Energia Oscilando x PC Ligado

Necronborn

Member
Então, to sofrendo de um problema de energia por conta que eu moro em uma região que tem muito gato(roubo de energia), tanto que a fornecedora de energia nem coloca mais o pé por aqui, só quando tem apagões pela região.
Seguinte, a luz ta oscilando bastante, mas não é nada que chegue a desligar os aparelhos domésticos, como TV, Luz, Geladeira e essas coisas, o único problema é que ela fica fraca por um pequeno tempo, apesar de não desligar nada, me da um pouco de medo por que ela volta em uma tensão alta, apesar de já ocorrer varias vezes nesse um ano que já tenho meu PC nunca deu nada, mas eu quero tirar essa duvida de uma vez logo.

Meu PC tem uma Thermaltake TR2 RX 850W, sim, eu sei, a serie TR RX é uma bomba (ainda não sei como dão selo 80 plus bronze pra uma bomba, mas ok), e eu me arrependo de ter comprado essa fonte, até por que eu fui saber disso quando já não dava mais pra retornar, mas ela tem PFC Ativo , e como é 850W, pra minha configuração (i5 4430 - GTX 760 - 1TB - 8GB) é muito, até por que eu visava fazer um update futuro com essa fonte.

Enfim, pelo que eu andei pesquisando a esta oscilação não faz tão mal pelo fato de ter PFC ativo, e meu PC nunca deu problema de travar ou tela azul por conta de energia fraca, tanto que eu estava jogando FC4 e eu não perdi desempenho nem nada.

Eu não uso nenhum tipo de estabilizador ou filtro de linha.

Então a duvida é, a Oscilação de energia em minha casa faz mal ao PC mesmo ele aparentando não ter nenhum problema ou eu posso jogar/mexer nele tranquilamente?

Última edição:
Não tens um multímetro em casa?

A fonte tem proteção contra subtensão e sobretensão, mas esta a longo prazo pode danificá-la. Por isso sugiro que compre um DPS.

Não tens um multímetro em casa?

A fonte tem proteção contra subtensão e sobretensão, mas esta a longo prazo pode danificá-la. Por isso sugiro que compre um DPS.
São coisas totalmente diferentes..
- As proteções das fontes, contra sub tensão e sobre tensão se dão nas saídas de corrente continua, a que vai para o PC e não tem a menor relação com a oscilação da tensão de entrada AC e a energia esta variando na entrada AC;
- O DPS tem a função de tratar surtos de tensão e nunca sobre tensão e muito menos sub tensão..

Pode operar numa boa que sua fonte vai aguentar lisa...

Users who are viewing this thread

Voltar