Fan Control - Controlando a rotação dos fans a partir de múltiplos sensores

HalJordanGL2814

"You have the ability to overcome great fear."
Registrado
Galera, não sei se todos aqui conhecem, mas, uso um software muito massa pra fazer o controle de rotação das fans do meu PC, chamado Fan Control.

0hNHqmt.png


Ele se sobrepõe aos controles da BIOS quando o Windows está sendo executado, e tem a vantagem de que dá pra controlar as fans a partir de outras fontes de temperaturas além da CPU.

As curvas são personalizadas de forma semelhante ao que se tem no MSI Afterburner, por exemplo.

Meu gabinete é um Lian Li O11 Dynamic, com 9 fans (3 embaixo fazendo intake, e 3 na lateral e 3 em cima fazendo exaustão):
WHHMIZY.jpg


Além de oferecer vários tipos de curvas, o Fan Control tem um tipo chamado de Mix, onde você pode utilizar múltiplas fontes de temperatura e definir qual você quer usar numa dada situação:
  • No exemplo da imagem do início do post, eu defini duas curvas base, uma baseada na temperatura da GPU e outra da CPU.
  • Os fans de cima, que fazem exaustão no radiador do watercooler, usam a curva da CPU como referência.
  • Os fans da lateral, que também fazem exaustão, se baseiam na curva da GPU, girando mais rápido quando for preciso expulsar o calor gerado por ela.
  • Os fans de baixo, que funcionam no intake, giram conforme uma curva mista, usando a configuração da curva que naquele momento está com o maior valor, ou seja, eles vão jogar mais ar frio pra dentro do gabinete quando qualquer um dos dois (CPU e/ou GPU) estiverem precisando.
Quando isso não é preciso, as fans ficam ali quietinhas e silenciosas girando em torno de 600 rpm. Acho esse software excepcional!

Descobri ele pesquisando sobre como controlar os fans do gabinete a partir da temperatura da GPU em lugar da CPU, nessas URLs abaixo:
 
rapaz o programa parece muito bom, mas não consegui configura-lo sozinho não. N tem algum tutorial por ai? kkk.
 
Uso aqui já faz um tempo e me salvou na época que achei porque os outros softwares ou não funcionavam ou eram uma bagunça total, customização muito boa pra quem quer fazer curvas de fan, pessoalmente uso no manual com 3 profiles (25%, 50% e 90%)
 
Aqui quando eu tento parear, aparece que "a paired rpm sensor is required" pra todas as fans exceto a do cpu, no caso minhas fans tao ligadas em uma controladora pwm rog do ali. que ta ligada no sys-fan1, alguem sabe pq não reconhce?
 
Galera, não sei se todos aqui conhecem, mas, uso um software muito massa pra fazer o controle de rotação das fans do meu PC, chamado Fan Control.

0hNHqmt.png


Ele se sobrepõe aos controles da BIOS quando o Windows está sendo executado, e tem a vantagem de que dá pra controlar as fans a partir de outras fontes de temperaturas além da CPU.

As curvas são personalizadas de forma semelhante ao que se tem no MSI Afterburner, por exemplo.

Meu gabinete é um Lian Li O11 Dynamic, com 9 fans (3 embaixo fazendo intake, e 3 na lateral e 3 em cima fazendo exaustão):
WHHMIZY.jpg


Além de oferecer vários tipos de curvas, o Fan Control tem um tipo chamado de Mix, onde você pode utilizar múltiplas fontes de temperatura e definir qual você quer usar numa dada situação:
  • No exemplo da imagem do início do post, eu defini duas curvas base, uma baseada na temperatura da GPU e outra da CPU.
  • Os fans de cima, que fazem exaustão no radiador do watercooler, usam a curva da CPU como referência.
  • Os fans da lateral, que também fazem exaustão, se baseiam na curva da GPU, girando mais rápido quando for preciso expulsar o calor gerado por ela.
  • Os fans de baixo, que funcionam no intake, giram conforme uma curva mista, usando a configuração da curva que naquele momento está com o maior valor, ou seja, eles vão jogar mais ar frio pra dentro do gabinete quando qualquer um dos dois (CPU e/ou GPU) estiverem precisando.
Quando isso não é preciso, as fans ficam ali quietinhas e silenciosas girando em torno de 600 rpm. Acho esse software excepcional!

Descobri ele pesquisando sobre como controlar os fans do gabinete a partir da temperatura da GPU em lugar da CPU, nessas URLs abaixo:

Vou instalar no meu PC.
Parabéns, é muito bonito seu PC.
 
Galera, não sei se todos aqui conhecem, mas, uso um software muito massa pra fazer o controle de rotação das fans do meu PC, chamado Fan Control.

0hNHqmt.png


Ele se sobrepõe aos controles da BIOS quando o Windows está sendo executado, e tem a vantagem de que dá pra controlar as fans a partir de outras fontes de temperaturas além da CPU.

As curvas são personalizadas de forma semelhante ao que se tem no MSI Afterburner, por exemplo.

Meu gabinete é um Lian Li O11 Dynamic, com 9 fans (3 embaixo fazendo intake, e 3 na lateral e 3 em cima fazendo exaustão):
WHHMIZY.jpg


Além de oferecer vários tipos de curvas, o Fan Control tem um tipo chamado de Mix, onde você pode utilizar múltiplas fontes de temperatura e definir qual você quer usar numa dada situação:
  • No exemplo da imagem do início do post, eu defini duas curvas base, uma baseada na temperatura da GPU e outra da CPU.
  • Os fans de cima, que fazem exaustão no radiador do watercooler, usam a curva da CPU como referência.
  • Os fans da lateral, que também fazem exaustão, se baseiam na curva da GPU, girando mais rápido quando for preciso expulsar o calor gerado por ela.
  • Os fans de baixo, que funcionam no intake, giram conforme uma curva mista, usando a configuração da curva que naquele momento está com o maior valor, ou seja, eles vão jogar mais ar frio pra dentro do gabinete quando qualquer um dos dois (CPU e/ou GPU) estiverem precisando.
Quando isso não é preciso, as fans ficam ali quietinhas e silenciosas girando em torno de 600 rpm. Acho esse software excepcional!

Descobri ele pesquisando sobre como controlar os fans do gabinete a partir da temperatura da GPU em lugar da CPU, nessas URLs abaixo:

Estou com uma dúvida.
Tenho uma HUB com 6 fan ligada no CPU FAN, sendo 2 na parte inferior, 2 no topo e 2 no WC.
Deixei tudo sincronizado com a GPU, mas a rotação só aumenta qdo o uso da GPU aumenta.

Tem como deixar misto? Tem como as fans acompanharem tanto a GPU qto o CPU FAN?
 
Poderiam criar um troço desses free pra controlar os LEDs. Nem pro um crl consigo desativar os LEDs do meu Wraith e nem das memos.
 
Estou com uma dúvida.
Tenho uma HUB com 6 fan ligada no CPU FAN, sendo 2 na parte inferior, 2 no topo e 2 no WC.
Deixei tudo sincronizado com a GPU, mas a rotação só aumenta qdo o uso da GPU aumenta.

Tem como deixar misto? Tem como as fans acompanharem tanto a GPU qto o CPU FAN?

Consegui fazer o misto.
Se a fan da GPU tem sua rotação elevada, ela aumenta as fans do HUB.
Se a fan do CPU tem sua rotação elevada, ela aumenta as fans do HUB.

Parabéns HalJordanGL2814, esse software é muito top.
 
Muito bom, adorei.

Fiquei com uma dúvida, ele não ofereceu controle sobre a GPU Fan. Identificou apenas as ligadas na placa mãe. Eu li os posts mas não encontrei nada. Como você fez?


Também mandei um donate.

Obrigado!
 
Consegui fazer o misto.
Se a fan da GPU tem sua rotação elevada, ela aumenta as fans do HUB.
Se a fan do CPU tem sua rotação elevada, ela aumenta as fans do HUB.

Parabéns HalJordanGL2814, esse software é muito top.
Que bom que descobriu! Eu ia dizer justamente o que você fez, criar uma curva mista e vincular aos fans que você quer que varie de acordo com ela.
Muito bom, adorei.

Fiquei com uma dúvida, ele não ofereceu controle sobre a GPU Fan. Identificou apenas as ligadas na placa mãe. Eu li os posts mas não encontrei nada. Como você fez?


Também mandei um donate.

Obrigado!
Estranho isso! Eu não fiz nada :D, ao abrir o programa pela primeira vez ele detectou todos os sensores de fans que tinham no sistema, incluindo o da GPU. Tenta dar uma googlada pra ver se encontra algum caso parecido com o seu.
 
Muito bom, adorei.

Fiquei com uma dúvida, ele não ofereceu controle sobre a GPU Fan. Identificou apenas as ligadas na placa mãe. Eu li os posts mas não encontrei nada. Como você fez?


Também mandei um donate.

Obrigado!

Vc vai na ferramenta "Setup" detect % start automatically".
Vá no sinal de "+", depois "Add Graph fan curve".
Na aba Contols 1 Nvidia, ligue o botão abaixo.
Na aba Curves selecione "GPU Nvidia" e em baixo "Edit".
Por último nas "3 barrinhas" no canto superior esquerdo deixe seletionado "hine fan speed cards", Start minimized", Start with Windows" e "Display tray icon temperature" e em seguida nos "3 pontinhos" no canto superior direito "Save Configuration".
Vai ficar assim:
1ª aba sensores ativos;
2ª aba curvas personalizadas.
A 3ª aba eu fiz um misto entre GPU fan e CPU fan, o que subir primeiro as demais fans acompanham.

y3FXodR.png
 
Última edição:
Pois é, eu não tenho esse control, a minha GPU é uma AMD RX5700XT. Pelo que li as placas da AMD ainda não são totalmente suportadas.

u0Olde5.png
 
Fiz um vídeo bem completo ajudando a configurar o Fan Control e colocar uma curva mista:




Eu configurei as fans do meu pc da seguinte forma:

- A fan do CPU eu decidi controlar diretamente pela bios da placa mãe.

- As fans do gabinete e da Placa de vídeo eu controlei pelo Fan Control:

- As fans do gabinete acompanham tanto a temperatura do CPU quanto da GPU.



Como configurar:

1º - No canto superior esquerdo clique no ícone de uma chave de fenda e selecione “detect % start automatically”

2º - Clique nas “3 barrinhas no canto superior esquerdo” e desmarque "hine fan speed cards". Desmarcando isso o software irá mostrar a velocidade (RPM) de todas as fans. Elas aparecerão na aba “Speeds”.

3º - Utilize o programa “HWMonitor” para poder identificar todas as fans do pc, para depois poder alterar o nome de cada um (pois no padrão vem escrito Fan #1, etc...)

4º - Clique no “+” e escolha a curva de fan que desejar. A Linear você define uma velocidade Min. e Máx. Flat você escolhe apenas uma velocidade. Graph pode escolher várias velocidades. Eu selecionei Graph.

5º - Defina 3 curvas:

a) “Fan gabinete -> CPU” (para a fan do gabinete acompanhar a temperatura do CPU). Em “temperature source” selecione seu processador. Selecione o processador que não tem nenhum número na frente.

b) “Fan gabinete -> GPU” (para a fan do gabinete acompanhar a temperatura do GPU). Em “temperature source” selecione sua placa de vídeo.

c) GPU: essa curva você vai definir a velocidade das fans da placa de vídeo. Em “temperature source” selecione sua placa de vídeo.



6º - Clique em “+” e selecione “Mix”. Vai criar uma curva mista.

7º - Funcion deixe em “Max”. Adicione as duas curvas do fan do gabinete clicando em “add fan curve”

8º Na aba Controls você vai definir qual curva você quer selecionar para cada uma das suas fans clicando em “Curve”.

9º - Na placa de vídeo selecione “GPU”.

10º Nas fans do seu gabinete selecione “mix”.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo