Sim, funcionará sem problemas, porém limitada à frequência do teu pente mais lento, caso não seja possível fazer overclock. Já cheguei a usar 32GB numa placa B450M Pro4 da Asrock, sendo 16GB Samsung B-Die (3733 MHz de fábrica) e 16GB Micron B-Die (2400 MHz de fábrica), e o PC funcionou sem problemas, porém com as limitações de frequência e latências impostas pelos pentes mais lentos.
O pessoal diz que é melhor comprar
kits de memória porque você vai garantir que pentes terão as mesmas características: mesmos chips de memória, mesma frequência e latências. Isso garante maior compatibilidade com o uso delas em stock e maiores chances de um overclock bem sucedido; porém, ainda assim podem haver diferenças na qualidade dos chips de memória entre pentes iguais, o que pode limitar a capacidade de overclock. Um amigo meu, por falta de grana no ato da compra original, acabou pegando apenas 1 pente de 8GB 2400 MHz da Corsair e, quando uma outra promoção surgiu, semanas depois, acabou pegando outro pente similar; ambos os pentes são exatamente iguais (mesmos chips de memória, mesma frequência e latências), mas um desses pentes atinge 3200 MHz co 1.35V, enquanto que o outro fica instável em 2800 MHz, com a mesma tensão. Essa é a velha loteria do silício atuando contra nós...
No teu caso, você pode tentar vender a tua memória atual e comprar um kit 2x8GB, ou então você compra apenas esse pente da Kingston e tenta fazer essa sua Mushkin trabalhar pelo menos a 2400 MHz. Vai que dá certo...
Como teu orçamento é apertado, acredito que valha à pena, mas eu procuraria opções com Xeon alguma coisa (que são mais baratos que as versões i5 e i7 para desktops) e uma mobo com outro chipset, já que essas H61 são bastante problemáticas com reconhecimento adequado de placas de vídeo, especialmente das mais novas (isso num eventual upgrade que você venha a fazer).
Eu também não ficaria limitado à plataformas "mais recentes" como a Ivy Bridge, pois os preços não costumam ser muito atrativos. Tentaria pegar algo da linha dos primeiros Core i5/i7 (Lynnfield) e uma H55 ou P55, pois dá pra fazer overclock facilmente modificando o BCLK e dá pra colocar algum Xeon com 4C/8T, como o X3450, que é igual ao i5-750 que utilizo, só que vem com 8 threads no lugar de apenas 4, e pode ser encontrado bem barato no Aliexpress. Abaixo segue o vídeo do X3470, similar ao i7-860:
Como teu foco é gameplay com alto FPS, creio que sim, já que o salto no IPC dos Ryzen 3000 trouxeram ganhos expressivo nos jogos, fazendo com que eles fiquem iguais ou muito próximos às soluções de 9ª geração da Intel. Porém, veria reviews dos jogos que você costuma jogar pra ver se o framerate atingido pelo Ryzen 3000 é condizente com o que você deseja obter.
Ah não ser que você faça MUITA questão de ter uma entrada USB-C no painel traseiro da placa-mãe, algo que só está presente na Asrock B40 Steel Legends, eu ficaria com a MSI B450 Gaming Plus, não só por ter um VRM melhor que as demais citadas, como por possuir a função BIOS Flashback (permite a atualização da BIOS sem a presença de uma CPU instalada) e 3 anos de garantia nacional (até onde eu sei).
Se você usa o PC exclusivamente pra games, 3600 ou 3700X, a depender do teu orçamento e da longevidade que você queira ter desse novo setup. Eu não iria de Intel pelo simples fato de que, ano que vem, eles irão mudar novamente de socket, tornando a sua plataforma atual incompatível com futuros upgrades de CPU.
Falando da mobo, eu analisaria outras opções na mesma faixa de preço e veria qual a que possui os recursos que atendem minhas necessidades, além da questão do VRM (pensando em overclocks ou em upgrades para os 3900X/3950X) e da garantia. Eu, no seu lugar, ficaria na
MSI B450 Gaming Plus, que tem melhor VRM que essa Asus, 3 anos de garantia nacional e BIOS Flashback (função que permite upgrade da BIOS sem necessitar de ter uma CPU instalada).
Falouws