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F1 2002 Analise

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marceeloc

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Corrida tecnológica

Apesar da falta de um piloto à altura de Michael Schumacher para desafiá-lo nas pistas (e de marmeladas como a do GP da Áustria...), a Fórmula 1 continua a atrair milhares de fãs ao redor do mundo e a movimentar milhões de dólares com os salários dos pilotos, patrocinadores, festas antes de cada prova e com a tecnologia de ponta no desenvolvimento dos carros.

Assim como na F1, a tecnologia também não para de evoluir entre os jogos de computador, que deixaram de ser simples "imitações" das corridas para se tornarem cada vez mais uma simulação realista desse esporte. Com o auxílio de sistemas de localização por satélite (GPSs), hoje é possível reproduzir fielmente cada reta e curva dos circuitos, e com os mesmos sistemas de telemetria usados pelas equipes é possível monitorar e reproduzir com realismo o comportamento dos bólidos. Por falar nisso, hoje também é possível modelar cada carro nos mínimos detalhes, incluindo os logotipos dos patrocinadores, os volantes (cheios de botões...) e o capacete dos pilotos.

O que isso tudo quer dizer? Que hoje em dia, com tanta tecnologia, está cada vez mais difícil perceber as diferenças entre os simuladores de Fórmula 1 disponíveis no mercado. No caso de F1 2002, com uma versão nova lançada todo ano,dificuldade maior ainda é descobrir as mudanças entre a versão atual e a anterior. A mais óbvia é a inclusão dos pilotos, equipes e circuitos da temporada 2002, o que dá ao jogo uma vantagem em relação à competição que, geralmente, traz temporadas passadas. Mas, será que isso é suficiente para se comprar um novo jogo? Vamos tentar chegar a uma resposta, analisando tudo o que F1 2002 oferece:

Aquecendo os pneus

A primeira coisa que se faz no jogo é criar um piloto. Digita-se um nome, escolhe-se o seu retrato (um dos 22 pilotos do campeonato), nacionalidade e equipe. Depois é só escolher o que se quer fazer: praticar na escola de pilotagem, treinar em algum circuito, disputar uma corrida simples ou participar de um campeonato inteiro. Além disso também pode-se disputar corridas em rede com vários jogadores.

Na escola de pilotagem, escolhe-se um dos carros disponíveis e, como "passageiro", o jogador observa as tomadas de curva e os pontos de frenagem e aceleração. Depois pode-se assumir o controle do carro e tentar repetir o trajeto mostrado. Dependendo do tempo obtido recebe-se estrelas de ouro, prata ou bronze. A cada lição cumprida abrem-se novos trechos do circuito para serem aprendidos. O problema das lições é que elas contam com cones piscando e linhas coloridas na pista que mostram os locais de frenagem e aceleração... só que eles não estarão lá nas corridas! Usando essas referências nas lições, acaba-se não aprendendo muito. O melhor mesmo para se aprender a pilotar em F1 2002 é usar a opção de treinos fechados em cada circuito e ir aprendendo com os erros, rodadas e batidas. A corrida simples conta com os treinos livres, o treino classificatório, o aquecimento (warm-up) e a corrida propriamente dita. No campeonato é só multiplicar essa receita pelas 16 etapas e contar os pontos de pilotos e equipes.

As opções de dificuldade permitem que mesmo quem nunca jogou dispute uma corrida e vença, mas os mais exigentes podem escolher um nível mais difícil (são 5 no total) ou criar uma configuração particular, ligando ou desligando os vários tipos de ajuda de pilotagem. No primeiro nível (iniciante) o computador praticamente pilota para o jogador, freando nos pontos certos, fazendo as curvas e trocando as marchas, enquanto no nível mais difícil (veterano) a única ajuda que o computador dá é subir as marchas. À medida em que o jogador vai se acostumando com o comportamento do carro e com as características de cada circuito, ele pode, gradativamente, diminuir essas ajudas, aumentando o desafio, ao mesmo tempo em que consegue um controle mais real sobre o carro. Na prática, é fácil perceber as diferenças entre cada nível. No primeiro deles (iniciante), eu venci todas as provas do campeonato. No terceiro (intermediário), consegui largar em penúltimo em uma das provas (e em último em todas as outras...) e completar a maioria delas, mas sem marcar nenhum ponto. Já no último nível (veterano) eu não fui capaz de completar nem a primeira curva dos circuitos!

Pilotando

Apesar de ser possível jogar com o teclado, inclusive com a ótima opção de se configurar a sensibilidade das teclas em relação a acelerar, frear e girar o volante, o ideal para se jogar F1 2002 é um volante. Se você pretende se dedicar para valer ao jogo e não o possui, volte na loja e adquira um.

O carro responde muito bem aos controles, inclusive permitindo derrapagens controladas. Ao entrar muito rápido numa curva, provavelmente a traseira irá sair de lado ao frear, mas é possível manter o controle girando mais ainda o volante e logo depois girando no sentido contrário. É claro que antes de conseguir executar essas manobras o jogador vai rodar várias vezes, mas vale a pena pela satisfação de conseguir fazer a curva no limite! Como em qualquer F1 que se preze, a aceleração é bastante forte e é preciso estar muito atento aos pontos de referência da pista (placas em algumas, linhas no asfalto em outras) para não passar reto pelas curvas. Um problema em relação às curvas é que as zebras são apenas pintadas na pista e não se comportam como deveriam (ou seja, jogando o carro de volta à pista) e tiram um pouco do realismo a que o jogo se propõe. Tirando esse problema, as inúmeras opções de ajustes permitem que o jogador adapte o carro ao seu modo de pilotar, mudando a pressão dos pneus, a altura das molas da suspensão ou a inclinação dos aerofólios, por exemplo.

Em cada teste ou corrida é possível avaliar todas as reações do carro em cada reta ou curva por telemetria. Isso é feito por um programa à parte, que irá agradar aos mais experientes ou fanáticos que quiserem saber exatamente qual a melhor relação de marchas para se usar em Interlagos, por exemplo. Ao mesmo tempo, os que preferem ignorar o significado do tamanho do duto do freio ou das barras antitorção podem ignorar a telemetria e utilizar os ajustes padrão dos carros.

Apreciando a paisagem

Em termos gráficos, F1 2002 mudou pouco em relação ao seu antecessor e continua um pouco atrás de títulos como GP3 ou F1 Racing Championship. As cores são um pouco pálidas, prejudicando o realismo. Detalhes como prédios, árvores e até mesmo a brita das áreas de escape não têm a mesma qualidade foto-realista da concorrência. Por outro lado, a sensação de velocidade é muito boa, principalmente quando você percebe que passou do ponto de frenagem e vê a barreira de pneus chegando! Os efeitos, como fumaça, marcas de pneu na pista, público e clima também são eficientes e detalhes como um telão, o mecânico na saída dos boxes e as garotas no grid de largada, mesmo não tendo nenhum efeito prático, recriam bem a atmosfera do circo da F1. O som do motor é bem convincente, mas o som dos pneus deixa um pouco a desejar. Curiosamente, o som do motor em F1 2002 é bem diferente do som apresentado em GP3, por exemplo. Fica aqui a dúvida sobre qual dos dois é o mais realista...

Recebendo a bandeira quadriculada

Depois de analisar tudo o que já foi dito, a conclusão a que chegamos é que títulos como F1 2002, Grand Prix 3 e F1 Racing Championship são muito parecidos e somente alguns detalhes farão o fã do gênero optar por um ou por outro. Se o que você quer é poder contar com todos os pilotos e equipes da temporada atual, além de uma gama impressionante de opções de controle e ajuste do carro, F1 2002 é o seu jogo. Se você não se importa tanto em estar atualizado com a temporada atual mas faz questão de gráficos super-realistas com quase tantas opções de configuração, então talvez valha a pena esperar um pouco pelos lançamentos da concorrência. No geral, até o ano passado, meu preferido era F1 Racing Championship. Mas essa é uma temporada nova e F1 2002 larga na frente com muita força. Até o final do ano veremos qual deles cruza a linha de chegada em primeiro!

fonte:eek:uterspace/TERRA/ DARTH MAU
 

youthanasia

rise against
Registrado
To doido atrás desse jogo tem tempo já... Esse F1 Racing Championship tambem estou tentando achar... O legal do GP3 é que sempre sai alguns editores, aí tu pode mudar teu capacete, pintura do carro e etc...
 

HolySin

High Priest of Darkness
Só mais GP4 :D
 

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