• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Engenharia [TÓPICO OFICIAL]

Elétrica é complicado. Pelo menos onde eu faço, 90% dos professores são frustrados e acabam descontando isso nos alunos, o curso é meio desatualizado (podemos sair de lá sem nem menos aprender a programar C), a maior parte do curso fica em um prédio velho.....

Tu faz elétrica na UFRGS ou vai começar?Se vai começar te prepara para conhecer o mestre da introdução.Tu vai ter história para contar até para teus netos.

Dando minha contribuição na pagina da elétrica:haha::haha:

Sou da elétrica.Acho um curso muito dinâmico,mas um tanto quanto limitado no mercado visto que 90% da nossa indústria tem quase 100% tecnologia de fora.Ou seja,na maioria dos casos um bom técnico já resolve o problema e custa bem mais barato que contratar um engenheiro.Isso quando não querem te contratar como analista de qualquer coisa.Isso faz com que a galera acabe indo para bancos/multinacionais trabalhar na parte administrativa.

E como me interesso mais por transformação de energia estou pensando em transferir para mecânica pois tem um maior foco em transformação de energia.Funcionamento dos motores.Além de claro ser a área que mais contrata na petrobras (Queria de verdade que fosse privatizada,mas sei que não vai rolar).Se não entrar na petro penso em prestar concurso pro BACEN.

Muitos me crucificam por querer ser funcionario publico.Mas quantos vocês conhecem no Brasil que ganhem bem e tenham tranquilidade?Dos meus parentes que trabalham na iniciativa privada digo que todos trocariam metade do que ganham (Tem uns que falam que ganham 15k como coordenadores) pela estabilidade publica.Brasil é osso:feelbad:

Desculpa o desabafo na pagina mas ta f.oda.Minha indecisão por continuar na eng ou ir pra med por pura grana quase me ferrou ano passado (apesar que fiz bem poucas cadeiras).
 
Bah a gurizada da elétrica da ufrgs aqui. :thatfeel::thatfeel::thatfeel:


Faço computação na ufrgs e fico feliz de faltar "pouca" coisa de cadeiras da elétrica pra fazer... eletivas da elétrica to fora!! :haha:

Fazer sinais? :pff:
 
Alguém aqui da área de robótica?
E alguém que já terminou elétrica sabe dizer como tá a área de Controle e Automação? Tou pensando em fazer essa ênfase e também cursar algumas disciplinas da ênfase de telecomunicações.

Não faço elétrica, mas faço Eng. da computação e esse ramo de robótica/controle e automação apesar de achar bem interessante é fraquíssimo no Brasil, eu mesmo nunca vi uma vaga de emprego nessa área.

Pensei em focar meu curso nessa área também, mas já desisti, não tem mercado.
 
Não faço elétrica, mas faço Eng. da computação e esse ramo de robótica/controle e automação apesar de achar bem interessante é fraquíssimo no Brasil, eu mesmo nunca vi uma vaga de emprego nessa área.

Pensei em focar meu curso nessa área também, mas já desisti, não tem mercado.

Em são paulo você acha, no Rio e BH é mais raro, no resto do país é bem mais difícil, agora, os currículos mais propícios para preencher vagas nessas áreas são as carreiras de eletrônica e mecatrônica.
 
Alguém aqui da área de robótica?
E alguém que já terminou elétrica sabe dizer como tá a área de Controle e Automação? Tou pensando em fazer essa ênfase e também cursar algumas disciplinas da ênfase de telecomunicações.



Tá f0d1d0. :seferrou:
É bom, mas vai ter que ralar... principalmente se for ter que morar fora de casa pra estudar! Mas é só querer e estudar muito, acaba dando certo.

Abraços!
É na UniRitter bro, não é longe pra mim.
Eu sei que é complexo, aliás nem tenho vida social. Poderei focar nos estudos :haha:
Isso das vagas tá fodas mesmo, inclusive na pref é mais barato ter um técnico do que um Eng. Só contratam um eng. quando da rolo.
Trabalhava num hospitalque estava com problemas na subestação, e sempre dava problemas. Uma vez o gerador não entrou e quase matou as crianças da UTI. Nisso contraram um Eng. Ele para fazer um levantamento para ver o que deu de errado no projeto.
Acho que alguem deve o conhecer o hospital, HMIPV. Subestação nova feita pela SADENCO.
 
Última edição:
Tu faz elétrica na UFRGS ou vai começar?Se vai começar te prepara para conhecer o mestre da introdução.Tu vai ter história para contar até para teus netos.

Dando minha contribuição na pagina da elétrica:haha::haha:

Sou da elétrica.Acho um curso muito dinâmico,mas um tanto quanto limitado no mercado visto que 90% da nossa indústria tem quase 100% tecnologia de fora.Ou seja,na maioria dos casos um bom técnico já resolve o problema e custa bem mais barato que contratar um engenheiro.Isso quando não querem te contratar como analista de qualquer coisa.Isso faz com que a galera acabe indo para bancos/multinacionais trabalhar na parte administrativa.

E como me interesso mais por transformação de energia estou pensando em transferir para mecânica pois tem um maior foco em transformação de energia.Funcionamento dos motores.Além de claro ser a área que mais contrata na petrobras (Queria de verdade que fosse privatizada,mas sei que não vai rolar).Se não entrar na petro penso em prestar concurso pro BACEN.

Muitos me crucificam por querer ser funcionario publico.Mas quantos vocês conhecem no Brasil que ganhem bem e tenham tranquilidade?Dos meus parentes que trabalham na iniciativa privada digo que todos trocariam metade do que ganham (Tem uns que falam que ganham 15k como coordenadores) pela estabilidade publica.Brasil é osso:feelbad:

Desculpa o desabafo na pagina mas ta f.oda.Minha indecisão por continuar na eng ou ir pra med por pura grana quase me ferrou ano passado (apesar que fiz bem poucas cadeiras).

Pensei em fazer eng elétrica na UFRGS, mas optei por eng mecânica. Fiz a melhor escolha na vida. hahuahuahuahua.
Apesar de ter uns professores ruins no DEMEC (nao vou citar nomes, vai que tenha algum infiltrado por aqui), to curtindo bastante o curso.

O mercado ta indo de ruim para péssimo para qualquer eng, mas vou até o final por nao achar que me encaixaria em outro curso.

Tu escreveu errado "med"??? tu não vai aproveitar nenhuma cadeira se fizer essa troca de curso!!
 
Acho que o melhor curso atualmente no Brasil é medicina, ja na residencia você ganha 4-7 mil reais e você consegue emprego a qualquer hora. Praticamente ninguém dispensa médico.

Já a maioria que faz exatas, se fode pra kralho na universidade. Deixa de viver a vida porque tem que estudar, reprova pra kct e não é valorizado no mercado :seferrou:.

Quem for entrar em elétrica sugiro adicionar mais 2 anos de curso, raramente alguém termina no tempo certo.
 
Acho que o melhor curso atualmente no Brasil é medicina, ja na residencia você ganha 4-7 mil reais e você consegue emprego a qualquer hora. Praticamente ninguém dispensa médico.

Já a maioria que faz exatas, se fode pra kralho na universidade. Deixa de viver a vida porque tem que estudar, reprova pra kct e não é valorizado no mercado :seferrou:.

Quem for entrar em elétrica sugiro adicionar mais 2 anos de curso, raramente alguém termina no tempo certo.
Cara, isso é só aqui no hue hue?
 
Cara, isso é só aqui no hue hue?

Eu tenho um amigo francês, ele disse que na Europa os salários são tabelados. Seria tipo o piso salarial que temos aqui no Brasil.

A diferença segundo ele é que la você é contratado realmente pelo que você é formado ou seja você la é realmente contratado como engenheiro. Os valores dos salários segundo ele vão de no minimo 3 mil euros até em torno de 7 mil euros o que da em torno de 10 mil - 25 mil reais.

No Brasil pra se ganhar 10 mil reais como engenheiro você tem que ralar muito, tem que buscar nem que seja um mestrado ou um doutorado. Outra forma seria possuir alguém, familiar ou amigo, no mesmo ramo que você e que já possua um negocio, daí já te daria uma mãozinha pra uma boa remuneração.
 
Nâo tem mercado ? oO... eu trabalho no ramo a 7 anos e não consigo tirar folgas de tanto trabalho que tem por falta de gente competente ... e qualquer tecnico com conhecimentos solidos em programação ganha melhor que 70% dos engenheiros por ai.
 
Não faço elétrica, mas faço Eng. da computação e esse ramo de robótica/controle e automação apesar de achar bem interessante é fraquíssimo no Brasil, eu mesmo nunca vi uma vaga de emprego nessa área.

Pensei em focar meu curso nessa área também, mas já desisti, não tem mercado.


Nâo tem mercado ? oO... eu trabalho no ramo a 7 anos e não consigo tirar folgas de tanto trabalho que tem por falta de gente competente ... e qualquer tecnico com conhecimentos solidos em programação ganha melhor que 70% dos engenheiros por ai.
 
Pensei em fazer eng elétrica na UFRGS, mas optei por eng mecânica. Fiz a melhor escolha na vida. hahuahuahuahua.
Apesar de ter uns professores ruins no DEMEC (nao vou citar nomes, vai que tenha algum infiltrado por aqui), to curtindo bastante o curso.

O mercado ta indo de ruim para péssimo para qualquer eng, mas vou até o final por nao achar que me encaixaria em outro curso.

Tu escreveu errado "med"??? tu não vai aproveitar nenhuma cadeira se fizer essa troca de curso!!

Não escrevi errado não.Ano passado queria abandonar engenharia pra estudar para o vestibular de medicina.Porém ficava ficava com uma apreensão enorme porque queria fazer somente pela grana(Na real tenho afinidade nenhuma com a área de saúde).Além disso meu pai é médico concursado do INSS e o trabalho dele é bem tranquilo pro salário que ele ganha (Apesar que se ele fizesse plantões e ficasse sem vida social poderia ganhar o dobro fora).

Também conheço caso de um neurocirurgião aqui de POA que era rico.Tinha cobertura de andar inteiro pra frente do guaíba e dois porsche 911 na garagem e se suicidou.Aí fica aquele dilema:Será que dinheiro é tudo?
Então tu vai ver como o mercado de engenharia fica cada dia pior e o destino de maioria dos engenheiros é trabalhar com a parte burocrática/financeira,além de concursos do alto escalão (DPF,AFRFB,BACEN,..) por causa de remuneração.Assim será que não vou acabar me matando também?

Sim,quando penso nisso meu cerébro entra num loop infinito que já me fez até perder o sono e a até quase fez eu reprovar as poucas matérias que fiz ano passado.

Não me importo muito com "perder" o que estudei.Vou fazer vinte anos e estou no 3º/4º semestre.Me considero até novo.Meus pais já disseram que se eu quiser mudar,sem problemas.

Acredito que na situação atual econômica devemos escolher nosso futuro como um tripé.Equilibrando lado financeiro e realização pessoal.Pra mim acredito que consigo viver bem com 5k solteiro (se a futura patroa quiser morar comigo vai ter que trabalhar também:haha::haha:)
_______________________________________________________________________________________________

Ademais parabéns por estar na mecânica da UFRGS.Estou pensando em mudar pra ela.Curto muito a parte de transformação de energia e funcionamento de motores para o processo.Além de ter uma afinidade com modelagem matemática para os fenômenos de transformação.


______________________________________________________________________________________________
Por fim nem sei porque fui pra elétrica.Depois do 2º semestre foi só desgosto com essa po.rra.:haha:
 
Por fim nem sei porque fui pra elétrica.Depois do 2º semestre foi só desgosto com essa po.rra.:haha:

elétrica se a pessoa não gostar realmente do curso não rola. Pelo menos aqui, até a metade do curso eu acho tranquilo, por que não tem nada muito especifico não tem muita desistência, porém depois começa aquelas turmas "pequenas". Para se ter uma idéia, estou fazendo uma cadeira do 7o semestre que tem alunos das engenharias de computação, elétrica e controle e automação e deve ter 25 alunos na sala no máximo.:lol2:
 
Nâo tem mercado ? oO... eu trabalho no ramo a 7 anos e não consigo tirar folgas de tanto trabalho que tem por falta de gente competente ... e qualquer tecnico com conhecimentos solidos em programação ganha melhor que 70% dos engenheiros por ai.


Nessa área de hardware, automação, robotica?
Eu mesmo quase não vejo vagas nessas áreas.
 
Nessa área de hardware, automação, robotica?
Eu mesmo quase não vejo vagas nessas áreas.

Existem dois grandes players no Brasil na área de automação industrial. ABB e SIEMENS, e outros de tanta relevância quanto, mas obviamente não tão grandes, como DURR, COMAU, etc. Só em curitiba, cidade onde atuo, além da minha própria empresa, eu conheço pelo menos mais sete empresas menores que atuam em industrias da região. TODA Industria que você vê, ou ouve falar, existem pelo menos um sistema automatizado, e lá há lugar para este tipo de profissional. O porque de não se ver vagas para esta área, bem... não sei se é bem assim, porque eu recebo ao menos duas propostas de trabalho por mês. Acredite, se eu tivesse alguém para colocar aqui no meu lugar eu colocaria, mas não acho ninguém para me substituir em campo. Só existe um informação importante, dificilmente você conseguirá uma vaga como engenheiro de automação logo de cara. Se você não trabalha em campo a pelo menos 3 ou 4 anos, nunca integrou um sistema, não faz ideia do que é um sistema automatizado. O que a faculdade ensina é balela, brincadeira de criança. O minuto de uma fabrica parada vale mais que meus ganhos de um ano inteiro, por isso dificilmente você verá alguém lhe oferecendo um vaga. Terá de estar no ramo a algum tempo e demonstrar muita capacidade para galgar posições melhores. Exemplo, no RS estão trabalhando alguns "parceiros" de São Paulo, porque não acharam empresa por lá para fazer o serviço.
 
Existem dois grandes players no Brasil na área de automação industrial. ABB e SIEMENS, e outros de tanta relevância quanto, mas obviamente não tão grandes, como DURR, COMAU, etc. Só em curitiba, cidade onde atuo, além da minha própria empresa, eu conheço pelo menos mais sete empresas menores que atuam em industrias da região. TODA Industria que você vê, ou ouve falar, existem pelo menos um sistema automatizado, e lá há lugar para este tipo de profissional. O porque de não se ver vagas para esta área, bem... não sei se é bem assim, porque eu recebo ao menos duas propostas de trabalho por mês. Acredite, se eu tivesse alguém para colocar aqui no meu lugar eu colocaria, mas não acho ninguém para me substituir em campo. Só existe um informação importante, dificilmente você conseguirá uma vaga como engenheiro de automação logo de cara. Se você não trabalha em campo a pelo menos 3 ou 4 anos, nunca integrou um sistema, não faz ideia do que é um sistema automatizado. O que a faculdade ensina é balela, brincadeira de criança. O minuto de uma fabrica parada vale mais que meus ganhos de um ano inteiro, por isso dificilmente você verá alguém lhe oferecendo um vaga. Terá de estar no ramo a algum tempo e demonstrar muita capacidade para galgar posições melhores. Exemplo, no RS estão trabalhando alguns "parceiros" de São Paulo, porque não acharam empresa por lá para fazer o serviço.


Cara, não sou da automação, mas a questão é: Como é que tu inicia crl? :yuno:

Querem gente capaz de lidar com tais problemas, mas não se inicia ninguém, dai não dá...s
 
Cara, não sou da automação, mas a questão é: Como é que tu inicia crl? :yuno:

Querem gente capaz de lidar com tais problemas, mas não se inicia ninguém, dai não dá...s

Exatamente, tive essa mesma impressão.

Pelo o que o l u b c k e falou, parece ser meio escondido, como que entra na área então? Se as principais opções aparece depois que você já está inserido no mercado, e com experiência.
 
Sou da elétrica.Acho um curso muito dinâmico,mas um tanto quanto limitado no mercado visto que 90% da nossa indústria tem quase 100% tecnologia de fora.Ou seja,na maioria dos casos um bom técnico já resolve o problema e custa bem mais barato que contratar um engenheiro.Isso quando não querem te contratar como analista de qualquer coisa.Isso faz com que a galera acabe indo para bancos/multinacionais trabalhar na parte administrativa.

Um professor meu da UFRJ falava muito disso aí mesmo, que nossas universidades formam engenheiros eletricistas que não criam nada, apenas especificam produtos de fora. Mas também, num país que não dá valor à pesquisa acadêmica, não passamos de meros especificadores, vamos sempre depender de tecnologia gringa e no máximo uma WEG da vida.
 
Exatamente, tive essa mesma impressão.

Pelo o que o l u b c k e falou, parece ser meio escondido, como que entra na área então? Se as principais opções aparece depois que você já está inserido no mercado, e com experiência.

Acho que me expressei errado. A questão é vaga com o título de Eng de Controle e Automação, isso não vai encontrar. Você deve encontrar como programador, automatista, robotista etc. O que se aprende na faculdade ou curso técnico é muito defasado da realidade do mercado. Por isso os salários iniciais são baixos, porque por uns dois anos será de aprendizado. O Erro é das faculdades e universidades que além de estarem em um pedestal, longe das indústrias, estão neste pedestal sem poder. Como foi dito, não fazem dos engenheiros que formas, verdadeiros desenvolvedores de tecnologia, e muito menos formam estes mesmo engenheiros capazes a lidas com as tecnologias atuais empregadas no mercado.
 
Dae galera, duvida rapidinha: Eng. Prod USP ou UFSCAR?

Caso USP: POLI ou Sao carlos?

se alguem é, ou esta estudando eng de produção gostaria de trocar uma ideia, to no terceirao ainda....
 
Acho que me expressei errado. A questão é vaga com o título de Eng de Controle e Automação, isso não vai encontrar. Você deve encontrar como programador, automatista, robotista etc. O que se aprende na faculdade ou curso técnico é muito defasado da realidade do mercado. Por isso os salários iniciais são baixos, porque por uns dois anos será de aprendizado. O Erro é das faculdades e universidades que além de estarem em um pedestal, longe das indústrias, estão neste pedestal sem poder. Como foi dito, não fazem dos engenheiros que formas, verdadeiros desenvolvedores de tecnologia, e muito menos formam estes mesmo engenheiros capazes a lidas com as tecnologias atuais empregadas no mercado.

Ah sim, entendi.
Realmente concordo, as faculdades focam muito em matérias inúteis, e que pouco acrescem na prática, na hora de trabalhar mesmo. Poderiam muito bem focar nas matérias necessárias ao mercado de trabalho.
 
Dae galera, duvida rapidinha: Eng. Prod USP ou UFSCAR?

Caso USP: POLI ou Sao carlos?

se alguem é, ou esta estudando eng de produção gostaria de trocar uma ideia, to no terceirao ainda....

Amigo meu faz Produçao na UFSCar, tava em Sorocaba e transferiu pra São Carlos. Outra amiga minha entrou direto em Produção na UFSCar São Carlos, e os dois dizem que o curso é otimo.




vlwzxx..
 
Faço eng quimica e fico com inveja as vezes do povo da eletrica, mecânica e civil, já que eles tem bem mais oportunidades de emprego aqui no Brasil.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo