[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
o 1600AF é de 2ªG portanto vai ter q atualizar sim, mas eu recomendaria ir no mín de Gigabyte b450m ds3h por possuir pelo - um dissipador sobre os vrm's, primordial p/ ter uma boa longevidade da mobo. Se pudesse estender um pouco esse orçamento p/ pegar uma Asus TUF b450 Gaming Plus, MSI b450 Gaming Plus, seria melhor.

Peguei uma A320 msm na loja que explode, vem informação na descrição que já está com bios atualizada para Ryzen 3000, ademais, não vai ter Overclock e orçamento está curtíssimo!

Fiquei com esse R5 1600AF msm, to fazendo milagre montando um PC todo com 1600 reais + placa de video.
 
A única diferença real que vejo entre o 3700X e o 3800X é o cooler.
Placa mãe, vá de x570 só por garantia. Uma x570 TUF Gaming ta de bom tamanho.
Placa de vídeo fica difícil eu te indicar uma, já que não será utilizada pra games, receio de te sugerir algo overkill.
Fonte: CX 600W-650W
Gabinete: Corsair 275R AIR FLOW
Cooler: MA610P, MA620P, MA410P (Dê preferência a um dos dois primeiros, o que encontrar mais barato)
MEMÓRIA: Acima de 3000 Mhz, de preferência 3200 Mhz das marcas: Crucial, Corsair, G-Skill e Adata são ótimas.

Pelo benchmark de 3700x para 3800x a diferença é pouca mesmo, mas diferença de preço tb é pouco. R$1790(box com Cooler Wraith Prism RGB) x R$1880(OEM sem box, sem cooler). Como estava pensando em investir mais no cooler por fora, a comparação ficou entre esses. O cooler do box de 3700x seria descartado. Esse Cooler Wraith Prism RGB é muito pior que o MA610P q vc indicou?
O MA610P tá R$321. Ele + o 3800x OEM vai sair R$2200.
Tem tb:
- kit 3800x + DeepCool Gammaxx 400 por R$1970
- box 3800x + Cooler Wraith Prism RG por R$2087
Lembrando q o PC vai ficar processando de madrugada sem ar condicionado no RJ.

Essa placa-mae x570 tuf gaming ta R$1050. Não tem nada mais barato q compense?

Fonte:
- Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX750 por R$408
- Fonte Cooler Master MWE 650W, 80 Plus White, PFC Ativo por R$310
- Fonte Cooler Master MWE 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo por R$370
- Fonte Thermaltake Smart BX1 650W 80 Plus Bronze PFC Ativo por R$390

O Gabinete 275R que achei não tem a especificação "Air flow". É esse mesmo?
Tem com lateral em acrilico ou em vidro temperado. Diferença só estética mesmo?

Memoria:
- Memória DDR4 G.Skill Trident Z RGB 16GB (2x8GB) 3600MHz por R$730
- Memória DDR4 G.Skill Trident Z 16GB (2X8GB) 3200MHz por R$582
O ganho de 3200MHz para 3600MHZ é consideravel?

Ficou faltando a placa de video. Quem tiver indicações, fala. Ou dicas para baixar o preço sem perder muito desempenho pq tá ficando muito salgado.

Muito Obrigado.
 
Pelo benchmark de 3700x para 3800x a diferença é pouca mesmo, mas diferença de preço tb é pouco. R$1790(box com Cooler Wraith Prism RGB) x R$1880(OEM sem box, sem cooler). Como estava pensando em investir mais no cooler por fora, a comparação ficou entre esses. O cooler do box de 3700x seria descartado. Esse Cooler Wraith Prism RGB é muito pior que o MA610P q vc indicou?
O MA610P tá R$321. Ele + o 3800x OEM vai sair R$2200.
Tem tb:
- kit 3800x + DeepCool Gammaxx 400 por R$1970
- box 3800x + Cooler Wraith Prism RG por R$2087
Lembrando q o PC vai ficar processando de madrugada sem ar condicionado no RJ.
Esse lance de OEM, não me agrada. O 3800X pelas lojas de varejo online está mais de 2k, enquanto o 3700X 1770. Lá na Avenida Rio Branco, 156, ta 1750 R$.
O cooler que te indiquei é bem melhor que o cooler box sim. Pode ir no MA620P também, as vezes está até mais barato.


Fonte:
- Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX750 por R$408
- Fonte Cooler Master MWE 650W, 80 Plus White, PFC Ativo por R$310
- Fonte Cooler Master MWE 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo por R$370
- Fonte Thermaltake Smart BX1 650W 80 Plus Bronze PFC Ativo por R$390
Acho que essa aqui já está de bom tamanho:

O Gabinete 275R que achei não tem a especificação "Air flow". É esse mesmo?
Não, tem que ser Air Flow. Esse aqui:

Em outras lojas tem dele branco também, caso prefira. E não, a diferença nem é só estética, pois acho essa torre feia para uma desgraça, mas ela é eficaz. O tipo de material de confecção de gabinetes e a espessura de sua chapa interferem positivamente ou negativamente na dissipação da energia térmica gerada dentro do PC. No caso do vidro, ele não só é mais estético do que o que muitos chamam de acrílico, mas que na verdade não são todos os gabinetes que o tem. Os gabinetes genéricos utilizam o Poliestireno, ou seja não é acrílico.
Consequentemente o vidro absorve e dissipa melhor o calor interno do PC. Então, não é só mais bonito.

Memoria:
- Memória DDR4 G.Skill Trident Z RGB 16GB (2x8GB) 3600MHz por R$730
- Memória DDR4 G.Skill Trident Z 16GB (2X8GB) 3200MHz por R$582
O ganho de 3200MHz para 3600MHZ é consideravel?
Não sei te dizer se é considerável o suficiente que justifique pagar esse preço. Procure das marcas Corsair, Adata e Crucial também, vê quais tem os melhores preços por frequência.
 
@WindMaster
Agora pensei em pegar esse kit:
Kit Processador AMD Ryzen 9 3900x 3.8ghz (4.6ghz Turbo), 12-core 24-thread, + Water Cooler DeepCool Gammaxx L120T

Ganho bastante em processamento com o 3900x por R$600 a mais que o 3800x OEM+MA610P .
Esse Water Cooler desse kit é do nivel do q vc indicou? Vai aguentar a bronca trabalhando pesado sem ar condicionado?(de inicio não penso em overclock)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@WindMaster A questão é que não tenho mais tempo nem prática de ficar comprando peça em lojas separadas e montando. Já fiz isso anos atrás, hoje quero a praticidade de uma loja só resolver tudo e mandar tudo pronto.
Escolhi uma loja e to vendo tudo nela.
 
Última edição:
@WindMaster
Agora pensei em pegar esse kit:
Kit Processador AMD Ryzen 9 3900x 3.8ghz (4.6ghz Turbo), 12-core 24-thread, + Water Cooler DeepCool Gammaxx L120T

Ganho bastante em processamento com o 3900x por R$600 a mais que o 3800x OEM+MA610P .
Esse Water Cooler desse kit é do nivel do q vc indicou? Vai aguentar a bronca trabalhando pesado sem ar condicionado?(de inicio não penso em overclock)
De fato, esse processador é bem superior. Quanto ao WC, não sei te responder. Estou por fora de WC, mas acredito que os coolers que te indiquei cumprirão seu propósito. WC precisam de mais manutenção do que um Air Cooler. Já que você está com bala na agulha, então recomendaria que pegasse esse aqui: Noctua NH-D15, acho que é um dos melhores air coolers que o mercado tem a oferecer.
 
Fiz recentemente um upgrade no meu computador (assinatura) aproveitando somente a fonte que é uma CX 500 da corsair e a placa de video uma GTX 1050 Ti zotac, estou pensando em fazer o upgrade da placa de video agora pra uma até 1000 reais, achei a 1660 da galax, iria investir o dinheiro da venda do meu pc antigo e placa de video atual, porém como não sei quando vou vender meu kit e com o aumento das peças por N fatores vou precisar gastar um dinheiro que tenho guardado, acham esse 1660 da galax por 950 a melhor opção nessa faixa ou vale muito mais a pena pegar uma 1660 super da ASUS TUF 3 que está 1180, ou é melhor eu ficar com a minha 1050 Ti até o final do ano?, a fonte vai atender ao meu kit todo ou vou precisar fazer upgrade dela também?
 
Preciso montar mais um computador para uso com alto processamento com números/criação e análise de banco de dados. Não será usado para jogo, mas precisarei conectar facilmente até 3 monitores.
Vou comprar pela Terabyteshop para ser montado por eles.
Decidi pelo Ryzen 7 3800x pela sua alta pontuação em Workstation no userbenchmark
2759c5b83d814632fc50fe72fa012a81.png

Para meu uso tb achei muito interessante pegar um bom ssd m.2. Estou entre o Black da WD e o Corsair MP600.
Só nesses 2 itens já dá mais de R$3000

Gostaria de indicações para o resto.
- Placa-mãe
- memoria
- placa de vídeo(não será usado para jogos, tenho 2 monitores com entradas dvi/hdmi, pensando em comprar o terceiro)
- fonte, gabinete e cooler.
Em bons preços e que não prejudique em nada meu uso.

Moro no RJ e as vezes posso deixar o PC rodando de madrugada sem ar condicionado. Um gabinete com boa refrigeração é importante. E vale a pena investir em um water cooler? Qual?

Muito Obrigado!
Alguém pode dar ideias de placas de vídeo para a minha situação? PC para trabalho(não será usado para jogo), utilizando até 3 monitores, onde já tenho 2 deles que tem entradas DVI/HDMI.

Que tenha na Terabyte.
 
Estranho, não vi um único review positivo sobre o VRM dessa placa, seja no BR ou na gringa de alguma fonte confiável. Pelo contrário, foi é muito esculachada e citada como "grande decepção", mas se você acredita na palavra dele, então tudo bem, quem sou eu pra julgar. Espero de verdade que todos os reviews que eu vi sobre essa aorus b450-m estejam errados.

Então amigo, para te falar a verdade não achei muita coisa sobre ela(B45M Gaming)....sobre a GA-B45M-DS3 e AORUS ainda se acha alguma coisa...mas a Gaming quase não se vê nada sobre ela...estou indo com base nos testes de nosso amigo, o qual acredito que não tenha motivos para indicá-la se ela não fosse uma boa mobo...inclusive fez muitos testes com ela e segundo ele os VRMs dela se mantém VRM em boas temperaturas mesmo sob carga do 3800X.

Olha algumas citações dele sobre ela:

Steel Legend = VRM 4+2 com Fets podres Sinopower de segunda linha e dissipador ridiculo e preso com pininhos plasticos
Giga B450M Gaming = VRM 4+3 com Fets OnSemi americanos e dissipador monstro parafusado.

Testei ambas a Giga ficou 20C mais fria no VRM com o 3800X em over, nao passando de 68C enquanto a Legend chegou a 88C.

Giga conseguiu manter o all core em 4.45Ghz em testes pesados enquanto a legend nao conseguiu nem 4275Mhz sem desligar durante os testes.

Fora que a Giga por ser dual -slot é uma das melhores em over de memória e está com uma bios impecável onde tudo funciona perfeitamente, divisores de CPU e IF, cool n quiet, boost, offset, etc...

Preferi a B450M Gaming que todas elas pelos seguintes motivos:

- Todas possuem VRM 4+3 com os mesmos mosfets algumas com indutores duplicados apenas.
- Placas Dual Slot são melhores de over de memoria, possuem menor latencia e são mais estáveis, o sistema é dual channel, existe pente de 64GB já, não precisa 4 slots. Até pq se popular os 4 dificilmente vai pegar mais de 3200 estável.
- O dissipador do VRM dela é de longe o maior, mais pesado e eficiente de todas elas e o unico que vem parafusado e não com pinos plásticos
- Todos os mosfets do CPU estão embaixo do dissipador monstro, ao contrário da Aorus M que deixa uma fase duplicada de fora do dissipador.
- Retenção metálica no PCIe que suporta placas mais pesadas sem entortar nem danificar ( como uma 5700XT Nitro+ ou Red Devil)
- Nao possui o maldido Dual Bios que só me trouxe dor de cabeça.

Estou saindo de um i3 6100 para esse 1600 AF e provavelmente vou pensar num futuro upgrade quando cpus 8/16 se tornarem padrão pra jogar nessa nova geração de consoles que vem por aí....aí algo inteligente a se fazer seria esperar até o final do ano que vem quando os Ryzen 5000 forem lançados e pegar um 3700x ou 4700x por volta dos 1000 mil reais...kkk...mais ou menos o que acontece hoje com o 2700 depois da chegada dos 3700x...pode ser que a AMD lance um 4600 com 8/16 dependendo da décima geração da Intel...embora acredito que isso possa e deva acontecer na série 5000(R5 5600) já com um novo socket AM5.

Já ia invocar o @ kkkkk, ele fez uns testes bem interessantes com essa Gigabyte e abriu os olhos para aquela tabela, que no geral não leva em conta testes práticos nem a qualidade dos componentes do VRM, apenas número de fases e se há dissipador, sendo ele pequeno e ineficiente ou robusto.

Sim, aquela tabela lá tá meio estranha...se for nela só vai ter de pegar placa TOP....fora de questão gastar 1000 conto em mobo....jã acho caro gastar 500 reais numa mobo....sempre fui de placa mãe simples(inclusive mobos de entrada mesmo) como G31M e G41M nos Core 2 Duo, H61M Pentium G2020, H110M com i3, M810 na época dos Duron...unica placa TOP que tive foi uma A7N8X-E Deluxe da Asus para meu Athlon XP lá pelos idos de 2003-2004....bons tempos que nãó precisavamos esquenta cabeça com mobos caras....kkkk etc mas entendo que com essa toada de muitos núcleos e threads é preciso de algo mais robusto mesmo...mas acredito que essa placa dê conta de um 3700x(ou futuramente 4700x) em stock...só que essas CPUs penso em pegar quando tiverem em promoção a lá Ryzen 2700 hoje(1000 reais) quando a série 5000 for lançada.
 
Fiz recentemente um upgrade no meu computador (assinatura) aproveitando somente a fonte que é uma CX 500 da corsair e a placa de video uma GTX 1050 Ti zotac, estou pensando em fazer o upgrade da placa de video agora pra uma até 1000 reais, achei a 1660 da galax, iria investir o dinheiro da venda do meu pc antigo e placa de video atual, porém como não sei quando vou vender meu kit e com o aumento das peças por N fatores vou precisar gastar um dinheiro que tenho guardado, acham esse 1660 da galax por 950 a melhor opção nessa faixa ou vale muito mais a pena pegar uma 1660 super da ASUS TUF 3 que está 1180, ou é melhor eu ficar com a minha 1050 Ti até o final do ano?, a fonte vai atender ao meu kit todo ou vou precisar fazer upgrade dela também?
Penso q vale a pena sim fazer um esforço e tentar ir de 1660S, vira e mexe aparece alguns modelos nessa faixa de preço, compensa e mto. Tem o desempenho qse idêntico de uma 1660ti, ainda teria um pouco + de longevidade nos 1080p 60 fps antes da vga pedir "arrego" comparada à 1660 "normal", e sim essa fonte daria conta tranquilo de empurrá-la.

Alguém pode dar ideias de placas de vídeo para a minha situação? PC para trabalho(não será usado para jogo), utilizando até 3 monitores, onde já tenho 2 deles que tem entradas DVI/HDMI.

Que tenha na Terabyte.
Deduzo q seja uso bem básico msm. Creio q uma gt 710 já seja suficiente p/ seu uso. A placa de vídeo + em conta e por morar no RJ, optaria pelo Kabum, seria esta:
 
3800X é binadao, só de espetar ja funciona redondo com o PBO e achei o consumo e temperaturas muito boas em relação ao resto dos Zen2, nao sei se todos sao assim ou se dei muita sorte, mas no geral acho que vale a diferença sim nesse caso.
 
Então amigo, para te falar a verdade não achei muita coisa sobre ela(B45M Gaming)....sobre a GA-B45M-DS3 e AORUS ainda se acha alguma coisa...mas a Gaming quase não se vê nada sobre ela...estou indo com base nos testes de nosso amigo, o qual acredito que não tenha motivos para indicá-la se ela não fosse uma boa mobo...inclusive fez muitos testes com ela e segundo ele os VRMs dela se mantém VRM em boas temperaturas mesmo sob carga do 3800X.

Olha algumas citações dele sobre ela:



Estou saindo de um i3 6100 para esse 1600 AF e provavelmente vou pensar num futuro upgrade quando cpus 8/16 se tornarem padrão pra jogar nessa nova geração de consoles que vem por aí....aí algo inteligente a se fazer seria esperar até o final do ano que vem quando os Ryzen 5000 forem lançados e pegar um 3700x ou 4700x por volta dos 1000 mil reais...kkk...mais ou menos o que acontece hoje com o 2700 depois da chegada dos 3700x...pode ser que a AMD lance um 4600 com 8/16 dependendo da décima geração da Intel...embora acredito que isso possa e deva acontecer na série 5000(R5 5600) já com um novo socket AM5.



Sim, aquela tabela lá tá meio estranha...se for nela só vai ter de pegar placa TOP....fora de questão gastar 1000 conto em mobo....jã acho caro gastar 500 reais numa mobo....sempre fui de placa mãe simples(inclusive mobos de entrada mesmo) como G31M e G41M nos Core 2 Duo, H61M Pentium G2020, H110M com i3, M810 na época dos Duron...unica placa TOP que tive foi uma A7N8X-E Deluxe da Asus para meu Athlon XP lá pelos idos de 2003-2004....bons tempos que nãó precisavamos esquenta cabeça com mobos caras....kkkk etc mas entendo que com essa toada de muitos núcleos e threads é preciso de algo mais robusto mesmo...mas acredito que essa placa dê conta de um 3700x(ou futuramente 4700x) em stock...só que essas CPUs penso em pegar quando tiverem em promoção a lá Ryzen 2700 hoje(1000 reais) quando a série 5000 for lançada.
O que incomoda é o seguinte. Segundo o Peperaio Hardware, o 2700X em OC simula o grau de exigência do 3900X em stock. Realmente, a Steel Legend não aguentou a carga, deu thermal throttling, reduzindo a a frequência para 500 Mhz de 4 em 4 segundos, no entanto, não adiantou, pois ela não aguentou os 15 minutos e deu tela azul. Então, presume-se que o mesmo ocorreria com o 3900X em stock.
Quanto ao 2700X em stock e os outros processadores, ela aguentou. O 2700X foi preocupante, mesmo em stock, pois chegou a níveis de 91ºC.
Para o que ele (o cara do fórum) falou ser verdade, o 3800X em over teria de ter quase o mesmo grau de exigência do 2700X em stock (91ºC na Steel Legend), o que convenhamos, não fez sentido. O 3800X em over também teria que ter a mesma exigência do que o 3700X em over :wat:. Pois o 3700X em over, elevou as temperaturas a mais de 88ºC. Então, fica muito complicado. Gostaria de ler um artigo sobre ou até mesmo um vídeo com câmera térmica e os outros dados do CPU-Z, pois pra mim, fica difícil dar credibilidade a resultados como esse, pois é o mesmo que dizer que dois processadores da mesma geração, que possuem uma diferença de 40 TDPS em exigência de um pro outro, exigem a mesma quantidade de Amperes da placa mãe e produzem resultados semelhantes em overclock. Se essa placa fosse tão boa assim mesmo, teria sido recomendada por todo mundo e as vendas teriam esgotado, pois ela é bem mais barata que a Steel Legend, e seria ela a queridinha do CxB, e nesse ponto, já teria sido feito um review do Peperaio sobre ela, pois o barulho que ela faria na comunidade seria grande. Só que não, não faz barulho, possui um ou outro review ali e nenhum falando bem. Bom, é isso...

OBS: Desconheço que essa placa tenha dissipador de calor parafusado sobre os VRMS, e sobre as fotos que pesquisei aqui agora, não conta nem com dissipador de calor sobre os mesmos:
 
Última edição:
Olá, pessoal!

Estava considerando comprar um novo pc do zero. Minha prioridade seria um sistema que conseguisse rodar os jogos atuais em 2K@60.
Após um trabalho de pesquisa, cheguei na seguinte configuração:

- Placa Mãe Asus TUF Gaming X570-Plus Chipset X570
- Processador AMD Ryzen 3800x
- Placa de vídeo Powercolor Radeon 5700 XT 8GB RED DEVIL
- Memória DDR4 Kingston HyperX Fury RGB, 16GB (2x8) 3200MHz
- HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 256MB
- Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX750

Parece razoável? Qual seria um bom gabinete para essa configuração (melhor custo benefício, não me importo com a questão estética)?
 
Olá, pessoal!

Estava considerando comprar um novo pc do zero. Minha prioridade seria um sistema que conseguisse rodar os jogos atuais em 2K@60.
Após um trabalho de pesquisa, cheguei na seguinte configuração:

- Placa Mãe Asus TUF Gaming X570-Plus Chipset X570
- Processador AMD Ryzen 3800x
- Placa de vídeo Powercolor Radeon 5700 XT 8GB RED DEVIL
- Memória DDR4 Kingston HyperX Fury RGB, 16GB (2x8) 3200MHz
- HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 256MB
- Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX750

Parece razoável? Qual seria um bom gabinete para essa configuração (melhor custo benefício, não me importo com a questão estética)?
Essa mobo compensa somente se vc estiver pensando em fazer um upgrade de cpu + forte futuramente (por. ex r9 4900x/4950x), do contrário, penso q daria pra economizar um pouco na placa mãe pegando no máx uma MSI b450 Tomahawk, já é suficiente pra empurrar um 8/16 no patamar do 3800x. Pouparia + uma grana trocando 0 3800x pelo 3600, como vc está pensando em rodar em 2k, o cpu reduz um pouco a importância nessa res., não tanto qnt no 4k, mas comparado ao 1080p diminui bastante. Memória, iria de 2x8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix Sports, sobem mto em OC e tem excelente cxb. Fonte tbm economizaria um pouco pegando quem sabe uma Corsair CX650w.
 
O que incomoda é o seguinte. Segundo o Peperaio Hardware, o 2700X em OC simula o grau de exigência do 3900X em stock. Realmente, a Steel Legend não aguentou a carga, deu thermal throttling, reduzindo a a frequência para 500 Mhz de 4 em 4 segundos, no entanto, não adiantou, pois ela não aguentou os 15 minutos e deu tela azul. Então, presume-se que o mesmo ocorreria com o 3900X em stock.
Quanto ao 2700X em stock e os outros processadores, ela aguentou. O 2700X foi preocupante, mesmo em stock, pois chegou a níveis de 91ºC.
Para o que ele falou ser verdade, o 3800X em over teria de ter quase o mesmo grau de exigência do 2700X em stock (91ºC na Steel Legend), o que convenhamos, não fez sentido. O 3800X em over também teria que ter a mesma exigência do que o 3700X em over :wat:. Pois o 3700X em over, elevou as temperaturas a mais de 88ºC. Então, fica muito complicado. Gostaria de ler um artigo sobre ou até mesmo um vídeo com câmera térmica e os outros dados do CPU-Z, pois pra mim, fica difícil dar credibilidade a resultados como esse, pois é o mesmo que dizer que dois processadores da mesma geração, que possuem uma diferença de 40 TDPS em exigência de um pro outro, exigem a mesma quantidade de Amperes da placa mãe e produzem resultados semelhantes em overclock. Se essa placa fosse tão boa assim mesmo, teria sido recomendada por todo mundo e as vendas teriam esgotado, pois ela é bem mais barata que a Steel Legend, e seria ela a queridinha do CxB, e nesse ponto, já teria sido feito um review do Peperaio sobre ela, pois o barulho que ela faria na comunidade seria grande. Só que não, não faz barulho, possui um ou outro review ali e nenhum falando bem. Bom, é isso...

OBS: Desconheço que essa placa tenha dissipador de calor parafusado sobre os VRMS, e sobre as fotos que pesquisei aqui agora, não conta nem com dissipador de calor sobre os mesmos:

Realmente, faz muito sentido o que você disse. E bem dificil achar qualquer info sobre essa placa, quem dirá coisas positivas.
 
Pessoal estou começando um novo PC do zero na plataforma am4

Comprei kit Ryzen 3 1200 299 + biostar a320m 300 no mercado livre e dia 6 terei 1600 reais para comprar as peças restantes..

Qual melhor custo benefício para memórias,gabinete,ssd,fonte,placa de vídeo teclado e mouse?

Tenho smart tv que uso como monitor
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ideia é fazer upgrade aos pouco durante o ano
 
Olá, pessoal!

Estava considerando comprar um novo pc do zero. Minha prioridade seria um sistema que conseguisse rodar os jogos atuais em 2K@60.
Após um trabalho de pesquisa, cheguei na seguinte configuração:

- Placa Mãe Asus TUF Gaming X570-Plus Chipset X570
- Processador AMD Ryzen 3800x
- Placa de vídeo Powercolor Radeon 5700 XT 8GB RED DEVIL
- Memória DDR4 Kingston HyperX Fury RGB, 16GB (2x8) 3200MHz
- HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 256MB
- Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX750

Parece razoável? Qual seria um bom gabinete para essa configuração (melhor custo benefício, não me importo com a questão estética)?
Cara, trocaria a marca da placa de vídeo por conta da garantia no Brasil. Pegue marcas como GALAX, MSI, GIGABYTE e ASUS por causa da garantia de 3 anos no Brasil, qualquer coisa fora disso: FUJA!
Para marcas de memória, evite Kingston, team group, lexar, rise mode e outras porcarias. ...Focaria apenas nas marcas da Corsair, Adata, Crucial, XPG, G-Skill e Patriot, essas são as que valem a pena.
Seagate é uma das piores marcas pra HD, as melhores são Toshiba e Western Digital.
Sua fonte é overkill, uma CX550W é o suficiente pro seu setup, mas se sentir mais seguro, pode ir numa CX600W, embora não haja real necessidade de investir em mais potência e sim em qualidade (como uma fonte gold por exemplo). Você pode conferir isso aqui:
Não irá chegar nem nos 500W, por isso 550W é o suficiente.
Você montou um bom setup, só pecou um pouco nas marcas. Sua placa mãe está ótima, vai te atender por muito tempo e não terá nenhum problema com relação a upgrades, overclock ou temperatura de VRMS em qualquer processador, seja ele qual seja. Quanto ao processador, ele também é ótimo, no entanto, quase não há diferença entre ele e o 3700X, além do preço, então dê uma pesquisada sobre isso também, pois acho a diferença de preço entre o 3700X e o 3800X injustificável (PAST THE POINT OF REASON)

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Realmente, faz muito sentido o que você disse. E bem dificil achar qualquer info sobre essa placa, quem dirá coisas positivas.
Pois é, sempre que tô em duvida em algo acabo vindo perguntar aqui também e faço minhas pesquisas por fora, mas infelizmente nem todos pensam assim. Depois que conheci o Peperaio, vi que os testes são muito bem realizados e nem tem como descredibilizar o cara, pois é como dizem: quem sabe faz ao vivo, e os dados dele batem com os dados lá de fora também. Por isso ficou difícil levar em consideração o que foi dito sobre essa Gigayte b450M Gaming, que inclusive passa longe de ser uma placa b450 intermediária, sendo ao meu ver, bem ruinzinha. Famoso barato que depois sai caro.

Abraços
 
Pessoal, gostaria de sugestões para melhoria do meu PC, não manjo muita coisa e preciso de ajuda, por favor.
Hoje tenho:

- i5-7400
- Rx 590
- 8gb DDR4
- fonte de 600w
- placa mãe H110M-H-CF
 
Pessoal, gostaria de sugestões para melhoria do meu PC, não manjo muita coisa e preciso de ajuda, por favor.
Hoje tenho:

- i5-7400
- Rx 590
- 8gb DDR4
- fonte de 600w
- placa mãe H110M-H-CF

Quer trocar tudo ou dar up nisso? Dar up fica meio complicado. Quanto você tem pra gastar? Especifique qual a fonte que você tem e a memória também por favor.
 
Quer trocar tudo ou dar up nisso? Dar up fica meio complicado. Quanto você tem pra gastar? Especifique qual a fonte que você tem e a memória também por favor.

Dar um UP seria melhor no momento. Consigo investir R$ 1.000 a 2.000...
Tenho fonta da Gamemax de 600w - 80plus bronze
Memória são dois pentes da HyperX de 4 gb cada

Acredito q seja isso, não manjo muito fera kkk mals
 
Dar um UP seria melhor no momento. Consigo investir R$ 1.000 a 2.000...
Tenho fonta da Gamemax de 600w - 80plus bronze
Memória são dois pentes da HyperX de 4 gb cada

Acredito q seja isso, não manjo muito fera kkk mals

Complicado cara, não saberia te ajudar pois essa sua fonte é uma porcaria (sem ofensas), reprovada totalmente nos testes da teclab, tomou martelada e tudo, uma verdadeira bomba isso que você tem ai.
Sua marca de memória é uma das piores também. Sempre evite Kingston, Team group, Lexar, Rise mode e outras porcarias. ...Focaria apenas nas marcas da Corsair, Adata, Crucial, XPG, G-Skill e Patriot, essas são as que valem a pena.
É o melhor que posso te ajudar, pois sinceramente, por tudo o que já pesquisei e entendi sobre o assunto, nada abaixo da terceira geração de processadores Ryzen, na AMD, vale a pena recomendar. Não lhe recomendaria um processador de segunda ou de primeira geração Ryzen, pois até então perdiam feio demais para a Intel. Hoje em dia, a AMD ainda perde, só que encosta, mas ganha no preço e por ser muito mais barato e entregar um desempenho inferior, mas ainda muito próximo, acaba ganhando a disputa. O problema, é que como não indicaria nenhum processador de segunda ou primeira geração Ryzen para você, teria que te indicar um processador Intel, mas convenhamos... não dá pra te indicar nada da Intel, nem mesmo na sétima geração, que é a sua, sem passar desse orçamento que você especificou. Até onde sei, placas mãe de processadores de sétima geração não comportam processadores de oitava geração, então seu único upgrade seria o i7 7700 que custa 1700 reais (KKKKKKKKKKKKKKKKKK), por esse preço tu pega um R7 3700X que é muito superior. Outro problema é que você teria que trocar fonte, memória, placa mãe, a porra toda... então fica difícil eu te ajudar, pois não posso em sã consciência recomendar primeira ou segunda geração Ryzen, mas a terceira, recomendaria de olhos fechados.

EDIT: Tu tava usando vídeo integrado ou tinha uma placa de vídeo?
 
o 1600AF é de 2ªG portanto vai ter q atualizar sim, mas eu recomendaria ir no mín de Gigabyte b450m ds3h por possuir pelo - um dissipador sobre os vrm's, primordial p/ ter uma boa longevidade da mobo. Se pudesse estender um pouco esse orçamento p/ pegar uma Asus TUF b450 Gaming Plus, MSI b450 Gaming Plus, seria melhor.
Bobeira, isso é disparado um dos maiores mitos que eu leio nos fóruns atualmente.
A mobo que eu uso é uma Asus B85 sem NENHUM dissipador no VRM simples de 3 fases, uso intenso de mais de 6 anos com quase 30 mil horas* (isso mesmo!) sempre com cooler box e tá aqui funcionando perfeita.
*Curiosidade: O painel/backlight de monitores top caríssimos como o Acer X34 de R$4K tem apenas "30K horas" de longevidade, e vocês estão preocupados com vida útil de mobo de R$300! (http://www.panelook.com/LM340UW2-SSA1_LG Display_34_LCM_overview_24431.html)...
Será que eu tive sorte? Então sou a pessoa mais sortuda do mundo pois em 15 anos eu nunca comprei uma mobo com dissipador no VRM ou trocentas fases e só uma morreu na minha mão que foi uma Chaintech VNF4 Soquete 939 dos idos de 2005 que ainda usava aqueles capacitores eletrolíticos vagabundos, aliás foi justamente a mobo mais top e cara que já comprei!
Na minha opinião o que melhorou e muito a longevidade das mobos atuais foi a utilização de capacitores sólidos, e isso qualquer mobo vagabunda já tem há quase uma década!

Olha aqui mobo de servidor da Supermicro sem nenhum dissipador no VRM e os que tem o dissipador é minúsculo e muito mais simples até que o dissipador de uma B350 ds3h que comprei:

Se a pessoa não vai fazer nenhum overclock e vai só usar CPUs de baixo consumo (65W TDP) não vejo nenhum problema no VRM dessas A320, aliás acho os 2 slots de memória um fator muito mais limitador...
2004....bons tempos que nãó precisavamos esquenta cabeça com mobos caras....kkkk etc mas entendo que com essa toada de muitos núcleos e threads é preciso de algo mais robusto mesmo...mas acredito que essa placa dê conta de um 3700x(ou futuramente 4700x) em stock...só que essas CPUs penso em pegar quando tiverem em promoção a lá Ryzen 2700 hoje(1000 reais) quando a série 5000 for lançada.
Mas aí que tá, você NÃO PRECISA DE NADA DISSO, a tecnologia evoluí e não regride conforme passa o tempo, aquela época a gente usava Pentium 4 Prescott 90 nm com 115W de TDP e nem sabia o que era "VRM", hoje temos cpus 7 nm 8/16 extremamente eficientes com 65 W de TDP como o 3700X mas a pessoa tem que gastar mais de R$1K em mobo pra tirar míseros 100 Mhz de oc e matar a eficiência do CPU.
O que mudou sim é que naquela época o pessoal era tudo jovem e "quebrado" e por isso só gastava o dinheiro com coisa relevante, hoje o que mais tem é entusiasta com MUITO dinheiro comprando um monte de frescura inútil que os fabricantes tentam convencer que a gente precisa...
 
Última edição:
Mas aí que tá, você NÃO PRECISA DE NADA DISSO, a tecnologia evoluí e não regride conforme passa o tempo, aquela época a gente usava Pentium 4 Prescott 90 nm com 115W de TDP e nem sabia o que era "VRM", hoje temos cpus 7 nm 8/16 extremamente eficientes com 65 W de TDP como o 3700X mas a pessoa tem que gastar mais de R$1K em mobo pra tirar míseros 100 Mhz de oc e matar a eficiência do CPU.
O que mudou sim é que naquela época o pessoal era tudo jovem e "quebrado" e por isso só gastava o dinheiro com coisa relevante, hoje o que mais tem é entusiasta com MUITO dinheiro comprando um monte de frescura inútil que os fabricantes tentam convencer que a gente precisa...
A durabilidade dos aparelhos eletrônicos hoje são menores que antes, e isso de certa forma é proposital, pra fazermos comprar de novo mesmo. Claro que a exigência desses componentes hoje são diferentes, mas ainda assim. Um clássico exemplo que eu uso como referência são as geladeiras. Quanto tempo duravam aquelas geladeiras antigas e quanto tempo duram as de hoje? Troquei de geladeira uns 15 anos atrás por uma nova e 4 anos atrás a mesma pediu arrego (depois de muita manutenção, claro) e precisei comprar outra, enquanto as antigas duravam 30-40 anos, como era a da casa da minha avó, que só foi trocada por estética, diga-se de passagem.
 
Bobeira, isso é disparado um dos maiores mitos que eu leio nos fóruns atualmente.
A mobo que eu uso é uma Asus B85 sem NENHUM dissipador no VRM simples de 3 fases, uso intenso de mais de 6 anos com quase 30 mil horas* (isso mesmo!) sempre com cooler box e tá aqui funcionando perfeita.
*Curiosidade: O painel/backlight de monitores top caríssimos como o Acer X34 de R$4K tem apenas "30K horas" de longevidade, e vocês estão preocupados com vida útil de mobo de R$300! (http://www.panelook.com/LM340UW2-SSA1_LG Display_34_LCM_overview_24431.html)...
Será que eu tive sorte? Então sou a pessoa mais sortuda do mundo pois em 15 anos eu nunca comprei uma mobo com dissipador no VRM ou trocentas fases e só uma morreu na minha mão que foi uma Chaintech VNF4 Soquete 939 dos idos de 2005 que ainda usava aqueles capacitores eletrolíticos vagabundos, aliás foi justamente a mobo mais top e cara que já comprei!
Na minha opinião o que melhorou e muito a longevidade das mobos atuais foi a utilização de capacitores sólidos, e isso qualquer mobo vagabunda já tem há quase uma década!

Olha aqui mobo de servidor da Supermicro sem nenhum dissipador no VRM e os que tem o dissipador é minúsculo e muito mais simples até que o dissipador de uma B350 ds3h que comprei:

Se a pessoa não vai fazer nenhum overclock e vai só usar CPUs de baixo consumo (65W TDP) não vejo nenhum problema no VRM dessas A320, aliás acho os 2 slots de memória um fator muito mais limitador...
C/ a diferença de uns 100 e pouco é besteira economizar em mobo q não possui sequer um dissipador, mesmo q seja um bem básico já ajuda bastante, = a sua ab350 ds3h q vc tinha mencionado, exceto qnd o orçamento for bem limitado, aí aquela Asus EX a320m por ex. (caso ressurja uma promo entre os 350 contos novamente...) seja uma boa. Mesmo q o usuário não vá fazer OC vai gerar algum calor ali, ainda q seja um cpu 6/12 q indiquei ao usuário lá. Daria até pra usar normal, o problema é qnd esse calor fica se concentrando sobre os vrm's s/ nenhum dissipador p/ distribuir melhor o calor gerado, se a curto prazo já não é mto bom, imagine isso no longo prazo. Por isso (sempre q possível), a recomendação de pegar uma mobo, nem q tenha pelo - um dissipador ainda q simples, no intuito do pessoal ter um pouco de alívio qnt a isso. Pode até ser q vc não teve B.O's esse tempo todo c/ suas placas, mas eu pelo menos prefiro ficar precavido.
 
O que incomoda é o seguinte. Segundo o Peperaio Hardware, o 2700X em OC simula o grau de exigência do 3900X em stock. Realmente, a Steel Legend não aguentou a carga, deu thermal throttling, reduzindo a a frequência para 500 Mhz de 4 em 4 segundos, no entanto, não adiantou, pois ela não aguentou os 15 minutos e deu tela azul. Então, presume-se que o mesmo ocorreria com o 3900X em stock.
Quanto ao 2700X em stock e os outros processadores, ela aguentou. O 2700X foi preocupante, mesmo em stock, pois chegou a níveis de 91ºC.
Para o que ele (o cara do fórum) falou ser verdade, o 3800X em over teria de ter quase o mesmo grau de exigência do 2700X em stock (91ºC na Steel Legend), o que convenhamos, não fez sentido. O 3800X em over também teria que ter a mesma exigência do que o 3700X em over :wat:. Pois o 3700X em over, elevou as temperaturas a mais de 88ºC. Então, fica muito complicado. Gostaria de ler um artigo sobre ou até mesmo um vídeo com câmera térmica e os outros dados do CPU-Z, pois pra mim, fica difícil dar credibilidade a resultados como esse, pois é o mesmo que dizer que dois processadores da mesma geração, que possuem uma diferença de 40 TDPS em exigência de um pro outro, exigem a mesma quantidade de Amperes da placa mãe e produzem resultados semelhantes em overclock. Se essa placa fosse tão boa assim mesmo, teria sido recomendada por todo mundo e as vendas teriam esgotado, pois ela é bem mais barata que a Steel Legend, e seria ela a queridinha do CxB, e nesse ponto, já teria sido feito um review do Peperaio sobre ela, pois o barulho que ela faria na comunidade seria grande. Só que não, não faz barulho, possui um ou outro review ali e nenhum falando bem. Bom, é isso...

OBS: Desconheço que essa placa tenha dissipador de calor parafusado sobre os VRMS, e sobre as fotos que pesquisei aqui agora, não conta nem com dissipador de calor sobre os mesmos:
Serio que nao conseguiu achar o dissipador ai amigo?

6xlgmJb.jpg



Essa placa conseguiu manter 50Mhz a mais no all core do 3800X que a Aorus M, temperatura do VRM ficou 12C abaixo da obtida nas mesmas condicoes com a Aorus M. A Aorus M em si já é quase 20C mais fria que a Legend e a Bazooka e consegue manter um all core clock quase 150Mhz mais alto... Mas nem adianta mais pq a mamata acabou, esse modelo ainda é importado, já nao esta mais facil de achar no País e deve ficar mais cara que a Aorus M com produção nacional.

Claro que vc pode sempre comparar por conta própria e tirar suas próprias conclusões quando nao acreditar em que alguem que testou todas elas e está tentando ajudar.

qpuYyPP.png


wEoxq0O.png
 
Última edição:
Complicado cara, não saberia te ajudar pois essa sua fonte é uma porcaria (sem ofensas), reprovada totalmente nos testes da teclab, tomou martelada e tudo, uma verdadeira bomba isso que você tem ai.
Sua marca de memória é uma das piores também. Sempre evite Kingston, Team group, Lexar, Rise mode e outras porcarias. ...Focaria apenas nas marcas da Corsair, Adata, Crucial, XPG, G-Skill e Patriot, essas são as que valem a pena.
É o melhor que posso te ajudar, pois sinceramente, por tudo o que já pesquisei e entendi sobre o assunto, nada abaixo da terceira geração de processadores Ryzen, na AMD, vale a pena recomendar. Não lhe recomendaria um processador de segunda ou de primeira geração Ryzen, pois até então perdiam feio demais para a Intel. Hoje em dia, a AMD ainda perde, só que encosta, mas ganha no preço e por ser muito mais barato e entregar um desempenho inferior, mas ainda muito próximo, acaba ganhando a disputa. O problema, é que como não indicaria nenhum processador de segunda ou primeira geração Ryzen para você, teria que te indicar um processador Intel, mas convenhamos... não dá pra te indicar nada da Intel, nem mesmo na sétima geração, que é a sua, sem passar desse orçamento que você especificou. Até onde sei, placas mãe de processadores de sétima geração não comportam processadores de oitava geração, então seu único upgrade seria o i7 7700 que custa 1700 reais (KKKKKKKKKKKKKKKKKK), por esse preço tu pega um R7 3700X que é muito superior. Outro problema é que você teria que trocar fonte, memória, placa mãe, a porra toda... então fica difícil eu te ajudar, pois não posso em sã consciência recomendar primeira ou segunda geração Ryzen, mas a terceira, recomendaria de olhos fechados.

EDIT: Tu tava usando vídeo integrado ou tinha uma placa de vídeo?

Po cara kkkkkk tristão....

Então, eu vi q o R7 3700x ta na mesma faixa de preço, teria uma outra opção mesmo não sendo a ideal, por exemplo um R5 que encontro por volta de R$ 850 - 950?
Tenho placa de vídeo, e atende oq eu quero por enquanto.

Em relação as mudanças, eu tinha interesse em mudar a placa mãe e processador, mas agora tem outras questões como memória e fonte :( kkkkkk
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo