Faculdade: Administração ou Sistemas de Informação?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Would
  • Data de Início Data de Início

Would

Fifeiro
Amigos do fórum, qual curso vocês me recomendam? Administração ou Sistema de Informação?

Estudarei na Unigranrio do RJ e os valores desses dois cursos estão assim:

Administração: R$ 606,00
Sistema de Informação: R$ 748,00

Andei pesquisando e identifiquei que S.I trabalha muito com programação, na qual eu não tenho muito interesse, porém também mexe muito com a parte de Software e Redes, essas duas últimas eu gosto..

E Administração é muita Matemática mas também envolve partes técnicas. Fiquei sabendo que no mercado de trabalho possui muitas pessoas graduadas em ADM, fazendo assim que o mercado fique com muita concorrência.

Na opinião de vocês, qual é mais vantajoso? Qual me dará mais oportunidades de crescimento?
Andei pensando em seguir graduação em Administração e fazer uma Pós em Sistemas de Informação. Vale a pena?
Lembrando que eu gosto muito de informática mas não tenho paciência para ficar programando, acho super chato.

Me ajuda aí galera, as minhas aulas na Facul começam dia 02 de Fevereiro e estou em dúvida sobre qual fazer :hmm:

Última edição:
Administração não tem tanta matemática assim não, pelo menos não se você estiver pensando no sentido de ter que resolver longas folhas de exercícios e mais exercícios como se fosse um tipo de engenharia "mais fácil". As matérias que envolvem maior densidade envolvendo números em administração de empresas são as matérias de contabilidade geral, estatística aplicada, micro e macroeconomia, métodos quantitativos, administração da produção, administração de recursos materiais, finança empresarial 1 e 2, processo decisório e cálculo 1. É o que veio na cabeça agora. Claro que existem várias outras em que será preciso utilizar uma fórmula aqui e outra ali, além de técnicas de raciocínio lógico para desenvolver o aprendizado, mas o curso é bem denso na parte teórica de humanas, vendo muita coisa de sociologia e psicologia aplicada em organizações, e claro a parte toda das abordagens e teorias organizacionais. É um curso que você não vai se especializar muito em alguma coisa só, é uma oportunidade que você tem de conhecer diversas áreas e como elas se relacionam e se aplicam no contexto organizacional, mas serve como um guia para você se especializar depois de formado.

Última edição:
"... porém também mexe muito com a parte de Software e Redes, essas duas últimas eu gosto... "

Cara, se você diz que não tem interesse em programação, como pode gostar de software, uma vez que, para desenvolver um software é necessário ter conhecimento em alguma linguagem de programação (banco de dados também) para desenvolver o mesmo, Agora se gosta de Redes, tem cursos técnicos e superiores de Redes, que também envolvem programação e matemática.

Última edição:
Cara, se você diz que não tem interesse em programação, como pode gostar de software, uma vez que, para desenvolver um software é necessário ter conhecimento em alguma linguagem de programação (banco de dados também) para desenvolver o mesmo, Agora se gosta de Redes, tem cursos técnicos e superiores de Redes, que também envolvem programação e matemática.

Esqueceu a parte de Análise de Requisitos, Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos e Gerência de Projetos, caro Wattson. E pro cara gostar de software ele não precisa essencialmente gostar de programação. Ele pode simplesmente ter ideias e trabalhar e aplicar técnicas pertencentes a algumas dessas áreas acima para obter o produto final. Se você estiver achando que para ser bem sucedido na indústria de software, ou para gostar de software precisa-se de um alto conhecimento em programação, Steve Jobs mandou um abraço.

Respondendo ao tópico, acho que o Would se encaixaria em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Eu faço SI, e se tu não gostar muito assim como diz de matemática, acho melhor ADS mesmo.

Segue oque escrevi no outro tópico similar:

Contras:

Muita concorrência(um dos cursos que mais forma no Brasil)

Ensina pouco sobre muitas áreas(necessidade de especialização posterior ao curso)

Depende totalmente da sua faculdade, quem se forma na FGV nao concorre com o povo das genéricas, tem tratamento 100% diferenciado. (No começo, claro, depois experiencia conta bastante)
Alem de que, se você for de SP capital e tiver condições financeiras de pagar R$3000,00 numa faculdade particular existem muitas que oferecem um curso especializado em uma área especifica, irei citar algumas:
FGV: Empreendedorismo
ESPM: Marketing
Insper: Finanças
Faap: Nao é ruim, não é bom, mas também é bem acima de 90% das faculdades de administração, tem uma grade variada que tende pra finanças e empreendedorismo.
PUC/MACK: Ruim, bem decadente, mas melhor que as genéricas caso você tenha um orçamento mediano.

Sem ser preconceituoso nem afirmando que é impossível se tornar um bom profissional fazendo faculdades genéricas, mas....eu realmente NÃO recomendo porque nesse caso realmente, a concorrência vai ser NERVOSA DEMAIS até você concluir bilhões de pós graduações, mestrados, etc

Pública com nome no curso de Administração:
USP: Meio geral, mas com qualidade de ensino boa, mas tem os problemas de uma pública (greves, infraestrutura podre, etc)
UNB: Excelente, se passar vale a pena ir para capital.
Unicamp: Curso muito novo, tenho minhas dúvidas, mas vindo dessa faculdade creio que tem futuro.​
Última edição por Brunobra; 07-01-14 em 00:30.​

Se for fazer ADM nessa faculdade voce vai ter que RALAR MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO com pós graduação, MBA, mestreado, experiencia fora do país, etc pra conseguir um emprego de diretoria e afins.
E...ADM nao tem muita matemática, nada comparado a engenharia.

pelo oq vc escreveu acho melhor nao fazer SI

porem faça ADM apenas se quiser empreender, caso contrario, vai definhar no mercado de trabalho, a nao ser que vc tenha uma boa network (QI)

Esqueceu a parte de Análise de Requisitos, Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos e Gerência de Projetos, caro Wattson. E pro cara gostar de software ele não precisa essencialmente gostar de programação. Ele pode simplesmente ter ideias e trabalhar e aplicar técnicas pertencentes a algumas dessas áreas acima para obter o produto final. Se você estiver achando que para ser bem sucedido na indústria de software, ou para gostar de software precisa-se de um alto conhecimento em programação, Steve Jobs mandou um abraço.

Respondendo ao tópico, acho que o Would se encaixaria em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Eu faço SI, e se tu não gostar muito assim como diz de matemática, acho melhor ADS mesmo.

Tem realmente todas essas áreas no desenvolvimento de software, não essencialmente precisa gostar de todas, mas envolve programação, se ele tiver idéia para algum software já existente ou revolucionário, em algum ponto ele precisaria entender alguma coisa. Steve Jobs que mande um abraço de onde ele estiver para todos os caras dedicados, excelentes profissionais em markentig, com visão de mercado e visionários. Foi um gênio do empreendedorismo e capitalista, mas não foi o cara que desenvolveu a máquina, soube contar e encontrar com quem a fizesse. Minha visão é essa.

E quanto a matemática, definitivamente o curso de S.I. tem muito mais conteúdo, não é tão avançado como em CC ou EC, mas envolve muita coisa, mas também sou péssimo, porém, com dedicação, levei o primeiro ano de boa na matemática.

Obrigado a todos que responderam, as respostas de vcs foram de muita utilidade pra mim.

Então, eu estou ciente de que me graduar em Administração e parar por aí nos estudos não vai me levar a lugar nenhum..
Pretendo cursar inglês e fazer no mínimo uma Pós, porém o meu objetivo mesmo é chegar até Mestrado ou Doutorado. Sei que vai demorar, mas sei que se eu fazer por merecer serei recompensado
.
Brunobra não considero a Unigranrio uma universidade ruim, pelo contrário. A Campus de Duque de Caxias é muito bem estruturada, possui diversos cursos e professores e é muito bem falada aqui no onde eu moro!
Claro, não deve ser comparada a uma UFRJ, por exemplo. Mesmo assim, deve ser respeitada.
Perto de onde eu moro possui duas faculdades: Estácio e Unigranrio. Optei pela segunda por recomendação de amigos/colegas que estão cursando e outros já formados.

Vou me graduar em ADM mesmo e a Pós será em algum curso na área de informática..

--

joaolucasf
até pouco tempo atrás estava pensando em fazer um curso tecnológo de RH.
Ainda bem que mudei de idéia..

Última edição:
Obrigado a todos que responderam, as respostas de vcs foram de muita utilidade pra mim.

Então, eu estou ciente de que me graduar em Administração e parar por aí nos estudos não vai me levar a lugar nenhum..
Pretendo cursar inglês e fazer no mínimo uma Pós, porém o meu objetivo mesmo é chegar até Mestrado ou Doutorado. Sei que vai demorar, mas sei que se eu fazer por merecer serei recompensado
.
Brunobra não considero a Unigranrio uma universidade ruim, pelo contrário. A Campus de Duque de Caxias é muito bem estruturada, possui diversos cursos e professores e é muito bem falada aqui no onde eu moro!
Claro, não deve ser comparada a uma UFRJ, por exemplo. Mesmo assim, deve ser respeitada.
Perto de onde eu moro possui duas faculdades: Estácio e Unigranrio. Optei pela segunda por recomendação de amigos/colegas que estão cursando e outros já formados.

Vou me graduar em ADM mesmo e a Pós será em algum curso na área de informática..

--

joaolucasf
até pouco tempo atrás estava pensando em fazer um curso tecnológo de RH.
Ainda bem que mudei de idéia..

Avalie em âmbito NACIONAL. Se tiver como vai pra SP estudar ou pra UFRJ já é perto.

Se você quer trabalhar de auxiliar de escritório pelo resto da vida faça Administração, ou qualquer outro sub-emprego genérico que existe hoje no mercado e paga mal.

Se você quer trabalhar de auxiliar de escritório pelo resto da vida faça Administração, ou qualquer outro sub-emprego genérico que existe hoje no mercado e paga mal.

:haha3::haha3:

Pra resumir, é isso mesmo.

ADM = "boy" de escritorio
SI = "formatadô" de PC

:haha:

Então, não acho que seja bem assim!

Tenho que concordar numa parte...ADM forma muita gente que não queria ser nada da vida e achou que administração é um curso bem abrangente e que dá muitas oportunidades. Normal. Minha turma no início do curso era cheia desses, não há como dizer que não é um fato.

Sem puxar sardinha para o meu curso, mas não vejo os mais altos cargos em empresas serem ocupados por contadores, economistas, estatísticos...

A grande maioria esmagadora de gestores e diretores de médias e grandes empresas é formada por administradores e engenheiros.

A questão é...ADM forma muita gente. Inclusive muita gente que nunca vai correr atrás de nada.

Tem gente que acha que basta se formar em engenharia na faculdade rebimboca da parafuseta e que terá seu empreguinho garantido de 20 e poucos mil.

Aham!

Se for um zé ruela, vai é sentar num escritório qualquer e ganhar a tarefa de assinar papel pra liberar obra pra parquinho de criança...

Eu sou formado em ADM e recebi proposta (sim, QI...) pra trabalhar numa grande empresa em SP, mas estou noutra jornada por enquanto, quem sabe mais pra frente.

O negócio é não ficar parado. Se você for formado em ADM e não tiver nenhum objetivo na vida, é possível que você seja um zero a esquerda ao ponto de aceitar qualquer coisa meia boca. Por isso tem tanta gente formado em adm sim trabalhando como "office boy"...pois é um curso que forma bastante gente, e como tem bastante gente sem objetivos...só a lógica fazendo seu papel.

A questão é que quanto mais zé ruela sendo formado no seu curso e mais zé ruela ocupando os cargos da "plebe", maior é a oportunidade que os dedicados tem de chegar no topo da carreira. Isso é uma desvantagem?

Última edição:
Sou formado em ADM, e estou trabalhei por 3 anos em area contabil onde nao fui mto feliz com isso. Me arrependo muito por ter concluido o curso.
Adm em geral eh ruim, por ser mto abrangente e nao ter foco em alguma coisa. Voce fazer Adm com enfase em TI, seria mto mais viavel para vc que gosta de TI.

No meu caso, vou estudar e tirar certificacao da MS e da CISCO por ter um certo conhecimento e assim poder entrar na area que eu tbm curto. Redes e servidores cloud e suas tecnologias atuais.

Baseado em que você fala isso?

O negócio é não ficar parado. Se você for formado em ADM e não tiver nenhum objetivo na vida, é possível que você seja um zero a esquerda ao ponto de aceitar qualquer coisa meia boca. Por isso tem tanta gente formado em adm sim trabalhando como "office boy"...pois é um curso que forma bastante gente, e como tem bastante gente sem objetivos...só a lógica fazendo seu papel.

Concordo com a sua opinião.
Administração hoje em dia é mal visto pois, geralmente, quem faz ADM é porque não sabe o que fazer. Logo assim, como vc mesmo mencionou, muitos só pensam em ter o Ensino Superior Completo.
Apesar de existir muitos graduados nesta área, hoje em dia vejo que o mercado de trabalho sente falta de grandes administradores.

Não é a faculdade que forma o aluno, mas sim o aluno que se forma na vida.
Quem quer, vai longe. Quem não quer, fica estagnado.

Vc está generalizando! Transformando um caso ou outro para todos.
Se fosse assim, porque ADM é o curso mais escolhido no Brasil?
Quer dizer então que todos os formados irão trabalhar como Auxiliar de Escritório?

Seu comentário deixa a entender que vc não possui visão de crescimento profissional.

Última edição:
Segue oque escrevi no outro tópico similar:

Se for fazer ADM nessa faculdade voce vai ter que RALAR MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO com pós graduação, MBA, mestreado, experiencia fora do país, etc pra conseguir um emprego de diretoria e afins.
E...ADM nao tem muita matemática, nada comparado a engenharia.
Não vai muito por nome de Faculdade, na empresa onde meu pai trabalha o chefão da parte de Administração se formou em uma faculdade normal chamada FAPA, depois fez Pós na PUC RS.
Esse é um exemplo de muitos no mercado de trabalho.

Nenhuma das 2

faça Logística e Redes
Administração + Técnologo Logística>>>>>>>>>>>Administração com ênfase em Logística>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tecnólogo Logística.

Então, não acho que seja bem assim!

Tenho que concordar numa parte...ADM forma muita gente que não queria ser nada da vida e achou que administração é um curso bem abrangente e que dá muitas oportunidades. Normal. Minha turma no início do curso era cheia desses, não há como dizer que não é um fato.

Sem puxar sardinha para o meu curso, mas não vejo os mais altos cargos em empresas serem ocupados por contadores, economistas, estatísticos...

A grande maioria esmagadora de gestores e diretores de médias e grandes empresas é formada por administradores e engenheiros.

A questão é...ADM forma muita gente. Inclusive muita gente que nunca vai correr atrás de nada.

Tem gente que acha que basta se formar em engenharia na faculdade rebimboca da parafuseta e que terá seu empreguinho garantido de 20 e poucos mil.

Aham!

Se for um zé ruela, vai é sentar num escritório qualquer e ganhar a tarefa de assinar papel pra liberar obra pra parquinho de criança...

Eu sou formado em ADM e recebi proposta (sim, QI...) pra trabalhar numa grande empresa em SP, mas estou noutra jornada por enquanto, quem sabe mais pra frente.

A questão é que quanto mais zé ruela sendo formado no seu curso e mais zé ruela ocupando os cargos da "plebe", maior é a oportunidade que os dedicados tem de chegar no topo da carreira. Isso é uma desvantagem?
Até que enfim concordo com um post teu.
Muita gente que faz administração nem sabe no que se especializar, eu que me especializar em logística é um ramo de trabalho que vem crescendo, estou até pensando em fazer o Tecnólogo e me formar e aproveitar as cadeiras e concluir Bacharel de ADM.
Conheço um monte de Engenheiro que continua trabalhando como Projetista e ganhando legal, claro não é os 10k que todo mundo pensa, acho que somente os chefes de célula que ganham a partir de 10k mês.
A outra coisa, não pense tb que as engenharias não estão saturadas, tem que ver o que foi de nego pra rua ano passado, incluindo Engenheiro e os mesmos não conseguiram se estabelecer em empresas grandes ainda.:true:

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar