[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
pessoal, sempre observo o gerenciador de tarefas pra descobrir as fraquezas do PC e fazer upgrades. Mas e quando nada está sendo muito utilizado, como CPU em 10% disco em 1% memória em 20% GPU 0% e mesmo assim o sistema está lento sem motivo algum. Corrigir como o problema?
 
Estou com a seguinte config já fazem uns 4 anos: i5-4460, GTX 970, 8 GB DDR3, MSI B85M-E45, Termaltake Smart 600W e queria montar algo em torno de R$ 5k. Pensei na seguinte opção:

Ryzen 3700x + B450 steel legend
2060 Galax
2x8 HyperX 2666 mhz

Quero reaproveitar meu SSD, HD e Gabinete mas não sei se consigo reaproveitar a fonte também. Sou meio leigo. Alguma recomendação na config acima?

Só pra constar, tu quer gastar 5k só no processador, placa de video, placa mãe e memória? Acredito que seu SSD, HD e Gabinete você consiga reaproveitar. Quanto a fonte, acredito que talvez dê para ser reaproveitada sim, mas indicaria um CX 550 ou um XFX XTR2 550W (tem que ser XTR2, a XTR não presta), pois ela possui um bom projeto além de ser full modular, no entanto a CX550 tem garantia de 5 anos e é a corsair não, ficando a seu critério caso decida trocar.

Memórias precisam ser acima de 3000 Mhz para extrair máximo potencial dos Ryzen.

Acredito que uma RTX 2060 super valha mais a pena, pois a diferença de preço nem é tanta, mas o desempenho de uma 2060 super encosta numa 2070.

Quanto a placa mãe, eu não compraria uma steel legend. Eu iria numa TUF B450 PLUS GAMING (modelo atx), que conta com dois dissipadores de calor no VRM e possui temperaturas mais baixas que a steel legend e o preço é bem similar, com 50 reais de diferença que ao meu ver, serão mais bem gastos. Mas se puder investir um pouco mais, vá em uma X570, pensando em upgrades futuros, embora a B450 que te indiquei atenda a isso também, com a exceção de um upgrade para o 3900X. Essa b450 aguenta um 3700X até em OC, embora ache desnecessário fazer isso no 3700X por tudo o que já li.

Dependendo de quanto sobrar no teu orçamento, e acredito que nesse orçamento de 5k vá sobrar bastante, já que você não irá gastar com gabinete, SSD e HD, talvez seja interessante investir um pouco mais na placa de vídeo. Se possível, compre um cooler também também, embora o cooler box da AMD te atenda em stock, refrigeração nunca é um investimento ruim. Os coolers que indico são os MA610P e MA410P, ambos da Cooler Master.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@WindMaster A configuração do 2600 não seria uma boa? E na configuração do Ryzen 3000 eu poderia pegar uma memória mais barata só pra fechar o pc lá e pegar os preços mais baratos da aba "Full Custom" deixando ele pra venda ou algo do tipo e pegar essa memória que achei no aliexpress onde está num preço interessante e duas sairia muit mais barato do que aq no Brasil:

Vou ser sincero e dizer que ainda tenho minhas ressalvas quanto a Ryzens de primeira e segunda geração, então irei manter minha indicação do 3600. Um puta processador, não vai passar mal com ele nem tão cedo, desde que use memórias acima de 3000 Mhz em Dual Channel. Inclusive, tem um artigo muito bom sobre a frequências das memórias em Ryzen e indico a leitura:

Quanto ao módulo de memória q vc citou, não conheço, então não poderia indicar. O ideal mesmo seria que você comprasse de módulos como a corsair, crucial, g-skill, etc. Se puder, evite marcas como kingston e hyperx. A qualidade do módulo hoje em dia tem se mostrado mais importante até mesmo que a latência, então para a qualidade dos mesmos e também para a garantia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pessoal, sempre observo o gerenciador de tarefas pra descobrir as fraquezas do PC e fazer upgrades. Mas e quando nada está sendo muito utilizado, como CPU em 10% disco em 1% memória em 20% GPU 0% e mesmo assim o sistema está lento sem motivo algum. Corrigir como o problema?
Já tentou formatar? Pode ser algum erro de registro, ou até mesmo malwares.
 
Última edição:
Gente, uma placa mãe e gabinete para esse setup NA KABUM, o dinheiro ta apertado mas quero CxB:

R5 1600AF
RX580 8GB
MEMORIA CRUCIAL 3000MHZ 8GB
Fonte Corsair 450W 80 Plus White VS450
SSD CRUCIAL 240GB
 
É preferível sempre investir num kit mais atual, não só pela possibilidade de upgrades, mas pela facilidade de trocar peças ou de revendê-las.

Porém, me atentaria ao fato de que esse A8 talvez não seja compatível com essa placa-mãe dependendo da versão da BIOS que esteja instalada nela, pois existe uma versão que trouxe suporte aos Ryzen 3000, mas removeu o suporte para as APUs AM4 Bristol Ridge (A8 e afins) para libera espaço para esse novo código.

Se quer começar do básico, eu sugiro pegar um Athlon 200GE/3000G, que será melhor que esse A8 em vários aspectos, apesar da vantagem não ser tão larga.

Falouws :cool:

Então, comprei esse kit, como não vou jogar, creio que ele vai ser suficiente... o Athlon está 140 reais mais caro... estou querendo economizar no máximo(já que não vou jogar por um tempo) e no futuro eu invisto em um ryzen 3600(que já vi que funciona sem problemas se não fizer overclock) e compro um hub displayport ou pego um Ryzen 3400G para continuar usando o vídeo onboard junto com a offboard.
No site da placa mãe, fala que suporta o A8 em todas as versões de bios.
 
Só pra constar, tu quer gastar 5k só no processador, placa de video, placa mãe e memória? Acredito que seu SSD, HD e Gabinete você consiga reaproveitar. Quanto a fonte, acredito que talvez dê para ser reaproveitada sim, mas indicaria um CX 550 ou um XFX XTR2 550W (tem que ser XTR2, a XTR não presta), pois ela possui um bom projeto além de ser full modular, no entanto a CX550 tem garantia de 5 anos e é a corsair não, ficando a seu critério caso decida trocar.

Memórias precisam ser acima de 3000 Mhz para extrair máximo potencial dos Ryzen.

Acredito que uma RTX 2060 super valha mais a pena, pois a diferença de preço nem é tanta, mas o desempenho de uma 2060 super encosta numa 2070.

Quanto a placa mãe, eu não compraria uma steel legend. Eu iria numa TUF B450 PLUS GAMING (modelo atx), que conta com dois dissipadores de calor no VRM e possui temperaturas mais baixas que a steel legend e o preço é bem similar, com 50 reais de diferença que ao meu ver, serão mais bem gastos. Mas se puder investir um pouco mais, vá em uma X570, pensando em upgrades futuros, embora a B450 que te indiquei atenda a isso também, com a exceção de um upgrade para o 3900X. Essa b450 aguenta um 3700X até em OC, embora ache desnecessário fazer isso no 3700X por tudo o que já li.

Dependendo de quanto sobrar no teu orçamento, e acredito que nesse orçamento de 5k vá sobrar bastante, já que você não irá gastar com gabinete, SSD e HD, talvez seja interessante investir um pouco mais na placa de vídeo. Se possível, compre um cooler também também, embora o cooler box da AMD te atenda em stock, refrigeração nunca é um investimento ruim. Os coolers que indico são os MA610P e MA410P, ambos da Cooler Master.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Show! Valeu! A ideia é 5k para processador, placa mae, memorias e placa de vídeo mesmo. Vou dar uma olhada nas outras opções que você citou.
 
Gente, uma placa mãe e gabinete para esse setup NA KABUM, o dinheiro ta apertado mas quero CxB:

R5 1600AF
RX580 8GB
MEMORIA CRUCIAL 3000MHZ 8GB
Fonte Corsair 450W 80 Plus White VS450
SSD CRUCIAL 240GB
Nem pense em usar somente 1 pente de RAM... Mas seguem as recomendações.

Placa Mãe:


Gabinete:

 
Show! Valeu! A ideia é 5k para processador, placa mae, memorias e placa de vídeo mesmo. Vou dar uma olhada nas outras opções que você citou.
Com essa bala na agulha dá até pra ir de 2070 super irmão ou RX 5700 XT, caso prefira AMD.
 
Resolvi dar um upgrade no meu velhinho i3 6100 que estava gargalando minha RX 580...aproveitei uma promoção no começo da semana e peguei na Kabum(seguindo recomendações que vi aqui no fórum):

Ryzen 5 1600 AF 512,90
Gigabyte Gaming B450M 515,90
2x8GB Ballistix 3000 CL15 399,80

Agora é torcer para chegar e dar tudo certo....a meta é deixar a CPU a 4GHz e as memórias a 3200MHz CL14.

Futuramente quando tiver uma grana melhor pego um 3700x ou talvez um futuro 4700x se o dólar deixar.
 
Resolvi dar um upgrade no meu velhinho i3 6100 que estava gargalando minha RX 580...aproveitei uma promoção no começo da semana e peguei na Kabum(seguindo recomendações que vi aqui no fórum):

Ryzen 5 1600 AF 512,90
Gigabyte Gaming B450M 515,90
2x8GB Ballistix 3000 CL15 399,80

Agora é torcer para chegar e dar tudo certo....a meta é deixar a CPU a 4GHz e as memórias a 3200MHz CL14.

Futuramente quando tiver uma grana melhor pego um 3700x ou talvez um futuro 4700x se o dólar deixar.
Perfeito, no meu ponto de vista conseguiu o melhor possível por bons preços.
 
Resolvi dar um upgrade no meu velhinho i3 6100 que estava gargalando minha RX 580...aproveitei uma promoção no começo da semana e peguei na Kabum(seguindo recomendações que vi aqui no fórum):

Ryzen 5 1600 AF 512,90
Gigabyte Gaming B450M 515,90
2x8GB Ballistix 3000 CL15 399,80

Agora é torcer para chegar e dar tudo certo....a meta é deixar a CPU a 4GHz e as memórias a 3200MHz CL14.

Futuramente quando tiver uma grana melhor pego um 3700x ou talvez um futuro 4700x se o dólar deixar.

Pra fazer up, melhor trocar a placa mãe também. Onde você viu a indicação dessa mesma placa mãe aqui no fórum?
 
Acabei de comprar as peças do meu up.

Ryzen 3600 - R$976
Mobo: GIgabyte b450 Aorus M - R$599
RAM: 2x 8gb Crucial Ballistix Sport LT 3000mhz CL15. R$199 x2;

Total: R$1973. Com o frete, o valor fecha em aprox. 2k. Todas as pelas foram compradas no boleto.

Eu entendo que, em algum momento no passado, os preços estavam um pouco melhores... mas, com o dólar subindo do jeito que está, preferi garantir os produtos com estes preços mesmo. Não pretendo fazer over nem nada fora do comum.

Edit: Tenho um amigo com um ryzen 2700x se eu precisar atualizar a BIOS para suportar os Ryzen 3000.
 
Última edição:
Pra fazer up, melhor trocar a placa mãe também. Onde você viu a indicação dessa mesma placa mãe aqui no fórum?

Foram muitas indicações do usuário @Open Game & Dev (que tem bastante conhecimento na área) onde ele rodou até um 3800x em over estável nessa placa com as memórias em 3733 MHz 1:1:

Steel Legend = VRM 4+2 com Fets podres Sinopower de segunda linha e dissipador ridiculo e preso com pininhos plasticos
Giga B450M Gaming = VRM 4+3 com Fets OnSemi americanos e dissipador monstro parafusado.

Testei ambas a Giga ficou 20C mais fria no VRM com o 3800X em over, nao passando de 68C enquanto a Legend chegou a 88C.

Giga conseguiu manter o all core em 4.45Ghz em testes pesados enquanto a legend nao conseguiu nem 4275Mhz sem desligar durante os testes.

Fora que a Giga por ser dual -slot é uma das melhores em over de memória e está com uma bios impecável onde tudo funciona perfeitamente, divisores de CPU e IF, cool n quiet, boost, offset, etc...





E tem um tópico específico onde ele usa amplamente essa placa:


A meu ver por 515 reais não consigo pegar nada melhor.
 
Acabei de comprar as peças do meu up.

Ryzen 3600 - R$976
Mobo: GIgabyte b450 Aorus M - R$599
RAM: 2x 8gb Crucial Ballistix Sport LT 3000mhz CL15. R$199 x2;

Total: R$1973. Com o frete, o valor fecha em aprox. 2k. Todas as pelas foram compradas no boleto.

Eu entendo que, em algum momento no passado, os preços estavam um pouco melhores... mas, com o dólar subindo do jeito que está, preferi garantir os produtos com estes preços mesmo. Não pretendo fazer over nem nada fora do comum.

Edit: Tenho um amigo com um ryzen 2700x se eu precisar atualizar a BIOS para suportar os Ryzen 3000.
Ano passado você só conseguiria uma placa mãe um pouco mais barata, pois esse 3600, o menor que vi foi um pouco mais que 950 e as ballistx 189.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Foram muitas indicações do usuário @Open Game & Dev (que tem bastante conhecimento na área) onde ele rodou até um 3800x em over estável nessa placa com as memórias em 3733 MHz 1:1:







E tem um tópico específico onde ele usa amplamente essa placa:


A meu ver por 515 reais não consigo pegar nada melhor.
Já ia invocar o @ kkkkk, ele fez uns testes bem interessantes com essa Gigabyte e abriu os olhos para aquela tabela, que no geral não leva em conta testes práticos nem a qualidade dos componentes do VRM, apenas número de fases e se há dissipador, sendo ele pequeno e ineficiente ou robusto.
 
Pessoal, qual a placa de video perfil baixo ( sim, para essas maquinas empresariais finas ) mais potente do mercado nacional?
 
Foram muitas indicações do usuário @Open Game & Dev (que tem bastante conhecimento na área) onde ele rodou até um 3800x em over estável nessa placa com as memórias em 3733 MHz 1:1:







E tem um tópico específico onde ele usa amplamente essa placa:


A meu ver por 515 reais não consigo pegar nada melhor.

Estranho, não vi um único review positivo sobre o VRM dessa placa, seja no BR ou na gringa de alguma fonte confiável. Pelo contrário, foi é muito esculachada e citada como "grande decepção", mas se você acredita na palavra dele, então tudo bem, quem sou eu pra julgar. Espero de verdade que todos os reviews que eu vi sobre essa aorus b450-m estejam errados.
 
Estranho, não vi um único review positivo sobre o VRM dessa placa, seja no BR ou na gringa de alguma fonte confiável. Pelo contrário, foi é muito esculachada e citada como "grande decepção", mas se você acredita na palavra dele, então tudo bem, quem sou eu pra julgar. Espero de verdade que todos os reviews que eu vi sobre essa aorus b450-m estejam errados.
Não é a Aorus B450M, é Gigabyte B450M Gaming, pelo menos a que o user citado testou e recomendou, pelo preço, ser dois slots de ram (menor latência na ram) e ter bom dissipador com parafusos.
 
pessoal, sempre observo o gerenciador de tarefas pra descobrir as fraquezas do PC e fazer upgrades. Mas e quando nada está sendo muito utilizado, como CPU em 10% disco em 1% memória em 20% GPU 0% e mesmo assim o sistema está lento sem motivo algum. Corrigir como o problema?
Gigabyte B450M Gaming

Eu errei na hora de falar, mas a carapuça serve pras duas nesse caso. Nunca vi um review bom sobre o VRM de nenhuma das duas, só desgraça. Os defensores justificavam que o VRM não era tudo, mas a verdade é que conta muito. Eu inclusive li, mais de uma vez, que as duas eram placas A320 travestidas de B450.
 
Última edição:
Eu errei na hora de falar, mas a carapuça serve pras duas nesse caso. Nunca vi um review bom sobre o VRM de nenhuma das duas, só desgraça. Os defensores justificavam que o VRM não era tudo, mas a verdade é que conta muito. Eu inclusive li, mais de uma vez, que as duas eram placas A320 travestidas de B450.
Poderia compartilhar algum desse review sobre esse modelo em específico? Pois agora eu quero dar uma olhada em outro ponto de vista.
 
Poderia compartilhar algum desse review sobre esse modelo em específico? Pois agora eu quero dar uma olhada em outro ponto de vista.

Então, antes de eu montar meu setup atual, eu passei muito tempo procurando sobre placa mãe e dei 600 reais nessa ASUS virando o olhinho, e ao mesmo tempo que eu não queria dar mais de 1k em uma x570, eu não queria pagar tão barato e me foder depois. As mais baratas eram as da gigabyte e então procurei pelos reviews desses modelos mais baratos dela que eu encontrava a venda, pois a Gigabyte tem nome e eu achava que talvez estivesse pagando por algo barato e de qualidade, mas vendo os reviews cheguei a conclusão que não. Os principais motivo de eu ter pego essa que eu peguei, foi por ela conseguir aguentar o 2700X em OC, mesmo que dando thermal throttling, em comparação com outras (como a steel legend) que simplesmente desligavam, e porque ela manteve uma das temperaturas mais baixas para o 2700X em stock comparada com outras B450. Ela também se encontrava no mesmo preço de outras B450, então nem tive dúvida. Outras B450 como a Tomahawk estavam fora do bom senso na questão do preço, e seria perfeito se a BIOSTAR não tivesse uma BIOS tão merda, o que na real, chega a ser piada, pois contradiz o nome da própria marca :facepalm:. Da ASUS, se não me engano, essa foi a única B450 que me agradou, de resto, foi tudo uma decepção, assim como as outras marcas.

Infelizmente já tem um tempo que li os reviews em questão e nem mesmo nesse computador em que vós falo foi, então nem mesmo consigo puxar pelo histórico. Fiz uma pesquisa rápida aqui para ver se encontrava, mas não consegui achar os reviews, mas me lembro de que um deles era em inglês. Assim que eu tiver um pouco mais de tempo livre, posso procurar com mais calma esses reviews, mas não garanto que vou achar, pois já tem um tempinho que li.
 
Então, antes de eu montar meu setup atual, eu passei muito tempo procurando sobre placa mãe e dei 600 reais nessa ASUS virando o olhinho, e ao mesmo tempo que eu não queria dar mais de 1k em uma x570, eu não queria pagar tão barato e me foder depois. As mais baratas eram as da gigabyte e então procurei pelos reviews desses modelos mais baratos dela que eu encontrava a venda, pois a Gigabyte tem nome e eu achava que talvez estivesse pagando por algo barato e de qualidade, mas vendo os reviews cheguei a conclusão que não. Os principais motivo de eu ter pego essa que eu peguei, foi por ela conseguir aguentar o 2700X em OC, mesmo que dando thermal throttling, em comparação com outras (como a steel legend) que simplesmente desligavam, e porque ela manteve uma das temperaturas mais baixas para o 2700X em stock comparada com outras B450. Ela também se encontrava no mesmo preço de outras B450, então nem tive dúvida. Outras B450 como a Tomahawk estavam fora do bom senso na questão do preço, e seria perfeito se a BIOSTAR não tivesse uma BIOS tão merda, o que na real, chega a ser piada, pois contradiz o nome da própria marca :facepalm:. Da ASUS, se não me engano, essa foi a única B450 que me agradou, de resto, foi tudo uma decepção, assim como as outras marcas.

Infelizmente já tem um tempo que li os reviews em questão e nem mesmo nesse computador em que vós falo foi, então nem mesmo consigo puxar pelo histórico. Fiz uma pesquisa rápida aqui para ver se encontrava, mas não consegui achar os reviews, mas me lembro de que um deles era em inglês. Assim que eu tiver um pouco mais de tempo livre, posso procurar com mais calma esses reviews, mas não garanto que vou achar, pois já tem um tempinho que li.
Então, acontece que essa placa é para um cpu de 3º Gen, que é bem mais tranquilo que um 2700X em OC, nenhum 3800X vai demandar tanto do VRM quanto um 2700X, e pelo preço que ela está, 520 acho, não há porquê pagar mais caro em outra opção, a não ser que precise de algum recurso extra.
A minha mobo mesmo, fui precoce na escolha, pelo menos paguei 700 reais nela, mas se pudesse trocar teria pego a crosshair vi que apareceu na Terabyte por 1039, umas 2 semanas depois de eu ter comprado. Fazer o que.
 
Não é a Aorus B450M, é Gigabyte B450M Gaming, pelo menos a que o user citado testou e recomendou, pelo preço, ser dois slots de ram (menor latência na ram) e ter bom dissipador com parafusos.
Ambas sao otimas placas pelo o que custam e das poucas B450 que boto minha mao no fogo para levar um 3800X em trabalhos intensos, mas eu prefiro a Gaming mesmo, o dual slot proporciona melhor over de memória e o dissipador dela é bem mais eficiente, maior e com mais área de troca.
 
Boletei um Ryzen 3600 por 1058 reais. Será que fiz um mal negócio ou dado a situação econômica atual no pais, não tinha pra onde correr?

Aproveitando o tópico, estou com pouco de dúvida na compra da minha placa mãe que vou comprar daqui a uma semana, eu tinha mencionado que iria comprar essa aqui:


E minha dúvida seria nessa aqui que está relativamente mais barata:


Qual seria a melhor opção?
 
Boletei um Ryzen 3600 por 1058 reais. Será que fiz um mal negócio ou dado a situação econômica atual no pais, não tinha pra onde correr?

Aproveitando o tópico, estou com pouco de dúvida na compra da minha placa mãe que vou comprar daqui a uma semana, eu tinha mencionado que iria comprar essa aqui:


E minha dúvida seria nessa aqui que está relativamente mais barata:


Qual seria a melhor opção?
Gigabyte B450M Gaming procura que o preço é no meio das duas mas é a melhor de todas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu errei na hora de falar, mas a carapuça serve pras duas nesse caso. Nunca vi um review bom sobre o VRM de nenhuma das duas, só desgraça. Os defensores justificavam que o VRM não era tudo, mas a verdade é que conta muito. Eu inclusive li, mais de uma vez, que as duas eram placas A320 travestidas de B450.
problema é esse maioria espeta lá, ligou e não explodiu entao está de boa... Esquecem que tem gente que vai renderizar 12 horas consecutivas, esquecem que o boost all core ficará limitado e irá perder desempenho, esquecem que a durabilidade e estabilidade geral do sistema será comprometida.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo