Esquema para fazer ligação de 2 coolers em uma única fonte 12v normal

Lyuk

Active Member
Registrado
Eae galera, beleza?

Galera, é o seguinte: to querendo ligar 2 coolers que comprei (Master Cooler R4-L2R-20CK-GP) em uma única fonte 12v, mas não quero fazer cagada e queimar, então to pedindo ajuda de vocês.

Moçada, vou arranjar a fonte 12v, que será provavelmente de celular mesmo, aquelas comuns, teria alguma alternativa melhor? Quando se diz fonte 12v de celular, dá pra ver isso no verso da fonte, e no caso teria que estar escrito 12v na saída? É isso? E quanto aos amperes/mA? Será que vai queimar com o tempo, se o trabalho for bem feito?

Olha, não tenho conhecimento ALGUM de elétrica, nada MESMO, ou seja, queria saber o que fazer no meu caso. Estou procurando ajuda em outro fórum também mas não obtive resposta ainda. Não sei qual fio ligar, o que cortar, o que fazer, nada mesmo galera, alguém poderia me dar uma luz?

Se esse "projetinho" inicial der certo, depois posso pensar em fazer algo mais sofisticado.
 
Primeiro...

Essa fonte de celular deve ser na ordem de mA, na faixa de 450 ou 500... Não tem amperagem suficiente pra suportar dois motores CC (cooler) de 12v. Veja que a amperagem do cooler é de 0.45A ou seja, 450mA.

Vai funcionar, claro, mas vai queimar logo logo. A amperagem da fonte de alimentação tem que ser sempre maior que a do equipamento a ser ligado nela. A tensão deverá ser igual a tensão do equipamento, logo, 12v está correto.

Os motores CC tem a capacidade de funcionar em tensões mais baixas e tensões mais altas. Se ele é 12v, significa que essa é a tensão máximo de operação normal. Se você diminuir a tensão, o motor vai girar mais lento.

Resumindo:

É isso hehehehe.

Falow
 
Entendi, muito obrigado pela resposta! Vou tentar procurar alguns informações sobre a ligação que eu posso fazer e se será possível hehe. Você recomendaria alguma fonte para aguentar sem problemas os coolers?

Abraços
 
você pode pegar uma fonte genérica de R$30 para computadores.

Para ligar ela, faça um curto entre o fio verde e qualquer fio preto (ambos no conector ATX)
 
Existem fontes de equipamentos mais robustos, como telefones Sem Fio, Teclados, DVD's portáteis, que usam uma fonte com amperagem alta.

Procure com pelo menos 1A de corrente.

falow
 
Galera, tudo bem?

Meus coolers (2) chegaram, e já comprei tudo que precisava. Olha os materiais:

Fonte 12v universal (de 7 pinos)
2 Potênciometros de 20k
Fusíveis de vidro (com porta fusível)
Fio de 2 pernas (que eu já parti no meio), acho que são 0,5mm
2 transistores TIP31

Características da fonte:

AC/DC 7 saídas
Entrada: 127/220 Vac
60/50Hz
Saída: 1.5-3-4.5-6-7.5-9-12 Vdc
Potência: 18W
Carga máxima: 1000mA

Essa fonte serve de boa? Ela tem uma saida com 7 pinos, mas apenas um fio de dois pés, qual sei em qual ligar? Ah, e ele também tem uma "chave" chamada Volt Change que me permite mudar a voltagem, pelo que eu entendi.

Além disso tem uma chave estranha, apontando "Polarity SW", em que no primeiro desenho mostra como se fosse uma "pilha" com o pólo + emcima e - embaixo, e a outra - emcima e + embaixo.

1970598_4.jpg


Essa chave de mudança de volt não poderia servir como um controlador pros fans? Ah, e como sei que a fonte está realmente jogando os 12v? Se eu comprar uma fonte de 20v ou mais, por exemplo, e com uma amperagem maior, o cooler pode queimar ou ocorrer algo do tipo?

Estou com o estanho aqui para soldar, só que agora surge o empecilho: não sei por onde começar e quais fios conectar... alguém poderia ajudar?

Abraços

EDIT: galera, a dúvida maior surgiu aqui: dependendo da ligação (tipo de ligação) que eu fizer, bem como a característica dos componentes, por exemplo, tipo de fio ou fusível, o cooler pode perder a sua potência, se comparado a potência se estivesse ligado direto na fonte?

Abraços
 
Última edição:
Então cara.

Primeiro de tudo me diga uma coisa, vc vai cortar algum destes plugs da fonte e soldar os fios no seu circuitinho é isso? Se é isso primeiro vc tera que descobrir a polaridade. Note que no fio que sai da sua fontezinha é duplo, um dos lados é preto e o outro lado é preto com uma faixa branca. Vc pode usar isso pra saber qual é o positivo e qual é o negativo. Pra vc descobrir isso, teria que ter um multimetro ai contigopra vc descobrir qual dos lados leva o positivo. O multimetro tambem já poderia medir de quebra se a fonte ta te fornessendo 12V mesmo como vc quer.

Sobre a fonte essa chave "polarity" lhe permite mudar a polaridade dos plugs da fonte veja aquele desenho como os plugs. na opção da esquerda ele coloca como a carcaça metalica de fora dos plugs como positivo e a de dentro como negativo e na opção da direita ele coloca a carcaça metalica de fora dos plugs como negativo e a de dentro como positivo. Deu pra entender? Coloque esta chave em uma posição desejada e não a mude mais.
Note que depois que vc soldar os fios da fonte no seu circuito corretamente, vc NÂO pode mudar esta chave, caso contrario ela invertera a polaridade, podendo queimar seus fans e/ou componentes.
A outra chave presente na fonte é responsavel por selecionar as voltagens que vc queira na saida da fonte. Essa sim vc pode mudala sem problemas durante a operação do seu circuito, o que acontecera é que quanto menor a voltagem que vc selecione mais lento rodara seus fans. Veja que esta desenhado lá: 12V, 9V, 7,5V, 6V, etc.. São as voltagens que sera entregado na saida dependendo da posição da chave. Como seus fans fucionam em 12V (que é a voltagem maxima da fonte) não tera risco de queima.

Veja se entendeu tudo o que eu botei e veja se consegue uma forma de descobrir qual dos dois fios leva o positivo e o negativo. Amanha provavelmente eu retorne aqui se vc precisar de mais ajuda.

Alguma duvida a mais pode perguntar:yes:
 
Doug, obrigado pela ajuda!

Você teria msn? Entendi tudo muito bem.

Putz cara, então quer dizer que não precisava dos potenciometros e transistores?
 
So precisava da fonte 12v...é bem facil fazer o serviço, voce pode cortar um plug e fazer uma emenda, aii vc puxa o fio ate chegar no local onde vai ligar as fans, corta os fios da fan e descasca, guarde os plug da fan (eu cortaria o fio da fan bem no meio, entre a fan e o plug para depois se precisar da pra emendar o plug na fan e ligar na placa mãe.)... Depois de ter emendado os fios da fonte e descascado os fios da fan, ligue a fonte na tomada e encoste os 2 fios na fan, se não girar so inverta a posição dos fios, quando girar é que o positivo e negativo ta no lugar certo (obvio) dai é so emendar o fio da fan no fio da fonte e passar fita isolante.
 
So precisava da fonte 12v...é bem facil fazer o serviço, voce pode cortar um plug e fazer uma emenda, aii vc puxa o fio ate chegar no local onde vai ligar as fans, corta os fios da fan e descasca, guarde os plug da fan (eu cortaria o fio da fan bem no meio, entre a fan e o plug para depois se precisar da pra emendar o plug na fan e ligar na placa mãe.)... Depois de ter emendado os fios da fonte e descascado os fios da fan, ligue a fonte na tomada e encoste os 2 fios na fan, se não girar so inverta a posição dos fios, quando girar é que o positivo e negativo ta no lugar certo (obvio) dai é so emendar o fio da fan no fio da fonte e passar fita isolante.

Doug, obrigado pela ajuda!

Você teria msn? Entendi tudo muito bem.

Putz cara, então quer dizer que não precisava dos potenciometros e transistores?

Eu achei que vc ia fazer uma circuitinho controlador da velocidade dos fans com potenciometro na base do TIP. Mas enfim, só essa fonte já é suficiente para que vc controle a velocidade dos fans atraves das voltagens disponiveis na fonte mesmo.
Infelizmente aqui no trampo (onde passo o dia inteiro) não é liberado o MSN e em casa to sem internet por enquanto:(
Já que não tem circuitinho nenhum, é só os fans, vc pode fazer exatamente a dica do colega SONNY pra descobrir a polaridade. Se for bem rapido não havera problema em ligar com polaridade invertida(tipo, enrole um dos fios e o outro deixe souto e só encoste na hora do teste. O fan girou, otimo! Se não der sinal nenhum desencoste os fios na mesma hora e inverta. Agora deve girar). Desta forma fica bem facil descobrir a polaridade, só tome cuidado pra não fechar curto nos fios da saida da fonte.

Se quiser fazer o teste da polaridade atravez do multimetro eu posso te ajudar tambem, é só falar!

Se tiver mais duvidas é só falar cara:yes:
 
Última edição:
Sonny e Doug, caras, vocês estão salvando a minha vida.

Em outro fórum eu pedi ajuda para um usuário, que também foi MUITO gente boa, e me indicou todos os passos. Só que tipo, comprei tudo, potenciometros, fios, transistores, solda, tudo mesmo, e o cara sumiu, nem responde mais as minhas perguntas, simplesmente me ignora, estou com tudo parado já há uma semana.

Bem, se der para controlar na fonte, maravilha!

Se você puder me falar como faz o teste da polaridade através do multimetro eu ficaria grato.

Porém surgiu algumas dúvidas:

Como eu faço para saber se a fonte realmente está "mandando" 12v? Através do multimetro? Se eu for em qualquer eletrica ou lugar em que o pessoal arrume equipamentos eletronicos eles irão ter esse multimetro, certo?

Tem algum problema em ficar trocando a voltagem? Eu digo, cara, o meu maior medo sobre essas fontes sei lá, são de elas explodirem ou acontecer algo do tipo, seria possível?

Eu encontrei também outras fontes com amperagens e voltagens maiores, no caso (25v), se eu ligar os fans nessa fonte, ela vai rodar mais rápido do que uma de 12v, ou o limitante seria 12v?

Agora a pergunta final: eu entendi o esquema para ligar o cooler, mas no caso seriam 2 coolers, como seria feita a ligação?
 
Sonny e Doug, caras, vocês estão salvando a minha vida.

Em outro fórum eu pedi ajuda para um usuário, que também foi MUITO gente boa, e me indicou todos os passos. Só que tipo, comprei tudo, potenciometros, fios, transistores, solda, tudo mesmo, e o cara sumiu, nem responde mais as minhas perguntas, simplesmente me ignora, estou com tudo parado já há uma semana.

Bem, se der para controlar na fonte, maravilha!

Se você puder me falar como faz o teste da polaridade através do multimetro eu ficaria grato.

Porém surgiu algumas dúvidas:

Como eu faço para saber se a fonte realmente está "mandando" 12v? Através do multimetro? Se eu for em qualquer eletrica ou lugar em que o pessoal arrume equipamentos eletronicos eles irão ter esse multimetro, certo?

Tem algum problema em ficar trocando a voltagem? Eu digo, cara, o meu maior medo sobre essas fontes sei lá, são de elas explodirem ou acontecer algo do tipo, seria possível?

Eu encontrei também outras fontes com amperagens e voltagens maiores, no caso (25v), se eu ligar os fans nessa fonte, ela vai rodar mais rápido do que uma de 12v, ou o limitante seria 12v?

Agora a pergunta final: eu entendi o esquema para ligar o cooler, mas no caso seriam 2 coolers, como seria feita a ligação?

Se seus fans foram projetados pra 12V é até no maximo 12V que vc pode ligar eles. Se ligar menos de 12V eles ainda funcionam mas mais lentos dependendo da voltagem. Se vc ligar 12V neles eles rodaram em sua velocidade normal. Se vc ligar mais de 12V neles até podem funcionar durante algum tempo, até mais rapido ainda, mas rapidinho ele queimara, isto é fato!
Detalhe: Quando a gente diz 12V a gente sempre quer dizer 12 e alguma coisa, ou seja, nunca é 12 exato, pode ser 12,3V, 12,4V ou até 11,8V, 11,9V. Essa pequena diferença não tem muito problema, apenas fique atento de ao invez de 12 tiver quase 13 ou mais ai é risco.

Não tem problema vc ficar trocando a voltagem durante a operação dos fans, contanto que seja de 12 pra menos, nunca pra mais. No caso de sua fonte, sim vc pode usar a chave de seleção de voltagens dela pra controlar a velocidade desejado dos fans, não é pra dar problema não. A voltagem maxima que ela entrega é 12V, que é a dos Fans, portanto não há problemas. Só na chave daesquerda, da polaridade, essa é melhor vc deixa-lá em uma posição e não muda-la mais.

Pra ligar dois fans é mesma coisa que um só. Os fans geralmente tem dois fios, preto e vermelho. Vermelho é o positivo e o preto o negativo. Pra ligar dois fans na mesma fonte basta ligar os fans em paralelo, ou seja, junto os fios vermelhos dos fans e ligue no positivo da fonte. Agora junte os dois fios pretos dos fans e ligue-os no negativo da fonte. Isole-os bem com fita isolante e pronto agora é só ligar a fonte.

Pra vc saber se a fonte esta mesmo entregando a voltagem prometida na respectiva opção na chave de seleção de voltagem é usado o mesmo processo que vc vai usar pra descobrir o positivo e negativo da fonte usando o multimetro. Veja abaixo.

Agora uma forma bem rapida de vc saber qual o positivo e o negativo no fio que vem da fonte e de quebra qual a verdadeira voltagem que esta sendo entregue na saida dela:

Basta que vc posicione o multimetro na escala de tensão continua (DC), na opção "20" (de 20 Volts). Tome por exemplo a imagem de um tipico multimetro bem simples:

Ve a opção "20" na escala de medição de tensão continua? Pois bem gire a chave seletora do multimetro pra essa posição. O multimetro vai apresentar um valor, provavelmente 0 (zero) quando vc não estiver medindo nada e algum valor quando vc estiver medindo algo que tenha uma "diferença de potencial continua" ou seja, tensão continua.
Agora enconte as ponteiras preta e vermelha do multimetro uma em cada fio descascado que vem da fonte. Neste momento o multimetro vai ler a tensão que ali existe e lhe apresentar no visor(aqui vc já pode ver se a tensão que a fonte esta entregando é 12V mesmo). Agora que vem o massete: Quando vc medir a tensão nos fios da fonte, como é tensão continua, o visor vai mostrar a tensão positiva ou negativa, por exemplo: 12,31(positiva) ou -12,31(negativa). Se aparecer o valor negativo significa que as ponteiras estão lendo invertidamente, ou seja, a ponteira vermelha do multimetro esta no negativo da fonte e a preta esta no positivo da fonte. Se isto acontecer, inverta as ponteiras, desta vez o multimetro vai ler a mesma tensão mas positivamente, significa que a ponteiras do multimetro estão nos fios corretos, a ponteira vermelha do multimetro esta no fio positivo da fonte e a preta esta no negativo da fonte. Agora basta olhar em qual dos fios da fonte a ponteira vermelha esta e marca-lo como positivo e o fio da fonte que estiver com a ponteira preta e marca-lo como negativo.

Tentei explicar de uma maneira bem facil de entender, não sei se ficou bem claro mas se tiver duvidas ainda é só perguntar ok?! Se o seu multimetro for muito diferente deste que postei, tente postar uma foto dele aqui que a gente te ajuda.

Depois que estiver tudo pronto poste aqui pra gente.

Abraço
 
vou falar poucas coisas mas bem diretas..
se ligar os fans em fonte de 25v eles queimam na hora
no maximo esses fans aguentam 13v, acima disso, queimam
tu pode controlar a velocidade deles com essa fonte ai, basta chavear a voltagem de 12v pra 9v ou 7.5v
com isso a velocidade dos fans vai diminuir
não da nenhum problema, só não pode ficar mudando a voltagem direto, ai sim pode dar problema
não sei pra que vc comprou tanta coisa, bastava ter comprado a fonte, emendado os fios positivo e negativo dos fans no cabo que vem da fonte e pronto :yes:
não precisa medir se a fonte ta mandando os 12v pq ela foi feita pra mandar 12v, no maximo pode mandar 12.5v ou até mesmo 13v mas o fan vai aguentar!
poderia ter usado uma fonte de pc tbm, eu ja fiz isso quando a fonte do meu modem que é de 12v queimou, usei uma fonte de pc q tava parada, aproveitei e coloquei o modem dentro de uma caixinha de nobreak com 2 fans jogando vendo no modem que tava sem a carcaça pra ele não esquentar, ficou mto bom e o modem nunca travou a conexão depois disso :lol:
 
Doug, muito obrigado cara!

Olha, no caso, eu vou procurar algum lugar que tenha tal multímetro, creio que não compense comprar tal aparelho só pra medir a tensão, vou procurar algum lugar que arrume equipamentos eletrônicos e fazer a leitura.

Só que eu pensei que seria possível fazer a leitura sem cortar os fios, pois caso não entregue 12V eu iria trocar na loja que comprei. Sobre as voltagens, entendi perfeitamente, vou ficar com esta fonte mesmo e certificar que ela está mandando 12v.

Sobre os fios, estou com estanho aqui e vou soldar com uma faca quente mesmo, pois é algo bem simples, posso soldar com estanho mesmo ou você me recomendaria outro método? Eu sou bem leigo, portanto estava pensando em descascar os fios, enrolá-los e depois mandar a solda por cima.

Ah sim, surgiu outra dúvida: quando vou descascar os fios, se algum daqueles "fiozinhos" que estão encapados não ficarem em contato direto com os fios desencapados da fonte, eu teria perda de performance? Acho que a minha maior preocupação seria em ter 100% do fan funcionando, não perdendo performance.

Bem, sobre a sua explicação, achei fantástica, Doug você realmente está me ajudando, e muito!

Abraços

EDIT: hehe aristeu, pois é cara, o problema é que eu só fui comprar a fonte depois de comprar o restante, pois não sabia que este tipo de fonte poderia funcionar como controlador de velocidade.

A minha dúvida quanto a voltagem é que surpreendentemente, eu vejo que na chave para mudar de voltagem dá pra ver cada "buraco" correspondente em que a chave entra, só que na última, justo na de 12v, ela não parece encaixar direito, não sei se é por culpa da carcaça da fonte, que não deixa a chave chegar no buraco ou se está certo mesmo.
 
Última edição:
Esse modelo de multimetro que postei na foto ai em cima custa em torno de uns 15,00 reais, bem barato, mas mesmo assim não precisa comprar não, pega emprestado de alguem que tenha e mede.
Vc pode sim medir com o multimetro sem cortar os fios da fonte, basta medir em um dos plugs dela, é a mesma coisa, a diferença é que medindo nos plugs vc vai continuar sem saber qual fio é positivo e qual o negativo, mas ai se vc decidir ficar com a fonte corta um dos plugs e faz a medição nos fios pra descobrir o positivo e o negativo.
Vc tambem pode medir todas as outras opções de voltagem da fonte que ver se todas dão o que prometem mesmo.
Não tem problema não, descaque, enrole e meta estanho neles, mesmo se ficar algum de fora não vai fazer nenhuma diferença. Eu só não sei se vc vai conseguir soldar os fios com uma faca quente. A muito tempo atraz eu tentei e não consegui! ahuahuahau Mesmo se vc não conseguir não tem problema, pode dexar só enrolado mesmo. a corrente eletrica dos fans é pouca, não vai dar problema não, basta vc isolados bem com fita isolante depois de ligar os fios.

Mais duvidas, só perguntar.

Abraço
 
Ok Doug, compreendi perfeitamente!

To com a mão coçando aqui pra tentar isso agora mesmo hahaha. Sobre a solda, pra soldar não seria só tacar o estanho derretido sobre a ligação e esperar esfriar? Acho que é mais complicado, então...

Mas putz, valeu mesmo a ajuda, agora estou mais confiante, acho que vou tentar hehe...

Posto fotos do resultado e como ficou a performance depois disso, obrigado mesmo!
 
Boas novas: consegui fazer funcionar!

Putz, é algo tão simples, mas hehe, exige paciência. Valeu Doug e os demais pelas dicas, me ajudaram bastante!

Agora tenho que pensar em como vou usar esses coolers, parece que ele só joga ar mesmo se estiver a uma boa distância da superfície...
 
Que bom que consegui cara. Ficamos felizes em poder ajudar.

Quando precisar já sabe!

Abraço
 
Valeu Doug.

Olha, testei aqui e funcionou certinho, depois vou adaptar num suporte que eu vou montar também. Voltando ao assunto ligeiramente, surgiu uma dúvida: a tensão (os 12v) eles são divididos entre os 2 coolers quando se faz a ligação? Pois estranhei, na primeira vez que eu tentei conectar (só desencapei os fios e enrolei, depois prendi com fita isolante), um dos fans estava mais rápido, enquanto o segundo mal girava, o que pode ter ocorrido? Depois eu desfiz os fios e enrolei denovo, só que dessa vez parece que estão normais, mas não iguais.

Fui também medir com o multimetro e na hora o cara falou: "hm, fonte importada, deve dar uns 20v de tensão" e pior que na hora que ele mediu deu cerca de 20v mesmo, uns 16-17. Logo uma outra pessoa disse: "mas ele volta pra 12v com o tempo". Seria isso mesmo?

Abraços
 
Valeu Doug.

Olha, testei aqui e funcionou certinho, depois vou adaptar num suporte que eu vou montar também. Voltando ao assunto ligeiramente, surgiu uma dúvida: a tensão (os 12v) eles são divididos entre os 2 coolers quando se faz a ligação? Pois estranhei, na primeira vez que eu tentei conectar (só desencapei os fios e enrolei, depois prendi com fita isolante), um dos fans estava mais rápido, enquanto o segundo mal girava, o que pode ter ocorrido? Depois eu desfiz os fios e enrolei denovo, só que dessa vez parece que estão normais, mas não iguais.

Fui também medir com o multimetro e na hora o cara falou: "hm, fonte importada, deve dar uns 20v de tensão" e pior que na hora que ele mediu deu cerca de 20v mesmo, uns 16-17. Logo uma outra pessoa disse: "mas ele volta pra 12v com o tempo". Seria isso mesmo?

Abraços

Uma fan girando mais rapida que a outra, pode ser mal contato ou as fan juntas estão ultrapassando a amperagem da fonte...quanto a saida a quase 20v, testa sem nenhuma fan, depois liga so uma delas, se sem fan e com uma fan a voltagem de saida for 12v, as 2 fan devem ter ultrapassado a amperagem da fonte, caso contrario a fonte não é tão boa assim.

Eu tbm vou fazer isso quando meu quarto fica pronto mas vou usar fonte de notebook 12v 2~3 amperes, so tenho que encontra um jeito barato de controlar a rotação (ou voltagem tanto faz), se alguem souber como, eu agradeço...
 
O problema é que eu não tenho multimetro aqui em casa, qual seria o problema das 2 fans ultrapassarem a amperagem da fonte?

Estou mais preocupado mesmo com o fato de queimar ou inutilizar os coolers, isso poderia ocorrer? Porém parece que estão funcionando bem.
 
Teve um user que falo que rodava as fans dele a 20v, e tão funcionando (msm eu achando 20v bastante, sendo quase o dobro)...voltando a amperagem sinceramente eu não sei exatamente o que pode acontecer, teoricamente as fans iriam rodar mais devagar ou a fonte ia queimar mais rapido, isso na minha opnião.
 
A tensão de 12V não é dividida entre as duas fans não. Isto porque elas estão ligadas em paralelo, nesta maneira mantem-se a tensão e aumenta-se a corrente, ou seja, pras duas fans a tensão sera de 12V igual, o que ocorre que a corrente exigida sera o maior do que se tivesse um unico fan ligado. Se um fan puxa, por exemplo, 200mA duas fans vão requisitar da fonte logicamente 400mA. Pode ligar 15 fans ai que vai continuar sendo assim(so um exemplo tá, não vai ligar 15 fans ai que ai a sua fonte não vai aguentar mesmo :p)

Não acredito que a fonte não aguente os seus dois Fans. 1000mA da fonte é mais que suficiente pros dois fans. Fas o seguinte, atraz de todo fan, naquele papelzinho colado onde diz as informações dele como fabricante e etc. sempre tem a amperagem do fan, por exemplo lá sempre tem um numero do tipo: 0,42A
Dá uma olhada ai nos seus dois fans, ve esse numero e posta aqui pra gente ver qual a corrente maxima exigida pelos dois juntos quando em fucionamento. Veja esse exemplo:


Fans girando mais rapido do que outros não é surpesa, as veses um saiu da fabrica com uma pequena diferença nas bobinas internas, ou exigem mais ou menos corrente maxima para sua operação, isto interfere na velocidade delas. Não indica nenhum problema uma estar girando levemente mais rapida do que outra.

Quanto a fonte estar entregando mais de 12V, pode ser duas posibilidades. Primeira a fonte esta com defeito(o que eu não acredito) neste caso sim, há risco de queima dos seus fans. E a segunda, a tensão da fonte foi medida sem nenhuma carga, ou seja, sem nada ligado nela. Neste caso algumas fontes costumam dar mais do que o rotulado, mas no momento em que vc conecta algo pra ela alimentar a tensão volta ao normal. Isto acontece geralmente porque os capacitores usados na filtragem e retificação da tensão alternada que vem do transformador interno, carregam com a tensão de pico. E portanto quando vc mede sa tensão na saida destas fontes sem carga, o que vc esta lendo na verdade é a tensão no capacitor. Quando vc aplica carga nesta fonte ela tende a "descarregar" esse capacitor e mater ele carregado com a tensão correta, ou seja, de mais ou menos 12V. É mais ou menos isto o que ocorre com algumas fontes (note que isto pode ser o que acontece com sua fonte ou não, para ter certeza teria que ter esta fonte em mão para uma melhor avaliação).
Se vc tiver como, tente medir novamente a tensão da fonte com o multimetro mas desta vez com os fans ligados e funcionando.

Particularmente eu acho que a segunda opção é a que ocorre com a sua fonte. Se este for o caso, não necessariamente indica que ela esteja ruim ou que va queimar os seus fans. Apenas fique atento a algum possivel superaquecimento da fonte, os fans girando absurdamente mais rapido do que deveriam, etc. Se vc não perceber nenhum tipo de anormalidade não vejo motivo pra se preocupar.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo