[+Explosão] Coolermaster PCAR-430

sLk

two minutes date. :)
Registrado
Opa galera... :)
Vou tentar generalizar o que ocorreu até a explosão da fonte.
Certo dia usei o computador normal, desliguei pra ir dormir, ao acordar fui ligar o PC.
Pronto, eu tentei de todo jeito ligar o PC e nada, nada girava, mas a luz na MOBO acendia, mostrava que a placa mãe tava sendo alimentada.
Após tentar tudo, pensei que a bronca era meu Isolador Estabilizado e fui ligar direto na tomada, fiz a besteira de ligar sem mudar a chave na fonte, pra 220v...
Na hora que encaixei na tomada, vi uma fumacinha saindo na fonte, desliguei rapidamente.
Liguei novamente no Isolador e escuto uma explosão (não muito alta), vi algo parecido com fogo, não sei ao certo, no susto acabei puxando o Isolador da tomada.

Dai pensei, queimou, já era e comecei a torcer pra não ter passado corrente pra peça nenhuma dentro do pc...
Peguei uma fonte genérica aqui, de um outro pc, só pra ver se o PC bipava, mostrava a Setup, etc. Pra minha surpresa, bootou tudo certinho... Menos mal, né? :)

Umas 5h depois do ocorrido, meu pai chegou em casa e foi fuçar na fonte, pegou ela e ligou como se nada tivesse acontecido (no pc que usava a fonte genérica).
Pra minha surpresa [2], o PC bootou normalmente... Pensei, wtf?
Mesmo com medo, decidi ligar a fonte no meu pc, pra ver o que ocorria, pra minha surpresa [3], ligou!!! :cry:
Rodei uns benchmarks, deixei prime95, etc. Tudo okay!
Desliguei o PC pra ir dormir. No outro dia ao ligar novamente... NADA ocorria! wtf?! [2]
Desmontei tudo, liguei a fonte no outro PC e tudo funcionou... :boring::boring::boring:

Após isso, coloquei no meu PC de volta e funcionou também.
Pensei... O outro PC requer menos energia que o meu, e a fonte só funciona no meu quando tá "quente".
Deixei o PC ligado por 30 min, pra esfriar tudo e tentei ligar denovo, nada acontecia. Peguei o secador de cabelo da minha mãe, coloquei atrás da fonte, deixei uns 30s, apertei o Power e vualá, ligou. :rolleyes:

----

Após contar todo o acontecimento, que creio que será confuso de entender, mas com jeitinho dá. :p
Venho aqui dizer que sim, penso em pegar outra fonte, mais especificamente a Corsair CX400, mas estou esperando ela voltar pro stock numa loja de um conhecido, mas em cima disso, queria saber a recomendação dos que já possam ter passado por algo parecido (se é que alguém já passou) se ainda tem jeito pra essa fonte aqui, pra pelo menos usar no lugar da outra genérica, do PC mais fraquinho.

Ou ainda em último caso, se vale uma manutençãozinha, sei lá... Troca de algum componente nela, pra eu continuar usando e economizar uns trocados pelo menos nesse começo de ano.

Peço desculpas pelo texto grande, :whistle:
Vejo que sempre que venho postar algum acontecimento aqui, acabo não resumindo muito bem, mas... hehe
Abraços !!!
 
o jeito é trocar, pois não acredito em concerto de fontes, costumam voltar piores do que sairam de fábrica (você sabe que as eletrônicas do brasil não são boas, em sua maioria).

Pode comprar essa Corsair 400CX na boa e aproveite e jogue esse lixo módulo isolador estabilizador fora, use como peso de papel ou como quiser, sem ligar qualquer coisa nele.

Use a fonte direto na tomada ou em um filtro de linha.

Como a tensão ai é 220v, não rebaixe-a para 110v pois as fontes trabalham ligeiramente melhor e gastam menos energia quando estão no 220v.

caso tenha algo que é apenas 110v, compre um transformador e ligue apenas aquilo que não for 220v.
 
o jeito é trocar, pois não acredito em concerto de fontes, costumam voltar piores do que sairam de fábrica (você sabe que as eletrônicas do brasil não são boas, em sua maioria).

Pode comprar essa Corsair 400CX na boa e aproveite e jogue esse lixo módulo isolador estabilizador fora, use como peso de papel ou como quiser, sem ligar qualquer coisa nele.

Use a fonte direto na tomada ou em um filtro de linha.

Como a tensão ai é 220v, não rebaixe-a para 110v pois as fontes trabalham ligeiramente melhor e gastam menos energia quando estão no 220v.

caso tenha algo que é apenas 110v, compre um transformador e ligue apenas aquilo que não for 220v.

O uso do isolador aqui, é unicamente por falta de filtro de linha bom em 220v, não tenho tomadas suficientes pra ligar tudo, dai uso-o por enquanto. :(

Obrigado pelo comentário. :D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo