Escolhendo a profissão [TÓPICO OFICIAL]

Lord

bauer
Registrado
Esse tópico tem como intuito a troca de idéias sobre a difícil decisão da escolha da profissão, que geralmente ocorre quando vamos prestar o vestibular.

Para quem tiver dúvidas sobre qualquer profissão, dúvidas sobre área de atuação, salário, mercado, etc.
 
Bom, vou começar :D

Eu queria fazer Engenharia da Computação, mas o que exatamente faz um profissional dessa área? Há mercado para ela no Brasil?

Meu teste vocacional apontou para Ciências Contábeis e adoro matemática, mas essa é uma profissão que ainda oferece bons empregos ou está saturada demais? o salário como é?
 
Bom, vou começar :D

Eu queria fazer Engenharia da Computação, mas o que exatamente faz um profissional dessa área? Há mercado para ela no Brasil?

Meu teste vocacional apontou para Ciências Contábeis e adoro matemática, mas essa é uma profissão que ainda oferece bons empregos ou está saturada demais? o salário como é?

Nossa, tem bastante area pra essa profissão, trabalhar no desenvolvimento de hardware é uma das principais.
 
Bom, vou começar :D

Eu queria fazer Engenharia da Computação, mas o que exatamente faz um profissional dessa área? Há mercado para ela no Brasil?

Meu teste vocacional apontou para Ciências Contábeis e adoro matemática, mas essa é uma profissão que ainda oferece bons empregos ou está saturada demais? o salário como é?

bom, matemática é essencial pra isso, mas não tudo, voce vai ter que gostar E muito de programação tambem que é utilizado, e falo por experiencia própria, programação só vai pra frente se voce Realmente tem a vocação e gosta daquilo...
 
Cara, Contábeis é uma ótima área. Vc nunca ficará sem trabalho pq dá pra trabalhar por conta. Toda empresa, todo órgão público, precisa de contadores. Há muitos concursos ótimos nessa área, incluindo o de Auditor da Receita Federal. É um curso que, assim como Direito, abre um monte de oportunidades.
 
Sou péssimo com Matemática, mas me dou muito bem com Letras. Tava pensando em fazer Comunicação, mas me disseram que é um mercado muito restrito e concorrido. Tô pensando em Direito, mas ainda não sei.
 
Cara, Contábeis é uma ótima área. Vc nunca ficará sem trabalho pq dá pra trabalhar por conta. Toda empresa, todo órgão público, precisa de contadores. Há muitos concursos ótimos nessa área, incluindo o de Auditor da Receita Federal. É um curso que, assim como Direito, abre um monte de oportunidades.

Pois é.

Vou começar a fazer concursos, iniciarei com um para escrituário do BB.

Só pra pegar 'cancha' como diz meu pai.

Tô tendendo pra esse lado mesmo, tomara que passe no concurso.
 
Tava pensando em Direito, Economia ou Ciência Política.. Alguem aqui faz algum desses cursos? :rolleyes: :)
 
Tava pensando em Direito, Economia ou Ciência Política.. Alguem aqui faz algum desses cursos? :rolleyes: :)

Cursei Direito e Economia, são áreas muito interessantes. Direito é mais prático (mais fácil de conseguir colocação) mas Economia é uma ciência instigante.
 
Acho que é melhor fazer Economia depois de já ter uma outra faculdade
 
Cursei Direito e Economia, são áreas muito interessantes. Direito é mais prático (mais fácil de conseguir colocação) mas Economia é uma ciência instigante.

É. A princípio vou fazer Direito. Depois vou estudar feito louco pra passar em um concurso público.

Uma vez vi você falando em um tópico que tinha passado em um concurso público.. Qual foi? Estudou muito? Qual dos cursos mais te ajudou?
 
Você num pode falar também que não tem vocação pra exatas porque é péssimo em matemática, você deve escolher independente das suas melhores matérias na escola.
 
É. A princípio vou fazer Direito. Depois vou estudar feito louco pra passar em um concurso público.

Uma vez vi você falando em um tópico que tinha passado em um concurso público.. Qual foi? Estudou muito? Qual dos cursos mais te ajudou?

Bem, o 1º concurso que eu passei foi o da Polícia Federal, não assumi pq passei no Banco do Brasil (que pagava melhor na época) e lá trabalhei 10 anos. Depois passei para a Justiça Federal (onde trabalhei durante 1 anos e 2 meses) e, no último, passei para Oficial de Justiça do RS (onde trabalho atualmente). Para passar em Concursos Públicos é preciso estudar muito, muito mesmo, fazer as provas anteriores e conversar com quem já passou. Não sei se as faculdades que cursei (Economia, Psicologia e Direito) me ajudaram muito nos concursos pq, normalmente, o conteúdo é diferente. Mas acredito que o curso que mais ajuda quem quer ser servidor público é, indiscutivelmente, o Direito.
 
Bom, vou começar :D

Eu queria fazer Engenharia da Computação, mas o que exatamente faz um profissional dessa área? Há mercado para ela no Brasil?

Meu teste vocacional apontou para Ciências Contábeis e adoro matemática, mas essa é uma profissão que ainda oferece bons empregos ou está saturada demais? o salário como é?
Não sei opinar sobre EC mas sobre ciências contábeis, você provavelmente vai ter uma vidinha medíocre. Os contadores são sempre explorados pelas empresas e ganham mal. Contabilidade é chato pra cacete e é menos matemática do que você imagina...

Recomendo fazer um curso mais abrangente como alguma engenharia ou economia, pois ai as portas ficarão abertas para você tentar qualquer cargo, inclusive o de contador.

Acho que é melhor fazer Economia depois de já ter uma outra faculdade

Ahn? Por que isso? Pode fazer economia direto, não precisa fazer outra faculdade antes...
 
Não sei opinar sobre EC mas sobre ciências contábeis, você provavelmente vai ter uma vidinha medíocre. Os contadores são sempre explorados pelas empresas e ganham mal. Contabilidade é chato pra cacete e é menos matemática do que você imagina...

Recomendo fazer um curso mais abrangente como alguma engenharia ou economia, pois ai as portas ficarão abertas para você tentar qualquer cargo, inclusive o de contador.



Ahn? Por que isso? Pode fazer economia direto, não precisa fazer outra faculdade antes...

Contador é o profissional formado (nível superior) em Ciências Contábeis. Engenheiros e Economistas não podem assinar balanços ou livros contábeis.
 
Contador é o profissional formado (nível superior) em Ciências Contábeis. Engenheiros e Economistas não podem assinar balanços ou livros contábeis.

Mas pra um engenheiro ou economista (ou administrador) virar um contador é mole. Vários amigos meus se formaram nestas carreiras e foram trabalhar com auditoria (que é a parte menos pior da contabilidade, na minha opinião). Quando você começa a crescer nas empresas eles pagam o curso de contabilidade pra você.
 
Eu quero fazer Engenharia Eletrônica/Telecomunicações e nada me fará mudar de idéia :)
O que falta é passar no vestibular :p
 
Mas pra um engenheiro ou economista (ou administrador) virar um contador é mole. Vários amigos meus se formaram nestas carreiras e foram trabalhar com auditoria (que é a parte menos pior da contabilidade, na minha opinião). Quando você começa a crescer nas empresas eles pagam o curso de contabilidade pra você.

Mas daí tem que fazer outra faculdade. Quando eu cursei Economia tive várias cadeiras comuns com o curso de Contábeis e aprendi que Contabilidade é mais que uma profissão, é uma ciência que nos ensina a ordenar nosso patrimônio, físico e psicológico, é quase uma filosofia.
 
Quando eu estava no colégio queria fazer Engenharia Mecatronica. Como não tinha aqui e eu nunca levei estudos a sério, prestei pra Eng. Ambiental, graças a Deus zerei inglês e fui eliminado (mas minha pontuação passava :p). Nisso meu pai falou pra eu prestar pra Arquitetura, eu fiquei meio cabreiro com esse curso principalmente por saber q é um curso muito rosa se é q me entendem.
Como aluno vagabundo q sou, hj posso dizer q estou gostando do curso. Não tem calculo, apesar de ter uma matéria de sistemas q é meio foda, praticamente só tenho aulas de desenho, tem muita mulher, a maioria bonita, e de quebra, ainda posso zuar umas bixinhas hauahuahauahauahauhauahauah
Meu pai é engenheiro do estado e consegue me encaminhar pra trabalhar la dentro, então por enquanto to curtindo a tranquilidade.
 
salve, pessoas!

bem... eu sou estudante de biologia, e penso mto em seguir ou a área de genética ou entomologia forense.
 
Alguem ai trabalha na aera de automobilistica?
 
esse ano vou prestar pra eng. elétrica....vou fazer um ano q pega mt cálculo e física e estudar em casa pra tentar o meu sonho q eh eng. Aeronautica no ITA....
AMO física e ainda mais aviões....
Se não passar ahe vou pra um ano d tortura psicológica no poliedro......
e se msm assim não passar vou me contentar com elétrica....
 
Vou fazer facul ano que vem e não consigo me decidir, estou ficando maluco!

Gosto de PCs, matemática, um pouco de física, acho que só isso!

Vou ficar careca de tanto arrancar cabelo! >.<
 
Vou fazer facul ano que vem e não consigo me decidir, estou ficando maluco!

Gosto de PCs, matemática, um pouco de física, acho que só isso!

Vou ficar careca de tanto arrancar cabelo! >.<
hmm, já pensou em engenharia de redes de comunicação?
 
iiii galera, sinceramente, não pensem na profissão que vcs querem, e sim com o que vcs querem trabalhar; ao longo fa faculdade muda muita coisa, as vezes vc achava que era aquilo, mas num era, vc vê novas áreas, enfim... o que vc vai fazer pro resto da vida não é decido ANTES do vestibular, nesse período vc só ta decidindo o que vc quer estudar com afinco.

Hoje em dia, o nível de graduado(seja bacharel, ou licenciatura) não quer dizer NADA pro mercado, é assim como o inglês, vc TEM que ter só pra começar a "brincar", o que realmente faz a diferença é os cursos que vc tem, as línguas, o seu network(QI - Quem Indique), e experiência.

vc acaba nem trabalhando na área que vc se forma.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo