• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

EXIF e Photoshop

Varvara

Power User
Registrado
Bom, eu estava pesquisando sobre Exif e Photoshop, e achei um post muito bacana no forum do Clube FotoRio.
Espero que ajude assim como me ajudou.

Segue abaixo o post que encontrei lá:
Vendo o post do Madeo, na parte de Críticas, Dúvidas e Sugestões do fórum, vi que a maioria perde o EXIF das fotos quando salva no Photoshop.
Apesar de eu não salvar para Web, eu sempre perdia o EXIF também (uso o Photoshop CS3). Pra evitar de ter que ficar copiando antes de mexer na foto pra depois postar no Flickr/deviantART (sim, eu posto os dados EXIF!) resolvi procurar alguma coisa que resolvesse esse meu problema. E achei!

* Funciona no Photoshop CS3 (não sei no CS2 porque não o tenho).

1) Abra o Bloco de Notas;
2) Copie o código a seguir nele, desmarcando o "Quebra automática de linha" (menu "Formatar");
Código:
//------------------- EXIF -> TXT ------------------------------------------------//
if(app.documents.length > 0)
{ try
{ //Get reference to current document
DocRef = activeDocument;

//Get path and filename
var Path = DocRef.path;
var FileName = DocRef.name;

//Create exif name
var DotPos = FileName.lastIndexOf('.');
if(DotPos != -1) { FileName = FileName.substring(0, DotPos); }
var ExifFile = FileName + '_exif.txt';

try
{ //Open file for output
ExifFile = new File(Path + '/' + ExifFile);
ExifFile.open('w');

with(DocRef.info)
{ for(var i =0; i < exif.length; i++)
{ ExifFile.writeln(exif[i][0] + " = " + exif[i][1]);
}
}

ExifFile.close();
}
catch(E) { alert('Couldn\'t write EXIF: ' + E); }
}
catch(E) { alert('Script error: ' + E); }
}
else
{ alert('Error: No document opened!');
}

//------------------- EXIF -> TXT ------------------------------------------------//

3) Salve na pasta que desejar com o nome de exif2txt.jsx (em "Salvar como tipo" escolha "Todos os arquivos");
4) Já no Photoshop CS3, vá no menu "File" > "Scripts" > "Scripts Events Manager" (abaixo a imagem pra quem tiver em português se guiar pela disposição dos menus);
semxy2.jpg


5) Marque o "Enable Events to Run Scripts/Actions";
6) Embaixo, em "Photoshop Events", escolha "Open Document";
7) Logo embaixo, em "Scripts", vá em "Browse";
8) Irá abrir uma janela de procura. Ache o exif2txt.jsx que você criou com o código lá de cima e o escolha;
9) Clique no botão "Add", à direita e clique em "Done", acima.

Pronto!
Toda vez que você abrir qualquer imagem, o Photoshop automaticamente irá gerar um documento de texto com o nome nomeoriginaldafoto_exif.txt, contendo obviamente os dados EXIF da sua foto lá!

psexif2txtse2.jpg


Código:
Make = NIKON CORPORATION
Model = NIKON D40
Software = Nikon Transfer 1.2 W
Date Time = 2008:10:25 18:44:26
Exposure Time = 1/100 sec
F-Stop = f/18
Exposure Program = Manual
ISO Speed Ratings = 200
ExifVersion = 0221
Date Time Original = 2008:10:25 15:40:28
Date Time Digitized = 2008:10:25 15:40:27
Shutter Speed = 1/100 sec
Aperture Value = f/18
Exposure Bias Value = 0.33
Max Aperture Value = f/3.5
Metering Mode = Pattern
Light Source = Unknown
Flash = 0
Focal Length = 18.0 mm
EXIF tag 37520 = 70
EXIF tag 37521 = 70
EXIF tag 37522 = 70
Sensing Method = One-chip color area sensor
File Source = DSC
Scene Type = Direct Photographed Image
CFA Pattern = IFD Segment, ID = 41730 
Custom Rendered = Normal Process
Exposure Mode = Manual
White Balance = Auto
Digital Zoom Ratio = 1.0
Focal Length in 35mm Film = 27
Scene Capture Type = Standard
Gain Control = None
Contrast = Soft
Saturation = Normal
Sharpness = Normal
Subject Distance Range = Unknown
 
Vc só perde o EXIF se vc salvar em modo WEB, se for em "Salvar como" você não perde o Exif... simples assim :D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo