Entenda porque GTA 3 é um jogo pesado!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

amachado

Marechal
Muita gente está reclamando que GTA 3 é um jogo pesado, mal programado e que só roda bem em supercomputadores. Eu também tive esse problema para zerar GTA 3, pois minha placa de vídeo é uma TNT 2 “lixo” M64. Na 1º ilha dava media de 15 FPS e na 2º ilha dava media de 10 FPS e isso em 640x480 16 bits! Na minha opinião GTA 3 é até rápido demais para o que ele é realmente e pra mim ele é bem programado. Acredito que a solução desse “problema” seja trocar a placa de vídeo (uma R 8500 ou GF 3 ou GF 4 deve roda-lo bem 1024x768 32 bits). Vou falar agora porque GTA 3 é um jogo pesado.

Primeiramente temos que pensar de que é feito um jogo de computador. Um jogo 3D é composto basicamente de 3 entidades:

A) Um ambiente (espaço) 3D também chamado de mapa ou fase.
B) Polígonos (objetos) 3D que podem ser casas, carros, prédios, aviões, navios, pessoas, etc e que ficam dentro do ambiente (espaço) 3D.
C) Texturas (imagens) que preenchem o ambiente (espaço) 3D e os polígonos (objetos) 3D.

A geração de imagens 3D envolve muito calculo matemático pois tem que se calcular a posição dos vértices dos polígonos (objetos) 3D no ambiente (espaço) 3D, preencher as texturas no ambiente (espaço) 3D e nos polígonos (objetos) 3D e aplicar efeitos de iluminação e reflexo da luz. O que torna um jogo 3D rápido ou lento é o tamanho do ambiente (espaço) 3D, o número de polígonos (objetos) 3D, a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e a qualidade (resolução) das texturas. Quanto maior o ambiente (espaço) 3D, quanto maior o número de polígonos (objetos) 3D, quanto maior a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e quanto maior for a qualidade (resolução) das texturas mais lento será o jogo.

Todo jogo 3D tem dezenas de mapas ou fases e para sair de um e entrar em outro é preciso carrega-lo (loading) do HD para a memória pois só 1 mapa ou fase fica na memória. Jogos como MOHAA, RTCW e SOF 2 tem entre 30 e 60 mapas ou fases. Quem jogou GTA 3 viu que ele tem 3 ilhas e que para passar de uma para outra é preciso carrega-la (loading) para a memória. Logo concluímos que GTA 3 tem somente 3 mapas ou fases e se formos comparar com MOHAA, RTCW e SOF 2 cada ilha (mapa ou fase) teria o tamanho equivalente de 10 a 20 mapas ou fases desses jogos!! Talvez isso não fique tão nítido pelo fato de GTA 3 ser em 3º pessoa e vc andar direto de carro. Como o carro anda muito mais rápido que um pedestre então parece que as distancias percorridas são pequenas. Experimentem andar a pé de uma ponta a outra de uma ilha ou ir a pé de uma ilha a outra para vcs verem como são imensas!! Esse é um dos motivos que fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.

O outro motivo é a quantidade imensa de polígonos (objetos) 3D e a quantidade imensa de vértices desses: são centenas de casas, prédios, postes, pedestres e carros com dezenas ou centenas de vértices.

Embora a qualidade (resolução) das texturas não seja perfeita (e nem poderia ser se não seria impossível rodar o jogo), os outros 2 fatores acima compensam e fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.

Uma coisa que eu achei incrível é o tempo que leva para carregar (loading) uma ilha: é quase instantâneo! Alem disso da para ver partes de uma ilha quando se está em outra, é como se o jogo carrega-se uma ilha e parte da outra na memória.

S

shaft

Guest
PÔ cara....tu mandou bem nesse comentários aí heim!!! Eu tinha uma Savage4 e fui tentar jogar GTA3 (ilusão minha), o jogo ficava muito lento, impossível de jogar! Comprei então uma gf4 mx420 (não é lá essas coias), agora o jogo tá rodando numa boa...nem acreditei na evolução. Mais as vezes fica um pouco lento....tipo, quando tá chovendo e tem muita movimentação na rua. Mais me diz uma coisa...como faço para ver qntos FPS está na hora do jogo? E uma coisa q está me deixando puto tb, é que eu não estou conseguindo dá um load na merda dos meus jogos salvos, assim nunca vou conseguir zerar. Tu sabe oq pode está acontecendo? Tendo dá o loading mais não dá..dá pau no jogo e ele volta para o Windows. Pode me ajudar?

GrayFox

New Member
Muita gente está reclamando que GTA 3 é um jogo pesado, mal programado e que só roda bem em supercomputadores. Eu também tive esse problema para zerar GTA 3, pois minha placa de vídeo é uma TNT 2 “lixo” M64. Na 1º ilha dava media de 15 FPS e na 2º ilha dava media de 10 FPS e isso em 640x480 16 bits! Na minha opinião GTA 3 é até rápido demais para o que ele é realmente e pra mim ele é bem programado. Acredito que a solução desse “problema” seja trocar a placa de vídeo (uma R 8500 ou GF 3 ou GF 4 deve roda-lo bem 1024x768 32 bits). Vou falar agora porque GTA 3 é um jogo pesado.

Primeiramente temos que pensar de que é feito um jogo de computador. Um jogo 3D é composto basicamente de 3 entidades:

A) Um ambiente (espaço) 3D também chamado de mapa ou fase.
B) Polígonos (objetos) 3D que podem ser casas, carros, prédios, aviões, navios, pessoas, etc e que ficam dentro do ambiente (espaço) 3D.
C) Texturas (imagens) que preenchem o ambiente (espaço) 3D e os polígonos (objetos) 3D.

A geração de imagens 3D envolve muito calculo matemático pois tem que se calcular a posição dos vértices dos polígonos (objetos) 3D no ambiente (espaço) 3D, preencher as texturas no ambiente (espaço) 3D e nos polígonos (objetos) 3D e aplicar efeitos de iluminação e reflexo da luz. O que torna um jogo 3D rápido ou lento é o tamanho do ambiente (espaço) 3D, o número de polígonos (objetos) 3D, a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e a qualidade (resolução) das texturas. Quanto maior o ambiente (espaço) 3D, quanto maior o número de polígonos (objetos) 3D, quanto maior a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e quanto maior for a qualidade (resolução) das texturas mais lento será o jogo.

Todo jogo 3D tem dezenas de mapas ou fases e para sair de um e entrar em outro é preciso carrega-lo (loading) do HD para a memória pois só 1 mapa ou fase fica na memória. Todo jogo 3D tem dezenas de mapas ou fases. Jogos como MOHAA, RTCW e SOF 2 tem entre 30 e 60 mapas ou fases. Quem jogou GTA 3 viu que ele tem 3 ilhas e que para passar de uma para outra é preciso carrega-la (loading) para a memória. Logo concluímos que GTA 3 tem somente 3 mapas ou fases e se formos comparar com MOHAA, RTCW e SOF 2 cada ilha (mapa ou fase) teria o tamanho equivalente de 10 a 20 mapas ou fases desses jogos!! Talvez isso não fique tão nítido pelo fato de GTA 3 ser em 3º pessoa e vc andar direto de carro. Como o carro anda muito mais rápido que um pedestre então parece que as distancias percorridas são pequenas. Experimentem andar a pé de uma ponta a outra de uma ilha ou ir a pé de uma ilha a outra para vcs verem como são imensas!! Esse é um dos motivos que fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.

O outro motivo é a quantidade imensa de polígonos (objetos) 3D e a quantidade imensa de vértices desses: são centenas de casas, prédios, postes, pedestres e carros com dezenas ou centenas de vértices.

Embora a qualidade (resolução) das texturas não seja perfeita (e nem poderia ser se não seria impossível rodar o jogo), os outros 2 fatores acima compensam e fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.

Uma coisa que eu achei incrível é o tempo que leva para carregar (loading) uma ilha: é quase instantâneo! Alem disso da para ver partes de uma ilha quando se está em outra, é como se o jogo carrega-se uma ilha e parte da outra na memória.

Tipo q isso eh meio logico naum?

GrayFox

Jj - Sc

New Member
afff gta 3 eh pesado porque foi mal programa, eh sua base veio de um video game, se fosse so pra pc seria bem melhor...

Abraços
te mais

Diablo

Since 2001
FRAPS é um programinha que tem aqui na HP da Adrena pra pega... que ele mete os FPS`s..
fica uma janelinha preta em qualquer canto da tela(tu configura)...
massa o programa... nào pesa nada... é 60 e pocos K...
e tambem com ele dá pra tira ScreenShots dos jogos :D

OldMan

Congelado
Sinto muito dizer que isso eh errado. Muito mais importante que a quantidade de dados eh o algoritmo de selecao hierarquica para visualizacao e culling. O engine do Quake 3 faz o mesmo com muito menos maquina. Ele eh sim um engine mal escalonado... com curva de perda de desemepnho e^n log n^2... o que e horrivel para um engine de jogo 3D

bernard0

New Member
Sinto muito dizer que isso eh errado. Muito mais importante que a quantidade de dados eh o algoritmo de selecao hierarquica para visualizacao e culling. O engine do Quake 3 faz o mesmo com muito menos maquina. Ele eh sim um engine mal escalonado... com curva de perda de desemepnho e^n log n^2... o que e horrivel para um engine de jogo 3D

:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

S

shaft

Guest
Originally posted by OldMan

Nussaaaaaaa
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

Jj - Sc

New Member

Lhes apresento Oldman :cool:

Abraços
te mais

SpaceTug

Bashar

No entanto Quake 3 usa uma BSP tree estática (além de outros algoritmos de culling) que é ineficiente com mapas do tipo do GTA (cenário completo quase sempre à céu aberto(ou sempre? num joguei ainda to deduzindo dos ScreenShots) ) e pra qualquer mapa de terrenos por height maps.
Mas temos o Operation FlashPoint que apesar de se passar em ilhas mais remotas e relativamente desertas consegue um bom desempenho e cenarios detalhados(e imagens muito impressionantes, principalmente de por do sol) .

mas quão exatamente são povoadas as ilhas?

S

shaft

Guest
Originally posted by SpaceTug

No entanto Quake 3 usa uma BSP tree estática (além de outros algoritmos de culling) que é ineficiente com mapas do tipo do GTA (cenário completo quase sempre à céu aberto(ou sempre? num joguei ainda to deduzindo dos ScreenShots) ) e pra qualquer mapa de terrenos por height maps.
Mas temos o Operation FlashPoint que apesar de se passar em ilhas mais remotas e relativamente desertas consegue um bom desempenho e cenarios detalhados(e imagens muito impressionantes, principalmente de por do sol) .

mas quão exatamente são povoadas as ilhas?

NOSSSSSSSSAAAAAAAAAAAA...SÓ TEM PICA GROSSA AQUI...
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

INTELbanzai!!!

Pato kamikaze
*cof*cof* <banzai se preparando pra comentário inteligente>

bem... o que deixa o GTA3 pesado são os bunequinhos altamente detalhados, as roupas que eles usam são muito pesadas e eles são bem arredondados, os prédios são altos e o céu é muito bonito, por isso o jogo fica lerdo... aahm, o topete do personagem principal tb é algo complicado, o jogo tem q comandar 50000 fios de cabelo da peruca do topetudo, por isso fica travado qdo mostra a fuça da criatura...

ChAnWaY

New Member
Desculpe estragar a alegria do amigo + esse mesmo post foi postado por pessoas diferentes no fórum da Hardmob e da gamesbrasil.

CTRL + C e CTRL + V

no more comments..

[]´s

BlackSilver

Usuário Registrado
Originally posted by INTELbanzai!!!
*cof*cof* <banzai se preparando pra comentário inteligente>

bem... o que deixa o GTA3 pesado são os bunequinhos altamente detalhados, as roupas que eles usam são muito pesadas e eles são bem arredondados, os prédios são altos e o céu é muito bonito, por isso o jogo fica lerdo... aahm, o topete do personagem principal tb é algo complicado, o jogo tem q comandar 50000 fios de cabelo da peruca do topetudo, por isso fica travado qdo mostra a fuça da criatura...

50000 fios de cabelo foi fogo......que tal uma textura de 256k de tamanho?

amachado

Marechal
A pessoa que postou essa pasta nesse fórum, no fórum da HardMob, no fórum da Games Brasil e no fórum da Final Boss e 3Dvirtua (os quais vc não mencionou) é a mesma: eu! Freqüento 5 fóruns de discussão (HardMob, Games Brasil, Final Boss, adrenaline e 3Dvirtua) e às vezes quando posto em um posto em todos! Se quiser ter a prova, procure a pasta "bomba atômica no GTA 3" que esta presente nos 5 fóruns.

Renan.Spolon

Beligerante - Hard Training, Mission Easy.
Banido
2 shafts?
oo nãoooo meu deus!!! o que eu fiz de errado pra merecer isso !!! :ohgod: :ohgod:

D3lta

...
GTA ViceCity funfava melhor em uma TNT2 do que o GTA3. Experiência própria.... Muitos dos bugs do GTA3 foram corrigidos na VC....

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Usuários que está vendo este tópico