Estamos a 5 minutos da Meia-Noite

TT

mister pessimister
Registrado
Srs...

O Relógio do Juízo Final (The Doomsday Clock) é uma relógio simbólico mantido desde 1947 pelos diretores da Bulletin of the Atomic Scientists na University of Chicago.

Ele usa a analogia com um relógio para mostrar a quantos “minutos para a meia-noite” a raça humana se encontra, onde a meia-noite representa a “destruição catastrófica” de nosso mundo. Originalmente, a analogia representava a ameaça de uma guerra nuclear mundial, mas a algum tempo também têm envolvido a quantidade de armas nucleares, tecnologias que mudam radicalmente o clima e novos conceitos científicos e da nanotecnologia que podem infligir, irrevogavelmente, qualquer tipo de dano em nossa raça.

Desde a sua criação, o relógio tem aparecido na capa da cada título da Bulletin of the Atomic Scientists. A primeira representação do relógio foi produzida em 1947, quando a artista Martyl Langsdorf, esposa do físico Alexander Langsdorf, Jr., que trabalhou no Projeto Manhattan, recebeu o pedido pelo co-fundador da revista, Hyman Goldsmith, para desenhar algo para o título de Junho.

O número de minutos antes da meia-noite, uma medida do grau de risco de ameaças nucleares, meio-ambientais e tecnologias “ruins”, é regularizado periodicamente. Atualmente, o relógio está em cinco minutos para a meia-noite, desde 17 de janeiro de 2007, quando estava em sete minutos para meia-noite.

Originalmente o relógio foi criado em sete minutos para a meia-noite, durante a Guerra Fria em 1947, e tem sido subseqüentemente avançado ou retrocedido em certos intervalos de tempo, dependendo do estado de em que o planeta se encontrava e também das perspectivas e eminências para uma Guerra Nuclear.

Seu acerto tem sido relativamente arbitrário pelos Diretores da ''Bulletin of the Atomic Scientists'' em resposta aos conflitos globais. O acerto do relógio não tem sido sempre rápido o suficiente para cobrir certos eventos mundiais. Como exemplo temos a Crise dos Mísseis em Cuba, em 1962, período pelo qual o planeta esteve na maior eminência de um conflito nuclear. O conflito foi resolvido em algumas semanas, e o relógio não moveu sequer um minuto em seu ponteiro. Normalmente, qualquer mudança neste ponteiro causa grandes impactos pelo mundo afora.

Desde sua criação, o ponteiro do relógio foi mudado 18 vezes em resposta a eventos que puseram em risco a existência da raça humana, pelo mundo afora.

Quanto mais abaixo a linha, maiores as probabilidades de uma catástrofe mundial.

600pxdoomsdayclockgraphfv1.png


Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1947 7 11:53 --
Razão
Marco inicial do Relógio do Juízo Final.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1949 3 11:57 -4
Razão
A União Soviética faz seu primeiro teste nuclear.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1953 2 11:58 -1
Razão
Estados Unidos e União Soviética testam aparatos termonucleares em um curto espaço de tempo (nove meses).

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1960 7 11:53 +5
Razão
Em resposta à percepção da opinião pública e da comunidade científica, que passaram a entender melhor os riscos de uma guerra nuclear.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1963 12 11:48 +5
Razão
Estados Unidos e União Soviética assinam um tratado que limita teste nucleares apenas ao subsolo. Foi chamado de Partial Test Ban Treaty.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1968 7 11:53 +5
Razão
França e China adquirem e testam armas nucleares (1960 e 1964 respectivamente). Além disso, guerras no Oriente Médio, na Índia e no Vietnam colaboram para o aumento no grau de risco.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1969 10 11:50 +3
Razão
O Senado norte americano ratifica o Nuclear Non-Proliferation Treaty, que limita a troca de tecnologia nuclear entre países.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1972 12 11:48 +2
Razão
Estados Unidos e União Soviética assinam os tratados de SALT I (Strategic Arms Limitation Treaty) e Anti-Ballistic Missile Treaty.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1974 9 11:51 -3
Razão
Índia testa aparatos nucleares.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1980 7 11:53 -2
Razão
Empecilhos em acordos entre Estados Unidos e União Soviética aumentam atos terroristas pelo mundo.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1981 4 11:56 -3
Razão
Corrida armamentista, conflitos no Afeganistão, África do Sul e Polônia aumentam a tensão mundial.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1984 3 11:57 -1
Razão
Aumento na criação de armas na corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1988 6 11:54 +3
Razão
Estados Unidos e União Soviética assinam um tratado que elimina com mísseis nucleares de médio alcance. Relação entre os países melhora.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1990 10 11:50 +4
Razão
Queda do Muro de Berlim, movimentos anti-comunistas na Europa Oriental, fim da Guerra Fria se aproximando.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1991 17 11:43 +7
Razão
Estados Unidos e União Soviética assinam o Strategic Arms Reduction Treaty. A época em que o relógio esteve mais distante da meia-noite até hoje.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1995 14 11:46 -3
Razão
Aumenta a preocupação com o destino que as armas nucleares soviéticas podem tomar.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
1998 9 11:51 -5
Razão
Índia e Paquistão testam armas nucleares.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
2002 7 11:53 -2
Razão
Pouco progresso diante do desarmamento nuclear mundial. Estados Unidos uma série de tratados que visam controlar seu armamento nuclear e ainda anuncia intenções de se retirar do Anti-Ballistic Missile Treaty; preocupações a respeito de possíveis ataques nucleares terroristas por causa do grande número de material nuclear facilmente encontrado pelo mundo.

Ano / Minutos Restantes / Hora / Mudança
2007 5 11:55 -2
Razão
Coréia do Norte testa armas nucleares. Iran alega ter ambições na energia nuclear. EUA volta a dar ênfase em seu programa de armamento nuclear. A falha de se segurar adequadamente material nuclear, e a contínua presença de mais de 26.000 armas nucleares entre Estados Unidos e Rússia. Estudiosos adicionam a possibilidade climática, ao relógio do fim do mundo, como um fator relevante ao término da raça humana.
 
muito legal!
já estivemos a 2 minutos da meia-noite, mas não acabou o mundo! tenso
algum site onde possamos ver atualização do relógio?
 
vou ler com calma..

eu NUNCA entendi esse negocio ai.
 
Essa é a linha da historia humana , sempre com seus altos e baixos.Interessante.
 
Nossa, desculpem-me, mas isso pra mim não passa de bobagem, eu ein. Que relógio???? Em que se basearam pra iniciar o relógio às 11:53??? Por que não às 10 horas??? :rolleyes:

Sinceramente..... piada.
 
aaaa


cabei de ler.

agora sim, entendi tudo.

muito interessante, sempre leio sobre o relogio e pa..

para o Yang Xangai,
só ler o tópico.

ele foi feito no meio da segunda guerra, oras, tá explicado.
 
O ponto que o Yang defende é consistente, se você prestarem atenção no ponto de vista dele.

Quem decide quantos minutos deve ser adiantado ou avançado em relação a cada fato? Pq quando ele foi criado os fatos apontavam para sete minutos, sim estava baseado nos acontecimentos da guerra, mais pq essa guerra somava 7 minutos?

Deve existir uma escala. Mas eu acho o relógio interessante, porém meio que inútil.
Se uma guerra nuclear aparecer de uma vez e todo mundo morrer, será que o último a morrer irá embora preocupado pq não conseguiu colocar meia noite no relógio?
 
A música Two Minutes to Midnight do Iron Maiden é baseada nisso ae :)
 
Não será um $$$"bom negócio"$$$ para EUA, EUROPA, RUSSIA e CHINA, o Mundo acabar!!! :cry:

[]'s, jcjcosta
 
Po galera, isso é totalmente subjetivo.

Claro que podem existir várias maneiras de se medir e mudar a hora do relógio.

Sinceramente pra mim esse relógio é sensacionalista demais.

Mas enfim...
Deixa esse relógio pra lá, muito piegas essa idéia de relógio do fim do mundo.
 
Nossa, desculpem-me, mas isso pra mim não passa de bobagem, eu ein. Que relógio???? Em que se basearam pra iniciar o relógio às 11:53??? Por que não às 10 horas??? :rolleyes:

Sinceramente..... piada.

Concordo, em resumo: história pra boi dormir... e apavorar os desesperados :p

De fato é bonitinho, mas incoereeeeeeente...
 
...

Seu acerto tem sido relativamente arbitrário pelos Diretores da ''Bulletin of the Atomic Scientists'' em resposta aos conflitos globais. O acerto do relógio não tem sido sempre rápido o suficiente para cobrir certos eventos mundiais. Como exemplo temos a Crise dos Mísseis em Cuba, em 1962, período pelo qual o planeta esteve na maior eminência de um conflito nuclear. O conflito foi resolvido em algumas semanas, e o relógio não moveu sequer um minuto em seu ponteiro. Normalmente, qualquer mudança neste ponteiro causa grandes impactos pelo mundo afora.

...

Yang Xangai.

Qual razão a "mesa" se chamar "mesa" e "cadeira" se chama "cadeira"?

Se me permitires, respondo de forma "irônica":

Porquê um "qualquer" achou que ficaria "bonito" assim...

No próprio texto, até o negritei, é informado que os Diretores acharam por certo dar este tempo e pronto.

Até concordo com a sua colocação, mas pense da seguinte forma:

Foram eles que pensaram nesse "tempo", então eles colocam o "tempo" que quiserem.

Se não concordas com este "tempo", faça você mesmo uma escala e a torne famosa.

Assim, daqui a alguns anos, iremos falar da escala YX (Yang Xangai) de "tempo" para o fim do mundo... :p

Muito interessante a matéria, já a conhecia, mas gostei principalmente de algumas referências de tempo que não sabia.

[]´s
Kaos
 
Cara acho que sou o único que não entendeu absolutamente nada,
é um relógio que aumenta de minutos quando ocorre algum(teste.lançamento guerra)nuclear?
mas como calcular quanto adiantar ou atrasar o relógio quando por ex. um país faz testes com bomba atomíca?

alguém poderia indicar um site que eu possa entender melhor?
 
É basicamente um relógio totalmente inútil.
 
A música Two Minutes to Midnight do Iron Maiden é baseada nisso ae :)

Lembrei disso quando li o tópico :p

Acho que os critérios utilizados não são exatamente precisos e o relógio não é nada mais do que uma ilustração de análises meio subjetivas na minha opinião.
 
É interessante, não conhecia e gostei... Acho válido alguém fazer essas mudanças como um alerta para a humanidade...
Acredito que se fizessem um pro meio ambiente ele estaria em 23:59:59
 
Pode ser que a escolha do horário é aleatória e esteja errada, mas quem bolou isso ai não é qualquer pirralho doente sem ter o que fazer.

Talvez eles tenham desenvolvido um modelo que considera a quantidade de eventos ruins necessários para caracterizar uma catástrofe.

Vou até dar uma pesquisada sobre o assunto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo