[TÓPICO OFICIAL] Factorio

Walder Frey

Pessoa Woke
Registrado
factorio-logo.png

Factorio é um jogo de gerenciamento, com ares de Tower Defense, cujo objetivo é gerenciar e manter fábricas em um ambiente hostil.​

Comece minerando recursos, pesquisando tecnologias, construindo sua infraestrutura, automatizando processos e lutando contra inimigos. Use a imaginação para projetar sua própria fábrica, combinando simples elementos em objetos engenhosos, aplicando habilidades gerenciais para manter sua fábrica rodando continuamente e lutando constantemente contra aliens que realmente não gostam da sua presença (e poluição).

O jogo se encontra em um estado bem avançado de desenvolvimento, é muito bem otimizado, tem multiplayer e suporte a mods.

Custa R$37,00

http://store.steampowered.com/app/427520/



 
  • Curtir
Reações: Pex
Cara, como assim isso aqui não tem post nenhum?

Não sei quantas horas da minha vida já perdi jogando factorio com o mod DyTech.... Com certeza foi bem perto das 2 ou 3 mil horas...
 
Cara, como assim isso aqui não tem post nenhum?

Não sei quantas horas da minha vida já perdi jogando factorio com o mod DyTech.... Com certeza foi bem perto das 2 ou 3 mil horas...

Não cheguei a testar nenhum mod ainda.

Eu acho que o estilo gráfico assusta muita gente e a galera não se interessa pelo jogo.

Fiquei interessado em comprar esse game, mas gostaria de experimentá-lo primeiro antes de comprar na Steam. Até baixei a versão jack pra testar, mas nem animei de instalar não, pois o antivírus acusou vírus. Como a crise apertou por aqui, não to afim de gastar R$37 pra deixar o game mofando aqui na minha biblioteca.

Via torresmo nem precisava instalar, só executar o jogo.

Esse estilo de game exige dedicação e muito tempo apenas para aprender como tudo funciona.
 
Meio incomodo ter que ficar andando com o personagem, mas é muito show ficar montando as linhas de produção, aprimorando e principalmente automatizando tudo.
 
Editado por um moderador:
O jogo é show! Para quem curte planejamento e logística é simplesmente o melhor que existe.

Vale lembrar que tem demo disponível na steam para ter uma leve idéia de como funciona.

O preço de 37,00 vale muito a pena e eles avisam na página da steam que não vão participar de nenhuma sale.
 
Promo Sale ta ai para isso.. É um dos poucos que vou acompanhar uma promo...
 
Promo Sale ta ai para isso.. É um dos poucos que vou acompanhar uma promo...

Direto da página deles da steam :
"
Discount Disclaimer: We don't have any plans to take part in a sale or to reduce the price for the foreseeable future. "
 
Tem DEMO na Steam pra quem quiser testar.... o Jogo é aprovadíssimo pra quem gosta de gerenciar e produção!
 
Direto da página deles da steam :
"
Discount Disclaimer: We don't have any plans to take part in a sale or to reduce the price for the foreseeable future. "
Triste essa vida...
Tentarei pegar de alguma biblioteca compartilhada.. mesmo achando que vale o full price, stealleris já acabo com todo o meu credito disponível do mês
 
Estava lendo sobre poluição, mas não entendi muito bem, digamos que eu fique um longo período sem construir coisas que causam poluição, a área vermelha no mapa, o tamanho e frequência dos ataques, continuariam estáveis?
 
Estava lendo sobre poluição, mas não entendi muito bem, digamos que eu fique um longo período sem construir coisas que causam poluição, a área vermelha no mapa, o tamanho e frequência dos ataques, continuariam estáveis?

Pelo que eu entendi funciona mais ou menos assim:
Se sua fábrica esta funcionando ela está gerando poluição. Essa poluição espalha de uma maneira mais ou menos homogênea em todas as direções (florestas alteram isso).
A frequência e a força de cada ataque está relacionada ao grau de poluição que chega na base inimiga.
A poluição diminui naturalmente conforme espalha, porém depois de um certo nivel, a sua fábrica acaba gerando muito mais do que é disperso, o que leva aos ataques se tornarem cada vez mais frequentes e mais fortes.
Para evitar isso tem que eliminar as bases inimigas mais próximas.
 
Pelo que eu entendi funciona mais ou menos assim:
Se sua fábrica esta funcionando ela está gerando poluição. Essa poluição espalha de uma maneira mais ou menos homogênea em todas as direções (florestas alteram isso).
A frequência e a força de cada ataque está relacionada ao grau de poluição que chega na base inimiga.
A poluição diminui naturalmente conforme espalha, porém depois de um certo nivel, a sua fábrica acaba gerando muito mais do que é disperso, o que leva aos ataques se tornarem cada vez mais frequentes e mais fortes.
Para evitar isso tem que eliminar as bases inimigas mais próximas.

A dúvida que eu ainda fico é se essa área onde a poluição chega continua aumentando sem novas construções enquanto a fábrica funciona, parece que não, provavelmente é estática e determinada pelas construções poluidoras ativas existentes, mas isso é mais um achismo. Fiz minha base toda as pressas porque joguei sem ler nada, no início achei que os ataques aumentavam necessariamente com o tempo, e não com os objetos e o progresso da fábrica.
 
A dúvida que eu ainda fico é se essa área onde a poluição chega continua aumentando sem novas construções enquanto a fábrica funciona, parece que não, provavelmente é estática e determinada pelas construções poluidoras ativas existentes, mas isso é mais um achismo. Fiz minha base toda as pressas porque joguei sem ler nada, no início achei que os ataques aumentavam necessariamente com o tempo, e não com os objetos e o progresso da fábrica.

No meu entender sim. Ela continua aumentando mesmo sem novas construções, só com o funcionamento normal da fábrica.

Imagina como exemplo uma banheira com o ralo aberto e voce vai abrindo cada vez mais o chuveiro (poluição) . Depois que a vazão do chuveiro for maior que a do ralo, mesmo que você pare de aumentar (fábrica estável, sem novas construções), a banheira vai continuar a encher cada vez mais...
 
No meu entender sim. Ela continua aumentando mesmo sem novas construções, só com o funcionamento normal da fábrica.

Imagina como exemplo uma banheira com o ralo aberto e voce vai abrindo cada vez mais o chuveiro (poluição) . Depois que a vazão do chuveiro for maior que a do ralo, mesmo que você pare de aumentar (fábrica estável, sem novas construções), a banheira vai continuar a encher cada vez mais...

Mas nesse caso, quanto mais a poluição se espalha, mais coisas que absorvem ela estarão na área coberta, ou seja, maior será o ralo. Na wiki: "Every Chunk (32x32) of map slowly reduces the pollution it covers (See Pollution Production#Chunks). So the more the pollution spreads, the more is absorbed." Então não iria eventualmente se estabilizar com uma vazão equivalente a produção?


Edit: Vi que os animais/monstros as vezes fazem novos ninhos, então acredito mesmo com uma área estática, ainda poderia haver mudança na quantidade atacando.
 
Última edição:
Mas nesse caso, quanto mais a poluição se espalha, mais coisas que absorvem ela estarão na área coberta, ou seja, maior será o ralo. Na wiki: "Every Chunk (32x32) of map slowly reduces the pollution it covers (See Pollution Production#Chunks). So the more the pollution spreads, the more is absorbed." Então não iria eventualmente se estabilizar com uma vazão equivalente a produção?
.

Na periferia sim, na região de fronteira. Mas na maior parte do mapa ela vai continuar sempre aumentando. E se tiver um ninho próximo, mais poluição = mais ataques.

Esse video (em inglês) explica bem como funciona:


Repare o quanto que espalha de poluição um único mining drill... Eventualmente ela estabiliza mas isso é só um minerador! Imagina uma fábrica inteira, a "fronteira" onde estabiliza a poluição vai ser muito, mas muito longe...
 
Depois de um certo momento, os ataques se tornam insignificantes, já que as suas defesas lidam facilmente com qualquer ameaça
 
Jogo realmente viciante. Dois dias seguidos, fui dormir quando o dia clareou, isso que pensei em jogar só um "pouquinho". Descobri o jogo, há cinco dias, por acaso, na Twitch, achei legal e corri atrás.

Estava jogando um alternativo, esperando chegar a Summer Sale, mas ao ler aqui no fórum que o desenvolvedor não iria participar de nenhuma sale, comprei na hora. É um jogo que realmente merece prestigiar o desenvolvedor.

Uma coisa que notei sobre os ataques é que depois de um tempo eles ficam fáceis de defender por serem sempre feitos nos mesmos lugares. Só posicionar as defesas em pontos estratégicos e correr para o abraço. No modo de campanha, na construção do avião. Fiz uma esteira levando munição, ao redor do perímetro de defesa, coloquei insersor em cada torre de metralhadora e não me preocupei mais em ficar municiando. Usei alguns laser, mas o consumo de energia com muitos se torna proibitivo, dependendo do ataque pelo que percebi, rouba toda a energia da base.

Mas vamos jogando e aprendendo, por enquanto sem mods, primeira vez no modo livre, mas poderíamos combinar e jogar um multiplayer.

[]'s
Kaos
 
Jogo realmente viciante. Dois dias seguidos, fui dormir quando o dia clareou, isso que pensei em jogar só um "pouquinho". Descobri o jogo, há cinco dias, por acaso, na Twitch, achei legal e corri atrás.

Estava jogando um alternativo, esperando chegar a Summer Sale, mas ao ler aqui no fórum que o desenvolvedor não iria participar de nenhuma sale, comprei na hora. É um jogo que realmente merece prestigiar o desenvolvedor.

Uma coisa que notei sobre os ataques é que depois de um tempo eles ficam fáceis de defender por serem sempre feitos nos mesmos lugares. Só posicionar as defesas em pontos estratégicos e correr para o abraço. No modo de campanha, na construção do avião. Fiz uma esteira levando munição, ao redor do perímetro de defesa, coloquei insersor em cada torre de metralhadora e não me preocupei mais em ficar municiando. Usei alguns laser, mas o consumo de energia com muitos se torna proibitivo, dependendo do ataque pelo que percebi, rouba toda a energia da base.

Mas vamos jogando e aprendendo, por enquanto sem mods, primeira vez no modo livre, mas poderíamos combinar e jogar um multiplayer.

[]'s
Kaos

Não sei como funciona o multi, mas dependendo de como for estou dentro.

Aqui começou a aparecer spitters e as vezes quando em grande número alguma defesa acaba arranhada, estou intercalando algumas torres a laser e botei um monte de acumulators espalhados na fabrica.

Acho legal ter que construir muros e tal, mas estou sempre expandindo, então ficar reposicionando as defesas acaba ficando chato. Minha estratégia para destruir spawners consiste em ir colocando turrets até o spawner ficar na range de um, usando granadas de veneno para as minhocas, não é nem dificil, mas acho um saco. Todo o combate nesse jogo eu achei muito ruim, definitivamente vou procurar mods para melhorar ou mesmo remover o combate, de preferência melhorar.
 
Alguém pra jogar multiplayer?

drk_coyote na steam
 
Voce quis dizer CRACKTÓRIO? - Google, 2016

:coolface:
 
Ai o cara cria uma fabrica que se expande automaticamente pelo mapa, não sei nem usar os circuitos ainda:haha:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo