[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Obrigado. A gente tenta fazer o que pode :haha:

No caso dos PCs da Pichau, eles até dão a opção de por uma Z370 ou 390 no lugar da B360, mas aí o preço da máquina sobe em mais de R$ 400. Não compensa... Já no caso da 10ª geração que irá chegar ano que vem, ela usará o socket LGA1200, matando assim a retrocompatibilidade: tanto as CPUs dessa geração serão incompatíveis com as mobos atuais (B360/Z370/390), como as CPUs de 9ª geração não poderão ser instaladas nas futuras mobos B460/Z470/490, por usarem pinagens diferentes. Comprar Intel agora é entrar numa cilada, Bino! :rip:

No caso da configuração da Terabyte, eu mudaria a placa-mãe para uma Asrock B450M Pro4 ou B450M Steel Legend, pela questão do VRM melhor e de ter mais recursos também. Só se realmente ficar muito além do que tu planejou em termos de orçamento, mas ainda assim tentaria fazer um esforço pra encaixar alguma das duas nele.

No caso do HD, eu particularmente colocaria um de 2TB 7200RPM, mas se não couber no teu orçamento agora, pode deixar pra depois, ainda mais com esse SSD de 480GB aí dando uma folga adicional :joia:

Falando da fonte, eu particularmente tenho preferência pela Corsair (tenho uma TX650 funcionando há mais de 11 anos e, em virtude disso, adquiri recentemente uma HX750i para continuar com os produtos da marca). Apesar da CX ser mais cara, ela oferece 5 anos de garantia, tem selo de eficiência Bronze (ou seja, menos desperdício de energia sob a forma de calor e mais economia na conta de luz) e tem energia suficiente pra alimentar todo teu setup. Ou você pode optar pela Cooler Master 550W MWE Bronze, caso o preço esteja mais em conta que a Corsair, pois também é uma fonte muito boa segundo os testes do Teclab.

A placa de vídeo é gosto pessoal, mas se a 5700 XT tiver mais barata, iria nela. RT vai demorar pra decolar e, quando isso acontecer, as RTX atuais não terão firepower pra dar conta do recado.



Que eu saiba, não. Testei duas memórias diferentes numa B450M Pro4, que não constavam no QVL, e funcionaram de boa, inclusive com overclock. Minha X570-E da Asus também não possui minhas Corsair no QVL, mas estou aqui rodando elas a 3600MHz CL16 de boa.

A incompatibilidade que deu com as H110 se deve à qualidade do PCB e da BIOS, provavelmente...

Falouws :cool:

Olá!! Fui dar uma pesquisada sobre a 5700 XT e vi que este modelo: MSI Radeon Navi RX 5700 Mech OC Dual 8GB GDDR6 256Bit estava o memo preço da Galax GeForce RTX 2060 Super Elite 8GB, também vi esse modelo Sapphire Radeon Navi RX 5700 XT 8GB GDDR6 256Bit que estava pouco menos de 100 reais mais barata..

Acha que esta valendo mais essa 5700?
 
Olá!! Fui dar uma pesquisada sobre a 5700 XT e vi que este modelo: MSI Radeon Navi RX 5700 Mech OC Dual 8GB GDDR6 256Bit estava o memo preço da Galax GeForce RTX 2060 Super Elite 8GB, também vi esse modelo Sapphire Radeon Navi RX 5700 XT 8GB GDDR6 256Bit que estava pouco menos de 100 reais mais barata..

Acha que esta valendo mais essa 5700?
Se for pra pegar 5700 Custom, pegue a Pulse ou AsRock, que custam R$2000, estão caras mas são as mais baratas. Se vai fazer undervolt da pra ir na 5700XT founders sim, que é superior a 2060S. Na real essas placas estão bem overpriced, 5700 custom teria que custar 1700, 2060S 1800 e 5700XT na faixa de 2000-2100 as custom.
 
Olá!! Fui dar uma pesquisada sobre a 5700 XT e vi que este modelo: MSI Radeon Navi RX 5700 Mech OC Dual 8GB GDDR6 256Bit estava o memo preço da Galax GeForce RTX 2060 Super Elite 8GB, também vi esse modelo Sapphire Radeon Navi RX 5700 XT 8GB GDDR6 256Bit que estava pouco menos de 100 reais mais barata..

Acha que esta valendo mais essa 5700?

Sim, está, mas como o @joaorosini disse, os melhores modelos custom são da Sapphire (Pulse ou Nitro+), PowerColor (Red Devil) e MSI (não com a Mech, mas com a Gaming X).

Falouws :cool:
 
Só recomendo fugir dessa placa mãe, é quase uma A320 em quesito construção, as memórias são ótimas, porém pegue 2x8Gb.
 
B450M Gaming Gigabyte ou ASRock B450M Steel Legend, se o orçamento ficar apertado, B450M DS3H.
Obrigado! aproveitando, essa memoria daria pra estas 2 placas que você me indicou?
 
Obrigado! aproveitando, essa memoria daria pra estas 2 placas que você me indicou?

Sim, porém aquela que você informou antes sabemos qual a qualidade dos ICs e o seu potencial de OC. Já essa Tactical eu desconheço quais chips de memória o acompanham.

Falouws :cool:
 
Galera, seguinte, meu pc esta realmente velho e uso ele para uso profissional (varias abas , programas, etc tudo ao mesmo tempo) E jogos a noite , poucas horas mas.... é o que dá rs.
Quero um kit baseado no r5 3600 (X ou Não)

Minha duvida esta sendo a seguinte , pego uma placa mae MSI x470 gamming plus ou uma mais barata (talvez uma b450 bazooka por exemplo) e invisto essa diferença no processador/memorias ?

O que busco e porque da x470 : Longevidade basicamente, demoro bastante pra trocar de kit então acredito que um chipset mais recente me de margem pra talvez um up de processador e componentes mais frios , fazendo assim a placa durar mais. E a msi da 3 anos de garantia...
Preço antes de ficar indisponivel :799,53

O porque da duvida nas B450's : Custo menor em mais ou menos 200 reais que posso reverter num processador 3600X ao invez de um sem X ou numas memorias mais rápidas/cl mais baixo colocando talvez um pouco a mais de grana.
Preço hoje , disponivel : 529,83

Considerações a se levar em conta, já tenho um wc de 240mm então over é algo a se pensar ! preciso de vrm's bons ,com dissipador, pra isso. Não tenho intenção de usar crossfire ou sli. RGB desnecessário .

Adendo a questão das memorias: estou vendo memoria ballistix de 3000mhz cl 15 - 2 x 8.
memórias antes de ficar indisponiveis : 277,53 1x 8gb

Aceito sugestões em tudo . x470 ou b350 , 3600 ou 3600x , memorias melhores/outra marca ?
 
Última edição:
Galera, seguinte, meu pc esta realmente velho e uso ele para uso profissional (varias abas , programas, etc tudo ao mesmo tempo) E jogos a noite , poucas horas mas.... é o que dá rs.
Quero um kit baseado no r5 3600 (X ou Não)

Minha duvida esta sendo a seguinte , pego uma placa mae MSI x470 gamming plus ou uma mais barata (talvez uma b350 bazooka por exemplo) e invisto essa diferença no processador/memorias ?

O que busco e porque da x470 : Longevidade basicamente, demoro bastante pra trocar de kit então acredito que um chipset mais recente me de margem pra talvez um up de processador e componentes mais frios , fazendo assim a placa durar mais. E a msi da 3 anos de garantia...
Preço antes de ficar indisponivel :799,53

O porque da duvida nas B450's : Custo menor em mais ou menos 200 reais que posso reverter num processador 3600X ao invez de um sem X ou numas memorias mais rápidas/cl mais baixo colocando talvez um pouco a mais de grana.
Preço hoje , disponivel : 529,83

Considerações a se levar em conta, já tenho um wc de 240mm então over é algo a se pensar ! preciso de vrm's bons ,com dissipador, pra isso. Não tenho intenção de usar crossfire ou sli. RGB desnecessário .

Adendo a questão das memorias: estou vendo memoria ballistix de 3000mhz cl 15 - 2 x 8.
memórias antes de ficar indisponiveis : 277,53 1x 8gb

Aceito sugestões em tudo . x470 ou b350 , 3600 ou 3600x , memorias melhores/outra marca ?
Evitaria a todo momento pegar mobo da MSI, não sei como está atualmente, mas da última vez q li o tópico da MSI Tomahawk o pessoal ainda estava tendo problemas relacionados ao bios dela. Considero uma b450 a melhor escolha cxb msm. Descartaria logo de cara o 3600X por ser + caro sendo q o 3600 em OC já encosta nele. Se fizer um esforço, na faixa dos 600 conto tem: Asrock b450 Pro4, Asrock b450m Steel Legend ou GB b450 Aorus M. Tem tmb as Gigabyte b450m Gaming e ds3h, mas particularmente acho as conexões sata mal posicionadas caso vc planeje pegar uma vga mto parruda futuramente.
 
Evitaria a todo momento pegar mobo da MSI, não sei como está atualmente, mas da última vez q li o tópico da MSI Tomahawk o pessoal ainda estava tendo problemas relacionados ao bios dela. Considero uma b450 a melhor escolha cxb msm. Descartaria logo de cara o 3600X por ser + caro sendo q o 3600 em OC já encosta nele. Se fizer um esforço, na faixa dos 600 conto tem: Asrock b450 Pro4, Asrock b450m Steel Legend ou GB b450 Aorus M. Tem tmb as Gigabyte b450m Gaming e ds3h, mas particularmente acho as conexões sata mal posicionadas caso vc planeje pegar uma vga mto parruda futuramente.
Não tava sabendo desse problema de bios da msi, sera que n foi algo corrigido ? vou pesquisar sobre. Como disse ai fiquei de olho em MSI devido a garantia e aparente boa construção. Gigabyte eu sinceramente não vejo qualidade no que fazem, muito bonito mas.. pcb's ruins, pelo menos a uns tempos atras.
Sobre o processador, em teoria o 3600x não deveria subir mais ? lembrando q tenho uma boa refrigeração .
 
Querendo pegar a Asrock b450m Steel Legend viu, bem compreta pelo preço. Em relação a som, o audio dela é ALC892, sera que perde muito em qualidade comparando com o ALC1220 ?
 
Não tava sabendo desse problema de bios da msi, sera que n foi algo corrigido ? vou pesquisar sobre. Como disse ai fiquei de olho em MSI devido a garantia e aparente boa construção. Gigabyte eu sinceramente não vejo qualidade no que fazem, muito bonito mas.. pcb's ruins, pelo menos a uns tempos atras.
Sobre o processador, em teoria o 3600x não deveria subir mais ? lembrando q tenho uma boa refrigeração .
Gigabyte mudou, pelo - é o q tenho lido na hr de recomendarem mobos deles. O 3600x em teoria sim, mas não sobe mto não. Se conseguir vai chegar no máx 4,4ghz.

Querendo pegar a Asrock b450m Steel Legend viu, bem compreta pelo preço. Em relação a som, o audio dela é ALC892, sera que perde muito em qualidade comparando com o ALC1220 ?
É melhor q ALC887, agr não saberia dizer o qnt ALC892 perde pra 1220. Se quer mb c/ 1220 recomendaria investir um pouco + e pegar pelo - uma Asus TUF b450 Gaming pro q tem esse codec.
 
Evitaria a todo momento pegar mobo da MSI, não sei como está atualmente, mas da última vez q li o tópico da MSI Tomahawk o pessoal ainda estava tendo problemas relacionados ao bios dela. Considero uma b450 a melhor escolha cxb msm. Descartaria logo de cara o 3600X por ser + caro sendo q o 3600 em OC já encosta nele. Se fizer um esforço, na faixa dos 600 conto tem: Asrock b450 Pro4, Asrock b450m Steel Legend ou GB b450 Aorus M. Tem tmb as Gigabyte b450m Gaming e ds3h, mas particularmente acho as conexões sata mal posicionadas caso vc planeje pegar uma vga mto parruda futuramente.
Li o post da MSI, olha a ultima att do post foi do mes 7 , temos bios atualizadas até o mes 9 . Isso me parece bom, tipo, estão vendo os problemas e corrigindo..
Dei uma pesquisada na asrock steel legend, me pareceu uma boa placa, mas não conheço asrock mais a fundo...sabe me dizer até quando vão lançar updates ? Questão de rma...etc.
 
Gigabyte mudou, pelo - é o q tenho lido na hr de recomendarem mobos deles. O 3600x em teoria sim, mas não sobe mto não. Se conseguir vai chegar no máx 4,4ghz.


É melhor q ALC887, agr não saberia dizer o qnt ALC892 perde pra 1220. Se quer mb c/ 1220 recomendaria investir um pouco + e pegar pelo - uma Asus TUF b450 Gaming pro q tem esse codec.
Bem lembrado,,,essa TUF tambem tem ALC 1200 e o prço é bom...
 
Li o post da MSI, olha a ultima att do post foi do mes 7 , temos bios atualizadas até o mes 9 . Isso me parece bom, tipo, estão vendo os problemas e corrigindo..
Dei uma pesquisada na asrock steel legend, me pareceu uma boa placa, mas não conheço asrock mais a fundo...sabe me dizer até quando vão lançar updates ? Questão de rma...etc.
Atualizações vão ter normalmente. Se não me engano o rma é 1 ano p/ Asrock.
 
Far
Essa ram tem latência mto alta, e single channel de 16gb é ruim p/ trabalho, acho q daria pra usar dual channel por enqto desta memória 8gb Crucial 3200mhz c16. Caso seja necessário, adicione outro kit de 2x8gb.
Farei isso então, muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como seu PC será pra trabalho, provavelmente 24h ou grande parte do tempo do dia trabalhando com as renderizações, recomendo trocar essa mobo Gigabyte por outro modelo, como a Asrock B450M Pro4 ou a B450M Steel Legend, o que couber no bolso.

Essa RAM da Kingston também não é uma boa opção por ter latências muito altas pra frequência de trabalho (CL 18 contra CL16 ou mesmo 14 das mais rápidas, e caras), fora que você só está comprando 1 pente, o que sacrificará performance em virtude da ausência do Dual Channel. Se você quer expandir no futuro para 32GB, por exemplo, ainda poderá fazê-lo se você adquirir uma placa contendo 4 slots de RAM, como é o caso dos modelos supracitados. Portanto, compre agora 2x8GB e, no futuro, você compra mais 2x8GB pra completar os 32GB (ah não ser que você faça o upgrade à curto prazo, 1-2 meses, aí pode pegar um pente de 16GB inicialmente pra expandir a capacidade depois. Recomendo a Crucial Ballistix Sport LT 3000 MHz CL15, que acredito ainda esteja disponível na Terabyte.



Lembre-se do seguinte: o 9400F, além de não vir com vídeo integrado (se tua VGA der pala, tu fica na mão), a plataforma que está por trás dessa CPU vai morrer já ano que vem, quando a Intel lançar a 10ª geração, com novo socket, matando completamente a retrocompatibilidade. Tudo bem que é possível trocar a CPU por um 9400 ou 8700, ou quem sabe um 9900K se tu tiver um pé de dinheiro, mas esse será o último upgrade disponível pra essa plataforma, infelizmente.

Já com esse 3400G você consegue inicialmente montar tua máquina sem mesmo precisar de VGA, pois o vídeo integrado dele é capaz de rodar muitos dos jogos atuais (apesar de 720p, no low, mas roda muito melhor que o vídeo integrado da Intel). Além disso, se você quiser mais potência, pode por futuramente até o 3950X, que possui 16 cores. A longevidade e a flexibilidade oferecida pela plataforma AM4 é sem igual :true:

Fora que, apesar de haver diferença nos frames, tem que ver também a questão de qual resolução você vai jogar e com qual taxa de atualização. Se teu monitor é 1080p@60Hz, então o 3400G dá conta muito bem do recado.



Infelizmente não. Você até pode fazer jump-start na fonte (é um esquema que você usa um grampo e fecha curto em 2 pinos no conector de 24 pinos da fonte), mas como testá-la sem puxar carga dela? Gabinete do mesmo jeito: não tem como testar o case sem ter a placa-mãe para ligar as USBs, luzes e botões frontais. Você até pode comprar o case e fazer uma inspeção visual, pra ver se veio tudo íntegro, mas pra ter certeza mesmo que tudo no case está OK, só com o restante da máquina em mãos.

Falouws :cool:
Muito obrigado, man! Irei alterar a placa mãe para uma dessas que você recomendou, e também irei alterar as memórias. ;)
Com essas mudanças o computador já fica com um setup equilibrado na sua visão? (Claro, desconsiderando o monitor e a mesa digitalizadora)
E quanto as memórias, no site da AsRock não informa as memórias compatíveis com a arquitetura Matisse. E as memórias compatíveis com as outras arquiteturas não estão mais disponíveis para venda. Como que posso identificar se é ou não compatível? Comprar duas memórias e não funcionarem na placa será uma grande dor de cabeça kkkk
 
Última edição:
Galera, seguinte, meu pc esta realmente velho e uso ele para uso profissional (varias abas , programas, etc tudo ao mesmo tempo) E jogos a noite , poucas horas mas.... é o que dá rs.
Quero um kit baseado no r5 3600 (X ou Não)

Minha duvida esta sendo a seguinte , pego uma placa mae MSI x470 gamming plus ou uma mais barata (talvez uma b450 bazooka por exemplo) e invisto essa diferença no processador/memorias ?

O que busco e porque da x470 : Longevidade basicamente, demoro bastante pra trocar de kit então acredito que um chipset mais recente me de margem pra talvez um up de processador e componentes mais frios , fazendo assim a placa durar mais. E a msi da 3 anos de garantia...
Preço antes de ficar indisponivel :799,53

O porque da duvida nas B450's : Custo menor em mais ou menos 200 reais que posso reverter num processador 3600X ao invez de um sem X ou numas memorias mais rápidas/cl mais baixo colocando talvez um pouco a mais de grana.
Preço hoje , disponivel : 529,83

Considerações a se levar em conta, já tenho um wc de 240mm então over é algo a se pensar ! preciso de vrm's bons ,com dissipador, pra isso. Não tenho intenção de usar crossfire ou sli. RGB desnecessário .

Adendo a questão das memorias: estou vendo memoria ballistix de 3000mhz cl 15 - 2 x 8.
memórias antes de ficar indisponiveis : 277,53 1x 8gb

Aceito sugestões em tudo . x470 ou b350 , 3600 ou 3600x , memorias melhores/outra marca ?
Eu iria de B450 e 3600, focando o resto da grana na melhor memória que puder comprar. 3600X é furada, se for pra "upar" um 3600, o caminho certo é o 3700. E em AMD tem a vantagem enorme de chipsets intermediários disponibilizarem overclock de CPU. Logo comprar as placas com chipset mais caros não é uma grande ideia se você pode gastar isto em memórias mais rápidas, por exemplo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Querendo pegar a Asrock b450m Steel Legend viu, bem compreta pelo preço. Em relação a som, o audio dela é ALC892, sera que perde muito em qualidade comparando com o ALC1220 ?
Se você não tem um fone de ouvido de 1k e um ouvido muito bem treinado (os dois requisitos são necessários), geralmente de quem só trabalha na área e ganha dinheiro pra fazer isso, não fará diferença nenhuma. Talvez o volume máximo possa aumentar, mas isso não depende do CODEC, mas da placa mãe e o amplificador utilizado. Porém, no entanto, as placas hi end hoje estão utilizando amplificadores melhores mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

em teoria o 3600x não deveria subir mais ? lembrando q tenho uma boa refrigeração .
Na prática a diferença é realmente muito, muito pequena. Tanto 3600 quanto 3600X já vem no limite do limite deles. Se houver diferença de potencial, estaríamos a falar de 150Mhz no máximo, que não representa nem 5% de OC. Risível.
 
Eu iria de B450 e 3600, focando o resto da grana na melhor memória que puder comprar. 3600X é furada, se for pra "upar" um 3600, o caminho certo é o 3700. E em AMD tem a vantagem enorme de chipsets intermediários disponibilizarem overclock de CPU. Logo comprar as placas com chipset mais caros não é uma grande ideia se você pode gastar isto em memórias mais rápidas, por exemplo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se você não tem um fone de ouvido de 1k e um ouvido muito bem treinado (os dois requisitos são necessários), geralmente de quem só trabalha na área e ganha dinheiro pra fazer isso, não fará diferença nenhuma. Talvez o volume máximo possa aumentar, mas isso não depende do CODEC, mas da placa mãe e o amplificador utilizado. Porém, no entanto, as placas hi end hoje estão utilizando amplificadores melhores mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na prática a diferença é realmente muito, muito pequena. Tanto 3600 quanto 3600X já vem no limite do limite deles. Se houver diferença de potencial, estaríamos a falar de 150Mhz no máximo, que não representa nem 5% de OC. Risível.
Marcelo, qual serie B450 vc me indica ? COmo disse no post procuro longevidade, então algo com dissipador no vrm, pcb boa.. EU falei da MSI pq pelo que sei sao tres anos de garantia, nao sei se ainda esta assim. Vi da asrock q estao falando aqui no opost a fatality e a steel legend.
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo