• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Esquizofrenico pode cursar medicina?

Walter Mercado

Banido
Banido
Tenho esquizofrenia, tenho 26 anos e tenho interesse em cursar medicina. Sei que é dificil, mas pessoa com esquizofrenia igual eu pode ser médico? Eu sinto que seria feliz se eu fosse médico.
 
queria uma área que de para ter consultorio proprio
urologia ta sempre aí,so cuidado pra n ter um ataque enquanto faz o teste do toque

agora serio:acho que n tem nenhum problema,talvez seja uma limitação em termos de especialização em cirurgia etc, olha o topico de salarios dos users e vc vai achar varios medicos no forum,manda uma mp pra eles perguntando,trocar umas ideias
 
urologia ta sempre aí,so cuidado pra n ter um ataque enquanto faz o teste do toque

agora serio:acho que n tem nenhum problema,talvez seja uma limitação em termos de especialização em cirurgia etc, olha o topico de salarios dos users e vc vai achar varios medicos no forum,manda uma mp pra eles perguntando,trocar umas ideias
vou ver o topico
 
Se não há nada dizendo que não pode, então pode! Vá a luta e faça o que te fizer feliz independente do que outros digam cara
 
Não conheço nenhum impedimento legal para isso mas vc vai ter que estar sempre tomando seus remédios direito pra não dar m... no mesmo andar que eu trabalhei, existia uma funcionaria que tinha esquizofrenia e tomava remedio. Inclusive era mãe. Em geral ela tava bem mas as vezes surtava e ficava meses fora. Mas ela não devia tomar os remédios de forma correta.
Eu acho q vc deveria conversar com um psiquiatra ou neurologista sobre o assunto, pois eles é que vão poder te dar as respostas.
 
.........aproveita e faz psiquiatria
paciente: - doutor, ando estranho ultimamente, o que será?
doutor: - isso é esquizofrenia
paciente: - mas como o sr. pode afirmar assim sem fazer nenhum exame?
doutor: - experiencia própria
 
É um curso e uma vida que exige bastante esforço físico e mental, níveis de concentração absurdos para estudar e trabalhar e uma rotina que pode ser meio virada.
Você acha que da conta disso, conciliando com a sua condição? É uma jornada cara e longa.

Eu tenho um amigo chegado que também tem algum tipo de distúrbio que se assemelha com esquizofrenia, quando ele toma remédio fica de boa mas fica muito cansado. Quando não toma, fica muito irritado e quase sempre causa problemas nos empregos que acha (não só por essa condição, o cara é meio mala mesmo)
 
Tenho esquizofrenia, tenho 26 anos e tenho interesse em cursar medicina. Sei que é dificil, mas pessoa com esquizofrenia igual eu pode ser médico? Eu sinto que seria feliz se eu fosse médico.

É uma profissão extremamente exigente, tanto mental quanto emocionalmentep/psicologicamente, se a medicina seria bom pra você só você e o tempo pode dizer.

Tente descobrir algo no qual você é bom, foque nisso e veja se consegue fazer disso uma profissão, se você se trata com um psiquiatra é um bom ponto pra conversar com seu medico.

É importante você estudar e trabalhar, vai te ajudar a manter uma qualidade de vida e saude mental mas tente não escolher algo que vá te fazer ficar extremamente estressado/pressionado, você é uma pessoa que vai conseguir lidar bem com isso de forma constante? Você pode conversar sobre essas coisas com o seu médico/terapeuta e seria inclusive muito melhor do que postar em um fórum, onde as pessoas não te conhecem, pra pedir um conselho cara.
 
Pode, na verdade qualquer emprego pode ter...tem muita gente esquizofrênica por ai que ninguém nem deve saber.

Agora em termos pessoais, eu evitaria qualquer profissão que tenha de lidar com público direto (pessoas são chatas) e considerada estressante que já não é recomendado para ninguém com esquizofrenia...(como falaram acima, na residência de medicina você poderá surtar tendo que trabalhar por horas sem descanso...fora as aulas massantes (e isso é pra qualquer curso, mas creio que medicina, enganharia, direito, etc...sejam as mais chatas devido a quantidade de conteúdo)....a felicidade é muito relativa, tem aquela frase que diz "trabalhe com o que gosta e você nunca mais vai gostar de nada"...

Basicamente:
 
Se eu passar em medicina em outro estado, eu vou ter que morar onde até conseguir uma vaga na moradia da universidade?
 
Você tá querendo fazer medicina em publica ou particular ?
A questão é só se você realmente vai estudar, porque vida de esquizofrênico já é mais merda que a vida de uma pessoa comum, imagina estudar medicina ao mesmo tempo, você provavelmente não vai aguentar.
Tem aquela série, the good doctor, você vai ter que passar por tudo aquilo também (ou não)
Você é feliz pelo menos? Se não for acho que nem devia tentar.
Sua esquizofrenia é como ?
 
Última edição:
Eu sinto que seria feliz se eu fosse médico.
Ah, o comentário que fiz foi pensando naquela vida de médico que eu imagino que seja: muito estudo, residência, especialização.... enfim, puxado.

Mas devem haver outros ramos da medicina, ou relacionados a medicina, que não sejam tão exigentes e possam vir a te satisfazer. Tente olhar por esse lado também.
 
Conheço pessoas nessa condição que atuam em áreas de constante pressão, porém, uma delas teve até um hist. de internação (antes de controlar o problema).

Acredito que se você já achou junto ao seu psiquiatra uma forma de ''adormecer'' a doença e levar uma vida normal (hoje isso já é possível para inúmeras pessoas com condições psiquiátricas sérias), acho possível sim, conseguir ser um excelente médico.

Só teria que ter consciência que se você lidar com cirurgias por exemplo, você terá que estar com esse problema bem controlado e dominado, caso contrário pode oferecer algum risco ao paciente (acredito eu). Pois até uma pessoa ansiosa pode fazer c%gada no trabalho, caso seja algo que envolva muita pressão.

Se eu fosse você, iria atrás da tua meta de ser médico.

Eu por exemplo, tenho um problema sério com stress, irritabilidade e ansiedade. E atuo em áreas onde sempre tem pressão, depois de alguns anos acostumei e pelo que eu vejo, tenho uma performance superior a muita gente que não possuí esses problemas, a única questão é que carreguei um carga emocional muito alta e pesada até conseguir fazer o que eu faço de forma menos danosa pro meu emocional.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre pressão no trabalho e na vida:

Algo que eu aprendi e tive que aceitar da pior forma (quando eu era novo achava que dava pra acertar na vida durante 3-4 anos , ganhar muita $$ e viver de boa), é que seja a profissão ou ocupação que você vai escolher, se você gostar do que faz e se dedicar pra tirar o melhor de você todos os dias, você sentirá alguma pressão.

Isso é inevitável, seja em qual profissão for (talvez alguma com estabilidade não tenha tanto isso). Pressão faz parte da vida, eu sei o que é ter ataques ansiosos / irritação por causa de pressão e minha vida mudou muito depois que eu aceitei que na vida não existe sombra e água fresca, a questão é aprender a conciliar isso com a tua condição e a tua vida. Isso é algo que vem com o tempo e quando você dominar vai ver que toda aquela dúvida / medo que te incomodava vai ir embora e você vai estar fazendo coisas bem acima da média , sem sentir tanta pressão.

Outra coisa importante é achar o seu limite, talvez se especializar em uma área tranquila, sem muita adrenalina de um cirurgião por exemplo e atendendo no seu próprio consultório seja algo bem mais possível e tranquilo do que você acredita e você pode até mesmo virar um cirurgião um dia.

Eu conversaria com o médico que te acompanha também, ele deve te dar um norte e deve ir de avaliando conforme o teu curso de medicina vá progredindo e caso necessário ele pode interferir e te avisar caso você precise pegar mais leve na cobrança pessoal, que é alta nessa área.
 
Última edição:
Independente de ter ou não esquizofrenia, vc deve procurar carreira em algo que lhe dê prazer em fazer. Quando vc trabalha com algo que gosta, vc não vê o tempo passar e vai estar ganhando grana se "divertindo". Se é a medicina que vc curti, corra atrás e não leve em consideração as mensagens negativas, sempre haverá os pessimistas palpiteiros.

Por mais árduo que seja a sua carreira, mas se estiver fazendo o que gosta, vc estará contente e orgulhoso consigo mesmo, o que certamente será um benefício para o controle dos seus sintomas. Pior mesmo seria ter que trabalhar ou seguir carreira em algo que não gosta a vida inteira, imagina só o martírio de todos os dias, dormir e acordar sabendo que terá que aturar o dia inteiro um trabalho que não gosta.
 
Boa noite!
Fiz medicina e atualmente acabei minha especialização em oftalmologia`(Área muito tranquila e interessante).
Bom durante a minha faculdade eu tive aula com um professor de Anatomia/Histologia que aparentava ser uma pessoa normal, até que um belo dia no laboratório ele teve um surto e descobrimos que ele era esquizofrênico.Esse professor tinha um currículo excelente, capacidade intelectual normal e bem sociável.
Na minha opinião você deve buscar SEUS sonhos, independente da sua condição. Pq a partir do momento que vc desiste de algo a chance de no futuro isso torna-se um problema é grande.
Agora como médico, durante o curso de medicina vc irá ter contato com várias áreas, somente dessa forma é que acabamos escolhendo( por isso que existe o internato nos últimos dois anos).
As áreas como cirurgia, intensivista, neurocirurgia, são extremamente pesadas em todos os sentidos.A residencia de cirurgia é um INFERNO( amigo meu dormia 4 horas por noite durante 1 ano+perda de paciente+ alimentação ruim), o psicológico de qualquer pessoa é abalado...Por isso eu evitaria essas áreas na sua situação.
E pelo fato de vc ter Esquizofrenia não impede especializar em Psquiatria, muito pelo contrário, vc certamente terá algo a mais para oferecer para o paciente COM esquizofrenia do que aquele médico que não tem.
 
A doença não deve servir como guia nem como fator limitante para decidir sua vida pessoal, emocional e profissional. Logicamente ela pode impor barreiras mais difíceis de transpor, mas com tratamento assíduo e adequado é possível ser um ótimo profissional. É muito melhor alguém com diagnóstico de esquizofrenia que trabalhe de forma ética, séria e assídua, do que o monte de médico pau no cú, charlatão e incompetente que a gente vê por aí. A convivência no meio pode inclusive ser um gatilho para a melhora do seu quadro psiquiátrico.

Sou formado há 6 anos e meio, especialista em ginecologia e obstetrícia há 3 e meio, e digo sem nenhuma dúvida que estou exatamente onde eu deveria estar - sou apaixonado pelo que eu faço. É uma área muito gratificante de trabalhar. A medicina vai te oferecer várias possibilidades diferentes, e pode inclusive mudar sua forma de ser e de lidar com a vida e com os outros indivíduos, no bom sentido. Se não quiser lidar muito com pacientes, a área de radiologia, por exemplo, é bem interessante. A faculdade e a residência, caso faça, são experiências muito particulares para cada um - alguns surtam, alguns levam numa boa, alguns enchem a cara durante o curso inteiro e se tornam ótimos profissionais; outros podem ser os primeiros da turma mas não têm gosto por trabalhar, ou não conseguem estabelecer um bom relacionamento médico-paciente, apesar de serem tecnicamente competentes; alguns podem ser muito ruins, mas mandam muito bem no marketing e ficam de consultório cheio - tem de tudo.
 
Sendo sincero, li em um lugar que uma empresária de sucesso teve tantos traumas na infância/adolescência que ela chegou a desenvolver algo em torno de 40 personalidades diferentes. Eu nunca tinha lido algo assim. Mas, na real, se ela, com as limitações dela, conseguiu alcançar o sucesso, você também pode. Honestamente, eu acho que é uma mera questão de querer. A partir do momento em que você decide fazer algo na sua vida, nada vai parar você.
Quanto a áreas para se ter consultório próprio, eu vou sempre achar que neurologia racha de ganhar dinheiro. Inclusive, se medicina fosse minha praia, eu iria querer ser neurologista.
 
Obrigado por mais respostas pessoal. Sinto que não seria realizado em outra profissão. O que me falta é a disposição para estudar no minimo 1 ano para ir bem no ENEM e conseguir uma vaga pelo SISU.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo