Bem, depois de meses; consegui terminar ELDEN RING, foram 145 Horas, em média, do início até o fim.
Há alguns meses atrás, após umas 60 horas jogadas, estive reclamando da repetição do jogo com vocês, comentei que estava com dificuldade de jogar porque estava achando cansativo o ritmo apesar da evidente qualidade. (Tinha jogado de forma recente naquele momento Dark Souls III e Sekiro; o que contribuiu para aumentar essa sensação).
Assim, nessa época joguei bastante seguidamente, depois cansei da repetição e diminui bastante o ritmo das jogatinas, agora voltei a jogar intensamente de novo e finalizei. (Consegui realizar todas as quests e praticamente limpei tudo do mapa também).
Não sinto vontade de jogar uma segundo run, quero renovar energias para um próximo jogo ou DLC. A formula é muito boa, mas tudo precisa de um descanso para se manter legal. Para pegar todas conquistas, só precisava fazer todos os finais, mas já vi todos eles no YT e já estou satisfeito com o meu; apesar de querer a platina, sinto que encerrou na hora certa.
Bem, Elder Ring é facilmente o melhor jogo desse ano e vai ganhar com bastante facilidade inclusive, a From Software fez uma boa evolução ao jogo (Mundo aberto, adoção do Cavalo, alguns ajustes das Builds e personalização), gostei muito da Lore dessa edição, exploração... Dispensa comentários.
Esse RPG e sistema de Builds utilizado pela From Software, ao meu ver, simplesmente eleva a experiência a outro nível... E isso não foi descoberto nesse título, foi descoberto lá atrás. Aqui apenas conseguimos visualizar pequenas mudanças em relação aos jogos anteriores.
Você joga outros RPG e acha todos ruim no geral, a maioria tem uma limitação muito grande se comparado a esses... E o mérito da From Software e o seus Souls está aí; colocou minha exigência em um nível mais alto porque entrega algo mais alto. Acredito que depois de Elder Ring e seu absoluto sucesso; outras empresas vão começar a copiar esse formato.
Já que o jogo está em um nível muito alto, acho mais pertinente citar o que faltou para alcançar a perfeição do que referenciar suas qualidades, vamos lá:
O que faltou para a From Software atingir quase a perfeição pra mim nesse título?
Poderia ter repetido menos os inimigos, principalmente chefes...
Entendo que o jogo é muito grande e é difícil evitar isso, e na verdade até acho que muito foi oferecido levando isso em consideração (Muito jogo repete por bem menos), mas se tivessem conseguido evitar o problema em quase 100%; o jogo seria impecável do início ao fim.
Você também encontra locais pequenos ou fechados com design parecidos (Torres, Tumbas, etc...).
Novamente, até acho que pelo tamanho do jogo; a variação é boa, mas se conseguissem manter a renovação de conteúdo quase integral no jogo, seria perfeito.
Por esse motivo, acho que DarkSouls III, Sekiro... conseguiram me manter mais contagiado e com sensação de "novo" praticamente o tempo inteiro, pois são jogos com uma experiência mais linear e, portanto, mais fácil de evitar repetição.
Por outro lado, essa experiência Open World criada nesse título deu muito certo também; acredito que são apenas detalhes, e esse é o primeiro título nesse formato.
Pra um próximo título, pra mim, a FS precisa mudar a engine para uma que possa oferecer gráficos melhores e cenas melhores. Ressalto, a direção de arte desse jogo é fantástica, a de jogos anteriores são muito fora da curva também; nesse título, vimos atualizações gráficas que deixa o jogo mais compatível com o presente, e aliando isso a direção de arte; fica fantástico, mas quem jogou outros jogos sabe que a Engine é a mesma há bastante tempo, está na mora de mudar para dar uma "maior sensação de novo". (O jogo não é pesado e seria muito bom ter mais FPS que os 60 cravados).
Outro aspecto é que a lore do jogo é fantástica e isso aparece em todos os jogos da FS e de forma individualizada em todos eles, claro que existe várias referências de um jogo a outro dentro desses jogos da From Software; mas todo jogo da FS você sabe exatamente como vai começar e como vai terminar - Você nasce em um boneco e vai atrás do trono para se tornar Rei; e por mais que tenha outros finais que mudem um pouco; no geral é isso. (É a mesma coisa no DS, agora no ER - só muda o enredo pra ter o mesmo objetivo).
Por esse aspecto, acho até que Sekiro foi muito bem vindo, pois permitiu sair um pouco da mesmice justamente por ser um jogo a parte desse Lore.
Agora entrando no quesito dificuldade; Elder Ring é um jogo mais fácil que os demais...
O jogo em mundo aberto te permite explorar o cenário de forma a ficar vivo, nos outros jogos lineares, você não tem essa facilidade.
Por outro lado, ainda acho que cada um pode jogar como quiser - Você pode se propor a jogar em uma experiência mais difícil; jogar sem multiplayer, sem cinzas... Ou pode jogar com eles e ter uma vida mais tranquila e ainda divertido. Achei bem vindo, vai atrair tanto os jogadores mais experientes quanto os novatos.
Por falar em Multiplayer - Se liberassem para o mundo aberto e ainda com crossplay, party.... O jogo estaria simplesmente em outro nível nesse quesito, acho que faltou um pouquinho de ambição nesse ponto.
A comunidade online dos jogos da FS é simplesmente impecável; é muito show ser invadido por algum adversário online e simplesmente trocar cumprimentos antes do duelo; fora outros detalhes...
No mais, é um jogo simplesmente impecável, e o gênero Souls e os jogos da FS em especial, se tornaram os meus preferidos nesse gênero mais voltado em ação; que experiência fantástica e maravilhosa.... inclusive criou um filtro de qualidade pra mim do qual vários jogos disponíveis no mercado pra mim perderam o sentido de tão inferiores que ficam quanto se comparado a esses.
Criar uma Build e mudar na hora que quiser, testar armas e itens... a sensação de mistério criada com muita imersão.... O medo de morrer, não dá... Outro nível.
No mais, vou dá uma nota 9,2 para o jogo - acredito que quem é novato na franquia, daria uma nota maior facilmente.
Também manteria jogos com formato linear e open world - acredito que ambos tem muito a oferecer e pode manter os títulos diversificados.
O grande mérito de Elder Ring é que esse jogo em específico; conseguiu sair da bolha do nicho para conseguir se popularizar, e isso muito por conta do mundo aberto e por não carregar um "Souls" no nome que apenas gera um medo desnecessários nos gamers com uma mística de ser ultra difícil.
O que conheço de pessoas que não jogariam um DS, mas se interessaram em Elder Ring e agora querem jogar até os demais jogos da FS, não está contado...
Enfim, aguardando DLC e um próximo jogo.
Há alguns meses atrás, após umas 60 horas jogadas, estive reclamando da repetição do jogo com vocês, comentei que estava com dificuldade de jogar porque estava achando cansativo o ritmo apesar da evidente qualidade. (Tinha jogado de forma recente naquele momento Dark Souls III e Sekiro; o que contribuiu para aumentar essa sensação).
Assim, nessa época joguei bastante seguidamente, depois cansei da repetição e diminui bastante o ritmo das jogatinas, agora voltei a jogar intensamente de novo e finalizei. (Consegui realizar todas as quests e praticamente limpei tudo do mapa também).
Não sinto vontade de jogar uma segundo run, quero renovar energias para um próximo jogo ou DLC. A formula é muito boa, mas tudo precisa de um descanso para se manter legal. Para pegar todas conquistas, só precisava fazer todos os finais, mas já vi todos eles no YT e já estou satisfeito com o meu; apesar de querer a platina, sinto que encerrou na hora certa.
Bem, Elder Ring é facilmente o melhor jogo desse ano e vai ganhar com bastante facilidade inclusive, a From Software fez uma boa evolução ao jogo (Mundo aberto, adoção do Cavalo, alguns ajustes das Builds e personalização), gostei muito da Lore dessa edição, exploração... Dispensa comentários.
Esse RPG e sistema de Builds utilizado pela From Software, ao meu ver, simplesmente eleva a experiência a outro nível... E isso não foi descoberto nesse título, foi descoberto lá atrás. Aqui apenas conseguimos visualizar pequenas mudanças em relação aos jogos anteriores.
Você joga outros RPG e acha todos ruim no geral, a maioria tem uma limitação muito grande se comparado a esses... E o mérito da From Software e o seus Souls está aí; colocou minha exigência em um nível mais alto porque entrega algo mais alto. Acredito que depois de Elder Ring e seu absoluto sucesso; outras empresas vão começar a copiar esse formato.
Já que o jogo está em um nível muito alto, acho mais pertinente citar o que faltou para alcançar a perfeição do que referenciar suas qualidades, vamos lá:
O que faltou para a From Software atingir quase a perfeição pra mim nesse título?
Poderia ter repetido menos os inimigos, principalmente chefes...
Entendo que o jogo é muito grande e é difícil evitar isso, e na verdade até acho que muito foi oferecido levando isso em consideração (Muito jogo repete por bem menos), mas se tivessem conseguido evitar o problema em quase 100%; o jogo seria impecável do início ao fim.
Você também encontra locais pequenos ou fechados com design parecidos (Torres, Tumbas, etc...).
Novamente, até acho que pelo tamanho do jogo; a variação é boa, mas se conseguissem manter a renovação de conteúdo quase integral no jogo, seria perfeito.
Por esse motivo, acho que DarkSouls III, Sekiro... conseguiram me manter mais contagiado e com sensação de "novo" praticamente o tempo inteiro, pois são jogos com uma experiência mais linear e, portanto, mais fácil de evitar repetição.
Por outro lado, essa experiência Open World criada nesse título deu muito certo também; acredito que são apenas detalhes, e esse é o primeiro título nesse formato.
Pra um próximo título, pra mim, a FS precisa mudar a engine para uma que possa oferecer gráficos melhores e cenas melhores. Ressalto, a direção de arte desse jogo é fantástica, a de jogos anteriores são muito fora da curva também; nesse título, vimos atualizações gráficas que deixa o jogo mais compatível com o presente, e aliando isso a direção de arte; fica fantástico, mas quem jogou outros jogos sabe que a Engine é a mesma há bastante tempo, está na mora de mudar para dar uma "maior sensação de novo". (O jogo não é pesado e seria muito bom ter mais FPS que os 60 cravados).
Outro aspecto é que a lore do jogo é fantástica e isso aparece em todos os jogos da FS e de forma individualizada em todos eles, claro que existe várias referências de um jogo a outro dentro desses jogos da From Software; mas todo jogo da FS você sabe exatamente como vai começar e como vai terminar - Você nasce em um boneco e vai atrás do trono para se tornar Rei; e por mais que tenha outros finais que mudem um pouco; no geral é isso. (É a mesma coisa no DS, agora no ER - só muda o enredo pra ter o mesmo objetivo).
Por esse aspecto, acho até que Sekiro foi muito bem vindo, pois permitiu sair um pouco da mesmice justamente por ser um jogo a parte desse Lore.
Agora entrando no quesito dificuldade; Elder Ring é um jogo mais fácil que os demais...
O jogo em mundo aberto te permite explorar o cenário de forma a ficar vivo, nos outros jogos lineares, você não tem essa facilidade.
Por outro lado, ainda acho que cada um pode jogar como quiser - Você pode se propor a jogar em uma experiência mais difícil; jogar sem multiplayer, sem cinzas... Ou pode jogar com eles e ter uma vida mais tranquila e ainda divertido. Achei bem vindo, vai atrair tanto os jogadores mais experientes quanto os novatos.
Por falar em Multiplayer - Se liberassem para o mundo aberto e ainda com crossplay, party.... O jogo estaria simplesmente em outro nível nesse quesito, acho que faltou um pouquinho de ambição nesse ponto.
A comunidade online dos jogos da FS é simplesmente impecável; é muito show ser invadido por algum adversário online e simplesmente trocar cumprimentos antes do duelo; fora outros detalhes...
No mais, é um jogo simplesmente impecável, e o gênero Souls e os jogos da FS em especial, se tornaram os meus preferidos nesse gênero mais voltado em ação; que experiência fantástica e maravilhosa.... inclusive criou um filtro de qualidade pra mim do qual vários jogos disponíveis no mercado pra mim perderam o sentido de tão inferiores que ficam quanto se comparado a esses.
Criar uma Build e mudar na hora que quiser, testar armas e itens... a sensação de mistério criada com muita imersão.... O medo de morrer, não dá... Outro nível.
No mais, vou dá uma nota 9,2 para o jogo - acredito que quem é novato na franquia, daria uma nota maior facilmente.
Também manteria jogos com formato linear e open world - acredito que ambos tem muito a oferecer e pode manter os títulos diversificados.
O grande mérito de Elder Ring é que esse jogo em específico; conseguiu sair da bolha do nicho para conseguir se popularizar, e isso muito por conta do mundo aberto e por não carregar um "Souls" no nome que apenas gera um medo desnecessários nos gamers com uma mística de ser ultra difícil.
O que conheço de pessoas que não jogariam um DS, mas se interessaram em Elder Ring e agora querem jogar até os demais jogos da FS, não está contado...
Enfim, aguardando DLC e um próximo jogo.
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