AMD, com certeza, pois ao menos esse ano ela permitirá upgrade para CPUs da quarta geração que serão lançados até o final do ano, enquanto que a Intel mais uma vez vai trocar o socket, torando a atual plataforma da 9ª geração completamente incompatível.
Não fiz os cálculos pra saber quais peças, somadas, chegam aos teus R$ 4000, mas acredito que seja possível encaixar um 3700X/3800X + Asus TUF Gaming X570-Plus + 2x8GB DDR4-3000 CL5 ou 3200 CL16 (Crucial Ballistix Sport LT) e ainda sobraria uma grana. Se ela for suficiente pra cobrir o custo de aquisição de um 3900X, então vá nele, pois você vai ter uma CPU com excelente longevidade.
Sim, tem. A Asus, nessa geração, não decepcionou em termos de VRM: todas as placas X570 são capazes de aguentar tanto o 3900X quanto o 3950X, e a única que poderia ter problema, considerando a prática de overclocking extremo (200A de corrente) seria a Prime X570-P, que precisaria de um leve fluxo de ar sobre o VRM para não superaquecer). Além disso, o VRM da TUF é um dos melhores que existe para a sua faixa de preço e eu não vejo sentido em pegar uma placa mais cara se não há intenção de usufruir dos recursos que ela venha a oferecer (WiFi integrado, dual LAN, etc.).
Agora, não creio que valha à pena fazer overclock no 3900X ou 3950X, tendo em vista que as CPUs da AMD costumam entregar, out-of-the-box, praticamente a totalidade da sua performance.
Os consoles da atual geração durarão entre 5-7 anos, então enquanto eles existirem, quem tem um Ryzen 3000 (a partir do 3600) dificilmente terá dificuldade em rodar qualquer jogo que sair para eles, especialmente se o foco for os 60 FPS.
Na mesma faixa de preço, não existe outra opção melhor que essa TUF, infelizmente, seja em VRM ou em recursos.
Sim, a X570 Pro4 aguenta tanto o 3900X quanto o 3950X, mas no caso do overclocking extremo (200A de corrente, que provavelmente só será atingido usando nitrogênio líquido), ela precisaria de uma refrigeração ativa maior que a Prime X570-P que citei anteriormente. Como custa mais caro que a TUF, eu não a pegaria.
Acima da TUF, você teria a Gigabyte X570 Aorus Elite, Asrock X570 Steel Legend, Asrock X570 Extreme 4 e a Asus ROG STRIX X570-E Gaming, mas todas são bem mais caras e não oferecem vantagens significativas do ponto de vista do VRM, apenas de recursos que cabe a você julgar se são úteis ou não. Eu, por exemplo, fui de X570-E porque queria uma placa com WiFi AX integrado, dual LAN, saídas de vídeo (pra usar uma futura APU decente) e 8 portas SATA, mas se não precisasse da maioria dessas coisas, teria com certeza pego a TUF Gaming.
Tu vai pagar caro pra montar um PC de uma plataforma EOL (fim de vida) e ainda por cima vai pegar uma CPU hexacore de 6 threads? Por mais que OC ajude, ele não será o salvador da pátria; além disso, se essa CPU já trabalha a 100% da sua capacidade em grande parte do tempo em alguns jogos de 2018 (tipo BF5), o que dizer dos jogos que sairão para a futura geração de consoles, que utilizará uma CPU com arquitetura Zen 2 contendo 16 threads ao todo? Eu, no seu lugar, reveria essa configuração e pensaria duas vezes antes de investir um centavo sequer na Intel esse ano, seja na 8ª, 9ª ou mesmo 10ª geração...
Até recomendaria trocar a placa-mãe por uma mais "moderna", como a B450M Steel Legend, mas como você pretende usar o 1600 nele e, futuramente, pretende fazer o upgrade para o 3600, essa placa-mãe dará conta do recado. O bicho só ia pegar para o upgrade futuro de um 2700X, por exemplo, que é bem guloso comparado ao 3700X, e que esquenta bastante até o VRM da Steel Legend que citei.
Sem saber a placa-mãe e a fonte que você usa, fica difícil indicar o upgrade (se é compatível e tal), mas também não sei se na prática mudaria muita coisa em relação ao Phenom, tendo em vista que os FX não tem lá IPC muito alto e não são considerados octacores verdadeiros.
Falouws