Ei...Oldman

DekerBSB

Registered User
Registrado
pois é.....
vc é um q gosta de falar bem da Nvidia.....do suporte perfeito pra OpenGL.......essas coisas.....
não sei se vc está sabendo.....mas o Doom 3 que foi mostrado na E3 estava rodando num R300.......
.......
.......
já que o JC (e vc) sempre falaram mal do suporte pra OpenGL das placas da ATI oq vc tem a dizer???

caso vc não tenha lido nada a respeito o pessoal da ID falou q o R300 é a melhor "placa" pra rodar o Doom3.....que é 3 vezes mais rapido que qualquer coisa que tenha no mercado.....
......
......
assim como o R300, o NV30 tbm nãi vai demorar muito pra começar a vender....
muitos falaram q o NV30, assim como a Parhelia, tbm estava disponivel pro JC.
mas o R300 foi a escolha da ID....

ps-varios comentarios foram feitos falando que os drivers do R300 estão perfeito......
 
Sim, a R300 pode estar muito melhor q qualquer placa da nvidia, porém quando se fala a respeito da baixa qualidade em OpenGL, não está sendo falado da R300. Esse assunto eh baseado na 8500 e na 7500 q são placas que estão no mercado, e não de futuras placas q estão por surgir.
 
e ae neo.......
ainda esta esperando sua GF4 ou vai mudar de ideia????
 
Mas e vc ler os reports do John sobre o Doom3 ele mesmo diz que entre uma GF4 e uma 8500 a NVIDIA ganha em muito. E o porquê é a precisão dos drivers da NVIDIA. Ele mesmo diz que a qualidade do hardware da ATI é superior... mas a capacidade de controlá-lo é imprevisível.


Eu mesmo li isso... em um report dele... nada de segunda mão.

nas palavras dele... (traduzidas) "adoro o equipamento da ATI, mas quanto tenho problemas com as extensões do OpenGL na placa deles.. eu sei que a culpa é deles... quando tenho problemas nas placas da NVIDIA.. eu sei que o problema foi comigo"


O problema das ATI não é desempenho... é a precisão dos drivers.. isso significa que é muito difícil prever o desempenho e qualidade de um programa para estas placas.. pois os drivers dela não seguem a prórpia especificação do OpenGL. Muitos que tem a 8500 viram os problemas que algumas versões de drivers tinham com as texturas em iluminação múltipla... isso foi rapidamente corrijido. Entretanto.. ao contrário do que vc prega.. a liberação de drivers toda semana é um sinal de IMATURIDADE dos drivers da ATI .. que consegue achar bugs neles todo novo dia. Se os drivers fossem perfeitos.. haveria no máximo dois ou trê updates na vida da placa.


Tenho certeza que o r300 é mais rápido que um NV25... mas e os NV30 e NV35? Os chips da NVIDIA vão sair depois do R300... ainda temos que esperar para ver.


E eu ainda aposto muito no P10 e na futura versão de .13 micron dele...
 
esse cometario do JC e velho.......
estamos falando do R300....e indiretamente do NV30......que pelo que estão dizendo tbm estava disponivel para o JC.......
so q o R300 esta melhor.......
 
Não é velho.. é de semana passada.
 
"adoro o equipamento da ATI, mas quanto tenho problemas com as extensões do OpenGL na placa deles.. eu sei que a culpa é deles... quando tenho problemas nas placas da NVIDIA.. eu sei que o problema foi comigo"


po.......esse comentario é antigo......
eu nem tinha filho ainda......
:(
 
Bom......Muito bom mesmo
A reportagem está excelente...
E essa do renderizador via software de Ray-Tracing
não sabia
Alguma estimativa se os 200 processadores de FPU vão
dar conta da renderização em frames aceitáveis?
E todas as funções da placa são calculadas em FPU?
E todo driver novo da ATI, pelo menos os últimos lançados 3 semanas atrás davam bugs em outros aplicativos em troca de resolver outros problemas
O método deles é alemão.....
Matam um paciente matando outro.....
Eles deviam dar uns 2 meses antes de lançar drivers novos,realmente estáveis
Mas isso atrai muito compradores em potencial mal informados que ficam espantados com a velocidade com
que a ATI atualiza os drivers pensanso que so tem a ganhar.........Ledo engano.
 
Realmente esse comentário sobre os drivers é antigo.. mas o sobre a GF4 não é. Mas no último ele reintera que os drivers da ATI ainda estão longe da robustez da NVIDIA.


Se a ATI caprichar no R300, com um projeto limpo e sólido ela pode reverter esse status... mas ainda precisamos esperar para ver.
 
Originally posted by DekerBSB
e ae neo.......
ainda esta esperando sua GF4 ou vai mudar de ideia????
Jah tah chegando.
Mudar de idéia? Mudar pra qual? 8500? Nah! :cool:
 
esse tópico é daqueles.. muito conhecimento pra poca interpretação :D (muita coisa "detalistica")
 
Mas como funciona esse renderizador de Ray-Tracing via
software Oldman?
Você tem algum detalhe,faz idéia de como funcionara?
Uma outra coisa a considerar é que se o Parhelia sair cedo ele pode ficar alguns meses sem competição e acabar deslanchando entre os que podem gastar muito
 
ray tracing por software [e bem simples..... (eu to fazendo um no meu trabalho agora)... vc tra;a raios do ponto de vis'ao do observador atravessando cada pixel da tela... detecta se esse colidem com um objeto e deste ponto tra;a um novo raio a t[e a fonte de luz para verificar se est[a sombreado.. e se caso contrario qual [e a cor dele.
 
É Deker, vivendo e aprendendo. Parece que esse não é o lema de certas pessoas. se à ATI não lança drives reclamam, se passa a fazer dizem que tem BUG. e o que dizer da Nvidia, antigamente era praticamente toda semana, agora melhorou é toda quizena. QUEM TEM MAIS BUG? aLÉM DO MAIS FAZ TEMPO QUE A NVIDIA NÃO LANÇA NADA NOVO, O QUE MAIS PARECE É O MESMO PRODUTO SENDO DESBLOQUEADO AOS POUCOS, COM A INTENÇÃO DE ENROLAR OS BESTAS.PRA NÃO COMETER UMA INJUSTIÇA, VOU COMPRAR A R 300 E NV 30 E AINDA UMA MATROX, VOU BOTAR AQUI NA CARA E TESTAR A MELHOR FICA O RESTO VENDO COM ABATIMENTO.POR ENQUANTO ME RECUSO A FALAR DE PRODUTO MAQUIADO "GF4"

ABRAÇOS
ATÉ MAIS

Abit AT7 MAX "essa é demais"
Xp 2000+@ 2100+
Cooler Zen Radiator
Radeon 8500 Box
MAXTOR 80 GHZ 133
Pinnacle DV 500 Plus
Mp3+5.1
DDR 512 2700 333 sansung
LG 32-10-40
DVD LG 16 box
Mouse Ifeel Logitec
Teclado Microsoft internet pro
Rounded Cable p/floppy
Rounded Cable Ide Udma
Monitor Sony "21" G520
Xp Home
 
Ops...........Fiz uma pergunta muito mal formulada
O que vc disse eu sabia, o que eu quero saber é como
um software vai poder usar essa característica do P10

Uma coisa que eu não encontrei é pq os traçados dos
raios consome tanto poder de processamento

Também gostaria que vc me passase um site com bastantes detalhes técnicos de renderização via Ray-
Tracing,por favor
 
Gostaria de fazer um esclarecimento, sobre o que tenho dito sobre Nvidia e Ati , o que CARMACK disse ao escolher a ATI é a confirmação do que tenho dito sobre a Nvidia. simplesmente a Ati é superior a GF4, digo isso porque sou neurotico em relação a Video, embora não tenha o conhecimento do Oldman, uso um sistema pra avaliar que não me deixa duvida: Coloco duas maquinas identicas uma com a GF4 e outra com à ATI. uso para tanto dois monitores, um Sony G520 e outro G400. pra não ter duvidas deixo os na mesma resolução, 1.024 x 768 com 120 hz em seguida troco os monitores. A GF4 é de uma velocidade impressionante e é uma excelente placa só que se esperava muito mais. Porque qualidade grafica ATI é insuperavel
obs: o que nos interessa é o resultado no vidéo, já o Oldman como programador conseque um melhor resultado com a estabilidade dos drives da Nvidia. só que o Oldman faz parte de 5% de usuarios ou menos.

Que venha a R300,400,1000 , NV 30,40,50, MATROX, 3D LABS, nessa briga o cosumidor é o vencedor.
 
A qualidade da imagem depende muito do fabricante da placa. Como a Ati que monta as placas que fabrica, assim como a matrox, elas tem o cuidado de pegar um bom ramdac e por isso elas são famosas por ter uma imagem com melhor qualidade que a nvidia. O último review que o tom's hardware fez das GeForce ele colocou as marcas que tinham uma boa imagem e as que tinham imagem ruim. Qual GeForce4 vc testou que tava com qualidade de imagem ruim?
[]´s

Flávio
 
Fla3DMadness, não disse que a Asus v8460 tinha imagem ruim. apenas à ATI é melhor, voçê conseque ver detalhes que não conseque na GF4. acho que a NV30 ainda vai estar um passo atrás da R300. é esperar pra ver.
pretendo fazer o mesmo tipo de avaliação, " estou me referindo a games, porque em 2D a diferença é ainda maior a favor da ATI."

Abraços
Até mais


Abit AT7 MAX "essa é demais"
Xp 2000+@ 2100+
Cooler Zen Radiator
Radeon 8500 Box
MAXTOR 80 GHZ 133
Pinnacle DV 500 Plus
Mp3+5.1
DDR 512 2700 333 sansung
LG 32-10-40
DVD LG 16 box
Mouse Ifeel Logitec
Teclado Microsoft internet pro
Rounded Cable p/floppy
Rounded Cable Ide Udma
Monitor Sony "21" G520
Xp Home
 
eu não pretendo usar uma placa da nvidia nem tão cedo.....e varios sao os motivos......
o primeiro é o preço.....já que a nvidia sempre cobra o olho da cara em suas placas.....
a qualidade da imagem 3d entre a R8500 e as GF4 e GF3 eu nem vou falar pq o blade ja abordou o assunto....
mas a qualidade 2d da 8500 comanda.....eu tava com uma GF3 um dia desses......xesuiisss que diferença grotesca.......fica feio usar qualquer resolução acima de 1024x768 com a geforce......
na radeon fica limpo;.....cristalino.......
........
........
quando eu tinha uma geforce2 oq nao faltava era bug nos drivers.........varios jogos ficavam com texturas corrompidas.....anomalias....e etc........
......
......
NENHUMA PLACA esta livre de problemas.......e quem usa uma geforce...ou uma radeon..ou até uma voodoo sabe que é verdade.......
........
........
driver pra radeon8500 não falta.....quase toda semana ta saindo driver novo.......e assim como acontece com as geforce a radeon tbm tem sdua performance melhorada a cada driver novo......
........
.........
........
eu não tenho nem duvida que o NV30 vai ser um monstro.....mas atitudes como essa da nvidia de lançar mais 2 chipsets antes do NV30 mostra como essa empresa so quer saber de ganhar....e esta perdendo o respeito do consumidor fazendo isso.....
........
........
sei lá.....pela primeira vez em muito tempo eu estou com um computador que me permite jogar com tudo no maximo e nas maiores resoluções sem ficar lerdo......
e tudo isso graças a placa de video.....uma radeon8500.....
.......
.......
so tenho comentarios positivos pra fazer sobre ela..........
........
.........
.........
nao sei pq...mas estou vendo que a situação do mercado de placas 3d esta repetindo a historia da 3DFX contra a Nvidia.....
olha como a nvidia entrou no mercado.....com uma placa simples....a riva tnt......que nao chegou a ameaçar o reinado da 3dfx......(quem usou uma tnt sabe como os drivers eram bugados....ja q os jogos eram todos otimizados pra rodar nas voodoo)....
eis que vem o tnt2 e a 3dfx começa a sentir o peso da concorrencia......
.....
.....
bom..o resto da historia todo mundo conhece......
......
......
ao meu ver....a historia esta sendo a mesma......so q agora e a ATI que está chegando........ameaçando a nvidia......
......
......
na epoca que as voodoo eram pragas quase ninguem conhecia as TNT2.......nego so queria saber de glide.....
eu meio q de gaiato resolvo comprar uma...........
e até hoje tenho ela no outro pc de casa.....
.....
.....
e olha como a situação esta parecida hoje......90% dos usuarios so querem saber de geforce.......um ou outro acredita e compra uma radeon......
.....
.....
bom......vou dizer mais nada não......acho q ja deu pra ver onde eu quero chegar.....
............
.............
.............
acho lindo as coisas que o oldman fica falando........mais lindo ainda pq ele fala e só ele mesmo entende......
na minha opinião ele não passa de um fãn do openGL......e do tipo fanatico que só fica botando defeito no q não rode em openGL..............
.....
isso fica muito claro nos seus artigos........e no tanto de comentario positico que vc fez em cima do P10 é mais uma evidencia.........mesmo com varios sites internacionais comentando que ela talvez nao tenha um bom desempenho nos jogos.......
.........
.........
na minha opinião....oldman.....na hora de escrever suas respostas vc deveria lembrar que esse é um forum de jogadores.....e nao programadores..........
 
Não se esqueça que o jogo passa pela mão de um programador antes de chegar nos jogadores.... e se valorizam meu conhecimento aqui é porquê eu entendo o que acontece neste lado. .. sem o qual o seu lado nem existe.

Vc é que virou um ultra fanático pela ATI .. não eu pela NVIDIA.. tanto que aposto muito mais na 3DLabs que na NVIDIA. Mas vc não quer admitir que a ATI vai ter uma placa menos capaz do que outra empresa...parece que vc tá protegendo um filho.

Nenhuma placa tem problema?..olhe a Wildcat2.... apenas 2 releases de drivers... depois do último nenhum único bug report....

Não existe duvida nenhuma de que o P10 vai ser incrível.. simplesmente por suportar uma nova tecnologia que VAI SER O FUTURO DO 3D... mesmo o DirectX9.1 vai seguir especificações do OpenGL 2.0 e da 3DLabs. Se vc ler meu artigo eu mesmo disse que ele não vai ser muito veloz... mas isso não importa... o que eu enfatizei foi que uma placa da NVIDIA ou ATI não pode fazer 3% do que o P10 pode fazer.


Outra.. não boto defeito no que não rode em OpenGL... simplesmente não considero o que não seja em OpenGL pq DirectX para mim não existe... bem como para muitos usuários que abominam a filosofia Microsoft.


Muitas vezes eu apontei qualidades nas placas da ATI.. bem como defeitos... vc é que não adimite nenhuma qualidade na NVIDIA e nenhum defeito na ATI.


Então pesquise e me explique isso.. pq em um dos último release de drivers da 8500 a função glNormalize parou de funcionar? Só pra deixar claro como isso é estúpido... trata-se de somar os componentes de um vetor e dividir cada um por essa soma. Simples... qualquer aluno de computação de segunda fase faz isso. Isso foi piada nos últimos dias na comunidade de programadores. tanto que a ATI fez um driver novo só pra corrigir isso.. Não custava ter testado direito e não ter passado por esse vexame?

Mas sabe pq a ATI não o fez.. pq ela só quer lucro...quer jogar qualquer coisa no mercado só pra ganhar dinheiro. Isso sim faz perder o respeito.

respeito quem tem é a NVIDIA que faz driver para Linux e BeOS.. sistemas gratuítos... onde ela não lucra quase nada... mas respeita aqueles que querem usar estes sistemas. Quando eu perguntei para ATI pq não faziam drivers pra Linux eles mesmo disseram..." Won`t develop such product without perspective of profit"
 
xxeessssuuuuiiiisssss
leia novamente que vc vai ver oq eu to falando.......
vc é que fala das placas da nvidia como se elas nao tivessem problemas......
como eu ja tinha dito qualquer placa tem problema com driver.....
fanatico pela ati eu devo estar mesmo.......
mas se estou e pq a placa realmente nao me decepcionou......
.......
.......
estamos falando de placas de video "normais".....destiandas aos gamers......e nao de placas como a wildcat.....


"Mas sabe pq a ATI não o fez.. pq ela só quer lucro...quer jogar qualquer coisa no mercado só pra ganhar dinheiro. Isso sim faz perder o respeito."........
........
........
po old.......esse comentario aqui e totalmente sem sentido......pra mim sacanagem e isso q a nvidia faz com as placas dela........
fica lançando um bando de porcaria no mercado so pra ganhar dinheiro mesmo.......
......
......
por ter usado varias placas de video posso afirmar...TODAS as placas tem problemas......tanto que a primeira placa da ati que eu tive foi uma rage fury.......os driers eram tao ruins que eu jurei rpa mim mesmo que nunca mais ia ter uma placa da ati.;.....
mas eis que sai a 8500.....
deu no q deu......
........
........
e é nisso que consiste a essencia do meu post........
tentar mostrar pro pessoal que existem outras placas.....tao boas quanto as geforce.......
......
.......
quanto ao seu comentario do suporte pra linux......
lembrando que estamos falando de placas voltadas para JOGOS...
quantos jogos existem para linux????
alguem aqui tem esses jogos????
pra falar a verdade quantas pessoas aqui usam linux?????
 
Basta existir um único jogo pra linux e o respeito deve ser igual ao usuário pra windows. Aliás...o Doom 3 vai ter beta só pra Linux... Mesmo sem muitos jogos pra Linux isso não tira o mérito da NVIDIA pelo esforço de contentar a todos e o demérito da ATI de mandar os linuxers pra %$#@&(¨%$.

Ademais Driver de placa de vídeo não é só pra jogos.
Vc pode querer ter a placa pra jogar no windows...mas poder usar o mesmo PC para trabalhar no linux... mas ai sem drivers fica dificil. Tenho que comprar um outro PC pra trabalhar só pq uso uma placa da ATI... para aí... vc tem de convir que isto não está certo. Não precisa fazer drivers tão velozes como os do windows...mas drivers que funcionem direito com um mínimo de aceleração e qualidade gráfica é o mínimo que a ATI podia fazer.

Se ninguém aqui usa linux..pena de vcs. Não sabem o que estão perdendo.

Uma coisa que muitos não entendem.. placa pra programador não existe. Wildcat é placa para MODELADOR....

Eu nunca falei de placas da categoria da wildcat...sempre me refiro a placas da categoria que usuários caseiros tem.

programador escreve tanto programas de modelagem como jogos (que é o que eu faço...ambos).


Nunca disse que as placas de NVIDIA não tem defeito..só que os drivers são excepcionais (nuca achei um bug no DRIVER.. não to falando do instalador do driver no windows).

Sobre lançar muitas placas.. eu acho que é parabéns pra NVIDIA.. só dá mais opção aos compradores, Melhor que a ATI que vc tem que esperar um ano por uma placa nova. O único ponto em que eu concordo é que a nomenclatura das placas da NVIDIA avacalha com leigos, mas fora isso, quanto mais modelos melhor.

As placas novas não são porcaria... se são.. a 8500 LELE também é porcaria.... Não é todo mundo que tem grana pra comprar equipamento top de linha (ou que precisa dele).

Como as GF2 não são mais fabricadas (o que temos por aí é estoque).. tá certo a NVIDIA lançar algo para cobrir esta brecha (errado é usar o nome GF4 com sufixo MX)


Me mostre um problema na NVIDIA lançar uma placa nova a cada três meses... sem ser o de vc ficar decepcionado pq sua placa não é a mais rápida do mundo (que é um motivo idiota, pois lançando uma placa nova ou não.. a velocidade da tua não muda).

Se a NVIDIA vê um nicho de mercado não coberto, melhor pra ela... melhor pros usuários.


Seria o mesmo que pedir pra AMD só lançar processadores novos de 500 em 500 MHz.. não tem sentido.

Do mesmo modo que vc só viu qualidades na ATI.. eu vi muitos defeitos e prefiro a NVIDIA que nunca me decepcionou apesar de ser um pouco cara. Nunca vi os problemas que vc aponta nas placas da NVIDIA, nunca mesmo. Qualidade de imagem 3D das GF2 é boa o suficiente.... pior que as RADEON .. sim. Mas nas GF4 Ti está bem parelho se vc olhar os testes.

Qualidade de imagem é algo relativo... a ATI tem cores melhores , mas se vc fizer uma análise pixel a pixel, tem mais pixels errados que a NVIDIA. cada uma na sua... vc defende a ATI... eu defendo qualquer uma que mereça... mesmo que seja a Savage... :)
 
http://www.lokigames.com/products/

Eu jogo Infiltration no horário de almoço no laboratório no Linux.
Devo admitir que é muito mais rápido no linux do que no Windows. Não falando diretamente em FPSs o tempo de carga também é rápido.

Quanto à defender DX ou OpenGL. Ambos tem qualidade técnica equivalente, só que OpenGL não está atrelado à uma plataforma. Vantagem, desvantagem, quem diz é quem usa, ou quem programa. Talvez a P10 e sua capacidade de programação elimine isso.
 
SpaceTug, belo pensamento, faz parte de que livro? Sabe onde posso encontrar" O Universo Autoconsciênte."
ò caro Oldman, o Deker lembrou muito bem a trajetoria da nvidia, exatamente o que a voodoo fez no passado. apenas subestimou o mercado e tentou tirar tudo que podia, o que ela não contava era com uma ATI fazendo exatamente o papel que ela fez. só com muito mais competência. Como programador Oldman voçê deveria estar preocupado no resultado final e não o caminho pra se chegar lá. lembrem que o grande salto da Nvidia foi a capacidade de renderizar 32 bits, coisas que a voodoo poderia ter feito e ????. o resultado já viu. à Ati tem a seo favor a historia e a tecnologia, cabe a nós desfrutar dessa disputa.
confessa Oldman, tu fica invocado como à ATI conseqiu fazer tanto, já a Nvidia parece tá dançando " UM AUTENTICO TANGO ARGENTINO" é tanto passo que deu nó. DESATA ARGENTINA QUER DIZER nvidia.

Abraços
té mais
 
Agora vc falou a maior besteira do mundo... um cientista da compuatação tem compromisso com a técnica e a corretude .. não com o resultado final. O maior erro que um profissional da computação pode fazer é acreditar no que vc escreveu.


Tem grandes diferenças pra situação da NVIDIA e 3dFx.

A 3DFx estava com o caixa em baixa (14 milhões negativos).... a NVIDIA fechou 2001 com o maior lucro da NASDAQ.. 2 bilhões de dólares de lucro e registrou o recorde de empresa com maior crescimento real na história da NASDAQ. A NVIDIA tem patentes... a 3dFx vivia tendo que pagar a SGI pelo direito de usar isso ou aquilo no Glide pq já estava registrado pela SGI.

Rolam até boatos que a NVIDIA iria fundir-se com a Silicon Graphics...

Finalmente a 3DFx faliu por causa de um golpe da Microsoft na escolha do chip do X-BOX.


Hoje quem está parada é a ATI que não quer largar as GPU tradicionais e não planeja lançar uma placa com OpenGL 2.0. O r300 é um puta GPU.. mas só isso... nada de novo (DX9 não conta pq todas placas novas vão ter).

O simples fato da ATI ignorar outros sistemas que não o windows é o suficiente para não merecer o meu respeito. Mesmo o pessoal com quem eu converso lá na ATI concorda comigo que é um desrespeito isso, mas os chefões deles só querem o lucro.

Vcs estão é meio cegos.... a NVIDIA está sendo muito mais ágil do que a ATI.. ela lança tantas placas exatamente para não cair em uma armadilha.

O que vcs chamam de lixo.. é opinião de vcs... eu se tivesse que escolher entre uma GF3 ti 200 e uma RADEON 8500 retail.. ficava com NVIDIA... se fosse entre uma GF2 ULTRA e R8500 ficava com nvidia.

Só não me arrependo totalmente de ter a 7500 pq eu ganhei ela praticamente.

A ATI abocanhou uma fatia grande de mercado... mas já perdeu muito disso. As placas da ATI ainda são mais baratas... mas que hoje comprar uma 8500 ao invés de uma ti4200 está sendo burro, com raras exceções (usar muito um programa especialmente feito pras ATI por exemplo).

O dia que a ATI tratar todo usuário com igualdade.. e lançar UM driver bom... não uma centena corrigindo um erro e colocando outro... aí eu a considerarei algo sério.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo