• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Estado de vigília e a noção de passagem do tempo

Soro

Banido
Banido
Sei que devem existir muitos estudos sobre isso que poderiam ser localizados na internet, mas minha intenção aqui foi apenas abrir o tópico e deixar que os comentários apareçam, e se possível algum tratado sobre esse tema.

O estado de vigília pra quem não sabe é aquele instante que precede o sono. É quando não estamos totalmente dormindo nem acordados de verdade, e quando é comum sucederem pensamentos com alta dose de simbologia que logo depois se perde, caso sejamos acordados.

Outro acontecimento muito comum é que o tempo parece se estender bastante.

Eu mesmo já tive essa experiência muitas vezes.

Já cheguei a ter uma sequência enorme de pensamentos, que pareceram ter ocupado uma grande quantia de tempo, e quando volto à realidade percebo que se passaram apenas alguns poucos segundos.

Muitas vezes, dormindo em frente a televisão, consigo revisar um monte de acontecimentos do dia, e isso não dura nem o tempo de um simples comercial.

Como é isso com vocês? Vocês também tem essa sensação de passar muito tempo em apenas poucos segundos?
 
comigo esse período é bem "povoado" também hehe :D
altas reflexões... mas no meu caso às vezes se estende bastante mesmo
 
Sei que devem existir muitos estudos sobre isso que poderiam ser localizados na internet, mas minha intenção aqui foi apenas abrir o tópico e deixar que os comentários apareçam, e se possível algum tratado sobre esse tema.

O estado de vigília pra quem não sabe é aquele instante que precede o sono. É quando não estamos totalmente dormindo nem acordados de verdade, e quando é comum sucederem pensamentos com alta dose de simbologia que logo depois se perde, caso sejamos acordados.

Outro acontecimento muito comum é que o tempo parece se estender bastante.

Eu mesmo já tive essa experiência muitas vezes.

Já cheguei a ter uma sequência enorme de pensamentos, que pareceram ter ocupado uma grande quantia de tempo, e quando volto à realidade percebo que se passaram apenas alguns poucos segundos.

Muitas vezes, dormindo em frente a televisão, consigo revisar um monte de acontecimentos do dia, e isso não dura nem o tempo de um simples comercial.

Como é isso com vocês? Vocês também tem essa sensação de passar muito tempo em apenas poucos segundos?

Não existe tempo no inconsciente. Cientificamente provado. Vc pode sonhar a sua vida toda em um cochilo de 2 minutos.

Vc pode dormir 5 horas da tarde e acorda meio dia do dia seguinte e achar que tinha dado só um cochilo.

Ou vc pode cochilar por 10 minutos, sonhar pra cacete, acordar e achar que até perdeu a hora do dia seguinte.





Aconteceu uma coisa interessante com meu tio quando foi fazer uma cirurgia na clavícula. Antes da cirugia, quando ele começou a receber o sedativo, ele começou a rezar "pai nosso". Ele apagou e acordou, só que ainda tava rezando! E a cirurgia já tinha acabado, o efeito do sedativo também!
 
não sei ao certo, soh sei q penso várias coisas produtivas nesse meio tempo
dae eu ja deixo caneta e papel ao lado, no criado mudo, pra quando surge uma ideia mirabolante, eu anoto e aplico no dia seguinte hehehe
 
Não existe tempo no inconsciente. Cientificamente provado. Vc pode sonhar a sua vida toda em um cochilo de 2 minutos.

Vc pode dormir 5 horas da tarde e acorda meio dia do dia seguinte e achar que tinha dado só um cochilo.

Ou vc pode cochilar por 10 minutos, sonhar pra cacete, acordar e achar que até perdeu a hora do dia seguinte.

Cientificamente provado?
Me mostra esse artigo, por favor, que eu quero ler.
 
Cientificamente provado?
Me mostra esse artigo, por favor, que eu quero ler.

Nem preciso te mostrar artigos, digite www.google.com.br e vc achará milhares, milhoes de artigos.

Esse estado tem a ver com as etapas do sono, simplificando esse estado é quando o cérebro tá passando de ondas cerebrais beta (estado de vigília) para alfa.

Já me aconteceu muitas vezes, é o estado q se encontra uma pessoa em estado de meditação, hipnose, estados alterados de consciencia, td a msm coisa.
 
Na verdade eu viajei no meu post, mesmo que em psicologia a coisa fique muito na base da hipótese, da discussão, mesmo com bons testes atuais, algo um pouco longe de 'cientificamente', no modo ordinário da coisa, óbvio.

Mas em relação ao noção de tempo, isso não é muito de se impressionar ao considerar a velocidade entre sinapses.
 
Isso é uma das coisas básicas de quem estuda psicologia ou neurologia.

E foi por isso que eu pedi o artigo, já que empiricamente você provar isso deve ser um pouco difícil. Mas é com certeza a hipótese mais aceita.
 
Pô, eu tava lendo os posts empolgadamente e quando eu vejo já acabou! :eek:

Assunto interessante pessoal, enfiem comentários aí! :p
 
Eu nunca li nada a respeito disso. Se alguém puder achar artigos a respeito, interessa, por favor.
Quanto ao que o Taels colocou, acredito que isso possa ser uma conclusão científica, mas o que siginifica afinal "não existir tempo"?
O processamento de toda uma sequência de eventos poderia ser feito em paralelo dentro do nosso cérebro, o que permitiria entender que "tudo" pode acontecer instantâneamente, mas isso leva um tempo, por menor que seja. Além do quê, uma parte do cérebro pode estar processando tudo ao mesmo tempo, mas existe alguma parte que entende isso sequencialmente, pois senão, como é possível o encadeamento das idéias?
É mais aceitável que um evento curto seja esticado (como é o caso do "pai nosso" do tio do Taels), do que um evento longo ser encolhido.
Eu sempre fiquei encucado com isso.
Quem ainda não teve essa sensação não sabe o que ta perdendo. É simplesmente muito estranho. É um barato.
Normalmente isso acontece quando se cai no sono dirigindo. Você andou 50 metros com o carro apenas, vamos dizer, uns 2 ou 3 segundos no máximo, mas na hora que volta parece que passou um tempão, e fica desorientado. Claro que não é uma boa hora pra se "curtir" o fenômeno...
Tem esse lance de não sentir o tempo na escala correta e tem o lance das associações simbólicas que é outra coisa super interessante também.
É cada coisa absurda que faz todo o sentido, e quando se volta, todo o sentido se perde de repente.
Uma vez eu consegui captar aquilo e manter depois de acordado, mas depois, quanto mais eu pensava naquela associação de idéias menos sentido ela fazia e a imagem foi desvanecendo. Isso aconteceu e acontece muitas vezes, mas essa é a única vez que lembro de ter retido a imagem e o significado por mais tempo. Porém não lembro quando isso aconteceu e nem lembro mais do que era.
As associações são muito loucas. Não lembro de nada, mas vou chutar que seria algo como associar um sabonete verde com a fuga de um elefante do circo e uma palestra sobre tecnologia, e de repente tudo aquilo faz o maior sentido.
Fico imaginando o que o uso de drogas, tipo lsd, não são capazes de fazer. É muito louco mesmo.
 
Nunca tinha lido sobre isso... Nem sabia que era importante :p

Agora que você falou do carro, eu lembro quando eu voltava da escola pra casa, de ônibus. Quando eu tava morrendo de sono, encostava a cabeça no vidro e cochilava. Aí eu acordava assustado, pensando que o ônibus já tinha passado minha casa há tempo, e quando eu via não tinha nem chegado ao fim da quadra :slap:

Lembro também, vagamente, de ter umas "sacadas" doidas nesse momento... Infelizmente não lembro de nenhuma =/


O colega ali falou sobre meditação... Explorar essa sensação (se é que se chama assim) é que é a intenção? É que eu tava começando a fazer isso, mas sozinho em casa e com tutos da net, porque não tenho tempo de ir em templo budista :fun: (nem tem aqui onde eu moro, eu acho) nem fazer aulas de yoga... Alguém entende do assunto?
 
Nunca tinha lido sobre isso... Nem sabia que era importante :p

Agora que você falou do carro, eu lembro quando eu voltava da escola pra casa, de ônibus. Quando eu tava morrendo de sono, encostava a cabeça no vidro e cochilava. Aí eu acordava assustado, pensando que o ônibus já tinha passado minha casa há tempo, e quando eu via não tinha nem chegado ao fim da quadra :slap:

Lembro também, vagamente, de ter umas "sacadas" doidas nesse momento... Infelizmente não lembro de nenhuma =/


O colega ali falou sobre meditação... Explorar essa sensação (se é que se chama assim) é que é a intenção? É que eu tava começando a fazer isso, mas sozinho em casa e com tutos da net, porque não tenho tempo de ir em templo budista :fun: (nem tem aqui onde eu moro, eu acho) nem fazer aulas de yoga... Alguém entende do assunto?

Pra meditar ou praticar yoga, não precisa se converter, nem virar budista :whistle:

Meditação e yoga, na verdade não passam de técnicas simples de concentração e relaxamente, onde a intenção é vc acalmar a mente e induzir ondas cerebrais mais lentas q o normal, onde o ser chega num estado de profundo relaxamento e paz, nesse estado pode acontecer coisas "malucas" incluindo essa da distorção do tempo.

Claro q na teoria é td maravilhoso, mas não prática isso requer vários anos de treino pra induzir esse estado com facilidade :D
 
Interessante mesmo esse assunto.

Ja aconteceu comigo tambem, más eu só lembro bem quando acordo depois só lembro que aconteceu mas não sei o que pensei/sonhei ou sei la. Mas é uma sensação bem "diferente" de tudo.

Não sei se ja aconteceu com vocês mas vai la...
Um dia eu voltando da facul meio sonolento na van e "meio" que durmi e "acho" que sonhei/pensei que estava comendo, então acordei mastigando.

Foi legal até, ainda que ninguem viu :D
 
Interessante mesmo esse assunto.

Ja aconteceu comigo tambem, más eu só lembro bem quando acordo depois só lembro que aconteceu mas não sei o que pensei/sonhei ou sei la. Mas é uma sensação bem "diferente" de tudo.

Não sei se ja aconteceu com vocês mas vai la...
Um dia eu voltando da facul meio sonolento na van e "meio" que durmi e "acho" que sonhei/pensei que estava comendo, então acordei mastigando.

Foi legal até, ainda que ninguem viu :D

Já sonhei q tava correndo pra kct e acordei td suado e com uma dorzinha nas pernas, tb já sonhei tava chorando e acordei chorando de verdade, é td bem maluco msm :D
 
E foi por isso que eu pedi o artigo, já que empiricamente você provar isso deve ser um pouco difícil. Mas é com certeza a hipótese mais aceita.
Eu nunca li nada a respeito disso. Se alguém puder achar artigos a respeito, interessa, por favor.
Quanto ao que o Taels colocou, acredito que isso possa ser uma conclusão científica, mas o que siginifica afinal "não existir tempo"?
O processamento de toda uma sequência de eventos poderia ser feito em paralelo dentro do nosso cérebro, o que permitiria entender que "tudo" pode acontecer instantâneamente, mas isso leva um tempo, por menor que seja. Além do quê, uma parte do cérebro pode estar processando tudo ao mesmo tempo, mas existe alguma parte que entende isso sequencialmente, pois senão, como é possível o encadeamento das idéias?
É mais aceitável que um evento curto seja esticado (como é o caso do "pai nosso" do tio do Taels), do que um evento longo ser encolhido.
Eu sempre fiquei encucado com isso.
Quem ainda não teve essa sensação não sabe o que ta perdendo. É simplesmente muito estranho. É um barato.
Normalmente isso acontece quando se cai no sono dirigindo. Você andou 50 metros com o carro apenas, vamos dizer, uns 2 ou 3 segundos no máximo, mas na hora que volta parece que passou um tempão, e fica desorientado. Claro que não é uma boa hora pra se "curtir" o fenômeno...
Tem esse lance de não sentir o tempo na escala correta e tem o lance das associações simbólicas que é outra coisa super interessante também.
É cada coisa absurda que faz todo o sentido, e quando se volta, todo o sentido se perde de repente.
Uma vez eu consegui captar aquilo e manter depois de acordado, mas depois, quanto mais eu pensava naquela associação de idéias menos sentido ela fazia e a imagem foi desvanecendo. Isso aconteceu e acontece muitas vezes, mas essa é a única vez que lembro de ter retido a imagem e o significado por mais tempo. Porém não lembro quando isso aconteceu e nem lembro mais do que era.
As associações são muito loucas. Não lembro de nada, mas vou chutar que seria algo como associar um sabonete verde com a fuga de um elefante do circo e uma palestra sobre tecnologia, e de repente tudo aquilo faz o maior sentido.
Fico imaginando o que o uso de drogas, tipo lsd, não são capazes de fazer. É muito louco mesmo.


Aiai, o que esse pessoal me leva a fazer...

O texto se encontra em:

"Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud"

Volume XIV
A História do Movimento Psicanalítico
Artigos sobre Metapsicologia e Outros Trabalhos

O Inconsciente (1915) - Página 183

V. As Características Especiais do Sistema Inconsciênte - Página 213

[...] (Sétimo parágrafo):
Os processos do sistema Inconsciente são atemporais; isto é, não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo; não têm absolutamente qualquer referência ao tempo. A referência ao tempo vincula-se, mais uma vez, ao trabalho do sistema Consciente.
[...]
Resumindo: a isenção de contradição mútua, o processo primário (mobilidade dos investimentos), a atemporalidade e a substituição da realidade externa pela psíquica - tais são as características que podemos esperar encontrar nos processos pertencentes ao sistema Inconsciente.


Satisfeitos? xD

Soro, sobre essa coias de sonhos sem sentido e tal, existem outras características do inconsciênte que as explicam.

Sobre o "seria algo como associar um sabonete verde com a fuga de um elefante do circo e uma palestra sobre tecnologia, e de repente tudo aquilo faz o maior sentido",

o que acontece é o seguinte: Uma das características que eu citei acima foi a "insenção de contradição mútua", isso é, vc pode viver coisas que podiam se anular, mas que no inconsciente elas podem "conviver" juntas formando um sentido. Por exemplo, no inconsciente, vc pode amar e odiar uma pessoa. Já num caso de neurose, uma pessoa pode ter prazer agredindo e sofrendo. Pode desejar viver e morrer. Existe outra coisa que se chama "Processo de deslocamento e condensação" que explica como fragmentos de pensamento podem se juntar aleatoriamente e fazer parte de uma situação no sonho (como nesse caso de "sabonete verde, elefante e tecnologia"). Só que no caso desse último, eu já teria que procurar outro volume =P
 
interessante :)
Eu entendi a isenção de contradição mutua como sendo a permissão para que coisas que se anulam ou se contradizem convivam harmoniosamente no inconsciente, é isso?
É algo como "sair pra dentro" ou "cair pra cima".
O problema é que essas coisas fazem sentido de alguma forma. Não é a ausência de contradição, mas a existência de um sentido. Isso que você colou explica mas não diz tudo. Falta algo...
 
interessante :)
Eu entendi a isenção de contradição mutua como sendo a permissão para que coisas que se anulam ou se contradizem convivam harmoniosamente no inconsciente, é isso?
É algo como "sair pra dentro" ou "cair pra cima".
O problema é que essas coisas fazem sentido de alguma forma. Não é a ausência de contradição, mas a existência de um sentido. Isso que você colou explica mas não diz tudo. Falta algo...

Talvez vc tenha entendido mal, talvez vc tenha achado que eu estava te tentando dizer que os sonhos não tem sentido. Pelo contrário, na maioria das vezes os sonhos têm muito sentido. Só que somando o fato da gente costumar esquecer muito os sonhos (por serem armazenados na região de memória de curto prazo) e a nossa dificuldade de interpretar sonhos, esses sentidos não são percebidos.

Quando vc está sonhando, a sua capacidade de avaliar as situações racionalmente fica comprometida. Isso porque vc não está consciente durante o sonho. Quando vc resolve voar num sonho e percebe "estou sonhando", aí podemos dizer que vc não está 100% dormindo. Essa censura que aparece está ligada ao pré-consciente. E aí já não é o inconsciente se manifestando.

Outra coisa que pode acontecer é o seu inconsciente se manifestar com frações de pensamento. Vc vê um mendigo na rua durante 1 segundo. Vc nem pensa nada na hora, mas inconscientemente ele te afetou. Pq a gente não sonha com algumas coisas do dia a dia? Vc já viu um motorista de ônibus num sonho? Provavelmente não porque ele é um elemento neutro da nossa vida e não vai afetar o inconsciente de forma efetiva. Pq as pessoas sonham tanto com o trabalho? Trabalho é uma coisa que nos afeta MUITO. Vc pode ter tido um dia normal no trabalho, mas vc está cercado por elementos que significam muito. Secretária, mesa de trabalho, chefe, colegas... Vc olha pro seu supervisor, dá um bom dia e continua a fazer o que estava fazendo. Mas inconscientemente essa situação representa mais que isso, pode representar uma hierarquia, uma pressão. Aí vc pode chegar em casa e sonhar que foi despedido... Ou não, claro. Sonho não é ciência exata. Aliás, deve ser a ciência mais inexata que existe, heuehhehueuhehuuhe

Se vc for somar: Elementos simbólicos do dia a dia + inconsciência + ausência de temporalidade + ausência de contradições, os sonhos poderão ter sentido mesmo se vc for analisar o sonho posteriormente.



Agora, não é porque um sonho possa ter sentido, que singifica que o sonho possa ter um "propósito". Não é pq vc sonhou que ganhou na loteria que isso signifique que vc vai ganhar na loteria! Nesse caso, deve significar mais que vc está querendo conseguir dinheiro de um jeito mais fácil...
 
Bom oque se pode dizer por exemplo quando você por acaso sonha com os numero da mega sena e então não joga e quando ve o resultado deram exatos aqueles números?

Já aconteceu comigo 2x, uma inclusive eu tinha 8 anos de idade, eu sonhe com um cachorro, um coelho e um carneiro sonhei que estava com os 3 e então acordei, e fui dizer para meu pai jogar no jogo do bicho, para a surpresa dele que NÃO jogou no jogo de 14h deu Cachorro e no das 18 deu carneiro e ainda deu coelho de um jeito que se ele tivesse jogado naquele dia teria ganho bastante dinheiro, e a espontaneidade com que eu acordei e falei para ele jogar foi estranha.. ele até brincou depois..

E a outra vez aconteceu faz pouco tempo, onde eu via 6 cavalos com 6 números e esses cavalos estavam no quintal da minha casa, e minha cachorra que me puxava me levando ao quintal para ver os cavalos, e no jogo do bicho deu cachorro no jogo das 14. além dos 6 números dos cavalos terem sido sorteados na mega-sena! Ah eu não joguei no bicho nem na mega-sena pois o sonho aconteceu numa tarde de sábado e eu não tive tempo para ir numa lotérica.

Sei que pode ser muita coincidência mas não consigo levar para esse lado..
 
Bom oque se pode dizer por exemplo quando você por acaso sonha com os numero da mega sena e então não joga e quando ve o resultado deram exatos aqueles números?

Já aconteceu comigo 2x, uma inclusive eu tinha 8 anos de idade, eu sonhe com um cachorro, um coelho e um carneiro sonhei que estava com os 3 e então acordei, e fui dizer para meu pai jogar no jogo do bicho, para a surpresa dele que NÃO jogou no jogo de 14h deu Cachorro e no das 18 deu carneiro e ainda deu coelho de um jeito que se ele tivesse jogado naquele dia teria ganho bastante dinheiro, e a espontaneidade com que eu acordei e falei para ele jogar foi estranha.. ele até brincou depois..

E a outra vez aconteceu faz pouco tempo, onde eu via 6 cavalos com 6 números e esses cavalos estavam no quintal da minha casa, e minha cachorra que me puxava me levando ao quintal para ver os cavalos, e no jogo do bicho deu cachorro no jogo das 14. além dos 6 números dos cavalos terem sido sorteados na mega-sena! Ah eu não joguei no bicho nem na mega-sena pois o sonho aconteceu numa tarde de sábado e eu não tive tempo para ir numa lotérica.

Sei que pode ser muita coincidência mas não consigo levar para esse lado..

Se pode dizer 2 coisas:

Parabéns, vc é vidente. Mas infelizmente seu poder é inútil. Na próxima encarnação, quem sabe.
 
Não existe tempo no inconsciente. Cientificamente provado. Vc pode sonhar a sua vida toda em um cochilo de 2 minutos.

Vc pode dormir 5 horas da tarde e acorda meio dia do dia seguinte e achar que tinha dado só um cochilo.

Ou vc pode cochilar por 10 minutos, sonhar pra cacete, acordar e achar que até perdeu a hora do dia seguinte.





Aconteceu uma coisa interessante com meu tio quando foi fazer uma cirurgia na clavícula. Antes da cirugia, quando ele começou a receber o sedativo, ele começou a rezar "pai nosso". Ele apagou e acordou, só que ainda tava rezando! E a cirurgia já tinha acabado, o efeito do sedativo também!

Sorte do seu tio que só rezou.Tem gente que diz muita putaria quando recebe o sedativo.
 
Se pode dizer 2 coisas:

Parabéns, vc é vidente. Mas infelizmente seu poder é inútil. Na próxima encarnação, quem sabe.

Resposta meio ironica porém é interessante se eu fosse vidente descobriria o que você responderia certo? em todo caso, isso não aconteceu varias vezes, foram apenas essas 2x uma aos 8 anos e a outra aos 21 anos! É muita coincidência ao mesmo tempo que sinais de vidência, não que eu seja um..

Mas também (não sei se vem ao assunto do tópico) quem já passou por uma cena que já aconteceu? exemplo você estar em um lugar e de repente a lata do lixo cai, ai você tem uma sensação estranha e pensa "poxa isso já aconteceu eu já vi isso" isso acontece várias vezes mas não é quando estou dormindo.. ou é e eu não lembro...
 
Essa sensação de já ter visto alguma coisa acontece de vez em quando comigo.
Ex, me imagino olhando pro chao, sentado. Ai uma pessoa grita ´´vem cá matar esse bicho aqui!´´ (do nada imagino isso).

Aí passa um tempo, digamos uns 2 meses. Eu estava lá no sítio, tinha acabado de tomar banho, saí do banheiro com a toalha, sentei na cama e fiquei olhando pro chão. Aí minha mãe lá no meu quarto grita pro meu pai ´´vem cá matar esse bicho!´´ (era uma aranha).

Mas são coisas bem normais... Nada impressionante...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo