Diante do vídeo abaixo, considerando futuramente um upgrade para o 3900X, eu evitaria essa placa:
A Steel Legend, que tem um VRM similar em entrega de carga constante, apesar de ultrapassar os 100°C no mesmo teste, fica mais fria que essa TUF.
Eu não sei qual a qualidade do VRM da placa da BIOSTAR, mas sei que a BIOS dela não é das melhores, especialmente quando o assunto é overclock (que, pra ser sincero, não é necessário ser feito nos Ryzen graças ao OC automático feito pelo Precision Boost).
Pensando por esse lado, e na economia, eu ficaria com o combo da Steel Legend + 3800X.
Ah não ser que você realmente precise de alguma feature que a Aorus Elite oferece e que não está presente na Steel Legend, ou está presente porém numa versão inferior, eu não pagaria mais caro para levar a placa da Gigabyte uma vez que o VRM de ambas é bem parecido, portanto, herdam as mesmas limitações.
O futuro a Deus pertence, então não sabemos se será possível pegar o 4600 pelo preço do 3600 vendido hoje, ainda mais com o dólar tão instável do jeito que está. Se ele estivesse indeciso entre pegar o 1600 AF e o 2600, aí com certeza valeria à pena a economia, mas o salto do 1600 AF pro 3600, em termos de performance, é substancial. Por mais que ele não possa aproveitar esse ganho de performance no momento em virtude da limitação de sua VGA escolhida, um upgrade futuro desse componente (que é bem mais simples de ser substituído) com certeza fará uso desse potencial adormecido.
Ademais, diante do surgimento de uma nova geração, que com certeza substituirá a atual 2060, comprar essa placa agora, pelo preço que estão pedindo no momento, não é interessante ao meu ver.
Sim, possuem. Não sei dizer se há uma diferença gritante entre a TUF Gaming X570-Plus e a X570-E Gaming que uso, mas como ambas usam o mesmo codec (Realtek ALC S1200A), acredito que não (apesar da minha ter essas paradas do SupremeFX, enquanto que a TUF não).
Ficaria entre as duas placas da Asus que você citou acima. Não sei quanto à questão do RGB, mas em termos de features a TUF Gaming é superior, e no tocante ao VRM, ambas são praticamente idênticas, com ligeira vantagem pro modelo TUF.
Na questão da estética, eu ficaria com a STRIX X470, mas acho que nem isso seria suficiente para eu perder a oportunidade de usar 2 SSDs NVME com 4 linhas PCI-E 3.0 ou 4.0 ao mesmo tempo, coisa que não é possível na X470 por limitação do chipset.
Em primeiro lugar, essa tabela está desatualizada (tem uma versão mais recente dela
aqui). Em segundo lugar, a X570 é superior em VRM (mesmo que ligeiramente) e em features (ao menos do que foi trazido pelo novo chipset).
Por mais que ela seja mais bonita que a TUF e tenha melhor suporte ao RGB, eu não pagaria mais caro só por causa disso...
A Aorus Ultra com certeza é superior à Prime no que diz respeito às features, mas se compensa ou não ai vai depender do que você deseja e se você está disposto a pagar por isso.
Nesse território acima dos R$ 2K, eu sinceramente pularia a Ultra e pegaria a ROG STRIX X570-E Gaming, ah não ser que você realmente precise de um terceiro slot M.2 (sacrificando 2 portas SATA no processo) e de 2 USB 3.0 headers para as conexões frontais do case (a maioria tem 2 conexões e os que tem 4 geralmente 2 são 3.0 enquanto que as outras são 2.0).
Agora se a dúvida é entre a X570-Pro e a TUF X570-Plus, eu fico com a TUF.
Falouws