Pra mim, fechou. Na verdade, só trocaria a placa wireless PCI-E por uma USB, por questões de flexibilidade.
Mero chute? Cara, ele disse que os requisitos recomendados de CPU para o software que o tomógrafo usará é um Core i5 rodando a 3.1 GHz. Nenhum programa vai usar o "boost clock" como parâmetro para realizar recomendações, logo o primeiro Core i5 que atende este requisito (3.1 GHz no clock base), segundo o próprio Ark da Intel, é o i5-2400, ou seja, i5 de segunda geração que usa núcleo Sandy Bridge.
Sendo assim, dá pra deduzir que software (
que já existe há décadas) não é muito exigente (como um editor de vídeos, por exemplo), já que
todo o trabalho é feito pelo tomógrafo e o PC
só tem que ser rápido o suficiente pra receber e armazenar as imagens captadas e processadas pelo aparelho. Ou você acha que nessas clínicas os PCs que eles usam são top de linha, com hardware de última geração feito os nossos? Não, não são: todos são OEM, comprados de algum varejista local (que, dependendo da cidade, sequer vende determinados componentes considerados high-end) ou de algum grande retailer como a Dell, HP; dificilmente virão com alguma VGA que não seja o iGPU dos Intel Core, mas mesmo que venham, provavelmente será algo inferior à performance de uma GT 1030 DDR4 (considerando, obviamente, a época em que esses PC supostamente foram comprados), ou seja, só desse fato dá pra deduzir que a máquina que ele precisa não precisa ser a top das galáxias.
Pensando dessa forma, até um Pentium G5400 serviria para esse trabalho, já que ele é bem mais forte que um i5-2400. Mesmo que a recomendação feita pelo desenvolvedor do software não fosse em cima do i5-2400, esse Pentium também seria mais forte que o 3340, 3450 e 4440, i5 quadcores que também possuem 3.1 GHz no clock base. Ele só perderia para o 8100T, 8600, 9100T e 9600, já que são CPUs com 4 e 6 núcleos; entretanto, apesar das CPUs com T possuírem 4 cores, são i3 e não i5, logo a recomendação não foi feita em cima delas. Por fim, 8600/9600 são hexacores recentes, que também não são encontrados no mercado nacional, exceto em suas versões K.
Levando tudo isso em consideração, a recomendação do i5 feita pelo desenvolvedor se limita a, no máximo, uma CPU de 4ª geração, logo qualquer CPU Kaby Lake, Coffee Lake ou Ryzen similar já daria conta perfeitamente do trabalho. Indiquei o Pentium por ser mais barato, mas se o PC fará outras atividades como compactar e/ou exportar essas imagens para algum outro local, o ideal seria pegar ao menos 4 cores físicos pra ajudar nessa tarefa, além de um SSD, que aumentaria consideravelmente a velocidade e a sensação de usabilidade do PC
Kabum eu tenho certeza que não. Pichau eu já não sei, mas talvez se você ligar pra lá e explicar a situação, talvez eles façam pra você.
Não há falta de fundamentação quando se tem vídeos provando o fato:
Dá pra ver claramente que,
até certo ponto, há ganhos de performance quando você aumenta a frequência e reduz a latência, especialmente se a placa de vídeo for muito forte, e caso o jogo seja muito CPU Bound. O problema principal, na verdade, é o custo de aquisição de uma memória dessas em relação ao benefício do ganho de performance, o que na maioria dos casos não se justifica. Mesmo assim, a recomendação é que se pegue ao menos memórias 3000 MHz ou então algum kit inferior que tenha capacidade para atingir 3000 MHz sem sacrificar tanto as latências.
Falouws