Eletrônica... Pra quem sabe, coiote e compania, por favor.. Multiplexador

LuIzInHoW xD

One of the young folks
Registrado
Bom é o seguinte... eu preciso controlar 4 displays de 7 segmentos (akeles d numero) pela porta paralela....

entao eu tenho 8 bits de dados....
o que eu pensei foi usar 4 pra enviar em decimal o numero, dai usar um decoder q transformaria pra binario pra ser mostrado no display, e os outros 4 seriam os q indicariam qual display a ser usado...

+ nao sei se meu raciocinio ta certo...

por exemplo se eu tivesse os 4 displays em ordem, 1, 2, 3, 4... e quisesse mostrar no display 4 o numero 2, eu enviaria:

0010 (2 em binário) pelos 4 primeiros bits... isso passaria por um decoder, pra sair daí em 7 segmentos como o 2 que seria 1101101.... e enviaria 1 pro display 4 pra dizer q eh no display 4 q vai ser mostrado isso...

alguem pode me ajudar? preciso disso meio urgente
 
up, por favor aeee... =/

soh pra adicionar, eu tava pensando em usar 2 multiplex 74LS153, e o decoder BCD 74LS48
 
Eu entendi parcialmente sua pergunta, mas nao tenho como ajudar a nao ser recomendar um outro forum. RESPONDIDO POR MP.
 
up, por favor aeee... =/

soh pra adicionar, eu tava pensando em usar 2 multiplex 74LS153, e o decoder BCD 74LS48
não entendi COMO vc vai utilizar os multiplex porque pra ter 4 bits de saída, com eles 2 vc precisará de 16 bits de entrada...

Lembro que antigamente (época do apple II) fiz um projeto que controlava 24 leds pela porta paralela (8 entradas) , desse projeto depois da feira colocamos uns triacs nas saídas e ligamos várias lâmpadas coloridas e fizemos uma "rave caseira" lol

Talvez com esse microcontrolador que tem 8 entradas e 24 saídas, vc consiga utilizar pro que pretende:
Eu imagino que vc possa fazer simples matrizes utilizando diodos para os 7 segmentos dos displays , e tenha mais 4 bits de controle de qual dysplay deverá acender, serão apenas 11 'bits' de uso dos 24 ...

Tenho um desses perdido em algum lugar daqui de casa mas Não lembro qual microcontrolador exatamente que é ...

Sei que ele tem o tamanho de um Z80 , é comum de se achar (era ao menos) , ele tem 1 entrada de 8 bits e 3 saídas de 8 bits , então com a entrada vc 'endereça' qual a saída quer (1,2 ou 3) , manda o strobe, depois manda os bits de dados, estobe novamente e pode até 'desplugar' ele da porta paralela pq o microcontrolador armazena os dados até receber um reset naquela porta/endereço ...
 
nosssss coioteeeee... te amooooo serioooooo =********** eauhauuahaeu

eh isso msm... te amo msmmm =***** eahauhaea

nem tenho o q dizer...

PS: saum 4: 30 da manha, acabei d chega do show do inimigos da HP, tesaum d+, tou super mamado, entao nao ligue.. ahuaeuuha ahuhueahuhe

abraço =***
 
rockers, no caso esse é só pra controlar 2 displays, eu precisava até 4, o link do coiote é perfeito... =**

edit: coiote, vc sabe alguma loja q tenha pra vender esse latch? eu dei uma procurada nas lojas de eletronica aqui em ctba e nao achei...
 
edit: coiote, vc sabe alguma loja q tenha pra vender esse latch? eu dei uma procurada nas lojas de eletronica aqui em ctba e nao achei...

http://www.farnell.com.br/u_Index.apw :yes:

tem também uma excelente loja em joinville que vende componentes eletrônicos, o que eles não tem eles encomendam e conseguem, o nome é da loja Walgri , mas la geralmente quando peço, vou la buscar , não sei se despacham por sedex .

Por aqui amanhã vejo se alguma loja tem, mas aqui é difícil até de se achar BC548 e diodo 1N4148 :boring:
 
hoje rodei a cidade inteira praticamente, ngm aqui quase trabalha com TTL, o unico q encontrei foi o 74LS373 q é similar ao 74HCT573, o shift eu nao encontrei, nem na loja q vc me passou... sabe onde eu posso achar coiote ?

abraços
 
hoje rodei a cidade inteira praticamente, ngm aqui quase trabalha com TTL, o unico q encontrei foi o 74LS373 q é similar ao 74HCT573, o shift eu nao encontrei, nem na loja q vc me passou... sabe onde eu posso achar coiote ?

abraços

Vai na 24 de maio. Se não tiver, vai na BETA Eletrônica, fica na 7 de Setembro, praticamente do lado da 24. :)
 
Pra ligar 4 display de 7 segmentos na porta paralela não é dificil não.

No display, tem o A,B,C,D,E,F,G, o ponto e o comum

Vc tem que ligar os 4 displays no modo multiplexado.

A-A-A-A
B-B-B-B
C-C-C-C
D-D-D-D
E-E-E-E
F-F-F-F
G-G-G-G
PONTO-PONTO-PONTO-PONTO :p

E todos esse com um resistor de 150 Ohms ligados nos pinos de saída da porta paralela.

Pino 2 - 150 Ohms - A-A-A-A (bit 0) 1
Pino 3 - 150 Ohms - B-B-B-B (bit 1) 2
Pino 4 - 150 Ohms - C-C-C-C (bit 2) 4
Pino 5 - 150 Ohms - D-D-D-D (bit 3) 8
Pino 6 - 150 Ohms - E-E-E-E (bit 4) 16
Pino 7 - 150 Ohms - F-F-F-F (bit 5) 32
Pino 8 - 150 Ohms - G-G-G-G (bit 6) 64
Pino 9 - 150 Ohms - P-P-P-P (bit 7) 128

Todos os bits de saída de DADOS foram usados. Agora só sobraram o de CONTROLE.

São os pinos 1 (i), 14 (i), 16, 17 (i).
O (i) significa que os pinos são invertidos.

Agora com 4 transistores BC548, vc liga o coletor de cada um em cada pino comum dos 4 displays. O emissor vai no terra.
A base, com um resistor de 1k Ohms, vc liga nos pinos do CONTROLE.

O circuito tá completo, agora falta o software :)
 
Quando for comprar, existem 2 tipos de displays de 7 segmentos. O catodo comum e o anodo comum.
 
comdek, ja fui na 24 de maio =P só a PARES e a albatron trabalham com TTL, e nenhuma delas tinha...

Ahh e eu comprei de anodo comum, qual a diferença na hora de fazer o circuito? vlw
 
Anodo = Comum positivo
Catodo = Comum negativo.

http://www.rogercom.com/pparalela/DisplayUso.gif

Os pinos do meio são o comum, se ele for catodo, é negativo.
Pra acender as barras, basta ligar um positivo nos outros pinos.

Já no anodo, o comum é positivo. Então pra acender as barras, tem que por os pinos no negativo.

O display é formado por leds, a diferença entre o anodo comum e o catodo comum, é que os leds são colocados inversamente na hora da montagem. :)
 
Ateh ai eu sei, =P

+ se no caso eu vo controlar pela paralela, teria q ser soh de catodo comum, certo? pq se nao como eu vo manda o "sinal" negativo pela paralela? hehe... isso eh uma coisa q eu nao entendi :S
 
A porta paralela, quando ta em HIGH, tá com +5v no pino, e quando em LOW, tá com 0v.
Quando tá em LOW, é negativo, e não uma tensão nula. :)
 
entao, a unica coisa q inverte eh q se eu mandar 1 nao acende, e 0 acende, isso
 
Um programa que eu uso aqui pra testar, é o Parallel port monitor

screen.gif

http://neil.fraser.name/software/lpt/
Tem que estar selecionado a LPT2, que é o endereço 0x378 (LPT1).
 
hmm, eu to morrendo d sono e com preguiça de montar o hardware, assim q eu tiver empenho eu monto =P + eu nao entendi a interface q vc mostrou pra mim de controlar utilizando os pinos 1, 14, 16 e 17 invertidos, nao entendi como fazer isso
 
...
Ahh e eu comprei de anodo comum, qual a diferença na hora de fazer o circuito? vlw

você comprou o de POSITIVO COMUM , quer dizer que o positivo de todos os leds estão ligados juntos ... e pra acender qualquer segmento vc terá que mandar sinal 0v ...
Se vc tem idéia de mandar sinal H pela lpt1 pra acender o led, terá que contornar isso com um ci inversor tipo 75ls05 ( EM RESUMO a LPT1 manda H , entra no 7405 e virá L pra alimentar o negativo do segmento) ...

Sobre o shift register, não verifiquei nada hoje e essa semana vai ser difícil , corri o dia todo com meu filho pro hospital e essa semana tem bateria de exames pra fazer e dependendo vou pra clínica em joinville ou até pra curitiba ou sp :cry: ...

vi agora que a http://www.netcomponents.com/po/home.htm tem algumas lojas cadastradas que tem o 74ls165, mas eu não tenho conta na netcomponentes pra ver onde ficam ...
 
Nem fale em ir pra hospital, fui pra facul hj só fazer prova e ja to em casa devolta...

e tava assim hj d manha...




se vier pra curitiba coiote e tiver um tempo, me avisa ;)

Abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo