É possível fazer isso? Acesso remoto diretamente no boot para maquinas virtualizadas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

LucasLokinhow

know-it-all Member
Registrado
Olá pessoal, acredito que aqui seja a seção certa, estou tentando fazer algo aqui, queria saber se ao menos é possível.

Tem uns servidores aqui rodando o ubuntu 10.10 64bits, cada um deles tem instalado o virtualbox e nesses virtual box rodam maquinas Windows7Ultimate 32bits.

Todos esses Windows7 são acessados remotamente por outras maquinas na rede interna (a rede é gigabit). Atualmente elas estão sendo acessadas remotamente por maquinas com o ubuntu 10.10, usando o remmina (RDP).
A ideia é usar PCs o mais podres possiveis pra fazerem esses acessos remotos.

Queria saber se é POSSIVEL, pegar uma maquina bem fraca (AthlonXP, Sempron scktA, Celeron Netburst, só CPU desse nipe), sem HD, simplesmente dar boot pela rede, digitar um IP e acessar remotamente os Windows7 (ou algo parecido com isso). Da pra fazer isso? Eu acho que precisa pelo menos de algum SO.

Se sim, qual? Seria legal se desse pra instalar esse SO em um pen drive pequeno, a intenção é não ter nem HDs nas maquinas. É terminal burro mesmo, vai só fazer acesso remoto.

Vizualizando:

Maquina podre ----- remoto ----- Win7 \
Maquina podre ----- remoto ----- Win7 - Virtual box - Servidor Linux
Maquina podre ----- remoto ----- Win7 /

Da pra fazer por RDP? Vai ter que usar outra coisa, tipo, VNC?

abraços
 
cara, meu conhecimento em virtualizaçao é bem limitado, mas conheço algumas opçoes que pode ser o que voce procura (ou nao)
tem um sistema free que chama XenServer, ele é um servidor de maquians virtuais, se voce tem 10 estaçoes de trabalho na empresa, voce instala 10maquinas vituais dentro dele, nao sei se seria viavel pois seria necessario um servidor "monstro"(hardware) pra aguentar tudo isso
tambem nao sei dizer se essas maquinas virtuais poderiam ser acessadas direto do boot (quando instalei ele pra testar, tive que instalar um programa cliente pra buscar as maquinas virtuais no servidor)

existe o LTSP (Linux Terminal Server Project), que se nao me engano, serve pra isso (ou abre varias instancias/desktops remotos de um mesmo sistema), mas creio que ele carregaria o linux instalado e nao windows, nos clientes

tem o VMWare ESXi (versao free), que faz a mesma coisa que o XenServer

bom, essas sao as "ferramentas" que conheço e "brinquei" um pouco, mas como eu disse, nao sei se essa é realmente a resposta que voce procura.
 
Última edição:
cara, meu conhecimento em virtualizaçao é bem limitado, mas conheço algumas opçoes que pode ser o que voce procura (ou nao)
tem um sistema free que chama XenServer, ele é um servidor de maquians virtuais, se voce tem 10 estaçoes de trabalho na empresa, voce instala 10maquinas vituais dentro dele, nao sei se seria viavel pois seria necessario um servidor "monstro"(hardware) pra aguentar tudo isso
tambem nao sei dizer se essas maquinas virtuais poderiam ser acessadas direto do boot (quando instalei ele pra testar, tive que instalar um programa cliente pra buscar as maquinas virtuais no servidor)

existe o LTSP (Linux Terminal Server Project), que se nao me engano, serve pra isso (ou abre varias instancias/desktops remotos de um mesmo sistema), mas creio que ele carregaria o linux instalado e nao windows, nos clientes

tem o VMWare ESXi (versao free), que faz a mesma coisa que o XenServer

bom, essas sao as "ferramentas" que conheço e "brinquei" um pouco, mas como eu disse, nao sei se essa é realmente a resposta que voce procura.

Antes de tudo, obrigado por responder.

A parte de virtualização ja esta ok, o VirtualBox esta rodando 3 maquinas simultaneamente (claro, a não ser que isso que irei descrever seja impossivel com o VBox mas possivel com outro software)
A questão é a parte do acesso remoto no cliente mesmo.
Por exemplo, é possivel instalar um SO pela rede. Uma maquina da boot pela placa de rede e procede uma instalação apartir de outra maquina com um serviço de instalação remota. Queria saber se tem como fazer algo semelhante com um acesso remoto, a maquina da boot pela rede e inicia o acesso remoto (talvez puxando um SO que fique armazenado na RAM só pra fazer o acesso, sei lá).
 
Boa noite,daria sim pra voce usar essas maquinas mas voce teria que ter (comprar,caso precisse que tudo seja legalizado)uma solução tipo Thin Client,existem vários produtos no mercado,mas i voce acessaria o server 2008 e ou 2003 e rodaria os aplicativos lá,teria que ter as cals pra logar no server o server pode estar virtualizado,se a sua Maquina onde está o Ubuntu for parruda ,sem problemas
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo