• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

É muito arriscado não usar nenhuma fan no gabinete?

Weekend

Member since 2013
Registrado
Tenho um gabinete matrexx e nenhuma fan adicionada nele.
Tenho jogado bastante ultimamente com minha gtx 1060 e o i5 4 gen mas a temperatura de ambos estão ideiais, uma média de 54 e 52 ºc respectivamente, com games abertos.

mas a parte de cima do gabinete eo vidro lateral têm esquentado bastante
 
Última edição:
e o resto dos componentes? SSD, MB, bom dar uma olhada neles também.

o recomendável é que você tenha pelo menos umas 3 fans mais ou menos, uma na frente puxando o ar frio para dentro e uma atrás e na parte superior tirando o ar quente.

ideal é você sempre manter os seus componentes o mais frio possível, temperatura afeta diretamente a vida útil de cada peça.

é uma graninha que você gasta agora para economizar lá na frente.
 
e o resto dos componentes? SSD, MB, bom dar uma olhada neles também.

o recomendável é que você tenha pelo menos umas 3 fans mais ou menos, uma na frente puxando o ar frio para dentro e uma atrás e na parte superior tirando o ar quente.

ideal é você sempre manter os seus componentes o mais frio possível, temperatura afeta diretamente a vida útil de cada peça.

é uma graninha que você gasta agora para economizar lá na frente.

O HWMonitor diz que a mobo tá 112 ºC, mas não é possivel, deve ser algum bug do programa ou do sensor
e o HD 42~46 ºC

o que complica tbm é que esse gabiente, o matrexx 55, ele tem lateral e fronteira de vidro
acho que isso contribui pra esquentar mais


mas valeu pela dica, to pensando em adquirir pelo menos um fan agora da Be Quiet! pra por atrás
 
Última edição:
Mobo diz que tá 112 ºC, mas não é possivel, deve ser algum bug
e o HD 42~46 ºC

o que complica tbm é que esse gabiente, o matrexx 55, ele tem lateral e fronteira de vidro
acho que isso contribui pra esquentar mais


mas valeu pela dica, to pensando em adquirir pelo menos um fan agora da Be Quiet! pra por atrás

esses 54 graus no CPU/GPU, é em full load? se for a temperatura ambiente do seu quarto ae deve ser bem fria, porque geralmente mesmo com fans nesses gabinetes com laterais e frente de vidro já fica quente os componentes, agora sem nada então...
 
esses 54 graus no CPU/GPU, é em full load? se for a temperatura ambiente do seu quarto ae deve ser bem fria, porque geralmente mesmo com fans nesses gabinetes com laterais e frente de vidro já fica quente os componentes, agora sem nada então...
Sim, verifiquei esses valores enquanto eu rodava alguns games aqui
Na real meu quarto é meio quente até. O que fiz foi por o gabinete em cima da escrivaninha e também ele tá do lado da janela praticamente. Não sei se isso influencia diretamente na temperatura

Aqui é a temperatura em stock praticamente, só com Chrome aberto e outros app básicos:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Capturar.PNG
 
Última edição:
Sei que não ta facil para ninguem amigo, mas assim, economize uns dolar ai, e compre pelo menos um cooler, mas compre algo de qualidade, nada de foco em luz, pisca pisca de natal, foco em qualidade...
E o coloque como exaustor na traseira do seu gabinete, e veja que seu vidro lateral irá agradecer
 
Sei que não ta facil para ninguem amigo, mas assim, economize uns dolar ai, e compre pelo menos um cooler, mas compre algo de qualidade, nada de foco em luz, pisca pisca de natal, foco em qualidade...
E o coloque como exaustor na traseira do seu gabinete, e veja que seu vidro lateral irá agradecer

Haha. Perfeito
É justamente isso que to querendo fazer
Pôr, por enquanto, só um cooler básico sem RGB mesmo, mas de boa qualidade. Até porque não gosto de muita coisa brilhando
Tenho em mente corsair, cooler master, be quiet!, deepcool

Valeu
 
Última edição:
Arriscado não é dependendo do local onde ele está e a temperatura ambiente etc..., mas é bom sim ter um ou alguns fans para melhorar a circulação de ar dentro do gabinete, mas como foi dito anteriormente melhor tem UM fan de qualidade que 4 fan pisca pisca PORCARIA.
 
Arriscado não é dependendo do local onde ele está e a temperatura ambiente etc..., mas é bom sim ter um ou alguns fans para melhorar a circulação de ar dentro do gabinete, mas como foi dito anteriormente melhor tem UM fan de qualidade que 4 fan pisca pisca PORCARIA.

Tem algum razoável pra recomendar na faixa de R$ 50?
 
Eu recomendaria um Noctua NF-A12 comprei 2 há 6 anos e eles estão firmes e fortes ainda, problema e que este dólar deixou ele na casa dos 100 pra cima. na faixa de 50 tá brabo um fan de qualidade, teria de ser um meio termo da cooler master sem rgb só o fan puro, com 60 tu consegue 2 cooler master mf120l são bons e vai trocar só daqui uns 2 anos bem cuidado dura mais que isso.
 
Um sistema que não consome nem 250w como o seu em full load realmente não precisa de ventoinha se tiver um gabinete bem arejado. A única preocupação seria a vida útil dos VRMs da placa de vídeo e placa mãe, mas mesmo assim, com um i5 quadcore não deve nem estar chegando a 80c. Menos ventoinhas, menos pó.
Eu já tive um sistema semi-passivo equivalente ao seu por muitos anos, pega nada.
 
Um sistema que não consome nem 250w como o seu em full load realmente não precisa de ventoinha se tiver um gabinete bem arejado. A única preocupação seria a vida útil dos VRMs da placa de vídeo e placa mãe, mas mesmo assim, com um i5 quadcore não deve nem estar chegando a 80c. Menos ventoinhas, menos pó.
Eu já tive um sistema semi-passivo equivalente ao seu por muitos anos, pega nada.
Hmm!
Eu já estava planejando comprar um cooler básico da Be Quiet! aqui.
E meu setup é bem básico: 8GB DDR3, GTX 1060, i5, gabinete Matrexx. Consumo de energia é bem pouco, mas mesmo assim estou considerando um uso de uma fan na parte de trás só pra dar sobrevida aos componentes. A propósito, o i5 agora tá com 47 graus.
 
Hmm!
Eu já estava planejando comprar um cooler básico da Be Quiet! aqui.
E meu setup é bem básico: 8GB DDR3, GTX 1060, i5, gabinete Matrexx. Consumo de energia é bem pouco, mas mesmo assim estou considerando um uso de uma fan na parte de trás só pra dar sobrevida aos componentes. A propósito, o i5 agora tá com 47 graus.
Se for usar uma ventoinha só, melhor colocar na frente se tiver filtro de poeira, atrás vai juntar mais pó por pressão negativa. De quebra ainda refrigera o HD, (mais de 40c é um pouco alto pra um HD.)
Se quiser garantir uma arejada melhor na região do CPU e VRMs, coloque então duas ventoinhas, uma de entrada na frente, e uma de exaustão atrás. Deixe a de entrada frontal em rotação maior que a de trás para garantir pressão positivo. Seu cooler é stock da intel? Se for ele já se encarrega de refrigerar o VRM.

Se você não tiver filtro de poeira no gabinete então tanto faz a questão da pressão do gabinete.
 
Cara, a fan serve para gerar circulação de ar no gabinete, para melhorar a eficiência da refrigeração dos componentes em geral. Se os seus componentes dentro do seu gabinete não estão atingindo temperaturas fora de um nível aceitável, não tem porque se preocupar.
Existem sistemas com refrigeração passiva que não usam fans de propósito mesmo, em busca de silêncio total.
Se o que tiver lhe incomodando for o fato de o seu sistema não ter fans, desencana. Agora é bom você avaliar as temperaturas de tempos em tempos, nos dias mais quentes e com aplicações pesadas. Em alguma situação dessa havendo temperaturas altas, aí sim você pode usar fans para remediar isso.


Sobre posicionamento de fans, eventualmente se for colocar, eu segeriria usar como exaustor mais proximo do cpu, ou na traseira ou no teto. Vai ter o problema de pressão negativa e entrada maior de poeira, mas vai retirar o ar mais quente do gabinete e forçar a entrada de ar menos quente por outras brechas, o que vai ser o mais eficiente pra controlar as temperaturas, principalmente se forem fans mais basicas ou velocidades de giro menores.
 
Se for usar apenas 1 fan, o local de instalação que dá mais resultado é na traseira como exaustor, se for colocar mais fans, 2 na frente como entrada de ar, e 1 como exaustor.
 
Desculpe cair de paraquedas na conversa, mas tenho uma sugestão a fazer: Pare de usar o hwmonitor e use o HwInfo.

Faça o teste: Abra o programa no modo sensor only, tire uma screen e poste aqui pra gente. Esse HwMonitor tem fama de exibir leituras erradas dos sensores do computador.
Sim, verifiquei esses valores enquanto eu rodava alguns games aqui
Na real meu quarto é meio quente até. O que fiz foi por o gabinete em cima da escrivaninha e também ele tá do lado da janela praticamente. Não sei se isso influencia diretamente na temperatura

Aqui é a temperatura em stock praticamente, só com Chrome aberto e outros app básicos:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Capturar.PNG
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo