[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Buenas galera, gostaria de saber se vale a pena trocar um Phenom 2 X4 955 por um FX6300?
Sei que são hardwares antigos, mas consegui num precinho muito bom e me apareceu a oportunidade de pegar um FX6300, mas ai fiquei na dúvida.

Minha placa mãe (GA-78LMT-USB3 (rev. 5.0)) suporta o FX6300 minhas meórias são HyperX 1600MHZ, ainda não tenho SSD, mas vou pôr.

Meu atual hardware é o da assinatura, e não vou jogar em 4K, e salvo engano o jogo mais atual da minha steam é Tomb Raider (2013) nem vou rodar nada atual, tenho muita coisa para jogar ainda nos meus jogos da Steam.
 
Última edição:
Fala galera, analisando o setup abaixo qual MB ATX vocês recomendam?
Lembrando que não pretendo fazer OC nesse Ryzen, pois não vi ele passando dos 4.4
Setup:
Ryzen 5 3600
RAM 8GBX2 3000Mhz
GTX 1070
M2 nvme 500GB
Fonte Cooler Master 600W

Estou na dúvida sobre qual placa mãe eu compro para esse setup, estou na dúvida entre essas duas:
Estava quase comprando uma Asus TUF X570 ATX (1100.00), mas acho que é muito investimento sendo que não vou fazer mais o OC.
Pesquisando bastante cheguei na Aorus B450 Elite ATX (730.00) que me agradou em preço e design, olhei também a Steel Legend ATX mas é muito cara, e quase nenhuma loja tem.

Desde já agradeço galera!!!
 
Valer apena pagar 12k nessa configuração? Fiz orçamento na kabum e esta dando quase 16k.

-Placa mãe RogStrix ASUS Z390-E
-Processador i7 8700k
-Placa de vídeo RogStrix ASUS 2080 Advanced Series 8gb
-32gb RAM 3200mhz G.Skill RGB
-SSD M.2 Corsair MP510, 480GB
-HD sata 500gb
-Fonte EVGA 850W 80 Plus Bronze Semi Modular
-Cabos Sleeve Custom
-WaterCooler Cooler Master Masterliquid ML240L RGB
-Gabinete Sharkoon TG5 4 fans RGB ATX
-Monitor LG 27" 240hz 1ms
-Teclado Logitech G910
-Mouse Logitech G502 Proteus Spectrum
-Headset Logitech 7.1 G633

Jamais.

12K num kit que não tem como melhorar mais. Não dá nem pra fazer upgrade para a 9a geração. Por 8K você monta uma CPU excelente e ainda sobra 4K para monitor e periféricos.

To achando superfaturado.
 
Vou montar um PC pela primeira vez.
Não sou gamer e talvez depois resolva jogar alguma coisa, esporadicamente. Assim, pedi a um parente que me trouxesse dos EUA uma placa-mãe ASUS Rog Strix B450-F, que li ser intermediária, e acho que é até muito pro que vou precisar. Só não pedi pra ele me trazer tb processador, memória e placa de vídeo, pra não abusar, pois já vai trazer várias outras coisas pedidas pelos familiares, o que sempre acontece com quem vai pro exterior e faz com que o viajante venha com as malas lotadas.
Então, vou comprar o que falta no Aliexpress, se não encontrar preços legais por aqui mesmo.
Estou pesquisando, aqui na net, quais seriam os processadores, memória RAM, placa de vídeo compatíveis, mas tenho muitas dúvidas ainda.
Por enquanto, em relação ao processador, tô pensando em comprar AMD Ryzen, 5 3600 ou 7 2700; sei que são compatíveis, mas não sei se são a melhor escolha.
Se alguém tiver qualquer sugestão sobre o processador e todo o resto que falta, eu agradeço desde já, pois com certeza deve ter muita gente bem mais experiente do que eu, aqui.
Se quiserem dar dicas tb sobre a importação das peças, fiquem à vontade. Informações sobre taxação de processadores e pentes de memória importados do exterior via correios, as experiências que tiveram nessas situações, etc...
Tava até pensando em comprar o processador e o cooler separados, pra ver se não são taxados. Não sei se vale a pena; talvez alguém já tenha feito isso e saiba dizer algo a respeito.
Enfim, agradeceria muito por qualquer informação em relação a itens que vcs achariam legais pra montar uma build com essa placa-mãe, dicas de importação e o que mais quiserem comentar, que, tenho certeza, vai me ajudar muito e vai ajudar a muitas outras pessoas que passarem por aqui.
Obrigado a todos desde já, e abraços
 
Buenas galera, gostaria de saber se vale a pena trocar um Phenom 2 X4 955 por um FX6300?
Sei que são hardwares antigos, mas consegui num precinho muito bom e me apareceu a oportunidade de pegar um FX6300, mas ai fiquei na dúvida.

Minha placa mãe (GA-78LMT-USB3 (rev. 5.0)) suporta o FX6300 minhas meórias são HyperX 1600MHZ, ainda não tenho SSD, mas vou pôr.

Meu atual hardware é o da assinatura, e não vou jogar em 4K, e salvo engano o jogo mais atual da minha steam é Tomb Raider (2013) nem vou rodar nada atual, tenho muita coisa para jogar ainda nos meus jogos da Steam.
Até valeria essa troca, mas penso q se for pra fazer um upgrade de uma plat. já morta, e não quiser/tem grana pra umaa troca de kit completa, então o melhor seria ir direto pro fx 8300 (caso puder), pois já daria um pouco + de longevidade em relação ao 6300.

Fala galera, analisando o setup abaixo qual MB ATX vocês recomendam?
Lembrando que não pretendo fazer OC nesse Ryzen, pois não vi ele passando dos 4.4
Setup:
Ryzen 5 3600
RAM 8GBX2 3000Mhz
GTX 1070
M2 nvme 500GB
Fonte Cooler Master 600W

Estou na dúvida sobre qual placa mãe eu compro para esse setup, estou na dúvida entre essas duas:
Estava quase comprando uma Asus TUF X570 ATX (1100.00), mas acho que é muito investimento sendo que não vou fazer mais o OC.
Pesquisando bastante cheguei na Aorus B450 Elite ATX (730.00) que me agradou em preço e design, olhei também a Steel Legend ATX mas é muito cara, e quase nenhuma loja tem.

Desde já agradeço galera!!!
A Steel Legend seria a + indicada pra o seu uso, entretanto, recomendo a Asrock Fatal1ty b450 Gaming K4 q custa qse o msm preço e possuem vrm's ligeiramente melhores. Evitaria pegar mobos da Gigabyte pois leio de alguns users daqui msm q ela está vacilando bastante na questão de bios ultimamente.

Vou montar um PC pela primeira vez.
Não sou gamer e talvez depois resolva jogar alguma coisa, esporadicamente. Assim, pedi a um parente que me trouxesse dos EUA uma placa-mãe ASUS Rog Strix B450-F, que li ser intermediária, e acho que é até muito pro que vou precisar. Só não pedi pra ele me trazer tb processador, memória e placa de vídeo, pra não abusar, pois já vai trazer várias outras coisas pedidas pelos familiares, o que sempre acontece com quem vai pro exterior e faz com que o viajante venha com as malas lotadas.
Então, vou comprar o que falta no Aliexpress, se não encontrar preços legais por aqui mesmo.
Estou pesquisando, aqui na net, quais seriam os processadores, memória RAM, placa de vídeo compatíveis, mas tenho muitas dúvidas ainda.
Por enquanto, em relação ao processador, tô pensando em comprar AMD Ryzen, 5 3600 ou 7 2700; sei que são compatíveis, mas não sei se são a melhor escolha.
Se alguém tiver qualquer sugestão sobre o processador e todo o resto que falta, eu agradeço desde já, pois com certeza deve ter muita gente bem mais experiente do que eu, aqui.
Se quiserem dar dicas tb sobre a importação das peças, fiquem à vontade. Informações sobre taxação de processadores e pentes de memória importados do exterior via correios, as experiências que tiveram nessas situações, etc...
Tava até pensando em comprar o processador e o cooler separados, pra ver se não são taxados. Não sei se vale a pena; talvez alguém já tenha feito isso e saiba dizer algo a respeito.
Enfim, agradeceria muito por qualquer informação em relação a itens que vcs achariam legais pra montar uma build com essa placa-mãe, dicas de importação e o que mais quiserem comentar, que, tenho certeza, vai me ajudar muito e vai ajudar a muitas outras pessoas que passarem por aqui.
Obrigado a todos desde já, e abraços
Teria que ver o que vc vai utilizar + nessa config., se for p/ tarefas + pesadas como: renderização 3D/edição de vídeos, o 2700 seria + recomendado p/ esse fim visando melhor cxb, agora, do contrário, se não for usar tanto p/ esse objetivo, então o 3600 será superior nos jogos, mas é necessário atualizar o bios dessa placa mãe que o seu parente está trazendo, veja se a loja onde ele comprou quem sabe não atualize pra já vir pronta p/ os ryzen's 3xxx. Essa placa conseguiria segurar até o 3900x em stock, talvez um OC de leve.
Memórias ram uma boa escolha são as Crucial Ballistix Sports 8gb 3000mhz cl15, sobem bem em OC, e uma das melhores cxb disponíveis atualmente.
Sobre importação, leio de usuários que compraram e não foram taxados, só que c/ uns rumores da "maravilhosa" RF de começar a intensificar a fiscalização dos produtos importados, fica meio arriscado adquirir algo de lá.
 
Essas memórias são boas?


ou as ballistix são melhores?
Cara, eu tava com a mesma dúvida porque só tinha kit vendendo com essa memória na época. Pelo que eu tinha lido, é uma memória otimizada pra amd 2000, 3000 e intel de 8ª e 9ª geração, mas não sei se tem alguma diferença notável das demais no mercado. Resolvi esperar mais um pouco e surgiu kits com as Ballistix (3000mhz) e peguei elas (cada uma saiu por R$220,00). Geral tava falando muito bem delas, então preferi ir nelas. Se você não liga pra cor da memória, eu iria nessa que tá barata: https://www.kabum.com.br/cgi-local/...MImMWz3oKd5wIVjYORCh1AjglXEAYYASABEgKbB_D_BwE
 
CPU tá dando isso aqui em média usando aqui só o navegador:



Em relação ao teclado/mouse, eu tava testando só reiniciando o pc. Agora eu desliguei e voltou ao normal hahaha :p Bom, já fico mais tranquila. Pensei de início que tinha recebido memórias inferiores, mas vi que era questão de ativar o XMP. Muuuuito obrigada mais uma vez! ^^


Se o Core Performance Boost e o Precision Boost estão ativados, é normal o clock oscilar assim. Pra evitar isso, você pode alterar o perfil de energia do Windows, nos campos de desempenho máximo e mínimo, e limitar ambos a 5%. Dessa forma, o clock fica travado em 2200 MHz durante o ambiente Windows e sobe normalmente quando você for jogar.

pessoal, to querendo comprar um pczinho já montado o que acham dessas duas configurações?

Placa de Vídeo - GTX 1650 4GB GDDR5
Processador - Ryzen 3 3200G
Placa Mãe - ASROCK A320M-HD
Memória - T-Force Vulcan 8gb 2666MHz DDR4
HD - Toshiba 1TB
Fonte - AeroCool KCAS 400W White 80 Plus

Valor = R$2.382,00
ou

Placa de Vídeo - GTX 1050 TI 4GB GDDR5
Processador - Ryzen 3 3200G
Placa Mãe - Gigabyte A320M-S2H
Memória - Geil Super Luce 8GB DDR4 3000Mhz
HD - Seagate Barracuda 1TB
Fonte - Cougar VTC500 500W 80 Plus White

Valor = R$2.461,90

mudariam algo? não comprariam? sugestões plss
outra coisa, meu monitor tem apenas entrada VGA, será que dá bom eu comprar um adaptador de HDMI pra VGA?

Dessas duas, a configuração da 1650 provavelmente entregará um pouco mais de performance em games, mas é complicado indicar uma máquina com apenas 8GB visto que o Ryzen se beneficia bastante de banda de memória, especialmente do Dual Channel. Porém, diante do preço da 1650 e 1050 TI, não pegaria nenhum desses PCs, pois é possível comprar uma 570 4GB pagando até mais barato que o preço cobrado pela 1650, uma dos piores chips já lançados até hoje...

Com essa grana, eu tentaria montar um Ryzen 5 1600 AF + B350/B450 + 1x8GB DDR4-3000 (na intenção de atualizar a quantidade para 16GB num futuro próximo, mas se puder colocar agora, melhor ainda) + RX 570 4GB + fonte 500-550W (Corsair, Cooler Master, Deepcool, Pichau, EVGA) + HD 1TB + SSD 128/256GB (fará toda a diferença no uso do dia a dia, eu garanto). Gabinete é gosto do freguês, mas tem boas opções na faixa de R$ 200-300.

Quanto à entrada VGA do teu monitor, as placas da nVidia a partir das Pascal precisam de um adaptador DisplayPort->VGA, pois o HDMI->VGA não funciona com elas, somente nas placas da AMD.

Valer apena pagar 12k nessa configuração? Fiz orçamento na kabum e esta dando quase 16k.

-Placa mãe RogStrix ASUS Z390-E
-Processador i7 8700k
-Placa de vídeo RogStrix ASUS 2080 Advanced Series 8gb
-32gb RAM 3200mhz G.Skill RGB
-SSD M.2 Corsair MP510, 480GB
-HD sata 500gb
-Fonte EVGA 850W 80 Plus Bronze Semi Modular
-Cabos Sleeve Custom
-WaterCooler Cooler Master Masterliquid ML240L RGB
-Gabinete Sharkoon TG5 4 fans RGB ATX
-Monitor LG 27" 240hz 1ms
-Teclado Logitech G910
-Mouse Logitech G502 Proteus Spectrum
-Headset Logitech 7.1 G633

Totalmente surreal esse preço para pagar numa plataforma que só terá um único caminho válido de upgrade (9900K), mas que não valerá à pena tomar esse rumo devido seu custo e seu consumo/aquecimento elevados.

Com esse valor acredito que daria para montar um Ryzen 9 3900X + X570 + HD de maior capacidade (500GB é muito pouco para quem joga vários jogos ao mesmo tempo e pretende mantê-los instalados por bastante tempo), mas provavelmente sacrifícios teriam que ser feitos do lado dos periféricos (monitor, especialmente), e talvez da fonte (seu PC, mesmo com a 2080, não precisa de uma fonte de 850W; se ao menos ela tivesse uma eficiência maior, mas nem isso... uma fonte de 600-650W já atende muito bem, e se for Gold ou superior, melhor ainda, pois assim você desperdiça menos energia sob a forma de calor, trazendo economia na conta de luz e reduzindo o aquecimento da fonte).

Visando o custo benefício na escolha da placa mãe. Não pretendo chegar perto da AMD. Eu tenho uma completa aversão pela mesma quando se trata de processadores e prefiro sim pagar mais caro em um intel.

Sua realidade, vivida no passado, felizmente não condiz com a realidade atual dos produtos da AMD. "Pagar mais caro em um Intel" não é mais sinônimo de "ter o melhor sempre", e se você quiser continuar seguindo por esse caminho, acabar gastando mais dinheiro do que deveria :true:

Tô ligado, mas na minha experiência com a AMD, meu processador durou 3 anos e em temperaturas mais altas que a intel. Um amigo meu sofreu com o mesmo problema, mas diferente de mim, ele continuou na AMD. Ele usa um Ryzen, só não me recordo qual, no entanto, ele ainda sofre com problemas de temperatura e já reclama de gargalos em alguns jogos. Já em placa de vídeos, eu sempre tive preferencia pela AMD, inclusive estava entre uma RX 5700 xt e uma RTX 2060 SUPER, mas acho que dessa vez também irei ir de RTX 2060 SUPER ao invés da radeon, pois não acho que a diferença de preço valha a pena. A 5700 também é consideravelmente mais quente que a RTX e esse é um fator que tem me incomodado bastante.

Mas obrigado pelo feedback.

Temperatura é influenciada por diversos fatores, não dependendo exclusivamente de quão alto seja o TDP da CPU: temperatura ambiente, ventilação interna do gabinete, sistema de refrigeração usado na CPU (se é o BOX ou se é custom, e, sendo custom, se é suficiente para dissipar o calor produzido pelo chip), e se você praticava overclock no mesmo. De fato, na época dos AMD FXs, eles esquentavam mais que as CPUs Intel porque tinham TDP maior em grande parte dos casos, mas hoje os papéis se inverteram: as CPUs Intel, por estarem trabalhando no limite do processo litográfico de 14 nm, tendem a aquecer e consumir mais energia que CPUs similares da AMD, especialmente quando overclockadas, e demandam um sistema de refrigeração bem mais parrudo para "domar a fera".

No caso do seu amigo que optou pelo Ryzen, ele ainda deve usar o de primeira geração, que é uma boa CPU, mas para quem quer jogar com alta taxa de frames, eles deixam a desejar, infelizmente (e se ele usava um Ryzen 1000 com 4C/4T ou 4C/8T, o problema se agrava ainda mais), mas os Ryzen 3000 foram lançados para amenizar ao máximo esse problema, tanto que eles ficam apenas por uma pequena margem atrás dos processadores Intel nesse cenário. Logo, deixar de comprar um Ryzen 3000 em detrimento dos Intel porque "são melhores em jogos", não é mais motivo suficiente forte para justificar essa decisão.

Já no caso de placas de vídeo, qualquer placa de vídeo, se não tiver um bom sistema de arrefecimento, vai fazer o chip esquentar para além dos 70°C, seja AMD, seja nVidia; ou você acha que aquela RTX 2060 KO da EVGA, que usa thermal pads duplos, bem grossos, e o mesmo cooler usado nas GTX 16xx, não vai esquentar mais que a 2060 mais cara que eles vendem? Logo, trocar a 5700 XT por uma 2060 Super, por causa de temperatura, é insensato ao meu ver, tendo em vista que existem vários modelos de 5700 XT, sendo que alguns esquentam bastante (como os modelos de referência e os custom mais simples), mas outros modelos possuem boas temperaturas (GPU, hotspot, VRAM e VRM), com boa acústica (como o modelo Sapphire Pulse, que está sendo vendido por pouco mais de R$ 2K na Terabyte hoje; outras opções seriam a Nitro+ da Sapphire, apesar do maior custo, os modelos da PowerColor e a Gaming X da MSI, que também tende a custar mais que outros modelos similares). Quer prova?




Eu JAMAIS trocaria a 5700 XT, que fica 6% atrás da 2070 Super em média e que, ao menos lá fora, custa muito mais, por uma placa mais fraca só porque "a 5700 é consideravelmente mais quente que as RTX", o que é uma completa inverdade.

Buenas galera, gostaria de saber se vale a pena trocar um Phenom 2 X4 955 por um FX6300?
Sei que são hardwares antigos, mas consegui num precinho muito bom e me apareceu a oportunidade de pegar um FX6300, mas ai fiquei na dúvida.

Minha placa mãe (GA-78LMT-USB3 (rev. 5.0)) suporta o FX6300 minhas meórias são HyperX 1600MHZ, ainda não tenho SSD, mas vou pôr.

Meu atual hardware é o da assinatura, e não vou jogar em 4K, e salvo engano o jogo mais atual da minha steam é Tomb Raider (2013) nem vou rodar nada atual, tenho muita coisa para jogar ainda nos meus jogos da Steam.

Se a sua placa-mãe dá suporte pro upgrade, e você não vai pagar muito caro por ele, acho que vale à pena pensar nessa possibilidade. Eu só não sei se haverá ganhos expressivos de performance, já que a arquitetura FX é bem diferente do Phenom que você usa e, apesar de ter melhorado em alguns pontos, a performance de outros com certeza foi afetada. Seria bom dar uma estudada antes em benchmarks para ter certeza se haverá ganhos que justifiquem o upgrade apenas de CPU ao invés de trocar toda a plataforma por uma mais recente, mesmo que ela seja inicialmente montada com um Ryzen 2200 ou 3200G, que com certeza já seria BEM MELHOR que teu Phenom atual, mesmo tendo a mesma quantidade de núcleos.

Fala galera, analisando o setup abaixo qual MB ATX vocês recomendam?
Lembrando que não pretendo fazer OC nesse Ryzen, pois não vi ele passando dos 4.4
Setup:
Ryzen 5 3600
RAM 8GBX2 3000Mhz
GTX 1070
M2 nvme 500GB
Fonte Cooler Master 600W

Estou na dúvida sobre qual placa mãe eu compro para esse setup, estou na dúvida entre essas duas:
Estava quase comprando uma Asus TUF X570 ATX (1100.00), mas acho que é muito investimento sendo que não vou fazer mais o OC.
Pesquisando bastante cheguei na Aorus B450 Elite ATX (730.00) que me agradou em preço e design, olhei também a Steel Legend ATX mas é muito cara, e quase nenhuma loja tem.

Desde já agradeço galera!!!

A TUF X570 para o 3600, considerando a não prática de overclock, seria overkill à princípio. Porém, pensando à longo prazo, comprando essa X570 você estaria preparado para receber qualquer upgrade de CPU que a AMD já lançou ou lançará futuramente (desde que haja suporte para o socket e pela BIOS). Em algum momento futuro, você provavelmente sentirá necessidade de trocar esse 3600, então seria bom ter essa possibilidade de upgrade sem precisar pensar em trocar junto a placa-mãe :true:


Vocês confiariam?

Esse está mais barato:


E o vendedor, segundo o status do ML, é bem confiável.

Falouws :cool:
 
Boa tarde. Estou montando um PC Gamer, vou comprar as peças todas no Paraguai, pois moro perto e consigo ir pessoalmente.
O orçamento sem gabinete vai ficar entre R$ 3.850,00, mais ou menos.

Segue o setup:
Placa-mãe AM4 MSI B450 Gaming Plus
Processador AMD Ryzen R5 3600 + WaterCooler Gamemax Iceberg 240 RGB
Placa de Vídeo EVGA Geforce GTX 1660 6GB Super SC Ultra Gaming
Memória Ram Patriot Viper DDR4 3000MHZ 2X8GB
SSD Corsair Nvme Force M.2 de 480GB
Fonte Corsair 550W 550CX Bronze Modular
Gabinete vou pegar no BR.

Segundas opções pra placas-mãe:
placa-mãe Asrock Am4 B450m Pro4
placa-mãe MSI (AM4) B450M Pro VDH Plus

Utilização exclusiva pra jogos.

Há algo a ser melhorado visando melhorar o desempenho sem aumentar o custo, ou alguma incompatibilidade entre as peças?
Esse SSD M.2 realmente vale o investimento, ou um SSD Sata ja ta ótimo?
E sobre as mobos, quais das três seria mais recomendada? Não pretendo fazer overclock

Link dos produtos:
https://www.visaovip.com/produto/placa-mãe/placa-mãe-am4-msi-b450-gaming-plus-m-2-com-entrada-usb-3-1-saidas-de-video-dvi-e-hdmi-lan-som-slot-de-memoria-ddr4/18740
https://atacadogames.com/compras-paraguai/produto/processador-amd-ryzen-r5-3600-am4-3ger
https://atacadogames.com/compras-pa...ce-gtx-1660-6gb-super-sc-ultra-gaming-1068-kr
https://atacadogames.com/compras-pa...dr4-3000-patriot-viper-rgb-2x8gb-white-572118
https://www.topdek.com.br/br/produtos/hydrocooler-e-fan/cooler-gamemax-whater-iceberg-240-rgb
https://www.visaovip.com/produto/hd...-2-de-480gb-mp510-sata-cssd-f480gbmp510/18452
https://atacadogames.com/compras-pa...550m-bronze-semi-modular-cp-9020102-na-580403

https://atacadogames.com/compras-paraguai/produto/placa-mãe-asrock-am4-b450m-pro4-1-2g-574846
https://atacadogames.com/compras-paraguai/produto/placa-me-msi-am4-b450m-pro-vdh-plus
 
Boa tarde. Estou montando um PC Gamer, vou comprar as peças todas no Paraguai, pois moro perto e consigo ir pessoalmente.
O orçamento sem gabinete vai ficar entre R$ 3.850,00, mais ou menos.

Segue o setup:
Placa-mãe AM4 MSI B450 Gaming Plus
Processador AMD Ryzen R5 3600 + WaterCooler Gamemax Iceberg 240 RGB
Placa de Vídeo EVGA Geforce GTX 1660 6GB Super SC Ultra Gaming
Memória Ram Patriot Viper DDR4 3000MHZ 2X8GB
SSD Corsair Nvme Force M.2 de 480GB
Fonte Corsair 550W 550CX Bronze Modular
Gabinete vou pegar no BR.

Segundas opções pra placas-mãe:
placa-mãe Asrock Am4 B450m Pro4
placa-mãe MSI (AM4) B450M Pro VDH Plus

Utilização exclusiva pra jogos.

Há algo a ser melhorado visando melhorar o desempenho sem aumentar o custo, ou alguma incompatibilidade entre as peças?
Esse SSD M.2 realmente vale o investimento, ou um SSD Sata ja ta ótimo?
E sobre as mobos, quais das três seria mais recomendada? Não pretendo fazer overclock

Link dos produtos:
https://www.visaovip.com/produto/placa-mãe/placa-mãe-am4-msi-b450-gaming-plus-m-2-com-entrada-usb-3-1-saidas-de-video-dvi-e-hdmi-lan-som-slot-de-memoria-ddr4/18740
https://atacadogames.com/compras-paraguai/produto/processador-amd-ryzen-r5-3600-am4-3ger
https://atacadogames.com/compras-pa...ce-gtx-1660-6gb-super-sc-ultra-gaming-1068-kr
https://atacadogames.com/compras-pa...dr4-3000-patriot-viper-rgb-2x8gb-white-572118
https://www.topdek.com.br/br/produtos/hydrocooler-e-fan/cooler-gamemax-whater-iceberg-240-rgb
https://www.visaovip.com/produto/hd...-2-de-480gb-mp510-sata-cssd-f480gbmp510/18452
https://atacadogames.com/compras-pa...550m-bronze-semi-modular-cp-9020102-na-580403

https://atacadogames.com/compras-paraguai/produto/placa-mãe-asrock-am4-b450m-pro4-1-2g-574846
https://atacadogames.com/compras-paraguai/produto/placa-me-msi-am4-b450m-pro-vdh-plus
Eu...

1- Trocaria o water cooler por um tower tradicional.
2- Trocaria o SSD NVMe por um SATA tradicional. Crucial BX500 ou MX500.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Visando o custo benefício na escolha da placa mãe. Não pretendo chegar perto da AMD. Eu tenho uma completa aversão pela mesma quando se trata de processadores e prefiro sim pagar mais caro em um intel.

Pega o Ryzen e cola isso na tampa do gabinete. Problema resolvido.

D_NQ_NP_713060-MLB28085109100_092018-W.jpg
 
Última edição:
Eu...

1- Trocaria o water cooler por um tower tradicional.
2- Trocaria o SSD NVMe por um SATA tradicional. Crucial BX500 ou MX500.

Vou dar uma estudada nisso. O WaterCooler peguei esse por ser 240mm e barato, R$ 235,00. Um amigo meu tem um desses e, segundo ele, refrigera bem. Os 240mm da Corsair (pra mim, leigo, uma das melhores marcas) estão com um valor muito alto, e acredito que 120mm seja pouco.
 
Vou dar uma estudada nisso. O WaterCooler peguei esse por ser 240mm e barato, R$ 235,00. Um amigo meu tem um desses e, segundo ele, refrigera bem. Os 240mm da Corsair (pra mim, leigo, uma das melhores marcas) estão com um valor muito alto, e acredito que 120mm seja pouco.

Não é pela capacidade de refrigeração, é por uma série de fatores. Water coolers são verdadeiros trambolhos. O radiador ocupa um baita espaço, é difícil de instalar, é difícil de limpar, te limita nas opções de gabinete, as duas fans + a bomba já vão fazer um baita barulho e ocupar um monte de conexão, tudo isso para ter um poder de refrigeração desnecessário, pois qualquer cooler tower de 100 reais já é plenamente suficiente pro 3600 funcionar em plena glória sem nenhum tipo de problema.
 
Não é pela capacidade de refrigeração, é por uma série de fatores. Water coolers são verdadeiros trambolhos. O radiador ocupa um baita espaço, é difícil de instalar, é difícil de limpar, te limita nas opções de gabinete, as duas fans + a bomba já vão fazer um baita barulho e ocupar um monte de conexão, tudo isso para ter um poder de refrigeração desnecessário, pois qualquer cooler tower de 100 reais já é plenamente suficiente pro 3600 funcionar em plena glória sem nenhum tipo de problema.
Ahh, certo, entendi. Pensei que seria necessário um wc pra ele não esquentar muito (peguei trauma, tenho um FX-4300 e ele parece um forno elétrico). Mas, em questão de ocupar espaço, esses cooler Tower não ocupam um espação também dentro do gabinete?
 
Ahh, certo, entendi. Pensei que seria necessário um wc pra ele não esquentar muito (peguei trauma, tenho um FX-4300 e ele parece um forno elétrico). Mas, em questão de ocupar espaço, esses cooler Tower não ocupam um espação também dentro do gabinete?

Sim, claro, não teria como ser diferente. Acontece que os tamanhos mais tradicionais já são suficiente para manter o 3600 em temperaturas aceitáveis. Não precisa recorrer ao artifício de "transportar" o calor para longe para efetuar o resfriamento em local com mais espaço porque você não precisa de um radiador de 240mm e 2 fans de 120mm para resfriar um 3600 em stock. O espaço disponível a redor do soquete já é suficiente.

A não ser que seja pela estética. Se for tudo bem, não tem nada de errado com isso. Eu mesmo tenho coisas estéticas no meu PC rsrs.
 
Até valeria essa troca, mas penso q se for pra fazer um upgrade de uma plat. já morta, e não quiser/tem grana pra umaa troca de kit completa, então o melhor seria ir direto pro fx 8300 (caso puder), pois já daria um pouco + de longevidade em relação ao 6300.


A Steel Legend seria a + indicada pra o seu uso, entretanto, recomendo a Asrock Fatal1ty b450 Gaming K4 q custa qse o msm preço e possuem vrm's ligeiramente melhores. Evitaria pegar mobos da Gigabyte pois leio de alguns users daqui msm q ela está vacilando bastante na questão de bios ultimamente.


Teria que ver o que vc vai utilizar + nessa config., se for p/ tarefas + pesadas como: renderização 3D/edição de vídeos, o 2700 seria + recomendado p/ esse fim visando melhor cxb, agora, do contrário, se não for usar tanto p/ esse objetivo, então o 3600 será superior nos jogos, mas é necessário atualizar o bios dessa placa mãe que o seu parente está trazendo, veja se a loja onde ele comprou quem sabe não atualize pra já vir pronta p/ os ryzen's 3xxx. Essa placa conseguiria segurar até o 3900x em stock, talvez um OC de leve.
Memórias ram uma boa escolha são as Crucial Ballistix Sports 8gb 3000mhz cl15, sobem bem em OC, e uma das melhores cxb disponíveis atualmente.
Sobre importação, leio de usuários que compraram e não foram taxados, só que c/ uns rumores da "maravilhosa" RF de começar a intensificar a fiscalização dos produtos importados, fica meio arriscado adquirir algo de lá.
Até valeria essa troca, mas penso q se for pra fazer um upgrade de uma plat. já morta, e não quiser/tem grana pra umaa troca de kit completa, então o melhor seria ir direto pro fx 8300 (caso puder), pois já daria um pouco + de longevidade em relação ao 6300.


A Steel Legend seria a + indicada pra o seu uso, entretanto, recomendo a Asrock Fatal1ty b450 Gaming K4 q custa qse o msm preço e possuem vrm's ligeiramente melhores. Evitaria pegar mobos da Gigabyte pois leio de alguns users daqui msm q ela está vacilando bastante na questão de bios ultimamente.


Teria que ver o que vc vai utilizar + nessa config., se for p/ tarefas + pesadas como: renderização 3D/edição de vídeos, o 2700 seria + recomendado p/ esse fim visando melhor cxb, agora, do contrário, se não for usar tanto p/ esse objetivo, então o 3600 será superior nos jogos, mas é necessário atualizar o bios dessa placa mãe que o seu parente está trazendo, veja se a loja onde ele comprou quem sabe não atualize pra já vir pronta p/ os ryzen's 3xxx. Essa placa conseguiria segurar até o 3900x em stock, talvez um OC de leve.
Memórias ram uma boa escolha são as Crucial Ballistix Sports 8gb 3000mhz cl15, sobem bem em OC, e uma das melhores cxb disponíveis atualmente.
Sobre importação, leio de usuários que compraram e não foram taxados, só que c/ uns rumores da "maravilhosa" RF de começar a intensificar a fiscalização dos produtos importados, fica meio arriscado adquirir algo de lá.

Obrigado pela resposta, R3v3ng3R.
Não vou usar o PC para tarefas pesadas, não. Uso normal de PC e tb para streaming, filmes, vídeos e, eventualmente, para jogar tb. E as tuas dicas sobre a memória RAM com certeza vêm muito a calhar e serão muito úteis.
Abraços.
 
Sim, claro, não teria como ser diferente. Acontece que os tamanhos mais tradicionais já são suficiente para manter o 3600 em temperaturas aceitáveis. Não precisa recorrer ao artifício de "transportar" o calor para longe para efetuar o resfriamento em local com mais espaço porque você não precisa de um radiador de 240mm e 2 fans de 120mm para resfriar um 3600 em stock. O espaço disponível a redor do soquete já é suficiente.

A não ser que seja pela estética. Se for tudo bem, não tem nada de errado com isso. Eu mesmo tenho coisas estéticas no meu PC rsrs.
É, em partes eu queria o WC por estética também, não somente pelo resfriamento, nunca tive PC com WC. Mas vamos ver como vai o orçamento até eu ir pro Paraguai. Obrigado pela atenção rapaz!
 
A Steel Legend seria a + indicada pra o seu uso, entretanto, recomendo a Asrock Fatal1ty b450 Gaming K4 q custa quase o mesmo preço e possuem vrm's ligeiramente melhores. Evitaria pegar mobos da Gigabyte pois leio de alguns users daqui msm q ela está vacilando bastante na questão de bios ultimamente.
Se a Steel Legend ATX estivesse na casa dos 700,00 eu iria nela porém está quase 1000,00 o que me faria optar pela TUF X570.
Achei uma boa essa Asrock Fatal1ty B450, vou analisar e comprar junto a Aorus b450 Elite.
Vou pesquisar também referente a estes problemas de BIOS que relatou, pois eu não sabia.
Valeu pela dica!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A TUF X570 para o 3600, considerando a não prática de overclock, seria overkill à princípio. Porém, pensando à longo prazo, comprando essa X570 você estaria preparado para receber qualquer upgrade de CPU que a AMD já lançou ou lançará futuramente (desde que haja suporte para o socket e pela BIOS). Em algum momento futuro, você provavelmente sentirá necessidade de trocar esse 3600, então seria bom ter essa possibilidade de upgrade sem precisar pensar em trocar junto a placa-mãe :true:
Sim eu imaginei essa possibilidade de futuro upgrade porém eu li que muitos modelos de MB B450 estão recebendo update de Bios e que inclusive estão habilitando o PCI 4.0 e provávelmente vão suportar os Ryzen de 4ª geração
Referente ao OC no 3600 eu optei por não fazer pois não vi ganhos expressivos para justificar os 400,00 a mais no investimento da MB. Em muitos casos o processador fica na casa dos 4.2Ghz.

Minhas placas mãe na lista modelos ATX:
Preços do Merc. Livre
Asus Tuf B450-pro Gaming (770,00)
Asrock B450 Pro4 (622,00)
Gigabyte B450 Aorus Elite (730,00)
 
Última edição:
Aposto que é na Pichau né? Os caras estão avacalhando demais, parecem que não tem conhecimento mínimo e querem ser a maior loja. A melhor configuração que pode comprar é :

R5 1600F
B450M DS3H
2X8Gb @3000Mhz ou se achar caro @2666Mhz
RX 570 4Gb
SSD 128GB M2
HD 1TB
CX450

salve amigo, eu usei suas sugestões como base e montei esse aqui que fica dentro do meu orçamento, o que acha?

Placa de Vídeo - RX 570 4GB
Processador - Ryzen 3 3200G
Placa Mãe - ASROCK A320M-HD
Memória - TeamGroup T-Force Vulcan 8GB DDR4 2666MHz (futuramente comprarei outra pra fazer um dual channel)
SSD Lexar NM100 128GB M2
Fonte - CX450
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dessas duas, a configuração da 1650 provavelmente entregará um pouco mais de performance em games, mas é complicado indicar uma máquina com apenas 8GB visto que o Ryzen se beneficia bastante de banda de memória, especialmente do Dual Channel. Porém, diante do preço da 1650 e 1050 TI, não pegaria nenhum desses PCs, pois é possível comprar uma 570 4GB pagando até mais barato que o preço cobrado pela 1650, uma dos piores chips já lançados até hoje...

Com essa grana, eu tentaria montar um Ryzen 5 1600 AF + B350/B450 + 1x8GB DDR4-3000 (na intenção de atualizar a quantidade para 16GB num futuro próximo, mas se puder colocar agora, melhor ainda) + RX 570 4GB + fonte 500-550W (Corsair, Cooler Master, Deepcool, Pichau, EVGA) + HD 1TB + SSD 128/256GB (fará toda a diferença no uso do dia a dia, eu garanto). Gabinete é gosto do freguês, mas tem boas opções na faixa de R$ 200-300.

Quanto à entrada VGA do teu monitor, as placas da nVidia a partir das Pascal precisam de um adaptador DisplayPort->VGA, pois o HDMI->VGA não funciona com elas, somente nas placas da AMD.

valeu pelas sugestões irmão, como eu vou vou comprar o pc já montado tem algumas limitações da loja, por exemplo: o ryzen 5 1600 não vende na Pichau.
eu montei a configuração na minha resposta de cima baseado nas sugestões do joaorosini de acordo com o meu orçamento, o que achou da config?
 
Última edição:
Obrigado amigo, terminei minha configuração. Espero não estar fazendo nada de errado:

AMD Ryzen 2700
ASRock B450 Gaming K4 DDR4
Galax GTX 1660 Super 6GB
Crucial Ballistix Sport LT 4x8GB 3000MHz DDR4 CL15
SSD WD Black SN750 Heatsink 500GB M.2 NVMe
HD Seagate 4TB 256MB Cache
Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze

Aceito opiniões. Abraços
Boa escolha amigão! Não vejo gargalos por aqui...
 
salve amigo, eu usei suas sugestões como base e montei esse aqui que fica dentro do meu orçamento, o que acha?

Placa de Vídeo - RX 570 4GB
Processador - Ryzen 3 3200G
Placa Mãe - ASROCK A320M-HD
Memória - TeamGroup T-Force Vulcan 8GB DDR4 2666MHz (futuramente comprarei outra pra fazer um dual channel)
SSD Lexar NM100 128GB M2
Fonte - CX450
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



valeu pelas sugestões irmão, como eu vou vou comprar o pc já montado tem algumas limitações da loja, por exemplo: o ryzen 5 1600 não vende na Pichau.
eu montei a configuração na minha resposta de cima baseado nas sugestões do joaorosini de acordo com o meu orçamento, o que achou da config?

Eu vejo 3 problemas: primeiro, a placa-mãe (o 3200G ela aguenta numa boa, mas futuramente você com certeza vai querer fazer upgrade para uma CPU mais rápida e, infelizmente, o VRM dessa placa, juntamente com sua BIOS, podem se tornar empecilhos para a realização do mesmo dependendo da CPU escolhida); segundo, memória (é o menos crítico dos problemas, mas como os Ryzen performam melhor com memórias mais rápidas, eu pegaria pelo menos uma memória de 3000 MHz no lugar da de 2667, caso a diferença de preço não seja absurdamente elevada); terceira, fonte (aparentemente essa CX450 tem cacife para aguentar a RX 570, porém, caso você faça upgrade futuro para uma placa mais possante que use 2 conexões auxiliares de energia, você ficará a ver navios pois essa fonte infelizmente só possui 1 conexão PCI-E 6+2 pinos; mesmo que seja possível usar um adaptador para converter 2 conexões MOLEX dessa fonte numa PCI-E de 6 pinos, o uso desse produto não é recomendado devido à qualidade duvidosa que a maioria possui. Logo, ou eu mudaria o modelo para a EVGA 450BR, que tem 2 conexões PCI-E, ou partiria para um modelo com pelo menos 500W; entre as duas opções, ficaria com o modelo de 500W, pois a potência extra pode ser necessária amanhã).

No mais, você vai comprar apenas o SSD e vai usar um HD que você já possui, ou essa máquina só teria SSD? Se for por apenas 1 SSD, então opte por um de maior capacidade, pelo menos um daqueles de 480-512GB, pois assim você terá espaço para instalação do Windows, programas e alguns jogos, além dos downloads costumeiros.

Falouws :cool:
 
( tinha postado no negócio da AMD errado ;-; )

People, bom dia. Estou para fazer uma boa ação e comprar um PC para uma pessoa que não tem condições, porém não posso fazer loucuras também.

Eu pensei no Athlon como ponto de partida e fui pegando o que era mais em conta na Pichau e tinha disponível.

AMD Athlon 3000G.
Asus Prime A320M-K/BR. ( Tem outra mais barata mas, essa aqui tem mais slots para HD/SSD )
Corsair Vengeance LPX 4Gb 2400Mhz C14 [2un.].
Kingston A400 120Gb.
Seagate Barracuda 1Tb.
Corsair CX450.

Sim, a princípio não iria ter gabinete, sendo assim não necessitaria de fan. Estava pensando em comprar aqueles switch que liga na placa mãe para dar boot, tentar economizar onde dá.

Seria uma boa ideia isso?
O CHUWI Hi10 pode ser uma opção para você, é realmente bonita e eu já o vi funcionando e informo que funciona muito bem, funciona com qualquer teclado e mouse e isso é barato tambem: https://www.banggood.com/Original-B...ows-10-Tablet-p-1366238.html?cur_warehouse=HK

b7075b51ff35.jpg
 
Eu vejo 3 problemas: primeiro, a placa-mãe (o 3200G ela aguenta numa boa, mas futuramente você com certeza vai querer fazer upgrade para uma CPU mais rápida e, infelizmente, o VRM dessa placa, juntamente com sua BIOS, podem se tornar empecilhos para a realização do mesmo dependendo da CPU escolhida); segundo, memória (é o menos crítico dos problemas, mas como os Ryzen performam melhor com memórias mais rápidas, eu pegaria pelo menos uma memória de 3000 MHz no lugar da de 2667, caso a diferença de preço não seja absurdamente elevada); terceira, fonte (aparentemente essa CX450 tem cacife para aguentar a RX 570, porém, caso você faça upgrade futuro para uma placa mais possante que use 2 conexões auxiliares de energia, você ficará a ver navios pois essa fonte infelizmente só possui 1 conexão PCI-E 6+2 pinos; mesmo que seja possível usar um adaptador para converter 2 conexões MOLEX dessa fonte numa PCI-E de 6 pinos, o uso desse produto não é recomendado devido à qualidade duvidosa que a maioria possui. Logo, ou eu mudaria o modelo para a EVGA 450BR, que tem 2 conexões PCI-E, ou partiria para um modelo com pelo menos 500W; entre as duas opções, ficaria com o modelo de 500W, pois a potência extra pode ser necessária amanhã).

No mais, você vai comprar apenas o SSD e vai usar um HD que você já possui, ou essa máquina só teria SSD? Se for por apenas 1 SSD, então opte por um de maior capacidade, pelo menos um daqueles de 480-512GB, pois assim você terá espaço para instalação do Windows, programas e alguns jogos, além dos downloads costumeiros.

Falouws :cool:
vlw pelas sugestões <3, vou pegar outra fonte, um ssd com capacidade maior e uma memória de 3000MHz, quanto a placa mãe eu ainda to meio indeciso porque não pretendo dar upgrades, mas é aquilo né, nunca se sabe huauhaha
 
Pega o Ryzen e cola isso na tampa do gabinete. Problema resolvido.
Minha duvida mesmo era quanto a placa mãe, aorus ou TUF. Eu não preciso nem pensar na escolha entre um AMD e um intel, porque vai ser Intel.
 
vlw pelas sugestões <3, vou pegar outra fonte, um ssd com capacidade maior e uma memória de 3000MHz, quanto a placa mãe eu ainda to meio indeciso porque não pretendo dar upgrades, mas é aquilo né, nunca se sabe huauhaha

Acredite: futuramente você vai querer se livrar dessa APU, seja para por uma futura APU que ofereça mais núcleos, ou pra mudar para um Ryzen hexacore no mínimo. Logo, não dá pra limitar suas opções de upgrade devido à limitações na placa-mãe, que te fariam gastar mais do que seria de fato necessário. Eu iria te recomendar, no mínimo do aceitável, uma Gigabyte AB350M DS3H V2, que podia ser encontrada por menos de R$ 400, mas infelizmente ela se encontra em falta nas lojas. A segunda opção seria essa aqui:


Basicamente é a B350 mais cara, mas pela falta da sua irmã, é o que temos...

Você quer comprar montado porque exatamente? Por não ter experiência com montagem? Por não querer pagar alguém pra fazer o procedimento? Se for o caso, montar PC hoje está muito mais fácil que há 15-20 anos atrás, e não faltam vídeos tutoriais ensinando o procedimento passo a passo. Entretanto, seja pela falta de experiência ou pelo azar de ter pego algum componente defeituoso de fábrica, frustrações podem ocorrer durante a montagem e a primeira inicialização da máquina, então se você está comprando já montado para evitar essa dor de cabeça, compreendo perfeitamente sua decisão.

Minha duvida mesmo era quanto a placa mãe, aorus ou TUF. Eu não preciso nem pensar na escolha entre um AMD e um intel, porque vai ser Intel.

Pode pegar qualquer uma, já você vai ter que trocar tudo de qualquer forma num futuro upgrade, seja continuando na Intel (que mudará o socket esse ano mais uma vez, acabando com qualquer chance de retrocompatibilidade da 9ª geração com a 10ª) ou voltar a usar a AMD (quando você parar de olhar pra ela com sua visão limitada pela viseira da má experiência que tiveste no passado).

Falouws :cool:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo