• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Fan fazendo muito barulho, o que pode ser?

gabriel8932

Member
Registrado
Pessoal, alguém sabe me dizer o que pode ser esse barulho? O meu pc tem um pouco mais de 3 meses e já tem 2 meses que faz esse barulho, tem vez que para e tem vez que volta, mas na maioria das vezes está fazendo esse som irritante, as vezes fica mais alto que isso e incomoda muito, pois até de headset eu consigo ouvir.

Eu fui investigando o barulho até chegar nesse Fan ai, tenho 6 dele, mas somente esse ai que marquei com a seta que fica chiando. Ja cheguei a desparafusar e parafusar novamente umas 3 vezes, o barulho até para por um tempo, tem vez que fica até uns dias em silencio, mas depois volta com esse barulho que não para.

Encostei o ouvido nessa parte superior do gabinete, e o barulho fica bem forte no centro do fan.

Modelo: COOLER MASTER MASTERFAN MF120 HALO
Ainda está na garantia, será que devo acionar?

FOTO DO PC

 
A fan é de 4-pinos e foi ligada no conector da placa mãe?
Verifique se o controle de rotação seria por PWM.
Pode acontecer de fans de 4-pinos não funcionarem muito bem com controle por voltagem.

Se puder, veja se esse ruído ocorreria apenas na grade superior.
Teste com a fan fora do gabinete e depois na traseira e na frontal.

Mas de qualquer forma acho que valeria a pena sim acionar a garantia.
Não sei se terá que pagar pelo frete para devolver a fan, mas acho que valeria a pena consultar.
Se o ruído persistir você vai querer de qualquer forma retirar essa fan do gabinete.
 
A fan é de 4-pinos e foi ligada no conector da placa mãe?
Verifique se o controle de rotação seria por PWM.
Pode acontecer de fans de 4-pinos não funcionarem muito bem com controle por voltagem.

Se puder, veja se esse ruído ocorreria apenas na grade superior.
Teste com a fan fora do gabinete e depois na traseira e na frontal.

Mas de qualquer forma acho que valeria a pena sim acionar a garantia.
Não sei se terá que pagar pelo frete para devolver a fan, mas acho que valeria a pena consultar.
Se o ruído persistir você vai querer de qualquer forma retirar essa fan do gabinete.

Tenho 6 fans dessa no total, e apenas uma está apresentando problemas, e sim, o problema só ocorre na fan da grade superior.

Retirei o fan e coloquei novamente, o barulho parou por um tempo, mas agora voltou a fazer barulho, e aparentemente os dois fans da grade superior estão fazendo o barulho.
 
Não sei dizer se poderia ser defeito, algum problema recorrente vindo do lote.
Mas já vi fans que dependendo do tipo e qualidade do rolamento tem propensão para apresentar excesso de vibração e ruído quando usados na horizontal soprando para cima.

Acho que valeria a pena acionar a garantia e ouvir a opinião deles sobre o ruído do vídeo.

Se o problema persistir mesmo com a troca, recomendo evitar usar no topo ou talvez optar por outras fans.
 
Tenho 6 fans dessa no total, e apenas uma está apresentando problemas, e sim, o problema só ocorre na fan da grade superior.

Retirei o fan e coloquei novamente, o barulho parou por um tempo, mas agora voltou a fazer barulho, e aparentemente os dois fans da grade superior estão fazendo o barulho.

Tem algumas fans que quando estão deitadas ou fazem barulho ou não funcionam direito...
Já testou elas em pé ? para ver se apresentam a zuada?
 
Tem algumas fans que quando estão deitadas ou fazem barulho ou não funcionam direito...
Já testou elas em pé ? para ver se apresentam a zuada?
Irei testar pra ver, pois somente os fans que estão deitados que começaram a apresentar o problema, os que estão na vertical está tudo tranquilo, não fiz nenhum barulho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei dizer se poderia ser defeito, algum problema recorrente vindo do lote.
Mas já vi fans que dependendo do tipo e qualidade do rolamento tem propensão para apresentar excesso de vibração e ruído quando usados na horizontal soprando para cima.

Acho que valeria a pena acionar a garantia e ouvir a opinião deles sobre o ruído do vídeo.

Se o problema persistir mesmo com a troca, recomendo evitar usar no topo ou talvez optar por outras fans.
Beleza, irei entrar em contato com a garantia pra ver, realmente não há muito o que fazer, e ainda mais agora que o segundo fan superior também começou a fazer o barulho, bem estranho isso.

Só espero não precisar pagar o frete do envio, pois ai vai ficar praticamente inviável.

Valeu pela ajuda..
 
Retirei o fan e coloquei novamente, o barulho parou por um tempo, mas agora voltou a fazer barulho, e aparentemente os dois fans da grade superior estão fazendo o barulho.
Olha ao meu ver parece que os parafusos nao estao segurando as fans, com isso, acaba sendo gerado uma folga que por sua vez uma vibracao indesejada. Olharia neste ponto se tem como firmar o parafuso melhor com alguma forma de segurar a vibracao existente da fan ou se ate mesmo os furos do gabinete nao esta com alguma folga... partiria pra este caminho em alguma resolucao antivibracional do que solicitar o RMA.

Só espero não precisar pagar o frete do envio, pois ai vai ficar praticamente inviável.
Normalmente ao acionar o RMA a empresa paga os custos de envio.
 
Olha ao meu ver parece que os parafusos nao estao segurando as fans, com isso, acaba sendo gerado uma folga que por sua vez uma vibracao indesejada. Olharia neste ponto se tem como firmar o parafuso melhor com alguma forma de segurar a vibracao existente da fan ou se ate mesmo os furos do gabinete nao esta com alguma folga... partiria pra este caminho em alguma resolucao antivibracional do que solicitar o RMA.


Normalmente ao acionar o RMA a empresa paga os custos de envio.

Cheguei a pensar que fossem os parafusos também, e ja até apertei eles algumas vezes, mas nada adiantou. O barulho vem bem do centro do fan, naquela parte onde fica o adesivo da marca, acredito que é dali que venha o problema.
 
Cheguei a pensar que fossem os parafusos também, e ja até apertei eles algumas vezes, mas nada adiantou. O barulho vem bem do centro do fan, naquela parte onde fica o adesivo da marca, acredito que é dali que venha o problema.
No centro ali debaixo do adesivo fica o rolamento (no caso para este modelo)... bom tentaria a garantia... mas ainda tem o cenario de certas fans gerar barulhos dependendo da posicao, conforme alguns colegas citaram acima, se ambas as fans superiores estao fazendo barulho pode ser caracteristica do modelo, se apenas uma das 2 fans estao fazendo barulho entao é problema da unidade, vc pode citar isso no RMA.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo