 1o geração)
Sem falar com relação a bateria, sem ficar tunando muito pra economia, aqui ele ficou com 8horas a 8:30h (Deixando o windows gerenciar o melhor perfil pra Bateria) mas já vi gente conseguindo 9horas a 9:30h. Esses Proc. são bem eficiantes (energia).
 
Fiz mais alguns ajustes na GPU e Proc. + usando direto com a 3060 (evitando passar pela Radeon) por meio do Display Port.

Mudou bem o resultado do 3DMark e levemente do Cinebench.


 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo