Também fiquei em dúvida em relação as placas RAM, qual a diferença das frequências 2600 até 3200? Há algum ganha real?
Sim, há, mas só pro PC dos jogos. Pros PCs da clínica, o ganho seria imperceptível ao meu ver.
1660 é melhor que a 590 e consome a metade, a 1660 TI é bem superior. E sim, o 3200G pra uso básico é a melhor escolha, não vai usar mais que 4 Cores, tendo um SSD bom a máquina vai voar, e Dual-Channel na RAM é essencial.
1660 é um fio de cabelo mais rápida que a 590 e só tem a vantagem de consumir menos energia (que, até certo ponto, pode ser remediado na 590 por meio de undervolting e do Radeon Chill); porém, com toda certeza, os 2GB de VRAM que ela perde frente à 590 farão falta nos jogos da próxima geração
Fora que ela pode ter o mesmo destino da GTX 1060 6GB:
A GTX 1060 era uma placa que ganhava da RX 480, no seu lançamento, por uns 10% de diferença. Agora, chega a empatar com a 570 e até perder em alguns jogos... Se a Ampere vier mesmo ano que vem, a arquitetura Turing pode sofrer o mesmo destino
To com uma dúvida quanto ao meu orçamento e o que eu posso comprar:
1- Ryzen 3600
B450, ou uma msi gaming plus ou uma steel legend
2X8gb 2666mhz
RX 570 4gb
2- Ryzen 3600
B450, ou uma msi gaming plus ou uma steel legend
1X8gb 2666mhz
GTX 1660 6gb
Minha dúvida é se vale mais a pena manter os dois pentes de memória e uma rx 570 ou se pego apenas um pente com uma gtx 1660:
Como memória é mais fácil de fazer upgrade que placa de vídeo, não só pelo custo como pela facilidade para instalação do novo componente, ficaria com a segunda opção. Porém, se fosse entre uma configuração fictícia entre a 590 e a 1660, ficaria com a primeira opção.
Obrigado pela resposta.
1) Vou fazer a troca da fonte, colocar um SSD de 1TB, não vou investir no HD pq não deixo muitos jogos instalados simultaneamente, só deixo o que estou jogando no momento. Há alguma diferença entre as frequências das memórias (2600 a 3400 Mhz?), vale a pena investimento em memórias com maior frequência? Creio eu que o jogo mais pesado que jogo no momento é o Destiny 2, sendo assim, jogos neste estilo, a RX 580 seria uma boa?
Esta placa mãe é boa? Será que vai suportar um upgrade no futuro de GPU e VGA?Ou melhor pegar uma mais parruda?
2) Vou trocar a GPU por uma 2200G ou 3200G como você recomendou, elas já possuem placa de video né? Então nesta diferença posso colocar mais 8gb de RAM e trocar a fonte. Acho que o valor final vai diminuir um pouco. Relação ao SSD acho que vou manter o M2 mesmo, tenho ótimas experiências com esta.
3) Só coloquei o intel pq recomendaram no pelando um dia e achei que era um bom CxB. Vou trocar por um 2200g e colocar 2 pentes de 4gb. No momento vou manter o SSD de 500, no futuro quem sabe, posso fazer o upgrade. Não sabia da fonte, coloquei qualquer uma creio eu, vou fazer a mudança.
Muito obrigado, ajudou muito.
No momento não tenho um desktop. Utilizo um:
- MSI GS65
- I7-8750H
- GTX 1070I 8gb
- 16gb ram 2400 Hz
- SSD m2 512gb
- Em casa utilizo teclado/mouse e um monitor alienware aw2518hf.
Tanto para jogos quanto para trabalho. Me atende muito bem, mas estou tentado a comprar um desktop novamente (talvez por mero consumismo). Será que vale a pena mesmo comprar um desktop para uso em casa? Ou faço o upgrade de ram para 32gb e coloco um SSD m2 970 pro de 1tb neste notebook?
Sim, há diferença de performance, especialmente no FPS mínimo. Qualquer coisa baixo de 3000 MHz pode gerar uma perna nesse aspecto:
Agora, acima de 3200 MHz, os ganhos existem, mas não são tão expressivos. Pegando um kit 3200 CL16 ou CL14 você teria uma performance bem satisfatória, ou você pode pegar as memórias que indiquei no outro post e tentar a sorte no OC; como a diferença é de apenas 200 MHz, não creio que você terá dificuldades pra subi-las até 3200 MHz CL16.
Quanto a questão da RX 580 x Destiny 2:
Rodando acima de 60, no Ultra, pode ser considerado bom, né?
Quanto à placa-mãe, você fala da Steel Legend? Se sim, suporta upgrade de VGA tranquilamente. Já no caso das CPUs, se você por até um 3700X, não terá com que se preocupar no que diz respeito à refrigerar passivamente os VRMs. Porém, se quiser por um 3900X (stock), aí vai ter que providenciar algum tipo de ventilação sobre os MOSFETs, nem que seja o ar soprado do cooler BOX. Nesse sentido, a Asrock B450M Pro4 é superior à Steel Legend, pois tem um VRM ligeiramente melhor, capaz de aguentar o 3900X sem ter essa obrigação de refrigerar o VRM, mas do ponto de vista da estética, é mais simples. Agora, falando de upgrades da série 4000, aí só depois que eles forem lançados pra termos a certeza se as B450 suportarão ou não estas CPUs. Se você quiser pegar uma mais parruda, como a Asus TUF Gaming X570-Plus, não vejo problema desde que ela caiba no teu orçamento. Com a X570, você não precisará se preocupar em comprar uma placa que já tenha a BIOS atualizada para usar o 3600, além de ter a certeza de que a 4ª geração será suportada por ela mediante upgrade na BIOS.
Sim, tanto o 2200G quanto o 3200G possuem vídeo integrado (o
G no final deles indica isso). Se a economia puder gerar upgrade pra 16GB (2x8GB) logo de cara, então não vejo problema nenhum em fazê-lo. Quanto ao M.2, a decisão de mantê-lo é sua, mas eu particularmente prefiro SSD SATA por conta da compatibilidade, já que você pode ligá-lo em qualquer PC que tenha porta SATA, pra fazer backup dos dados, por exemplo. No caso do M.2, se a placa-mãe tiver apenas 1 slot e você quiser fazer o backup dentro do Windows, você será obrigado a usar um outro dispositivo de armazenamento que tenha o OS instalado. M.2 é um formato recente, que entrega mais velocidade sequencial (se for NVME), mas não entrega uma velocidade maior no que mais importa: leitura e gravação de fragmentos 4K, que é o que o Windows e programas gerais mais usam. Nesse aspecto, infelizmente, ele se assemelha muito aos SSDs SATA tradicionais.
Rapaz, quanto à questão do notebook, a performance dele te atende? Porque tipo, ele tem um i7 hexacore com HT, que já atende a grande maioria dos jogos (porém é mais fraco que o 3600 por causa do thermal throttling) e uma placa que é mais forte que a RX 580. 16GB já atendem as exigências dos jogos atuais, então um upgrade pra 32GB não traria qualquer ganho de performance, ao menos por enquanto. Trocar o SSD dele por um de 1TB seria uma boa, mas não creio que precisa ser necessariamente o 970 Pro, visto que a diferença na prática entre ele e demais SSDs NVME similares na velocidade que mais importa (leitura e gravação 4K) não é tão absurda; porém, pela maior resiliência do drive e pela garantia da Samsung, não vejo porque não negar a compra dele se tu tiver condições de bancá-lo.
No caso do barulho, o que o notebook produz quando tu tá jogando te incomoda? Porque eu já cheguei a usar um Dell G3 com a mesma CPU, porém com uma GTX 1050 TI, e o bicho parecia que ia decolar quando testei o AC Odyssey nele
Se o barulho é algo importante pra você, então montar o PC agora não é uma má ideia (já que é possível montar um PC que irá fazer menos barulho que uma turbina de avião), e não só por causa disso, mas pelo upgrade path também: no caso do notebook, tu só pode mexer na RAM e no armazenamento, mas se tu quiser mais performance gráfica ou de CPU, tu será obrigado a comprar outro. Já no caso do PC, devido à questão da
modularidade, tu pode trocar apenas a peça que estiver gerando gargalo naquele momento.
No final, a decisão é sua, mas se tu tem recursos pra montar o PC agora, eu faria, e deixaria o notebook como dispositivo portátil pra jogar fora de casa, ou então ligaria ele na TV da sala e recebia o streaming enviado do PC principal, algo que a Steam já faz, por exemplo.
Falouws
