Engenheiro de Automação querendo migrar pra TI

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

pikachufeio

New Member

tenho visto que muitos daqui possuem formação, experiença e/ou trabalho em tecnologia da informação. Pois bem, eu penso em fazer uma migração da minha área de controle e automação para a TI.
A princípio de conversa, eu acabei desistindo de um cargo no setor publico ganhando 5 mil, contudo, eu estava entrando em depressão, pois tratava-se de um lugar onde eu não conseguia me adaptar. Nesse interim, estudei para o ENEM e consegui uma vaga pra MEDICINA, porém, na minha análise fria e calculista, área apesar de ser ÓTIMA, me parece que com o crescimento de faculdades, as oportunidades estão no interior, dessa maneira eu estabeleci algumas METAS DE VIDA:

- Quero poder atuar num trabalho REMOTO e com horários flexíveis;
- Quero poder morar na cidade que eu quiser, preferencialmente, em capitais do NORDESTE;
- Não quero ser rico, porém, quero poder estar ganhando 10k em um horizonte de 5 anos;

Fatos que eu acho que contam AO MEU FAVOR:

- Conhecimento sólido de lógica e exatas;
- Experiencia em programação com C, assembly e python;
- tenho amigos na área de programação e um irmão que trabalho pra fora do país.
- Tenho conhecimento intermediário de inglês, sei ler e escrever perfeitamente, falta me aperfeiçoar na escuta e na fala.

Fatos que eu acho que contam AO MEU DESFAVOR:

- tenho 32 anos de idade;
- Não sei exatamente por onde começar, apesar de já estar estudando javascript por um curso da UDEMY;
- Sou muito INSEGURO, tenho medo de jogadas arriscadas, e medo, SOBRETUDO, de após o período de aquisição de conhecimento, não conseguir me colocar no mercado;
- Teria que suportar o julgo da família e amigos. Transitar de onde estava para MEDICINA parecia uma jogada inteligente, já aos olhos da sociedade, a decisão de migrar pra TI não parece inteligente, e receio que realmente não seja.

Tenho conhecimento sólido em lógica e programação estruturada e reserva financeira de UM ANO. Acham que é possível fazer uma transição nesse tempo e conseguir uma vaga de DEV JR. pagando pelo menos 4k? Nesse período pretendo seguir uma rotina de 10 horas de estudo diários (6h de estudo +2h de exercicio +2h de inglês) exceto aos fins de semana, onde estudaria metade dessa carga horária. Acham possível após um período de 5 anos de experiencia conseguir escalar para um salário de 10k? Peço aos que passaram por uma situação parecida, que por gentileza, relatem o caso de vocês, isso me ajudaria bastante.

Grato imensamente pela atenção!

Sou muito INSEGURO, tenho medo de jogadas arriscadas, e medo, SOBRETUDO, de após o período de aquisição de conhecimento, não conseguir me colocar no mercado;

Esse será o seu maior obstáculo. Para a vida.

Lembre-se: as pessoas que tiveram mais sucesso em suas vidas foram as pessoas que mais se arriscaram.

.

Não sou da área de TI, mas aqui vai minha opinião:

Você mesmo já respondeu a sua pergunta. Ta esperando o que?

Tem reserva financeira pra um ano, já tem um certo conhecimento em algumas linguagens, tem tempo e disposição para estudar boas horas por dia, ja tem um diferencial bem considerável para a área que é o conhecimento em inglês....
Fatalmente você alcançara seu objetivo

Pelo que eu vejo e leio, mercado de TI anda "saturado" para Dev Jr. Mas eu acho que é um dos mercados onde mais recompensa pessoas capacitadas, diferente de muitas outras áreas onde você ser realmente bom não garante muito (e eu conheço pessoalmente advogados que eram excelentes alunos, engenheiros civis que só faltavam ensinar para os professores etc e hoje capengam por ai).

Logo, se você estiver bem capacitado e preparado, você estará na frente de 95% de toda aquela galera que se candidata pra uma vaga em linkedin da vida que viu uns vídeos no youtube e ja acha que é o desenvolvedor pika das galáxias

Obs: sou engenheiro civil e estou no mesmo barco que você. A diferença é que eu nunca tive a oportunidade de ter um emprego na area ganhando 5k igual voce, pois essa área é realmente um lixo. Se tivesse, eu ficaria muito feliz. Mas nessa área só se dá bem quem tem o tal do "qi" (quem indica)
No segundo semestre eu começo a faculdade de ADS (Analise e desenvolvimento de sistemas), obviamente junto com o curso eu vou estudar muito por fora, e tenho certeza que daqui 4, 5, 6 anos eu vou estar muito melhor do que eu estarei caso eu não dê esse passo na minha vida

Última edição:
Pra mim parece que você tem muita coisa ao teu favor que torna isso uma boa jogada. Eu acredito que dá pra conseguir um emprego em 1 ano ou menos se você se dedicar tanto que está dizendo - 6h por dia - pois assim e pouco tempo estará criando apps para colocar em portfólio.

A partir daí precisará de um pouco de sorte para conseguir entrevista e subsequentemente um emprego. Porém, depois que conseguir o teu primeiro emprego tudo fica mais fácil e em 5 anos poderá estar até trabalhando remotamente para empresas nos EUA ganhando muito mais que R$10k.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar