[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Boa tarde galera,
Meu pc deu PT (não o partido, rsrsrs). E agora preciso montar um novo, vi esta configuração em uma loja e gostaria de saber se é boa: AMD RYZEN 5 3400G, ASROCK A320M-HD DDR4, 8GB 2666MHZ, tudo por R$1.500,00. Mas no momento estou sem grana para comprar a placa de vídeo e gostaria de saber se assim daria para jogos mais antigos como os das série Arkhan ou equivalente.

Cheguei a testar o vídeo integrado de um 3200G há alguns meses e consegui jogar AC Odyssey em 720p, no low, mas mantendo os frames sempre acima dos 30 e com boa estabilidade. Realmente me surpreendi, pois apesar do jogo estar mais feio em relação à qualidade que eu tinha no meu PC antigo, ele estava rodando com MUITO mais fluidez, sem grandes oscilações no FPS e no frametime.

A configuração parece razoável, mas como ela só deve ter 8GB usando apenas 1 pente (e dual channel é ESSENCIAL para manter a boa performance do vídeo integrado), eu sugiro você sacrificar a APU, pegando o 3200G, e com a economia, colocar mais um pente de memória para formar os 16GB trabalhando em dual channel. Também recomendo você pegar a memória mais rápida que puder, pois o gráfico integrado é bem deficiente nesse aspecto e ganha performance considerável quanto mais banda você prover ao mesmo.

Também me atentaria à questão da placa-mãe, que até serve para as APUs atuais, mas pode deixar a desejar num eventual upgrade de CPU, graças ao VRM limitante para atender a demanda de CPUs com TDP acima de 65W. Pegaria, portanto, uma B450 em substituição à essa A320, evitando a Prime B450 Gaming/BR da Asus, que não possui dissipador de calor sobre o VRM.

Falouws :cool:
 
Galera, vou montar um PC e estou com dúvida se a configuração está boa e o que posso mudar
(Pretendo jogar em FULL HD tudo no ultra com uma boa perfomance) (possuo 4 mil reais pra montar, estourando 4500 reais)


Placa mãe + processador
- GigaByte H310M DS2 2.0 (rev. 1.0) + Core i5-9400F
- GigaByte GA-AB350M-DS3H V2 (rev. 1.1) + Ryzen 5 3600

Fonte
- Thermaltake Smart 600W

Memória RAM
- Crucial Ballistix Sport LT White 8GB DDR4 2666 2x

HD 1TB Western

SSD M2 Kingston

Placa de vídeo

- GTX 1080 GALAX Entusiasta EXOC 8GB 256 bits
- EVGA GTX 1070 8GB 256 bit
- GALAX GTX 1660 Super 6GB 192 bit
- Gigabyte GTX 1660 Super 6GB 192 bit
- XFX RX 590 8GB 256 bit
- PC YES Radeon RX 580 8GB 256 bit
- ASUS RX 580 8GB 256 bit DUAL
- ASUS ROG STRIX RX 580 8GB 256 bit GAMING
Meu caro amigo, não sei se você tem interesse em algum notebook, mas às vezes agente encontra bons preços com um valor agregado muito bom, gráficos "Ti" e CPUs AMD que tornaram os laptops agora muito bons e mais baratos. Às vezes cê tem sorte e, exatamente quando procura algo, aparece uma opção que se encaixa em tudo que precisa:
Notebook | Dell Brasil
Loja HP - Notebooks
Notebooks em promoção, 2 em 1 | Uso Pessoal e Profissional | Lenovo Brasil
Computadores e Informática - R$3000 a R$4500 - Windows 10 / Notebooks na Amazon.com.br
NOTEBOOKS br-store.acer.com
 
Cheguei a testar o vídeo integrado de um 3200G há alguns meses e consegui jogar AC Odyssey em 720p, no low, mas mantendo os frames sempre acima dos 30 e com boa estabilidade. Realmente me surpreendi, pois apesar do jogo estar mais feio em relação à qualidade que eu tinha no meu PC antigo, ele estava rodando com MUITO mais fluidez, sem grandes oscilações no FPS e no frametime.

A configuração parece razoável, mas como ela só deve ter 8GB usando apenas 1 pente (e dual channel é ESSENCIAL para manter a boa performance do vídeo integrado), eu sugiro você sacrificar a APU, pegando o 3200G, e com a economia, colocar mais um pente de memória para formar os 16GB trabalhando em dual channel. Também recomendo você pegar a memória mais rápida que puder, pois o gráfico integrado é bem deficiente nesse aspecto e ganha performance considerável quanto mais banda você prover ao mesmo.

Também me atentaria à questão da placa-mãe, que até serve para as APUs atuais, mas pode deixar a desejar num eventual upgrade de CPU, graças ao VRM limitante para atender a demanda de CPUs com TDP acima de 65W. Pegaria, portanto, uma B450 em substituição à essa A320, evitando a Prime B450 Gaming/BR da Asus, que não possui dissipador de calor sobre o VRM.

Falouw
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cheguei a testar o vídeo integrado de um 3200G há alguns meses e consegui jogar AC Odyssey em 720p, no low, mas mantendo os frames sempre acima dos 30 e com boa estabilidade. Realmente me surpreendi, pois apesar do jogo estar mais feio em relação à qualidade que eu tinha no meu PC antigo, ele estava rodando com MUITO mais fluidez, sem grandes oscilações no FPS e no frametime.

A configuração parece razoável, mas como ela só deve ter 8GB usando apenas 1 pente (e dual channel é ESSENCIAL para manter a boa performance do vídeo integrado), eu sugiro você sacrificar a APU, pegando o 3200G, e com a economia, colocar mais um pente de memória para formar os 16GB trabalhando em dual channel. Também recomendo você pegar a memória mais rápida que puder, pois o gráfico integrado é bem deficiente nesse aspecto e ganha performance considerável quanto mais banda você prover ao mesmo.

Também me atentaria à questão da placa-mãe, que até serve para as APUs atuais, mas pode deixar a desejar num eventual upgrade de CPU, graças ao VRM limitante para atender a demanda de CPUs com TDP acima de 65W. Pegaria, portanto, uma B450 em substituição à essa A320, evitando a Prime B450 Gaming/BR da Asus, que não possui dissipador de calor sobre o VRM.

Falouws :cool:



Gostei da sugestão..
 
ALTERAR A TENSÃO DO PROCESSADOR PELA BIOS - ASUS TUF X470
Estou fazendo dual boot no meu pc e preciso fixar a tensão pela bios, não acho a função de colocar manualmente. Quando uso o linux (ubuntu) no stress máximo as temperaturas passam dos 80°. O processador que uso é o ryzen 7 2700X, gostaria de baixar a tensão do processador para assim diminuir um pouco a temperatura.
 
eu ainda não recebi minha placa mas vou pedir a troca p pegar uma x570, tentei fazer isso mas só leram a msg depois de enviarem o produto. Tinha pegado a b450 steel legend. Como td está mais caro, a asus tuf ainda continua sendo o melhor custo x beneficio? estava lendo sobre as temperaturas do chipset da tuf estarem altas. vlw
 
O quão importante é seguir o QVL da placa mãe quando se trata de SSD? Pelo que eu estou ouvindo com RAM até não chega a ser tão importante assim, queria saber se o mesmo se aplica aqui. Qualquer SATA III funciona?
 
O quão importante é seguir o QVL da placa mãe quando se trata de SSD? Pelo que eu estou ouvindo com RAM até não chega a ser tão importante assim, queria saber se o mesmo se aplica aqui. Qualquer SATA III funciona?

Até hoje não vi problemas com relação à SSDs SATA. Agora, no caso dos M.2, a Gigabyte aí não está aliviando pros seus usuários...

Falouws :cool:
 
Até hoje não vi problemas com relação à SSDs SATA. Agora, no caso dos M.2, a Gigabyte aí não está aliviando pros seus usuários...

Falouws :cool:
kkk, em parte é por ter ouvido isso que fiz a pergunta (suponho que com HD também seria a mesma coisa?). Estou considerando comprar a B450 Aorus M (que parece ser a mais recomendada depois da Steel Legend) e estava curioso pra saber se isso poderia ser problema. Obrigado
 
kkk, em parte é por ter ouvido isso que fiz a pergunta (suponho que com HD também seria a mesma coisa?). Estou considerando comprar a B450 Aorus M (que parece ser a mais recomendada depois da Steel Legend) e estava curioso pra saber se isso poderia ser problema. Obrigado

Sim, HD mesma coisa. A única coisa que você tem que se preocupar com HD é com relação à formatação dele: você precisa usar partição GPT, especialmente se ele tiver mais que 2TB, para que o Windows reconheça todo seu espaço em disco.

Entre a Aorus M e a Steel Legend, eu daria preferência pela placa da Asrock por ter uma BIOS mais intuitiva no meu ponto de vista. Se preço é problema, então pegue a mais em conta, mas eu acho que alguém aqui no fórum teve problema com SSD M.2 nesse modelo da Gigabyte e o fabricante simplesmente tacou o se reie pra lá... :facepalm:

Falouws :cool:
 
Fala galera.
Preciso de uma opnião.

I9 9900K
Aorus z390 Master
ROG STRIX RTX 2080 Super
DDR4 Trident Z 3600mhz 4x8Gb
SSD Xpg S40G de 512Gb
HD Firecuda de 2T
Water cooler NZXT x72
Fonte corsair 850x
Gabinete NZXT 700i

Oque acham?
 
Fala galera.
Preciso de uma opnião.

I9 9900K
Aorus z390 Master
ROG STRIX RTX 2080 Super
DDR4 Trident Z 3600mhz 4x8Gb
SSD Xpg S40G de 512Gb
HD Firecuda de 2T
Water cooler NZXT x72
Fonte corsair 850x
Gabinete NZXT 700i

Oque acham?

Nessa altura do campeonato? Investir pesado em Intel, numa plataforma morta? Sinceramente, não acho sensato... Ou você vai de AMD agora, pegando o 3700X/3800X/3900X + TUF Gaming X570-Plus, ou tu espera a Intel lançar a décima geração, que deve acontecer até o meio desse ano. Se está com pressa, é melhor ir de AMD, pois a diferença em performance nos jogos é irrisória, e você terá uma sobrevida maior para upgrades, já que os Ryzen 4000 serão compatíveis com o atual socket, diferente do que ocorrerá com a 10ª geração da Intel, que mudará o socket para o LGA1200, matando qualquer retrocompatibilidade.

Também não compraria um HD com "SSD", pois isso pouco ajuda na velocidade do disco. Muito mais jogo comprar 2 HDs de 2TB, ou um HD só de 4TB, caso exista algum modelo com 7200 RPM de rotação.

Ah não ser que 4x8GB estejam bem mais baratos que 2x16GB, a segunda opção é a mais recomendada, especialmente do ponto de vista do overclocking.

Falouws :cool:
 
Fala pessoal!

Em junho estarei indo para Miami na casa de meu compadre e gostaria de uma opinião: tenho um Alienware X51 R2 comprado lá em 2016 com estas configurações:

- Intel i3-4150
- MOBA H87
- DDR3 6GB
- HD 1TB
- NVidia GeForce GTX 745 4GB DDR3
- Fonte de 240W
- Teclado e mouse Razer Turret
- Monitor LG Ultrawide 29'

Ele já esta começando a "engasgar" e demorar muito para carregar e inicializar. Gostaria de saber se vale a pena um upgrade nele (lembrando que é um gabinete tipo mini ITX ou vale a pena comprar uma nova máquina?

Pensei em comprar as peças avulsas em sites (tipo NewEgg) e mandar entregar na casa dele de forma segura. Gabinete eu poderia comprar aqui se for o caso, monitor não trocaria e teclado e mouse gostaria de novos (com iluminação se possível, o meu atual não tem). Minha ideia de gastos seria em torno de 2500 reais (600 dólares).

O que vocês acham: Upgrade ou um Zero?
 
Fala pessoal!

Em junho estarei indo para Miami na casa de meu compadre e gostaria de uma opinião: tenho um Alienware X51 R2 comprado lá em 2016 com estas configurações:

- Intel i3-4150
- MOBA H87
- DDR3 6GB
- HD 1TB
- NVidia GeForce GTX 745 4GB DDR3
- Fonte de 240W
- Teclado e mouse Razer Turret
- Monitor LG Ultrawide 29'

Ele já esta começando a "engasgar" e demorar muito para carregar e inicializar. Gostaria de saber se vale a pena um upgrade nele (lembrando que é um gabinete tipo mini ITX ou vale a pena comprar uma nova máquina?

Pensei em comprar as peças avulsas em sites (tipo NewEgg) e mandar entregar na casa dele de forma segura. Gabinete eu poderia comprar aqui se for o caso, monitor não trocaria e teclado e mouse gostaria de novos (com iluminação se possível, o meu atual não tem). Minha ideia de gastos seria em torno de 2500 reais (600 dólares).

O que vocês acham: Upgrade ou um Zero?

Só se você gostar muito desse gabinete, que parece ser bem apertado (o que provavelmente impediria o uso de uma solução de arrefecimento melhor dimensionada), mas se não tiver como rever aquele espelho traseiro para colocar outro no lugar, é melhor pensar em adquirir outro gabinete.

Acho que a melhor solução nesse caso seria montar um do zero, mas diante que talvez seja necessário economizar ou na CPU ou na GPU para que o orçamento caiba nos US$ 600, até porque você também pretende comprar fonte e periféricos.

Falouws :cool:
 
Pessoal, tenho a seguinte config atualmente e quero montar uma nova, mantendo a placa de vídeo, budget de R$2.800. Me ajudem?

CPU: i5 3470
RAM: 2x4GB Corsair Vengeance DDR3 1600Mhz
GPU: RX580 4GB Sapphire Nitro+
Mobo: ASRock B75 Pro-3 M
Fonte: CX430WW
HD: 1TB Seagate

Tenho preferencia de deixar 1 M.2 Pcie 4x 240gb pro sistema e SSD 1tb pro resto dos arquivos e jogos. Oq acham? Dá pra fazer?
 
Estou considerando alargar meu orçamento um pouco pra pegar um 3600 em vez do 2600. Na opinião de vocês, compensa comprar um cooler melhor que o stock, mesmo que eu não faça overclock? Estou ouvindo que o 3600 chega a 80 graus com o cooler em stock, o que não me parece bom. Não poderia comprar esse cooler junto com o sistema, teria que esperar um mês para o próximo salário, pois ir pro 3600 já estaria perto de estourar meu orçamento.
 
Meu sobrinho talvez monte outro pc ou aproveite algumas peças do meu antigo, ainda estamos em dúvida se compensaria.
Partindo pra outra configuração, ele teria até uns R$ 2k ou 2.3k (parcelados) no máximo para gastar. Ele joga free fire, GTA 5, euro truck..
o monitor tem um de 19" LCD antigo pra caramba, vai usar ele por enquanto; periféricos precisaria de um mouse. Aproveitaria a fonte - xfx black edition 750w- e o gabinete (CM 690).
Nesse caso qual seria uma configuração razoável? ele não manja nd de pc, então pra ele o plug in play é o melhor caminho. vlw
 
Pessoal, tenho a seguinte config atualmente e quero montar uma nova, mantendo a placa de vídeo, budget de R$2.800. Me ajudem?

CPU: i5 3470
RAM: 2x4GB Corsair Vengeance DDR3 1600Mhz
GPU: RX580 4GB Sapphire Nitro+
Mobo: ASRock B75 Pro-3 M
Fonte: CX430WW
HD: 1TB Seagate

Tenho preferencia de deixar 1 M.2 Pcie 4x 240gb pro sistema e SSD 1tb pro resto dos arquivos e jogos. Oq acham? Dá pra fazer?



Duas memórias dessa (o modelo da Crucial DDR4-3000 está em falta:




ou



Considerando que a diferença no preço não é grande em relação ao ganho na velocidade, eu ficaria com o SSD de 1TB M.2. O problema é que a placa-mãe indicada não teria 2 slots M.2 para a instalação de ambos, então talvez fosse melhor pensar na aquisição apenas do modelo de 1TB, ou então pagar mais caro na placa-mãe, pegando uma que tenha 2 slots (como é o caso da B450M Pro4 ou Steel Legend, da Asrock, mas o slot secundário só trabalha na velocidade SATA, o que faria o SSD de 256GB M.2 NVME ficar subutilizado).

Indiquei também uma fonte de maior potência para dar margem para upgrades futuros, especialmente de VGA.

Total com apenas o SSD de 1TB: R$ 2453,40 à vista. Ainda tem margem para trocar a placa-mãe por uma com mais recursos, mas provavelmente não sobraria muita coisa para adicionar um segundo SSD M.2...

Estou considerando alargar meu orçamento um pouco pra pegar um 3600 em vez do 2600. Na opinião de vocês, compensa comprar um cooler melhor que o stock, mesmo que eu não faça overclock? Estou ouvindo que o 3600 chega a 80 graus com o cooler em stock, o que não me parece bom. Não poderia comprar esse cooler junto com o sistema, teria que esperar um mês para o próximo salário, pois ir pro 3600 já estaria perto de estourar meu orçamento.

Não é bem necessário, mas é recomendável fazer a troca do cooler, até pela questão de melhoria do boost (os Ryzen entregam um clock maior quanto menor a temperatura de trabalho deles).

Logo, pegue o 3600 e compre o cooler 3rd party pra ele assim que seu orçamento permitir :joia:

Falouws :cool:
 
Ae caras, mes que vem vou montar um pczin barato e vendo as recomendações de vocês cheguei nisso:

Gabinete gadit x
Fonte corsair 450w 80 plus white
Mobo Gigabyte b450m gaming
Memória ballistix 8gb 3000mhz
Processador R5 1600

A placa de vídeo por enquanto vai ser uma 560 ti da gigabyte que comprei aqui na falecido bazar. Isso vai dar aprox. 1800 que é o que eu queria mesmo. O que acham ?
 
Ae caras, mes que vem vou montar um pczin barato e vendo as recomendações de vocês cheguei nisso:

Gabinete gadit x
Fonte corsair 450w 80 plus white
Mobo Gigabyte b450m gaming
Memória ballistix 8gb 3000mhz
Processador R5 1600

A placa de vídeo por enquanto vai ser uma 560 ti da gigabyte que comprei aqui na falecido bazar. Isso vai dar aprox. 1800 que é o que eu queria mesmo. O que acham ?

Eu faria um investimento maior na fonte, pegando 550-650W, a fim de permitir upgrades futuros, especialmente de VGA (permitindo a compra de placa que tenham 2 conexões de energia), que infelizmente é o caso da 560 TI (ela usa duas conexões de 6 pinos e essa fonte só possui apenas uma conexão de 6+2 pinos).

Falouws :cool:
 
Eu faria um investimento maior na fonte, pegando 550-650W, a fim de permitir upgrades futuros, especialmente de VGA (permitindo a compra de placa que tenham 2 conexões de energia), que infelizmente é o caso da 560 TI (ela usa duas conexões de 6 pinos e essa fonte só possui apenas uma conexão de 6+2 pinos).

Falouws :cool:
N entendo muito de fonte, pensei que essa daria, tem alguma baratinha pra recomendar ?
 
N entendo muito de fonte, pensei que essa daria, tem alguma baratinha pra recomendar ?

A mais barata que consegui encontrar, que tem duas conexões de 6+2 pinos PCI-E e bom projeto, foi essa:


Outros modelos testados e aprovados pelo TecLab também foram a VS550 e a VS650, ambas da Corsair. O modelo de 650W inclusive está em promoção na Kabum:


Existe uma diferença no preço, mas há um ganho significativo na potência também que, ao meu ver, se justifica. O único contra dessa fonte é a eficiência de 80% em 100% de carga, mas em comparação com a Bronze, você estaria perdendo 2%, o que pode ou não ser considerado muito dependendo da exigência do usuário.

Falouws :cool:
 


Duas memórias dessa (o modelo da Crucial DDR4-3000 está em falta:




ou



Considerando que a diferença no preço não é grande em relação ao ganho na velocidade, eu ficaria com o SSD de 1TB M.2. O problema é que a placa-mãe indicada não teria 2 slots M.2 para a instalação de ambos, então talvez fosse melhor pensar na aquisição apenas do modelo de 1TB, ou então pagar mais caro na placa-mãe, pegando uma que tenha 2 slots (como é o caso da B450M Pro4 ou Steel Legend, da Asrock, mas o slot secundário só trabalha na velocidade SATA, o que faria o SSD de 256GB M.2 NVME ficar subutilizado).

Indiquei também uma fonte de maior potência para dar margem para upgrades futuros, especialmente de VGA.

Total com apenas o SSD de 1TB: R$ 2453,40 à vista. Ainda tem margem para trocar a placa-mãe por uma com mais recursos, mas provavelmente não sobraria muita coisa para adicionar um segundo SSD M.2...



Não é bem necessário, mas é recomendável fazer a troca do cooler, até pela questão de melhoria do boost (os Ryzen entregam um clock maior quanto menor a temperatura de trabalho deles).

Logo, pegue o 3600 e compre o cooler 3rd party pra ele assim que seu orçamento permitir :joia:

Falouws :cool:

Obrigado pela recomendação, seguinte, acho que vou conseguir mais uma graninha, então pensei o seguinte:

CPU: Ryzen R5 3600
RAM: Adata XPG Spectrix D41 2x8GB
VGA (ja tenho): RX580 Sapphire Nitro+
MOBO: B450m Steel Legend ou Gigabyte B450 Aorus Elite
HD: Adata XPG SX6000 1TB M.2 NVMe PCI-E x4
FONTE: Corsair VS650
GABINETE: Gadit X RTB

Pelos preços atuais com a B450M SL, fica R$3,146. Queria saber a compatibilidade das peças? Obrigado desde já.
 
boa tarde pessoal,
atualmente tenho o pc da minha assinatura, tenho R$1500 de orçamento pra fazer um upgrade, gostaria de dicas de oque fazer, já que estou por fora do mercado de componentes a um tempo;
fora esses R$1500 eu já vou colocar 2x8gb de ram a mais, e gostaria de saber se esse kit é compatível com minha placa-mãe:
 
Obrigado pela recomendação, seguinte, acho que vou conseguir mais uma graninha, então pensei o seguinte:

CPU: Ryzen R5 3600
RAM: Adata XPG Spectrix D41 2x8GB
VGA (ja tenho): RX580 Sapphire Nitro+
MOBO: B450m Steel Legend ou Gigabyte B450 Aorus Elite
HD: Adata XPG SX6000 1TB M.2 NVMe PCI-E x4
FONTE: Corsair VS650
GABINETE: Gadit X RTB

Pelos preços atuais com a B450M SL, fica R$3,146. Queria saber a compatibilidade das peças? Obrigado desde já.

Acredito que você não terá problemas com esse conjunto, caso opte pela Steel Legend. Da Gigabyte, li aqui que as placas dela costumam ter incompatibilidade com certos SSDs M.2, e o fabricante não faz nada à respeito para corrigir...

Falouws :cool:

boa tarde pessoal,
atualmente tenho o pc da minha assinatura, tenho R$1500 de orçamento pra fazer um upgrade, gostaria de dicas de oque fazer, já que estou por fora do mercado de componentes a um tempo;
fora esses R$1500 eu já vou colocar 2x8gb de ram a mais, e gostaria de saber se esse kit é compatível com minha placa-mãe:

Só investiria em peças que você pode futuramente aproveitar num futuro upgrade, portanto, nada de trocar processador ou placa-mãe agora, pois isso iria encarecer o upgrade, fazendo ele fugir do teu orçamento de R$ 1500.

RAM e VGA são os mais indicados pra você, além de pegar uma fonte mais parruda. Nas memórias, evitaria pegar qualquer coisa abaixo de 3000 MHz, pois apesar das CPUs Intel não se beneficiarem tanto de um aumento na frequência (limitando até o PC da memória dependendo do chipset da placa-mãe), o futuro a Deus pertence e você não sabe se amanhã poderá usar uma plataforma da AMD, que ganha performance quanto maior for a frequência da RAM.

Em termos de placa de vídeo, RX 570/580/590 ou, se quiser continuar na verdinha, GTX 1660.

Na fonte, pegaria uma de 500-650W, de preferência Bronze, mas se for White de bom projeto (como a VS550 e 650, ambas da Corsair), está valendo também.

Falouws :cool:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo