[TÓPICO DEDICADO] Eu pensava em suicídio - Caso de Superação

Nunca pensei seriamente em suicidio, porem passei a me auto-destruir.
Era aquela pessoa que todos olhava e falavam que tinha muito potencial, mas errei em algumas escolhas e acabei ficando pra trás.
Eu me comparava muito com outras pessoas, depois da faculdade vi meus amigos progredindo rapidamente e eu parado, isso me gerou um sentimento de inferioridade absurdo. Pra me sentir melhor passei a usar drogas com regularidade, usava drogas e álcool pra literalmente me anestesiar e não sentir frustração, passei a andar com pessoas que só queriam as mesmas soluções compradas para seus problemas. Obviamente esse comportamento piorou ainda mais minha vida. Dos 23 aos 27 eu passei dopado com algum tipo de entorpecente. Depois de duas overdoses e episódios horríveis, parei com tudo. Porem quando seu corpo acostuma a só liberar endorfina artificialmente, você precisa se reeducar. Foram 6 meses sem sentir absolutamente nada, até as coisas voltarem a normalidade

Quando retomei literalmente minha vida foi aos 29, hoje aos 38 não uso drogas há 8 anos e bebo socialmente, mas não bebo destilados.
 
A depressão é um problema estrutural da sociedade moderna. Desde o século XVIII, com o grande êxodo rural para as grandes cidades, os valores de uma pessoa de sucesso começaram a mudar. Antes se cultuava o caráter, onde uma pessoa bem sucedida era considerada aquela que tinha atributos como honra, honestidade, de boa convivência de boa índole. Do período pós industrial em diante, começou a se valorizar mais a personalidade em detrimento do caráter, o que faz sentido, visto que em grandes centros a maioria das pessoas não se conhecem, ou seja, passou-se a valorizar mais a marca, a aparência, a capacidade de comunicação, etc.

O resultado disso é simples, a personalidade é um conceito mais concreto, mais "ditatorial" e mais específico do que o caráter, menos pessoas se adequando, mais pessoas adoecendo. A depressão é um problema grave desde que a concretização do sucesso se tornou um hobby de nicho para poucos, podem fazer até analogia com PC gamer.
 
Era aquela pessoa que todos olhava e falavam que tinha muito potencial, mas errei em algumas escolhas e acabei ficando pra trás.
Eu me comparava muito com outras pessoas, depois da faculdade vi meus amigos progredindo rapidamente e eu parado, isso me gerou um sentimento de inferioridade absurdo.

cara
eu tive esses mesmos sentimentos, mas no meu caso foi uma sequencia de falta de apoio familiar e escolhas erradas na vida, não terminei a faculdade ainda e comecei a mesma tarde, mudei de cidade e não pude dar continuidade no curso de bacharelado que estava fazendo (ciências da computação), enquanto meus amigos se formaram (da turma que "montamos, apenas 4 se formaram), perdi muitas oportunidades de emprego por conta disso e levei muito tempo para me reerguer e me reestruturar, nunca usei drogas mas me sabotei por muito tempo, e a pouco mais de 3 anos tive a primeira crise de depressão, foi quando descobri que eu era depressivo e então os sentimentos negativos passaram a fazer sentido.
aprendi a controlar eles com esportes, mas uma péssima fase me fez ter uma das piores crises e ter parado com tudo, só acordava para ir trabalhar, voltava para casa e dormia até o dia seguinte, mais nada.
pensei em sumir para tentar resolver os problemas, não suicídio, mas uma forma de sumir, e o sentimento de que morrer não faria a diferença para muitas pessoas nunca deixou minha mente.
infelizmente ainda não iniciei nenhum tratamento com algum profissional mas está nos planos, aos poucos tento me levantar, apesar dos problemas pessoais e dificuldades, sinto que estou melhorando nesse segundo semestre de 2020.
mas o sentimento de inferioridade continua, firme e forte.
 
Suicídio é;
Um ato de fraqueza ou
Um ato de coragem?

Tem que ter muita coragem, e / ou estar muito fudi** e não aguentar mais pra conseguir fazer.
Não considero fraqueza, nem egoísmo.
As vezes (e por longos períodos) parece bem difícil continuar por aqui.
 
nem um e nem outro
além de ser um ato de desespero, como disse o @adaounder, é um ato de egoísmo, pois vc acha que acaba com o seu sofrimento se matando, mas deixa mais sofrimento para quem fica.

Eu discordo.
Ninguém merece ou tem o dever de aguentar esse tipo de sentimento.
 
por isso existem tratamentos
ou vc acha justo vc se matar e deixar em prantos as pessoas que vivem/viveram ao seu redor?
pensa nisso, vc morre, os outros sofrem.

Sim, ninguém perguntou se você tava afim de nascer. E ninguém vem para cá para agradar outrem, seja morrendo ou fazendo o que os outros esperam que você faça.
 
Sim, ninguém perguntou se você tava afim de nascer. E ninguém vem para cá para agradar outrem, seja morrendo ou fazendo o que os outros esperam que você faça.
Bom, eu falo apenas por mim, eu nasci aqui com uma missão divina bem definida, ajudar no ciclo de ascensão tanto do planeta quanto do universo (o que pode significar também me ajudar a superar eventuais karmas negativos, erros, etc de ciclos anteriores). Cada um deveria tentar descobrir seu propósito mais elevado, a meu ver.
 
É um ato de fraqueza e de coragem concomitantemente mas finalmente um ato de egoísmo pois desconsidera todo o amor daqueles a quem cativamos tem por nós.

É um equívoco se for analisado sob o prisma da espiritualidade pois nós somos "avatares" usando corpos para agir no mundo da matéria, nossa individualidade permanece após a morte do corpo e é eterna. Encerra-se a vida do corpo mas nossa essência perdura e o sofrimento, que supostamente se encerraria com a morte física, continua e até amplifica pois quando a morte acontece dessa forma bruta, num atentado contra si, a experiência e a dor fica se repetindo no mundo mental até que o suicida tenha condição de receber auxílio terapêutico. Nossos corpos possuem uma vitalidade (energia, numa espécie de "combustível") programada para que a gente consiga viver o tempo que estipulamos para cumprir os propósitos que traçamos para esta vida. Interromper abruptamente causa reflexos e desequilíbrios graves na psique do ser eterno e até que a energia se desgaste o sofrimento que levou ao suicídio e o próprio ato em si perdura e se repete indefinidamente.

O ser fica preso num loop de tormento e de dor. Revivendo, por exemplo, incessantemente, o momento em que puxou o gatilho contra a própria cabeça, ouve o estampido, sente a dor, e a angústia e a necessidade de por um fim em si e isso se repete, até chegar num ponto em que haja a permissão para receber cuidados em postos de socorro (por misericórdia do Amor Infinito e Eterno que existe nos universos).

Normalmente aquele que encerra sua própria vida, é recorrente e vem viver para tentar, mais uma vez, ultrapassar e vencer esse impulso de extinguir a própria existência. Como este mundo é extremamente difícil a maioria não consegue alcançar o objetivo traçado antes do nascimento e acaba por decair uma vez mais.

Jamais devem ser condenados e sim, amparados (com muito amor, presença, afeto, etc.) e receber orações (vivos ou desencarnados e para com os vivos buscar auxílio terapêutico) para que possam se fortalecer em seus propósitos de resistência para que consigam obter a vitória sobre si mesmos.

Suicídio é;
Um ato de fraqueza ou
Um ato de coragem?

Via de regra os nascimentos são quase todos planejados e com consentimento dos envolvidos (o que vai nascer e os pais que irão receber o filho). Existem algumas exceções para criaturas mais endurecidas (firmadas no ódio, rancor, e demais sentimentos mais "densos"). A grosso modo é assim que funciona mas cada caso é um caso.

Sim, ninguém perguntou se você tava afim de nascer. E ninguém vem para cá para agradar outrem, seja morrendo ou fazendo o que os outros esperam que você faça.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
Encerrar a própria vida não se enquadra em bem-estar individual. É justamente o oposto. Desejar o encerramento da própria vida é demonstração inequívoca de uma alma adoentada. Viver enjaulado nos moldes de outro não é (não deveria ser) motivo para encerrar a própria vida, visto que se pode amadurecer e repelir e ver com indiferença ou pouco peso essas interferências externas em nossas vidas.

É impossível se você parte do princípio de que tu não existias antes desta vida. Então, sim. É impossível. Mas como a essência individual de cada um é eterna, a verdadeira realidade apresenta-se de outro modo e que muitos de nós ignoramos.

Dar satisfação ou não a seus pais é outra discussão que nada tem a ver com o assunto sobre o suicídio (se tu não quer dar satisfação a seus pais, é um direito seu. Porém dar satisfação a seus pais é uma forma de DEMONSTRAR GRATIDÃO por tudo o que fizeram e foram por ti). Não há felicidade em encerrar a própria vida. Não se vive para agradar a outros. A felicidade é um estado da alma, uma condição interna.
 
Editado por um moderador:
Acabei de terminar minha primeira consulta com a psicóloga da minha faculdade.

Achei bem crua, ela só criou uma planilha de rotina com o Excel e me mandou.
Desde que fiquei depressivo essa foi a 3° psicóloga que fui (os outros 2 foram do SUS) mas de todas essa foi a melhor, uma das psicólogas do SUS quando soube que eu tava tomando remédio se recusou a me atender kkkk.

Vou ver se futuramente consigo pagar uma psicóloga particular, pois minha experiência até auqi não foi muito boa.
 
Como assim? Que loucura.

Acabei de terminar minha primeira consulta com a psicóloga da minha faculdade.

Achei bem crua, ela só criou uma planilha de rotina com o Excel e me mandou.
Desde que fiquei depressivo essa foi a 3° psicóloga que fui (os outros 2 foram do SUS) mas de todas essa foi a melhor,
uma das psicólogas do SUS quando soube que eu tava tomando remédio se recusou a me atender kkkk.

Vou ver se futuramente consigo pagar uma psicóloga particular, pois minha experiência até auqi não foi muito boa.


Documentário de 2017.

 
Última edição:
Como assim? Que loucura.




Documentário de 2017.


Quando falei que tava tomando remédio. Ela disse que eu deveria voltar na psiquiatra, que ela que era totalmente responsável por isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, depois do fim do tratamento com medicamento eu estava me sentindo muito bem. Isso por meados de abril.
Só que eu junho acho que contrai covid e passei uma semana tomando medicamento, e dormindo. Só acordava pra comer e tomar os remédios.

Depois dessa semana que tomei os medicamentos senti que o desânimo voltou, comecei a me sentir solitário e a não ter ânimo pras coisas (não estava mais jogando).

Atualmente ando percebendo a volta desse desânimo, principalmente quando passo alguns dias sem praticar exercício físico.
Ultimamente ando com uma rotina bem merda, dormindo de madrugada, acordando meio dia, sedentário.
Tô pensando em mudar totalmente isso, me alimentar de forma mais saudável, comprar uma bike pra praticar exercício todo dia.

Se isso não der jeito, acho que vou na psiquiatra de novo fazer mais uma sessão dos medicamentos.
 
Última edição:
Quando falei que tava tomando remédio. Ela disse que eu deveria voltar na psiquiatra, que ela que era totalmente responsável por isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, depois do fim do tratamento com medicamento eu estava me sentindo muito bem. Isso por meados de abril.
Só que eu junho acho que contrai covid e passei uma semana tomando medicamento, e dormindo. Só acordava pra comer e tomar os remédios.

Depois dessa semana que tomei os medicamentos senti que o desânimo voltou, comecei a me sentir solitário e a não ter ânimo pras coisas (não estava mais jogando).

Atualmente ando percebendo a volta desse desânimo, principalmente quando passo alguns dias sem praticar exercício físico.
Ultimamente ando com uma rotina bem merda, dormindo de madrugada, acordando meio dia, sedentário.
Tô pensando em mudar totalmente isso, me alimentar de forma mais saudável, comprar uma bike pra praticar exercício todo dia.

Se isso não der jeito, acho que vou na psiquiatra de novo fazer mais uma sessão dos medicamentos.
Cara, é uma droga se sentir desanimado...
Exercício físico ajuda bastante, eu estava me sentindo bem desanimado então me esforcei para começar a fazer a academia e melhorou um pouco.... E estou tentando andar de bicicleta também, sempre que posso. As vezes é bom fazer um esforço para tirar o corpo da inércia que acredito que você melhore um pouco sua disposição
 
Cara, é uma droga se sentir desanimado...
Exercício físico ajuda bastante, eu estava me sentindo bem desanimado então me esforcei para começar a fazer a academia e melhorou um pouco.... E estou tentando andar de bicicleta também, sempre que posso. As vezes é bom fazer um esforço para tirar o corpo da inércia que acredito que você melhore um pouco sua disposição
Realmente vou ter que me esforçar pra isso.
Hoje mesmo meu dia foi bem agradável, mas tô sentindo um desanimado absurdo.

Cheio de pensamentos negativos. Vou ver se amanhã cedo dou uma corridinha pra tirar esse desânimo
 
Assiste uma série de comédia, algo mais descontraído, tipo friends....
Se esforce mas não se cobre tanto, as vezes as coisas dão errado mesmo e a gente tem que continuar tentando
Ultimamente ando tendo muitas lembranças da infância, coisas ruins. Mas tô me esforçando pra não pensar.
Também estou tentando ao máximo passar o tempo com família e amigos, vejo que está ajudando apesar de ainda ter esses pensamentos.
 
Cara, overthinking é dificil de controlar... Mas o ideal é você descobrir o que te causa esses pensamentos obsessivos e se distanciar dessa situação... E procurar sempre manter a mente ocupada...
Tire esses pensamentos negativos sobre passado, pense mais no futuro e no presente, pense positivo, pensa em quantas coisas boas ainda podem acontecer na sua vida... Você disse que estava estudando, pense em todas as possibilidades depois que você se formar, pense em quantos lugares você pode conhecer, em quantas pessoas ainda vão entrar na sua vida, etc
O passado infelizmente não podemos mudar, mas o futuro ainda pode ser espetacular.
Fique com sua família, com seus amigos sempre que puder, ajuda bastante...
Mas as vezes fique sozinho, fazendo algo que te deixa feliz e sendo sua própria companhia
 
Acabei de ter um momento de profunda tristeza e pensamentos suicídas.

Passei alguns minutos assim, mas consegui controlar.
O que me deixa receoso é que atualmente tô numa fase muita boa da vida e mesmo assim estou tendo esses pensamentos fortes, estou começando a cogitar ir na médica de novo. Segunda ou terça vou na cidade dos meus pais, e dependendo de como eu estiver até lá, creio que vou ir na psiquiatra de novo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo