[DÚVIDA] Energia WC

lucasponje

Hungry Member
Registrado
Pessoal, quem puder me ajudar com a ligação tenho um WC da Corsair
Mas também já vi de outros que no bloco da bomba alguns possuem conexão de energia SATA e mais uma conexão PWM (cpu_fan) acredito mas pq duas conexões?
Devo ligar as duas?
Somente o SATA?
somente o PWM?
Alguém pode me ajudar e explicar
Obrigado
 
EDITA:Eu confundi. A respota está logo abaixo.
 
Última edição:
A bomba recebe alimentação pelo cabo sata.
Já o cabo de 3-pinos reporta a rotação da bomba para a placa mãe.

Por convenção você pode ligar a fan do H60 no cpu fan e a bomba no AIO Pump.
A fan tem sua rotação controlada pelo conector.
 
A bomba recebe alimentação pelo cabo sata.
Já o cabo de 3-pinos reporta a rotação da bomba para a placa mãe.

Por convenção você pode ligar a fan do H60 no cpu fan e a bomba no AIO Pump.
A fan tem sua rotação controlada pelo conector.
Então ligando os 3pinos no aio pump eu ainda preciso ligar o SATA?
OU ligar o sata eu ainda sim preciso ligar no AIO pump ?
 
Então ligando os 3pinos no aio pump eu ainda preciso ligar o SATA?

Sim, é como o guri citou, o SATA é pra energizar e o 3p para reportar para a placa mãe o funcionamento da bomba. Só conectar no aio pump (senão tiver vai no cpu fan msm, ou qualquer outro) e tá de boa.

Lembrando de deixar ela em rotação máxima e não alterar isso aí, ao menos em aio pump nem tem como alterar acho.
 
Sim, é como o guri citou, o SATA é pra energizar e o 3p para reportar para a placa mãe o funcionamento da bomba. Só conectar no aio pump (senão tiver vai no cpu fan msm, ou qualquer outro) e tá de boa.

Lembrando de deixar ela em rotação máxima e não alterar isso aí, ao menos em aio pump nem tem como alterar acho.

Correto como a bomba recebe alimentação pela fonte, ela sempre vai funcionar em 12V e assim independe de qualquer ajuste de controle de rotação.
Já o cabo de 3-pinos que apenas reporta a rotação, onde ser ligada em qualquer conector, no caso da placa dele tem o Aio Pump.

Tem wc que a bomba é alimentada pelo conector de fan, então nesse caso o controle precisa funcionar em full speed.
Caso contrário a variação de voltagem afetará o fornecimento de energia para a bomba.
 
Correto como a bomba recebe alimentação pela fonte, ela sempre vai funcionar em 12V e assim independe de qualquer ajuste de controle de rotação.
Já o cabo de 3-pinos que apenas reporta a rotação, onde ser ligada em qualquer conector, no caso da placa dele tem o Aio Pump.

Tem wc que a bomba é alimentada pelo conector de fan, então nesse caso o controle precisa funcionar em full speed.
Caso contrário a variação de voltagem afetará o fornecimento de energia para a bomba.
Então no meu caso como o meu WC tem essa conexão sata eu não tenho que fazer nenhum ajuste no controle de rotação, pois ja a conexão sata faz a bomba trabalhar no seu 100%.
mas se caso eu tivesse um outro WC com conexão só de 3-pinos ou conectaria na AIO-PUMP que ja vai fazer ela trabalhar em 100% ou caso fosse outra placa mãe (sem essa conexão) ligaria em uma CPU_FAN e ajustaria essa conexão para 100%?
 
Para a bomba o mais importante é receber 12V, não importando o nome do conector.

Assim por convenção é melhor ligar a fan preferencialmente no cpu fan por conta do controle de rotação.
Já vi placa mãe da Asus que a curva de rotação padrão do cpu fan é mais silencioso do que a curva padrão do cha fan.
E a fan por ser de 4-pinos então o controle de rotação preferencial é PWM.

A bomba pode ser ligada em qualquer outro conector disponível já que vai ter que funcionar em full speed.

Tem water coolers que possuem controdora fans embutido no bloco para as fans e controle por software como o Corsair H100i e o NZXT Kraken.
Pelo software é possível selecionar o perfil de desempenho para a bomba como quiet, balanced e extreme, mas a bomba em si deve receber 12V seja pela fonte ou pelo conector da placa mãe.
Tem placa mãe que ao ligar o pc acusam erro de cpu fan não detectado, pressupondo que o cooler do cpu não foi ligado.
Então nesse caso a bomba deve ser ligado preferencialmente no cpu fan.
 
Para a bomba o mais importante é receber 12V, não importando o nome do conector.

Assim por convenção é melhor ligar a fan preferencialmente no cpu fan por conta do controle de rotação.
Já vi placa mãe da Asus que a curva de rotação padrão do cpu fan é mais silencioso do que a curva padrão do cha fan.
E a fan por ser de 4-pinos então o controle de rotação preferencial é PWM.

A bomba pode ser ligada em qualquer outro conector disponível já que vai ter que funcionar em full speed.

Tem water coolers que possuem controdora fans embutido no bloco para as fans e controle por software como o Corsair H100i e o NZXT Kraken.
Pelo software é possível selecionar o perfil de desempenho para a bomba como quiet, balanced e extreme, mas a bomba em si deve receber 12V seja pela fonte ou pelo conector da placa mãe.
Tem placa mãe que ao ligar o pc acusam erro de cpu fan não detectado, pressupondo que o cooler do cpu não foi ligado.
Então nesse caso a bomba deve ser ligado preferencialmente no cpu fan.
Ahh sim quanto a rotação das fans ok,
mas no caso da bomba que no meu caso vem com o conector de 3 pinos é apenas para controle ja que a energia 12v vem direto da fonte pelo conector sata
e nessa bomba em especifico mesmo conectando alem do cabo sata o cabo de 3 pinos na CPU_FAN não preciso colocar para trabalhar a 100% pois já que o conector SATA esta dando os 12v e assim a bomba trabalhando a 100%
se fosse outra bomba com apenas a conexão PWM ai sim
mais correto de disponivel o AIO_PUMP se não tiver ai ligar na CPU_FAN e mudar a curva fazendo ela trabalhar em 100% né
 
Correto no caso da bomba pode ser o cpu fan assim qualquer outro conector.
O mais importante é garantir que funcione em full speed.

No caso da sua placa mãe Asus o AIO Pump seria mais por convenção, para facilitar a instalação tendo um conector por pressuposição para ser ligado a bomba, veja esse print aqui.
 
Correto no caso da bomba pode ser o cpu fan assim qualquer outro conector.
O mais importante é garantir que funcione em full speed.

No caso da sua placa mãe Asus o AIO Pump seria mais por convenção, para facilitar a instalação tendo um conector por pressuposição para ser ligado a bomba, veja esse print aqui.
certo, como estou usando fans via controladora, na placa mãe não tem fan nenhuma conectada. ai eu conectei a bomba no CPU_FAN e também o SATA da bomba. Mas acabei deixando a rotação em FULL na conexão CPU_FAN ( Que no caso não precisa ja que esta conectado com energia do SATA o que faz a bomba trabalhar a 100% por essa conexão) nesse caso seria somente para monitorar ou não acusar a falta de fan na cpu
como em breve pretendo adquirir outro WC que provavelmente vai sem essa conexão SATA ai sim ligar no AIO_PUMP e as fans no CPU
 
Só pra reforçar como o amigo já falou: A bomba precisa funcionar sempre em full speed, não existe controle de rotação pra bomba de AIO. A bomba pode até reportar o RPM pelo header do fan, mas deve sempre estar a 100%.
 
Só pra reforçar como o amigo já falou: A bomba precisa funcionar sempre em full speed, não existe controle de rotação pra bomba de AIO. A bomba pode até reportar o RPM pelo header do fan, mas deve sempre estar a 100%.
Então se eu ligar na AIO já vai estar em 100% né? sendo assim não teria necessidade de ligar a conexão SATA certo?
Então eu entendo que
se sua placa mãe NÃO tem conexão AIO se deve ligar o sata que vai fazer a bomba funcionar 12v 100%
Mas se a placa mãe tiver essa conexão AIO ai conectando a bomba na AIO não vai ter necessidade de ligar a conexão SATA pois essa conexão já vai fazer ela trabalhar no seu 100%
isso nos WC que possuem SATA (pois já vi alguns que só tem a conexão 3-pin)
Alguma ressalva do que falei ou é isso mesmo ?
 
O interessante de vc ligar o conector 3/4 pinos é que a rotação da bomba aparece em software de status ex: HWMONITOR.
Se a bomba começar a falhar ou parar, vc vai ter um diagnóstico.
Caso vc opte em usar o conector 3/4 pinos, vc vai precisar configurar na BIOS a rotação pra ficar em 100%.
 
Pessoal, eu troquei de WC peguei um de 240mm
instalei tudo certinho e esta funcionado perfeitamente
mas me bateu essa duvida
diferente do outro que tinha que esta na assinatura, no cabo que vai no meu caso para AIO_PUMP vem com 3fios o outro apenas tinha um ( que suponho era realmente para monitorar apenas) e esse WC vem também com o conector sata
Mas ao abrir a bios ou hwmonitor mostra que a rotação esta em 100% a principio na instalação eu deixei ambos conectados tanto o cabo 3 pin da bomba como também o sata
hoje monitorando na bios desliguei o sata e deixei apenas o 3pin no AIO e não mudou em nada na rotação, continuou 100% mas quando inverti e deixei apenas no sata e pluguei o 3pin no sys_fan por exemplo a rotação ficou baixa (logicamente pq não estar setado para 100%)
nesse caso o sata serve para que ? já que com e sem não mudou a rotação
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo