[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
mas eu tenho um WC de 120mm da coolermaster com dual-fan.
e já tenho um setup intel, então é só trocar uma cpu pela outra e reaplicar a pasta termica, 5min está pronto, agora ter de tirar placa mãe, ter dor de cabeça para vender na internet, ainda mais agora sem bazar.



em todos os games o ryzen levou fumo para o i7 9700k... vamos supor que esses 200mhz a menos do não k empate a situação (que acho difícil), já está ótimo, vou estar gastando menos trocando apenas CPU do que trocando CPU + MB.
e se tratando de futuros upgrade pego um novo socket intel...

Repara em duas coisas nesse vídeo que você mandou, o uso da GPU e o uso do CPU. Na AMD, por algum motivo, ta forçando menos da placa de vídeo, e o processador, pelo amor... parece que ta dormindo. Já o 9700k não, a GPU ta sendo mais forçada e o processador ta rodando com uma percentagem bem alta. Eu não queria dar pitaco, pois não sei o real motivo para a GPU rodar menos, mas se eu tivesse que chutar, seria a otimização. E a vantagem do i7 9700 ainda sim é pouca. Se tu for o tipo de cara que joga com outras coisas abertas, discord, google, etc, bom... há a chance de tu se foder um pouquinho por conta do uso da CPU. Quanto ao 9700k, boa sorte encontrando e por um preço acessível.

O i7 9700 ta por 1900 na Kabum, e realmente, comprando um 3700, que está em torno de uns 1750, tu iria gastar pelo menos 550 reais (a mais do que só o i7 9700) para comprar uma placa mãe (b450). E eu te entendo, eu também não sou fã da AMD, sempre tive intel e tive uma experiência ruim com a AMD. Sinceramente, só migrei pelo preço e so far, so good. Nunca tive problemas com processadores intel, pelo contrário, usava um i7 3770k até ano passado. Na marra, mas usava. Tive problemas com um processador da AMD que comprei muito tempo atrás, mas hoje em dia as coisas parecem (PARECE ESTAR DIFERENTES). Sou dos que pensam que nem tudo o que reluz, é ouro, mas... a curto prazo, a AMD doeu menos no meu bolso, vamos ver se a longo prazo também, pois se esse 3700x que eu peguei não queimar (o que é quase impossível com processadores intel), já vai ter valido muito a pena.

Um ponto importante que vejo nos intel é o Clock, que diga-se de passagem é bem superior ao da AMD, mas a AMD ganha no preço por núcleos e threads, o que pra mim que sou um usuário multitarefas e streamer, se encaixa muito bem. A Intel ainda tem placa de vídeo integrada, mas para quem joga, placa de video integrada só serve para diagnosticar um problema na placa de video (o que não deixa de ser bom né). Enfim... é isso. Acho que as vezes um certo tipo de pré-conceito, nos impede de ver as coisas com mais clarezas e quais são as melhores opções.

Realmente, tu vai ficar limitado em relação a upgrades futuros, vai ter que trocar tudo, já no caso da AMD, que a principio ofereceu suporte ao AM4 até esse ano, você ainda poderia migrar para a geração Ryzen 4000 no futuro, mas, PENSO EU, que quando realmente houver uma necessidade de upgrade (tanto no caso do i7 9700 quando no caso de um Ryzen 3700x) o ideal mesmo será trocar de mobo e de soquete, não importando muito a plataforma que você optar (9700 ou 3700), mas acredito que o 3700x por ser multithread, terá uma folga maior quanto a esse tempo. Enfim, a escolha é sua, só apresentamos as opções. Se dinheiro não me faltasse, eu iria de 9900k, ou até mesmo com o 10900k que vai sair. Quem sabe ganhando na mega hoje né? xD
 
Galera,

Estou pensando em gastar entre 3.500 e 4.000 num PC para jogos e trabalho com arquivos e relatórios com volume muito alto de dados.

Estou em duvida a respeito do processador, se um Ryzen 5 2600 é suficiente ou o melhor CxB a longo prazo é de ir de 3600 e também em relação a placas de video, Uma GTX 1660 Super me atenderia bem no Ultra / Full HD +60FPS ou a RTX 2060 garantiria por mais tempo o Ultra / Full HD +60FPS.

Pesquisei os preços nas lojas online, kabum, pichau, terabyte da vida dos itens avulsos, mas nas minhas contas comprar montado na Terabyte ta valendo mais a pena;

Considerando o que eu preciso e a linha T-Gamer da Terabyte, qual me atenderia melhor?!

https://www.terabyteshop.com.br/pro...MD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Geforce-Rtx-Memoria

https://www.terabyteshop.com.br/pro...AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Nvidia-Gtx-Memoria

https://www.terabyteshop.com.br/pro...AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Nvidia-Gtx-Memoria

Considerando as opções acima, achei até um valor menor mas com as builds intel 9400f e 9600kf com placas similares, valeria a pena pensar em intel?

De qualquer forma já agradeço a ajuda de vocês, a opinião de vocês vai ser bem importante na hora de fazer a escolha.

Valeu!

Se você trabalha com compressão e descompressão desses arquivos e quer jogar com folga acima de 60 FPS, então o 3600 sem dúvida é a melhor opção. Abaixo dele, só recomendaria o 1600 AF, que é similar ao 2600 (roda um pouco mais lento nos clocks), porém custa menos.

Em termos de placa de vídeo, a 2060 com certeza vai te garantir jogar nessa qualidade, em 1080p, por mais tempo. Não vou afirmar que será possível fazer isso em todos os jogos (sempre há exceções, RDR2 sendo uma delas), mas sem dúvida essa 2060 terá maior longevidade que a 1660 Super, só pelo fato de entregar 20% mais performance. Melhor do que essa, e custando na mesma faixa de preço (por volta dos R$ 2K), temos a RX 5700 e 5700 XT.

Está valendo mais à pena comprar na Terabyte? Mas isso depois que você simulou o frete + DIFAL, ou antes? :hmm2:

Das 3 configurações, eu provavelmente ficaria com a do 2600, mas trocaria tanto a placa-mãe (para uma B450 a fim de permitir OC e upgrades futuros, como a mudança pro 3600 ou algo superior) quanto a fonte, por exemplares mais confiáveis, e colocaria um pente de 3000 MHz ou, se desse, 16GB logo de cara.

Hoje, não valeria à pena ir de Intel, pois você estaria investindo numa plataforma morta, que não teria opções baratas de upgrades futuros, e você com certeza vai precisar fazê-lo em algum momento futuro (os 6C/6T atuais se tornarão os 4C/4T de hoje).

Falouws :cool:
 
Sinceramente, acho muito difícil acreditar que na veracidade desses vídeos que você afirma ter visto, mas sequer se deu o trabalho de postá-los. Se isso de fato ocorreu, temos que analisar o contexto: a forma como o teste foi feito, qual versão do Windows, qual driver/BIOS, quais jogos testados rodando qual versão, etc. Se realmente isso aconteceu em algum jogo, é cenário isolado, esporádico, não generalizado, e deve ter ocorrido num jogo que não se deu o trabalho de atualizar sua engine para funcionar adequadamente, seja na arquitetura Ryzen (que tem lá suas peculiaridades) ou numa situação com múltiplos cores/threads; nesse review, comparando o 3800X com o 3700X, não houve um teste sequer que o 3800X desbancasse o 3900X, devido à sua "deficiência" (ter mais cores/threads).
Vou discordar de você aqui. Acho que nesse caso, se o problema ocorreu porque o jogo não se deu o trabalho de atualizar a engine para funcionar de forma adequada na arquitetura Ryzen, o problema é da AMD. E se o game que ele joga for um desses? Acredito que esse seja um problema que a AMD deveria resolver, se não de forma direta, de forma indireta. Exemplo: Quando a blizzard lançou os "servidores brasileiros" que na verdade eram apenas servidores onde os brasileiros jogavam, mas que estavam hospedados nos estados unidos, a blizzard não podia deixar a rapaziada continuar jogando com 220 de latência como se fosse algo normal. As operadoras (Oi, GVT, copel, NET) não tinham culpa nenhuma nisso, pois então a própria blizzard entrou em contato com cada uma dessas operadores a fim de fazer uma otimização de rota. Eu que antes disso tudo jogava com 220 ms e com alguns serviços de tunneling chegava a 200, passei a jogar com 150-160 ms, o que fez uma diferença fudida no meu gameplay. Era um problema da Blizzard, e ela resolveu. Como, eu não sei, mas resolveu. O mesmo vale para a AMD, é um problema para eles resolverem. Como? Na boa... eles que lutem. Os consumidores não tem nada a ver com isso.

Ahh, e ele postou o video.
 
Se você trabalha com compressão e descompressão desses arquivos e quer jogar com folga acima de 60 FPS, então o 3600 sem dúvida é a melhor opção. Abaixo dele, só recomendaria o 1600 AF, que é similar ao 2600 (roda um pouco mais lento nos clocks), porém custa menos.

Em termos de placa de vídeo, a 2060 com certeza vai te garantir jogar nessa qualidade, em 1080p, por mais tempo. Não vou afirmar que será possível fazer isso em todos os jogos (sempre há exceções, RDR2 sendo uma delas), mas sem dúvida essa 2060 terá maior longevidade que a 1660 Super, só pelo fato de entregar 20% mais performance. Melhor do que essa, e custando na mesma faixa de preço (por volta dos R$ 2K), temos a RX 5700 e 5700 XT.

Está valendo mais à pena comprar na Terabyte? Mas isso depois que você simulou o frete + DIFAL, ou antes? :hmm2:

Das 3 configurações, eu provavelmente ficaria com a do 2600, mas trocaria tanto a placa-mãe (para uma B450 a fim de permitir OC e upgrades futuros, como a mudança pro 3600 ou algo superior) quanto a fonte, por exemplares mais confiáveis, e colocaria um pente de 3000 MHz ou, se desse, 16GB logo de cara.

Hoje, não valeria à pena ir de Intel, pois você estaria investindo numa plataforma morta, que não teria opções baratas de upgrades futuros, e você com certeza vai precisar fazê-lo em algum momento futuro (os 6C/6T atuais se tornarão os 4C/4T de hoje).

Falouws :cool:

Obrigado pelas info's @_EagleMan_ , na Terabyte foi onde achei o preço parcelado melhor, estou com um valor pra dar de entrada e parcelar o restante, na Pichau achei até config's inciais um pouco melhores nos já montados, mas o valor estava um pouco superior e em menor numero de parcelas.

Valeu pelas dicas, acho que faz mais sentido no momento ir de 2600 e pegar uma Galax 2060 msm, pq como vou trabalho com Contabilidade/Fiscal e arquivos XML de muito volume, processamento de vendas, pegar o 3600 não justificaria pelo valor, mas pra jogos ainda vou dar uma olhada se vou perder muita performance indo de 2600.
 
i5 9400F por 380R$ será verídico ? tendo em vista que o mercado pago só libera a grana para o vendedor depois de 11 dias :isquero:

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=3b714d80-fb08-474d-a00f-43b110856a36

As avaliações me pareceu suspeitas.. até por que o vendedor nem tem reputação... mas pelo chat privado ele me especificou que é um i5 9400F OEM vindo do "paraguay" mas não novo em sí..

Encomendei um dai o frete deu 25,15R$ pra zona da mata.. irei testar na Z390 de um amigo meu vejamos se é verídico. :challenge:
 
Você na verdade confundiu o 3500, com X no final, com o 3500 sem o X, pois esse realmente possui metade do cache L3:



Se você tivesse visto o vídeo que eu postei, teria visto que há diferença entre os dois :true: E cometi um erro no meu post anterior ao mencionar que o 3500X era exatamente igual ao 3600, exceto pela ausência do SMT: na verdade, ele possui max boost de 4100 MHz, 100 MHz à menos em relação ao que o 3600 consegue atingir, mas isso na prática não seria suficiente para justificar uma diferença significativa na performance (da mesma forma que o 3600X, que tem max boost 200 MHz acima, é apenas 3% mais rápido em média que o 3600) que, com toda certeza, foi causada pela ausência do SMT.

Sinceramente, acho muito difícil acreditar que na veracidade desses vídeos que você afirma ter visto, mas sequer se deu o trabalho de postá-los. Se isso de fato ocorreu, temos que analisar o contexto: a forma como o teste foi feito, qual versão do Windows, qual driver/BIOS, quais jogos testados rodando qual versão, etc. Se realmente isso aconteceu em algum jogo, é cenário isolado, esporádico, não generalizado, e deve ter ocorrido num jogo que não se deu o trabalho de atualizar sua engine para funcionar adequadamente, seja na arquitetura Ryzen (que tem lá suas peculiaridades) ou numa situação com múltiplos cores/threads; nesse review, comparando o 3800X com o 3700X, não houve um teste sequer que o 3800X desbancasse o 3900X, devido à sua "deficiência" (ter mais cores/threads).

Coloque na sua cabeça: o tempo dos quadcores (que surgiram em 2006 e ficaram mais de uma década no mercado como melhor oferta topo de linha pro mercado mainstream) acabou desde 2017 e os consoles que hoje temos, lançados em 2013, usam uma CPU que, apesar de ter 8 threads, é muito fraca se comparada às arquiteturas atuais. É por causa disso que não tivemos um salto substancial no uso de cores e threads, pois não fazia sentido às empresas desenvolver jogos focando na plataforma HEDT da Intel, que tinha mais núcleos/threads, mas possuía uma base instalada muito inferior devido seu alto custo, além da própria limitação existente nas CPUs desses consoles. Agora, com a popularização de CPUs com mais núcleos/threads e com o surgimento de uma nova geração de consoles que trará um salto performático bastante significativo no campo da CPU, essa "desculpa" não cola mais e os desenvolvedores serão obrigados a otimizar suas engines para tirarem melhor proveito desse novo hardware, por bem ou por mal.

Os C2Q ficaram obsoletos por conta de limitações impostas pela própria plataforma (uso de memórias mais lentas, ausência de vias de comunicação rápidas e exclusivas para memória RAM e placa de vídeo, utilização de um único barramento, bastante lento, para se comunicar com TODOS os componentes do sistema, e por aí vai); já os Phenom X4, considerando a segunda geração, eles até competiam razoavelmente bem com a primeira geração Core iX, apesar de ainda ficarem atrás na relação performance x consumo (algo que me fez optar, à época, pelo i5-750 no lugar do Phenom II X4 955, além do fato de que o i5 custava menos). Porém, não é possível afirmar que uma CPU dessas ficou "obsoleta" em desempenho, ao menos não antes do lançamento dos Ryzen (apesar da manutenção na quantidade de cores, é fato que tivemos melhorias de IPC que trouxeram ganhos de performance, porém esses ganhos foram bem inexpressivos ao longo das gerações e que nem sempre eram traduzidos em aumento de frames nos jogos); ou você por acaso nunca viu a série de vídeos do Potato Masher e Potato Masher Pro? Se ainda não viu, recomendo:




Foi por causa dessa estagnação de mercado, gerada pela falta de concorrência, que permitiu a uma CPU de 10 anos atrás (igual à que eu usava), pareada com uma GPU de quase 4 anos atrás, rodar jogos com qualidade similar ao de um Xbox One X. Agora que voltamos a ter concorrência de peso (por mais que alguns não reconheçam isso), e sabendo do quão potente serão os futuros consoles (especialmente no campo da CPU), acho MUITO improvável revivermos esse cenário (apesar de não ser impossível)...

Ué, onde você viu que uma mobo com chipset A320/B350/X370, com a BIOS atualizada, não roda um 3600 ou mesmo um 3700X? :wat::conte: Você até poderia estar certo na sua afirmação no tocante às placas A320, mas recentemente foi removido o suporte na BIOS das primeiras APUs AM4, baseadas na arquitetura dos antigos FXs, para dar lugar aos Ryzen de 3ª geração (ao menos os de 65W, como é o caso do 3600 e 3700X, já que o VRM dessas A320 dificilmente fariam um 3900X, de 105W, entregar sua performance máxima). Tem gente aqui no fórum mesmo que fez esse casamento, seja com A320 (como pode ser visto nesse vídeo), seja com X370 (como é o caso do @brdtoledo), basta olhar as assinaturas. Temos provas disso aos montes, então vamos parar com achismos/inverdades e se ater apenas à verdade dos fatos.

Além disso, como assim lançar CPUs travadas e mudar socket a cada nova geração impediria a galera de fazer "merda"? :wat: Quem não tem experiência com montagem e manutenção de computadores, ou é desajeitado por natureza, está fadado a fazer merda independente da plataforma, do socket usado (derrubar a CPU no chão, deixar cair algo dentro do socket LGA, trocar a CPU sem atualizar a BIOS para uma versão compatível, etc.). Se o cara tem consciência das limitações energéticas do hardware que ele comprou (mais especificamente, do VRM da placa-mãe) e da sua compatibilidade com certos upgrades, trocar um Ryzen 5 1600 por um Ryzen 7 3700X, numa placa com chipset 1st gen, terá o mesmo mesmo nível de dificuldade que você mesmo terá ao trocar esse 9400F por um 9700 (caso decida por fazê-lo), ou seja, terá que atualizar a BIOS antes, caso seja necessário, e deverá tomar as precauções necessárias para não danificar a CPU ou a placa-mãe no processo. Qual a dificuldade em fazer isso, sabendo da existência de inúmeros tutoriais em texto e em vídeo ensinando a fazer o procedimento passo a passo? :conte:

Eu não tenho problema nenhum em você discordar da minha opinião sobre o 9700, mas isso não muda o fato que foi uma sacanagem sem tamanho o que a Intel fez... :kidding::facepalm: Ele poderia ter sido um CPU muito melhor do que já é se tivesse vindo com HT de fábrica (algo que deveria SIM ter ocorrido, já que i7 até então vinha com a tecnologia e era um dos poucos diferenciais dessa série em comparação com os i5), mas a ganância falou mais alto e eles pensaram: "por que eu deveria lançar um 8C/16T como i7 se eu posso criar uma nova classe, com um novo patamar maior de preço, e vendê-lo assim? Temos a melhor CPU para jogos no momento, então sempre haverá algum consumidor fiel a nós interessado em comprar qualquer mer** que venhamos a lançar!" E assim nasceu o i7-9700(K)... Sinceramente? A única real vantagem que o 9700 tem é não sofrer com a falha de segurança relacionada ao uso do HT, pois de resto... O caminho de upgrade válido que vejo atualmente para a 9ª geração da Intel é o 9900K, mas diante do cenário atual, tenho muita dificuldade em fazer sua indicação (não pela sua performance, mas pelo fato de que será possível pegar algo similar, custando menos, quando a 10ª geração surgir).

Também não tenho problema em você achar que o CxB da AMD não é tão superior assim, mas uma coisa você não pode negar: TODAS as indicações de compras de CPUs dos guias do ano passado apontaram para uma CPU da AMD em praticamente 100% dos casos (Intel, de umas 5-6 categorias só ganhou em apenas 2: best gaming CPU with no compromises, com o 9900K, e the worst CPU launched, com o 10980XE). Duvida? Basta visitar os canais do Hardware Unboxed, Gamers Nexus, Linus Tech Tips (só para citar os principais), pesquisar por "Best CPUs of 2019" e ver por conta própria (eu até postaria os vídeos aqui, mas meu post ficaria muito maior do que já está). Portanto, não sou eu que afirmo isso, mas a mídia especializada, e qualquer um que tenha olhos e senso crítico possui condições de observar a veracidade deste fato (os gráficos de vendas de CPUs também mostram com clareza esse shift na balança). E para dizer que não sou completamente parcial pela AMD (um "fanático" pela marca como você afirmou, o que uma inverdade já que passei 10 anos usando Intel e só recentemente voltei para a AMD), se hoje a melhor opção CxB fosse Intel, eu estaria aqui fazendo a defesa deles, com argumentos e fatos, assim como faço com a AMD; se amanhã os papéis se inverterem, adaptar-me-ei às mudanças e mudarei minhas indicações. É assim que todo ser humano, que age com bom senso, deveria ser :true:
No mais, fico feliz que você tenha concordado que esperar a 10ª geração. Para quem deseja ir de Intel, e não tem urgência em montar um setup novo, é a melhor opção de fato :true:



Quanto ao suporte do 1600 AF, eu não sei como funciona, se uma BIOS que suporta os de primeira geração consegue reconhecê-lo, se apenas a BIOS pros Ryzen 2000 o reconheceria (o que faria mais sentido, já que o núcleo dele é Zen+, o mesmo usado no 2600 e afins), ou se haveria a necessidade de uma BIOS atualizada contendo o seu microcódigo de suporte.

O que eu sei é que a Biostar, ao menos no tocante à BIOS é BEM zoada (poucas opções e ajustes focados em overclocking), e aparenta ter muitos casos de RMA (lembro de ter visto um vídeo do canal da Terabyte onde eles mostravam o setor de RMA deles e tinha uma estante lá cheia de placas da Biostar; não vou me lembrar do vídeo agora, pois faz tempo que vi, mas é um onde o "Tiozão" apresenta a parada do setor de RMA, logo no começo, e depois faz o sorteio costumeiro de atualizar máquina de clientes). Ao meu ver, é um barato que pode sair caro, infelizmente...



Você está usando o vídeo integrado da APU ou uma GPU dedicada? Porque se for a primeira opção, essa tua placa-mãe não tem saída DP, apenas DVI-D e HDMI.

Se for a segunda opção, tu tem que mudar a saída de vídeo nas configurações do monitor, não na BIOS da placa-mãe, caso o monitor não a reconheça automaticamente.



Para performance 3D, o componente que mais entrega performance é a placa de vídeo, mas não adianta muito colocar uma GPU muito forte casada com uma CPU que limitará o potencial da VGA de entregar seus frames. Placa-mãe também é importante do ponto de vista de permitir upgrades futuros para CPUs mais fortes (e gulosas energeticamente falando) sem você se preocupar com a substituição da mesma. Economizar numa B450, dependendo do modelo, pode comprometer sua capacidade de atualizar apenas a CPU no futuro.

No mais, VGA é muito mais fácil de trocar que placa-mãe, componente que você usará durante a vida útil do PC e só fará sua substituição em caso de queima ou mudança de plataforma (de socket, de tipo de memória). Por isso, no teu lugar eu focaria numa boa placa-mãe + CPU razoável (pelo menos o 3600) e o restante da grana usaria para comprar as memórias e a GPU que desse.



Eu chutaria que a opção do 2700 + B450 seria a mais indicada, já que esses programas usam basicamente todas as threads que você conseguir dar a eles. Porém, como você não pretende fazer OC nele, talvez o ganho de IPC trazido pelo Ryzen 3600 gere uma vantagem em performance, mesmo que pequena, sobre o 2700. Não sei se isso ocorreria em todos os cenários possíveis, mas o 3600 tem uma grande vantagem sobre o 2700: consome menos energia (conta de luz menor no fim do mês), portanto até uma placa-mãe de entrada com chipset A320 teria condições de rodá-lo (não é bem a configuração que recomendo, pensando eventualmente em upgrades futuros com CPUs mais fortes, mas existe a possibilidade).

Quanto à RAM, depende da complexidade dos trabalhos que serão executados, mas como prefiro trabalhar com a teoria de que é melhor sobrar do que faltar, eu colocaria 32 GB logo de cara, já pra evitar dores de cabeça futuras com a falta de memória. Quanto à questão da frequência, sim, os Ryzen se beneficiam delas e quanto mais rápidas elas forem, maior será a performance; o custo x benefício atual gira em torno dos 3000-3200 MHz, mais precisamente com o modelo da Crucial Ballistix Sport LT 8GB DDR4-3000 CL15 (em falta, infelizmente) ou 3200 CL16.

Falouws :cool:

na real falei merda kkkk to usando a da geforce gtx 1660 mesmo, tem a DP mas to usando a hdmi
 
Vou discordar de você aqui. Acho que nesse caso, se o problema ocorreu porque o jogo não se deu o trabalho de atualizar a engine para funcionar de forma adequada na arquitetura Ryzen, o problema é da AMD. E se o game que ele joga for um desses? Acredito que esse seja um problema que a AMD deveria resolver, se não de forma direta, de forma indireta. Exemplo: Quando a blizzard lançou os "servidores brasileiros" que na verdade eram apenas servidores onde os brasileiros jogavam, mas que estavam hospedados nos estados unidos, a blizzard não podia deixar a rapaziada continuar jogando com 220 de latência como se fosse algo normal. As operadoras (Oi, GVT, copel, NET) não tinham culpa nenhuma nisso, pois então a própria blizzard entrou em contato com cada uma dessas operadores a fim de fazer uma otimização de rota. Eu que antes disso tudo jogava com 220 ms e com alguns serviços de tunneling chegava a 200, passei a jogar com 150-160 ms, o que fez uma diferença fudida no meu gameplay. Era um problema da Blizzard, e ela resolveu. Como, eu não sei, mas resolveu. O mesmo vale para a AMD, é um problema para eles resolverem. Como? Na boa... eles que lutem. Os consumidores não tem nada a ver com isso.

Ahh, e ele postou o video.

Eu não tiro a culpa da AMD disso, mas também não posso isentar os desenvolvedores, e muito menos a M$. A culpa é um somatório de fatores: é culpa da AMD porque ela não tem recursos humanos e financeiros (ao menos na época) necessários para incentivar essa otimização, visitando as produtoras, demonstrando o SDK e corrigindo eventuais gargalos da sua arquitetura por meio de novas interações (algo que só compete a ela e que a mesma vem fazendo); também é culpa das produtoras porque a maioria delas sequer deu o trabalho de revisitar a engine dos seus jogos para fazer qualquer tipo de otimização por meio de patches de correção (tipo GTA5 e acredito também ser o caso do WoW e SC2, ambos da Blizzard), seja por preguiça (visto que é bem trabalhoso modificar a engine para se adequar à realidade de uma nova arquitetura), seja porque foram pagos pela concorrência para não realizar qualquer mudança (uma suposição que pode ou não ter ocorrido com algumas delas), seja porque pensavam que não valeria à pena o esforço, tendo em vista que não esperavam nenhuma mudança drástica no marketshare em favor da AMD após o lançamento dos Ryzen (deviam esperar um novo fiasco, como no caso dos FX); também é culpa da M$, por não ter lançado rapidamente correções do seu scheduler e de outras funções a fim de otimizar o uso do sistema para tirar melhor proveito de uma maior quantidade de threads, algo que só existia, até então, no mercado HEDT e de servidores, e apenas do lado da Intel.

Enfim, fato é que grande parte dos jogos lançados recentemente estavam sendo desenvolvidos sem ter o Ryzen em mente, já que o hardware foi recém lançado e sofreu drásticas mudanças nesse período de 2 anos, fora a ausência dessa arquitetura no hardware dos atuais consoles, o que fez os desenvolvedores focarem apenas nos produtos da gigante azul. Agora, com o lançamento de consoles que serão equipados tanto com CPUs Ryzen como com GPUs Navi, os desenvolvedores serão obrigados a otimizar seus futuros jogos para tais arquiteturas, e a distância que antes havia entre Intel e AMD no quesito jogos com certeza será reduzida.

O mais importante aqui é mudar essa mentalidade escrota e persistente que muitos acham que o combo Intel + nVidia é superior e ponto, acabou. Existe sim alternativas, e elas são tão boas quanto aquilo que é ofertado pelas empresas citadas. Hoje, portanto, temos opções e a chance de comparar entre elas para escolher o que melhor atende nossas necessidades, coisa que não ocorria até início de 2017. Isso é o mais importante e espero que continue assim em ambos os campos, CPUs (onde há forte concorrência) e GPUs (ainda precisa melhora), pois por mais que gostemos mais de uma ou outra empresa, ninguém quer que ela domine absoluta e faça dos preços o que bem entender (como fizeram Intel e nVidia durante todos esses anos).

E quanto à questão do vídeo, não vi nenhum comparativo mostrando a diferença de performance entre SMT ON e OFF nos Ryzen 3000.

Obrigado pelas info's @_EagleMan_ , na Terabyte foi onde achei o preço parcelado melhor, estou com um valor pra dar de entrada e parcelar o restante, na Pichau achei até config's inciais um pouco melhores nos já montados, mas o valor estava um pouco superior e em menor numero de parcelas.

Valeu pelas dicas, acho que faz mais sentido no momento ir de 2600 e pegar uma Galax 2060 msm, pq como vou trabalho com Contabilidade/Fiscal e arquivos XML de muito volume, processamento de vendas, pegar o 3600 não justificaria pelo valor, mas pra jogos ainda vou dar uma olhada se vou perder muita performance indo de 2600.

Não saberia dizer se um 3600 realmente traria algum diferencial em performance no trabalho que você deseja executar, mas uma coisa que ajudaria bastante o 2600 é comprar 2 pentes de memória para fazer o Dual Channel, de preferência que rodem a 3000-3200 MHz (acima disso até pode ser possível, mas o IMC do 2600 não é tão refinado ao ponto de aceitar algo muito mais rápido que 3400 MHz).

Quanto aos jogos, é fato que o 3600 é mais rápido, mas dependendo da tua exigência com relação aos frames, o 2600 ainda poderá te atender muito bem.

i5 9400F por 380R$ será verídico ? tendo em vista que o mercado pago só libera a grana para o vendedor depois de 11 dias :isquero:

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=3b714d80-fb08-474d-a00f-43b110856a36

As avaliações me pareceu suspeitas.. até por que o vendedor nem tem reputação... mas pelo chat privado ele me especificou que é um i5 9400F OEM vindo do "paraguay" mas não novo em sí..

Encomendei um dai o frete deu 25,15R$ pra zona da mata.. irei testar na Z390 de um amigo meu vejamos se é verídico. :challenge:

Suspeito, para dizer o mínimo, mas vejamos se ele entrega o que promete....

Falouws :cool:
 
Vou dar um ctrl+V do tópico que fiz na área de case mod, pois minha dúvida também se aplica a essa área de upgrade.


Boa noite, senhores. Seguinte ganhei um pc com um kit 775, Intel E5800, 2x2gb ddr3 e mobo STI G41m7, uma fonte genérica de 40 reais e um HD velho que não usarei.



Minha ideia era a seguinte, por um Q8400, 2x4gb 1333mhz e um ssd de 120gb, apesar do sistema ser Sata 2 creio que trará mais velocidade que um HD comum. Eu só não sei qual placa de vídeo seria custo benefício para essa plataforma, inclusive queria sugestões dos amigos do fórum.



Eu queria montar esse kit no menor case possível, e também, se possível um case aberto, tipo bancada, sempre achei maneiro esses PCs abertos e essa é uma chance pra ter isso. No futuro eu trocaria a fonte e o cpu cooler, esse último mais pela estética, pegaria algum da China mesmo.



Então gostaria das opiniões dos senhores de como eu poderia fazer isso, se existe tal case aberto para essa plataforma e o que acham das opções que farei upgrade. Vlw..

 
i5 9400F por 380R$ será verídico ? tendo em vista que o mercado pago só libera a grana para o vendedor depois de 11 dias :isquero:

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=3b714d80-fb08-474d-a00f-43b110856a36

As avaliações me pareceu suspeitas.. até por que o vendedor nem tem reputação... mas pelo chat privado ele me especificou que é um i5 9400F OEM vindo do "paraguay" mas não novo em sí..

Encomendei um dai o frete deu 25,15R$ pra zona da mata.. irei testar na Z390 de um amigo meu vejamos se é verídico. :challenge:

Golpe! (como já esperado kakakajota) Após a compra ele cancela o produto principal é fica com o valor do frete.. basicamente o valor que dá no frete é o que ele lucra. :risos: e as avaliações são fakes, inclusive contatei o setor administrativo do mercado livre, e todas as avaliações consta no sistema como de "Florianópolis, Santa Catarina" a mesma cidade do nosso amigo golpista (em que talvez até a localização seja falsa kkkk)

Ao menos o ML reembolsou tanto o valor do frete e os 380 :full:
 
As avaliações me pareceu suspeitas.. até por que o vendedor nem tem reputação... mas pelo chat privado ele me especificou que é um i5 9400F OEM vindo do "paraguay" mas não novo em sí..

Encomendei um dai o frete deu 25,15R$ pra zona da mata.. irei testar na Z390 de um amigo meu vejamos se é verídico. :challenge:

Nunca tive problemas comprando no ML. Até o dia que resolvi comprar produto abaixo da área de preço "normal" de vendedor sem qualificação.

O máximo que vai acontecer é o vendedor deletar o perfil, você ter que esperar 10 dias o direito de resposta do vendedor, e mais 30 dias pra devolverem sua grana kk
 
i5 9400F por 380R$ será verídico ? tendo em vista que o mercado pago só libera a grana para o vendedor depois de 11 dias :isquero:

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=3b714d80-fb08-474d-a00f-43b110856a36

As avaliações me pareceu suspeitas.. até por que o vendedor nem tem reputação... mas pelo chat privado ele me especificou que é um i5 9400F OEM vindo do "paraguay" mas não novo em sí..

Encomendei um dai o frete deu 25,15R$ pra zona da mata.. irei testar na Z390 de um amigo meu vejamos se é verídico. :challenge:

é aqui de Floripa, perguntei se da pra pegar em mãos:coolface:
 
Boa noite guys, qual dessas 3 placas é melhor pra um 3600x em stock?
 
Boa noite guys, qual dessas 3 placas é melhor pra um 3600x em stock?

Aparentemente a Asus, pois a 2070 é uns 4% mais rápida que a 2060 Super, mas a diferença no custo é de pouco mais de 2%, então compensa (isso para a Super mais barata). Agora, se esse modelo da Asus vale à pena, aí são outros 500...

E pro lado da AMD? Não cogitas a aquisição da RX 5700 XT?


Não lembro o percentual agora, mas a XT é mais rápida que a 2070 e só perde para o modelo Super dessa por 6% em média. E o projeto dessa Sapphire é muito bem feito tanto na parte da alimentação quanto na parte da refrigeração :true:

Falouws :cool:
 
Boa noite guys, qual dessas 3 placas é melhor pra um 3600x em stock?
Tô achando meio caros esses modelos. Tem algumas outras opções um pouco + baratas, não sei como é a qualidade de construção de refrigeração delas, mas taí elas:
A msm Galax da "loja q explode", só q + em conta:

Gigabyte Windforce, digamos .... ok, mas entrega:
 
Galera meu tio tá abrindo uma lanchonete e precisava de um PC pra mexer no ifood, navegar na internet, e usar um ou outro programa de gerenciamento

Ele tem um E4600 lá parado com 2 gb de ram, liguei aqui pra ver se tava funcionando e tal mas tava horrível. Pensei em por um pente de 8 GB mas acho que não vai adiantar, então pensei em pegar uma mobo + processador novos por uns 600-700 reais, além de um pente de memoria. Teria que ser novo pra poder parcelar e tal. O que vocês recomendam nesse valor? Obrigado

edit:


Athlon 3000G
R$ 320 em 12x sem juros


Biostar A320MH
R$ 349 em 12x sem juros


ASRock A320M-HD
R$ 351 em 10x sem juros

Biostar Racing B350ET2
R$ 379 em 12x sem juros

O que vocês acham? Essa B350 é melhor que as A320 né?

Outra dúvida, a fonte do PC atual dele é daquelas genéricas, mas li que o 3000G consome pouquissimo, não precisa comprar outra fonte né? O pc vai ser CPU, mobo, 2 HDs e 1 pente de memória
 
Última edição:
Boa noite galera, dps muito tempo vou pegar essa configuração:

Ryzen 5 3600
RX 590
16GB 2 pentes de 8
B450
Fonte Corsair CX Series CX550
SSD Crucial 120

Entretanto, estou com algumas dúvidas. Qual RX590 pegar, que B450 pegar e que frequência de memória pegar. Não viso fazer OC no momento.

Dá um HELP aí.
 
Galera meu tio tá abrindo uma lanchonete e precisava de um PC pra mexer no ifood, navegar na internet, e usar um ou outro programa de gerenciamento

Ele tem um E4600 lá parado com 2 gb de ram, liguei aqui pra ver se tava funcionando e tal mas tava horrível. Pensei em por um pente de 8 GB mas acho que não vai adiantar, então pensei em pegar uma mobo + processador novos por uns 600-700 reais, além de um pente de memoria. Teria que ser novo pra poder parcelar e tal. O que vocês recomendam nesse valor? Obrigado

edit:


Athlon 3000G
R$ 320 em 12x sem juros


Biostar A320MH
R$ 349 em 12x sem juros


ASRock A320M-HD
R$ 351 em 10x sem juros

Biostar Racing B350ET2
R$ 379 em 12x sem juros

O que vocês acham? Essa B350 é melhor que as A320 né?

Outra dúvida, a fonte do PC atual dele é daquelas genéricas, mas li que o 3000G consome pouquissimo, não precisa comprar outra fonte né? O pc vai ser CPU, mobo, 2 HDs e 1 pente de memória
Pra uso bem básico, uma a320 já resolve, entretanto, pegaria essa:
É o msm valor dessas a320, possui um dissipador nos vrm's e possui 4 slots de ram .Embora acho pouco provável q precise add + pentes de memória, mas caso necessite já é uma mão na roda. Melhor não arriscar c/ essas fontes genéricas "bomba", embora teoricamente entreguem energia suficiente são péssimas, por maior precaução pegaria pelo - uma EVGA 400w.

Boa noite galera, dps muito tempo vou pegar essa configuração:

Ryzen 5 3600
RX 590
16GB 2 pentes de 8
B450
Fonte Corsair CX Series CX550
SSD Crucial 120

Entretanto, estou com algumas dúvidas. Qual RX590 pegar, que B450 pegar e que frequência de memória pegar. Não viso fazer OC no momento.

Dá um HELP aí.
Config. meio desequilibrada aí. Se quiser economizar um pouco trocaria o 3600 pelo 1600AF, q é praticamente o desempenho do 2600 custando qse 1/2. C/ a grana poupada trocaria a rx 590 pela gtx 1660S, é superior e consome - q a 590. Placa mãe: MSI b450 Gaming Plus. Memória: 2x8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix.
 
Última edição:
Pra uso bem básico, uma a320 já resolve, entretanto, pegaria essa:
É o msm valor dessas a320, possui um dissipador nos vrm's e possui 4 slots de ram .Embora acho pouco provável q precise add + pentes de memória, mas caso necessite já é uma mão na roda. Melhor não arriscar c/ essas fontes genéricas "bomba", embora teoricamente entreguem energia suficiente são péssimas, por maior precaução pegaria pelo - uma EVGA 400w.


Config. meio desequilibrada aí. Se quiser economizar um pouco trocaria o 3600 pelo 1600AF, q é praticamente o desempenho do 2600 custando qse 1/2. C/ a grana poupada trocaria a rx 590 pela gtx 1660S, é superior e consome - q a 590. Placa mãe: MSI b450 Gaming Plus. Memória: 2x8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix.


Desequilibrada em que sentido? O ryzen 5 3600, já possuo , ganhei de um amigo que comprou um a mais. A 1660s não é mais cara que a rx 590?
Algo a mais que possa melhorar?
 
Desequilibrada em que sentido? O ryzen 5 3600, já possuo , ganhei de um amigo que comprou um a mais. A 1660s não é mais cara que a rx 590?
Algo a mais que possa melhorar?

É PC pra jogar? Quanto quer gastar na mobo, nas memórias e no GPU?
 
É PC pra jogar? Quanto quer gastar na mobo, nas memórias e no GPU?

Jogar sim, porém pra trabalhos de faculdade. Bom na mobo, não quero gastar mais que 650 reais, pq pretendo pagar a vista ou esperar a promoções. Na GPU no máximo 1200. Não ligo muito pra FPS, e pretendo ficar com esse Pc sem mexer no mínimo uns 3 anos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Jogar sim, porém pra trabalhos de faculdade. Bom na mobo, não quero gastar mais que 650 reais, pq pretendo pagar a vista ou esperar a promoções. Na GPU no máximo 1200. Não ligo muito pra FPS, e pretendo ficar com esse Pc sem mexer no mínimo uns 3 anos.
Já que eu já tenho processador e gabinete. O resto no máximo 3k somados.
 
Bom dia! agora com o bazar fechado, qual o fórum de vendas vocês recomendam?
 
Jogar sim, porém pra trabalhos de faculdade. Bom na mobo, não quero gastar mais que 650 reais, pq pretendo pagar a vista ou esperar a promoções. Na GPU no máximo 1200. Não ligo muito pra FPS, e pretendo ficar com esse Pc sem mexer no mínimo uns 3 anos.

Como assim não liga pra FPS?

Eu recomendo:
Gigabyte B450 Aorus M
EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 XC
HyperX Fury 16GB (2x8GB) 2400MHz DDR4 CL15 Preto - HX424C15FB2K2/16 ou Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 CL15 Black - CMK16GX4M2B3000C15

Os links são referencia, se achar outra loja vendendo mais barato vai em frente.

Os Ryzen quanto mais rápido a memória melhor, mas acho que você não se importa com isso, ainda mais por não fazer OC. Esse PC vai durar mais de 3 anos se você cuidar bem.
 
Como assim não liga pra FPS?

Eu recomendo:
Gigabyte B450 Aorus M
EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 XC
HyperX Fury 16GB (2x8GB) 2400MHz DDR4 CL15 Preto - HX424C15FB2K2/16 ou Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 CL15 Black - CMK16GX4M2B3000C15

Os links são referencia, se achar outra loja vendendo mais barato vai em frente.

Os Ryzen quanto mais rápido a memória melhor, mas acho que você não se importa com isso, ainda mais por não fazer OC. Esse PC vai durar mais de 3 anos se você cuidar bem.
Certo, obrigado. Em relação a nao ligar pra FPS, não preciso que um jogo rode a 1000 de FPS, se já rodar sem travar a 60 , estou satisfeito.
 
Opa, estou com uma duvida.

Estou pra fechar a compra seguindo as dicas do @_EagleMan_ , fechando com um R53600 + GTX 1660 Super, mas vi q na Terabyte tem uma build com I5 9400F mais RTX 2060 da Gigabyte, com uma diferença de 400 reais mais barato que o com R53600.

A performance em multitarefas é melhor no R53600, em relação a jogos depende do jogo em si, alguns ganham mais FPS no Intel outros no Ryzen, não penso em fazer um upgrade tão cedo assim de mobo + soc, seria uma grande desvantagem ir de i5-9400F assim? A décima geração da intel ctz q vai usar um soc novo, mas em relação a performance falam de 20 a 30% maior, acho que não justificaria um upgrade ainda em 2020 né.
 
Última edição:
Opa, estou com uma duvida.

Estou pra fechar a compra seguindo as dicas do @_EagleMan_ , fechando com um R53600 + GTX 1660 Super, mas vi q na Terabyte tem uma build com I5 9400F mais RTX 2060 da Gigabyte, com uma diferença de 400 reais mais barato que o com R53600.

A performance em multitarefas é melhor no R53600, em relação a jogos depende do jogo em si, alguns ganham mais FPS no Intel outros no Ryzen, não penso em fazer um upgrade tão cedo assim de mobo + soc, seria uma grande desvantagem ir de i5-9400F assim? A décima geração da intel ctz q vai usar um soc novo, mas em relação a performance falam de 20 a 30% maior, acho que não justificaria um upgrade ainda em 2020 né.
Se tu vai só jogar, e esse combo do i6 ta mais barato, se tiver 16 GB de ram, até dá pra ir. Mas é difícil encontrar alguém que só jogue, então capaz de você sentir a diferença pelo multithread. O que você vai fazer depende do propósito do seu PC né, mas essa RTX 2060 é consideravelmente melhor que a 1660. Se eu fosse você pegaria o ryzen 5 e a 2060 separados :isso:.
Só leva em consideração que em muitos jogos, o i5 chega bem próximo do limite dele no uso do CPU. Enquanto pro Ryzen 5, tem uma folga um pouco maior.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo