• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Fans para gabinete e Water Cooler

Pehcza

New Member
Registrado
Opa, pessoal! Boa noite, tudo bem?

Montei recentemente um desktop, mas tenho tido alguns problemas com o barulho. Vou dar uma descrição das configurações e o que tenho pesquisado, mas estou batendo cabeça.
Aliás, algumas dúvidas podem parecer bem bobas, mas como sempre usei notebooks, essa área é bem nova para mim.

Gabinete: Superframe Storm
Placa mãe: Asus z690 plus d4
Processador: Intel i5 12400F
Placa de vídeo: Gigabyte RTX 3070 OC Eagle
Memória: Kingston Fury Renegade 32GB
SSD: XPG NVMe 1TB

Bom, vamos lá. Tenho curtido bastante a configuração. A única coisa que têm me incomodado é o barulho das Fans.
Hoje estou usando, para puxar o ar para dentro, uma fan na frente do gabinete e outra em cima, com uma terceira jogando o ar quente para fora no lado de trás.
Testei com alguns trabalhos e jogos mais pesados e a temperatura aparentemente está se mantendo razoável (pelo menos até onde pesquisei). Ex: Assassin's Creed Odyssey, no Ultra, travando a opção de FPS com o máximo em 70, as temperaturas da GPU e CPU (essa aqui me preocupa) chegam, no máximo, até 75ºC.
Durante um uso "normal" elas ficam na média de 40ºC.

Depois do enrola enrola, vamos para a questão principal, hoje estou com o cooler padrão do processador (sem problemas até aqui) e três fans (Superframe Lokus) que vieram com o gabinete. Essas fazem um barulho bem chatinho, nada fora do normal, apenas a passagem do ar, mas como uso a máquina dentro do quarto e para trabalho, acaba incomodando isso o tempo todo no ouvido.

Buscando uma solução de Fan mais silenciosa, mas eficiente, encontrei alguns posts que não são exatamente novos, então bateu a dúvida se estaria seguindo o certo mesmo.

Primeiro encontrei a recomendação do NF A12x25 (Noctus) e o Kaze Flex 1200 rpm (Scythe) em um comentário embasando com alguns gráficos a relação de performance x ruído, mas ao ler algumas respostas acabei entendendo que seriam aconselhados para colocar no heatsink e não usar no gabinete em si. O que entendi está correto? Se não, hoje existem opções melhores que essas para o gabinete?

A segunda dúvida seria envolvendo a capacidade do de pressão estática das ventoinhas. A parte da frente desse gabinete tem uma decoração que pega basicamente metade da entrada e a parte de cima ainda tem um painel que impossibilita a adição de três peças, de forma que colocar duas fans "fracas" aqui acredito que seria dinheiro jogado fora e estaria prejudicando a ventilação. Alguma recomendação, seguindo a questão de um ruído baixo, mas com uma boa pressão estática para que eu possa ocupar a frente do gabinete e não a parte de cima?

Por fim, a terceira dúvida, quero colocar todas as fans na parte da frente justamente para adicionar um Water Cooler em cima. Aqui já existem diversos tópicos, então essa é mais uma pergunta para aproveitar o post mesmo, devido ao tamanho do gabinete, compensaria colocar umm WC de 240mm, precisaria ser algo um pouco mais fino para não esbarrar na placa mãe. Alguma recomendação para isso?

Meio chato ficar lembrando hahaha mas estou dando prioridade para peças mais silenciosas, mesmo que tenha que gastar um pouco mais para ter algo eficiente ao mesmo tempo.

Desculpa se parece um pouco confuso, como mencionei, desktops são uma novidade aqui, li tanto sobre isso que ainda estou tentando botar a cabeça em ordem.

Obrigado!!
 
Última edição:
Primeiro encontrei a recomendação do NF A12x25 (Noctus) e o Kaze Flex 1200 rpm (Scythe) em um comentário embasando com alguns gráficos a relação de performance x ruído, mas ao ler algumas respostas acabei entendendo que seriam aconselhados para colocar no heatsink e não usar no gabinete em si. O que entendi está correto? Se não, hoje existem opções melhores que essas para o gabinete?
De forma resumida, se houver pouca resistência pro fan foca-se em airflow e se tiver resistência (frente com pouca abertura, heatsink/radiador, filtro de poeira com mesh) é bom que se tenha mais pressão (e provavelmente vai precisar de um rpm razoável pra se chegar num resultado legal), o Kaze Flex é silencioso e um bom fan mas mais focado em airflow que pressão, o A12x25 funciona bem pra tudo mas é extremamente caro, minha recomendação de fan que também funciona bem em ambos num preço bom é o Sickleflow 120mm

A segunda dúvida seria envolvendo a capacidade do de pressão estática das ventoinhas. A parte da frente desse gabinete tem uma decoração que pega basicamente metade da entrada e a parte de cima ainda tem um painel que impossibilita a adição de três peças, de forma que colocar duas fans "fracas" aqui acredito que seria dinheiro jogado fora e estaria prejudicando a ventilação. Alguma recomendação, seguindo a questão de um ruído baixo, mas com uma boa pressão estática para que eu possa ocupar a frente do gabinete e não a parte de cima?
Se a frente for muito fechada vai ser difícil vencer essa resistência sem algum ruído (generalizando) dos fans em rpms mais altos, mas a intensidade e o tipo de ruído podem variar bastante também e uns são mais ou menos agradáveis

Acho que o melhor seria experimentar, você citou que usa 2 intake (1 frontal, 1 topo) e 1 exhaust (traseiro), eu tentaria botar o do topo como exhaust também, e no slot mais de trás de preferência pra deixar que o airflow frontal tenha tempo de chegar na mobo e nos componentes ali, e também tentaria 2 frontais de intake e manter o traseiro de exhaust, e quais são os fans que você está usando agora?
Valeria a pena tentar controlar elas por software também caso seja possível porque as vezes fazendo uma curva de fans ou reduzindo um pouco o rpm melhora isso sem afetar muito as temps, pessoalmente uso o Fan Control aqui

E sobre recomendação de WC's vou deixar pra outro porque só manjo opções de AC, aí é com você se você preferir a estética do WC que entendo, mas quanto à refrigeração um AC atenderia bem nesse caso e economizaria um pouco também caso não ligue tanto pra estética
 
De forma resumida, se houver pouca resistência pro fan foca-se em airflow e se tiver resistência (frente com pouca abertura, heatsink/radiador, filtro de poeira com mesh) é bom que se tenha mais pressão (e provavelmente vai precisar de um rpm razoável pra se chegar num resultado legal), o Kaze Flex é silencioso e um bom fan mas mais focado em airflow que pressão, o A12x25 funciona bem pra tudo mas é extremamente caro, minha recomendação de fan que também funciona bem em ambos num preço bom é o Sickleflow 120mm


Se a frente for muito fechada vai ser difícil vencer essa resistência sem algum ruído (generalizando) dos fans em rpms mais altos, mas a intensidade e o tipo de ruído podem variar bastante também e uns são mais ou menos agradáveis

Acho que o melhor seria experimentar, você citou que usa 2 intake (1 frontal, 1 topo) e 1 exhaust (traseiro), eu tentaria botar o do topo como exhaust também, e no slot mais de trás de preferência pra deixar que o airflow frontal tenha tempo de chegar na mobo e nos componentes ali, e também tentaria 2 frontais de intake e manter o traseiro de exhaust, e quais são os fans que você está usando agora?
Valeria a pena tentar controlar elas por software também caso seja possível porque as vezes fazendo uma curva de fans ou reduzindo um pouco o rpm melhora isso sem afetar muito as temps, pessoalmente uso o Fan Control aqui

E sobre recomendação de WC's vou deixar pra outro porque só manjo opções de AC, aí é com você se você preferir a estética do WC que entendo, mas quanto à refrigeração um AC atenderia bem nesse caso e economizaria um pouco também caso não ligue tanto pra estética
Opa! Acabei esquecendo de colocar o modelo das Fans, mas são as padrões do próprio gabinete. Editei o post.

Superframe Lokus o modelo! O barulho não é láaaa aquelas coisas, mas da pra melhorar. A capacidade delas é bem baixinha também.
Para melhorar, elas também não têm controle de velocidade! São o básico do básico só para a fabricante dizer que mandou algo junto.

Sobre o Water e o Air, aceito todas as recomendações na verdade. O que tiver de conhecimento é bem vindo :)

Sobre a parte frontal do gabinete, segue uma imagem




Ela acaba sendo bem promocional e fora da realidade. Aquela fan na parte de cima é praticamente impossível de colocar sem estourar a placa dos botões superiores. E a última da para perceber que fica bem escondida, atrás do fundo infinito. Há um vão entre o local que elas ficam e a frente, mas não sei até que ponto ele o suficiente para ter um fluxo de ar e reduzir a resistência.
 
Última edição:
Opa! Acabei esquecendo de colocar o modelo das Fans, mas são as padrões do próprio gabinete. Editei o post.

Superframe Lokus o modelo! O barulho não é láaaa aquelas coisas, mas da pra melhorar. A capacidade delas é bem baixinha também.

Sobre o Water e o Air, aceito todas as recomendações na verdade. O que tiver de conhecimento é bem vindo :)

Sobre a parte frontal do gabinete, segue uma imagem
Imagino que os Sickleflow vão dar uma boa melhora nesse caso, pelo que vi atrás dessa frente tem um mesh então é bastante obstrução até mas ainda menos que outros gabinetes por aí, mas é algo que só testando pessoalmente também pra ver se agrada, mas diria que atualmente são os melhores fans CxB aqui no Brasil

Outro modelo são os Arctic P12 que são focados em pressão e bem elogiados, dá pra achar bastante review/teste deles e comparativos também, outro excelente seria o XPG Vento Pro (remarcação do Nidec Gentle Typhoon, também tem reviews etc) mas parece que está em falta, na Tera tem por 130 mas está como "Exclusivo Kits", mas como disse só testando mesmo porque spec por spec são todos bem próximos mas o tipo de ruído nem sempre é o mesmo, e se houver discrepância na forma que cada fabricante testa aí já perde o sentido comparar dessa forma

Sobre AC esse user aqui também tem um 12400F e está usando o Boreas E1-410 Lite, vi também que tem o Boreas E1-410 por 20 a mais, parece ser a mesma coisa mas com um dissipador maior (mas não informa o peso pra comparar), imagino que o Lite por ter massa menor vá saturar mais rápido mas no caso do 12400F creio que não haveria diferença caso opte por ele, talvez acima dos 110-120w ele comece a não dar conta tão bem, e de qualquer forma o não-Lite está num bom preço também, e outra opção seria o AK400
Ele informou no fórum que o E1-410 Lite é compatível com o LGA1700 mas de qualquer forma eu perguntaria pra loja se já vem com o kit de montagem pra garantir porque acho que algumas placas-mãe (se não me engano) dá pra montar em furação diferente, e talvez valha a pena conferir o vídeo dele caso ele comente sobre algo que eu possa estar deixando passar

E pro gabinete recomendaria usar 2 frontais puxando ar (topo e meio) e 2 de exhaust (traseiro e topo na parte de trás), aqui no meu setup já testei fans no topo e não teve melhora, mas como aí a frente é mais fechada talvez ter 1 no topo ajude a compensar um pouco da obstrução
 
Última edição:
Reduza a capacidade de sua placa de vídeo e limite seu jogo a 60fps.
A placa de vídeo é a grande geradora de barulho.
Não adianta entupir de ventoinha seu gabinete, ela fará barulho porque quanto mais frio mais ela irá implementar o boost gerando mais calor e consequentemente gerando mais barulho.
 
Pode ser como pode não ser a GPU também mas vale conferir mesmo, e se o monitor for 60hz poderia travar nos 60fps mesmo ao invés de 70 e dá mais uma aliviada, seria bom conferir pelo MSI Afterburner e alterar os fans da GPU manualmente pra ver se são eles de fato que são os mais perceptíveis, e como ele está no cooler stock imagino que ele possa estar em rpm altíssimo pra tentar segurar a temp também e uma troca por qualquer AC básico já ajudaria e muito tanto em temp quanto ruído, mas é bom testar eles isolados e ver qual é o mais barulhento do setup
 
Opa, então, para ser bem sincero, até me surpreendi com o ruído da GPU e CPU. Mesmo em jogos mais pesados, limitando o FPS para 70 a temperatura se mantém sem aumentar ruído algum.

O que realmente faz uma barulheira constante são os Superframe Lokus, a ventoinha da CPU é bizarramente silenciosa. Já a GPU quase não ativa, quando ativa, é em uma velocidade tão baixa que praticamente não faz barulho.
De qualquer modo, quando estou trabalhando com algo mais pesado, até espero um ruído maior, desde que as temperaturas fiquem boas.

O insuportável é estar mexendo no excel que as fans do gabinete naquele barulho constante de ar de condicionado do hospital hahaha.

A principal dúvida seria quais opções tenho no mercado hoje para resolver isso, o que o Insanee420 ajudou bastante, estou dando uma olhada nos produtos que recomendou (ainda aceito recomendações, vai que).
O restante de como aumentar a refrigeração, etc veio mais para aproveitar o post!
 
GPU geralmente são silenciosas nas config stock porque tendem a usar uma curva de fans hiper-conservadora, e o cooler stock da CPU acho que só fica barulhento em full-tilt mesmo, talvez não esteja chegando a ponto disso aí então, e como isolou que são os fans do gabinete barulhentos mesmo recomendo tentar controlar por software ou bios pra ver se tem alguma rotação mais baixa que fica aceitável o ruído, senão a princípio iria nos Sickleflow mesmo pensando em CxB. Tem um canal pequeno que vem testando vários fans que é bem interessante também, apesar de ser bem simples já ajuda, geralmente tem as considerações dele na descrição do vídeo ("hum" de motor varia de unidade e rpm) e alguns comentários legais que as vezes esclarecem algo











Gostaria que desse pra achar os produtos da Arctic aqui e num preço legal porque lá fora acho que são os melhores CxB, acho que o pack com 5 fans fica por volta de $30
 
Opa, então, para ser bem sincero, até me surpreendi com o ruído da GPU e CPU. Mesmo em jogos mais pesados, limitando o FPS para 70 a temperatura se mantém sem aumentar ruído algum.

O que realmente faz uma barulheira constante são os Superframe Lokus, a ventoinha da CPU é bizarramente silenciosa. Já a GPU quase não ativa, quando ativa, é em uma velocidade tão baixa que praticamente não faz barulho.
De qualquer modo, quando estou trabalhando com algo mais pesado, até espero um ruído maior, desde que as temperaturas fiquem boas.

O insuportável é estar mexendo no excel que as fans do gabinete naquele barulho constante de ar de condicionado do hospital hahaha.

A principal dúvida seria quais opções tenho no mercado hoje para resolver isso, o que o Insanee420 ajudou bastante, estou dando uma olhada nos produtos que recomendou (ainda aceito recomendações, vai que).
O restante de como aumentar a refrigeração, etc veio mais para aproveitar o post!
Eu suspeito que essas ventoinhas sejam vagabundas, ventoinhas de boa qualidade como P12 ou A12x25, vão ser ordens de magniture mais silenciosas no mesmo fluxo/rotação do que ventoinhas baratas.

Dito isso tudo, você reclamou de ruído sem nem ter feito testes de curva/velocidade, reduzindo a rotação dessas ventoinhas e analisado o impacto na temperatura que isso efetivamente tem. Suas peças tem TDP relativamente baixo, antes de gastar qualquer dinheiro sugiro configurar a velocidade de rotação dessas ventoinhas manualmente num nível de ruído que te agrada e observar se a temperatura da GPU (e por consequencia o RUIDO da GPU) sobe muito. Baixe o Fan Control do Remi no github, ou o software do seu fabricante de placa mãe.

Ai parte pra atualizar as ventoinhas se isso não bastar.

Eu tenho as 3 recomendações que foram feitas acima: tenho duas GT typhoon, duas p12 e duas kaze flex e ja digo de cara que as P12 são de longe as melhores. A diferença de ruido do meu pc foi brutal trocando todas minhas ventoinhas por p12. Botei as outras ventoinhas em outros pcs secundarios no final das contas, e em rotação baixas (>1200rpm) fazem menos barulho que o ambiente e performam perfeitamente ok.
As A12x25 dizem ser um pouco melhores que as P12, mas os preços são proibitivos.
 
Aproveitando o post amigo, o cabo de alimentação molex do painel frontal do gabinete tem um pino meio torto?
 
GPU geralmente são silenciosas nas config stock porque tendem a usar uma curva de fans hiper-conservadora, e o cooler stock da CPU acho que só fica barulhento em full-tilt mesmo, talvez não esteja chegando a ponto disso aí então, e como isolou que são os fans do gabinete barulhentos mesmo recomendo tentar controlar por software ou bios pra ver se tem alguma rotação mais baixa que fica aceitável o ruído, senão a princípio iria nos Sickleflow mesmo pensando em CxB. Tem um canal pequeno que vem testando vários fans que é bem interessante também, apesar de ser bem simples já ajuda, geralmente tem as considerações dele na descrição do vídeo ("hum" de motor varia de unidade e rpm) e alguns comentários legais que as vezes esclarecem algo











Gostaria que desse pra achar os produtos da Arctic aqui e num preço legal porque lá fora acho que são os melhores CxB, acho que o pack com 5 fans fica por volta de $30

Fiquei levemente fascinado pela Arctic hahaha Mas é bem chatinho de achar mesmo. Até achei um Pack de 5 na Amazon, mas não sei se compensa nesse momento.
Vou pegar algumas Sickeflow e ver como fica por enquanto! Muito obrigado pela ajuda, por enquanto, esclareceu bastante coisa.

Eu suspeito que essas ventoinhas sejam vagabundas, ventoinhas de boa qualidade como P12 ou A12x25, vão ser ordens de magniture mais silenciosas no mesmo fluxo/rotação do que ventoinhas baratas.

Dito isso tudo, você reclamou de ruído sem nem ter feito testes de curva/velocidade, reduzindo a rotação dessas ventoinhas e analisado o impacto na temperatura que isso efetivamente tem. Suas peças tem TDP relativamente baixo, antes de gastar qualquer dinheiro sugiro configurar a velocidade de rotação dessas ventoinhas manualmente num nível de ruído que te agrada e observar se a temperatura da GPU (e por consequencia o RUIDO da GPU) sobe muito. Baixe o Fan Control do Remi no github, ou o software do seu fabricante de placa mãe.

Ai parte pra atualizar as ventoinhas se isso não bastar.

Eu tenho as 3 recomendações que foram feitas acima: tenho duas GT typhoon, duas p12 e duas kaze flex e ja digo de cara que as P12 são de longe as melhores. A diferença de ruido do meu pc foi brutal trocando todas minhas ventoinhas por p12. Botei as outras ventoinhas em outros pcs secundarios no final das contas, e em rotação baixas (>1200rpm) fazem menos barulho que o ambiente e performam perfeitamente ok.
As A12x25 dizem ser um pouco melhores que as P12, mas os preços são proibitivos.
Eu não suspeito, tenho certeza hahaha São o básico do básico só para a fabricante dizer que enviou algo junto. De todo modo, elas não possuem três 4 pinos, impossibilitando os testes de controle da curva..

Tem indicação de onde encontrou as P12? Mencionei acima que só encontrei um pack de 5 na amazon e não compensa do momento, mas se tiver outra indicação, seria uma ótima aquisição.

Aproveitando o post amigo, o cabo de alimentação molex do painel frontal do gabinete tem um pino meio torto?
Opa! Sinceramente, não me lembro de ter visto nada torto nos pinos do cabo, mas posso estar errado.
Como não estou com acesso à maquina por alguns dias, não vou conseguir te responder por enquanto... De todo modo, ele tem uma ligação meio chata pra fazer funcionar tudo mesmo. No youtube começaram a surgir alguns vídeos explicando mais sobre a ligação desse gabinete em específico, sugiro dar uma olhada, bem ajudaram bastante!
 
Opa, dando uma ressuscitada de leve no post hahaha Pesquisei um pouco mais e achoo que cheguei em uma configuração.,

Não ligo tanto para visual, mas dessa vez ele acabou vencendo pelo Water Cooler. Então estava pensando em pegar um Water Cooler MasterLiquid ML240L V2 RGB (que pelo o que pesquisei já vem com duas Sickleflow) + 3 Sickleflow avulsas.

A ideia é colocar o Water no painel da frente puxando ar frio para dentro e posicionar as fans na parte de cima e traseira puxando o ar quente para fora.

Têm alguma opinião sobre?

Sobre as sickleflow, sei que o forte delas não é exatamente exaustão. Mas com elas em mãos posso acabar testando outras configurações também, sem necessariamente comprar outro modelo. Valeria a pena?
 
Opa, dando uma ressuscitada de leve no post hahaha Pesquisei um pouco mais e achoo que cheguei em uma configuração.,

Não ligo tanto para visual, mas dessa vez ele acabou vencendo pelo Water Cooler. Então estava pensando em pegar um Water Cooler MasterLiquid ML240L V2 RGB (que pelo o que pesquisei já vem com duas Sickleflow) + 3 Sickleflow avulsas.

A ideia é colocar o Water no painel da frente puxando ar frio para dentro e posicionar as fans na parte de cima e traseira puxando o ar quente para fora.

Têm alguma opinião sobre?

Sobre as sickleflow, sei que o forte delas não é exatamente exaustão. Mas com elas em mãos posso acabar testando outras configurações também, sem necessariamente comprar outro modelo. Valeria a pena?
Acho que independente de como posicionar o WC e os fans a diferença vai ser grande, o WC vai rodar bem mais frio (mas as temps já estão ok) e com menos ruído, e a troca de fans garantir que o ruído dos Lokus suma, aí é só ajustar a rotação de acordo com o seu gosto porque varia dependendo da sensibilidade de cada um, além de ruído ambiente diferente, gabinetes diferentes e por aí vai, aqui das 7h-23h posso usar rotações mais altas e nem perceber que o PC tá ligado, agora de madrugada que é silêncio total dá pra perceber os fans, mas como sempre tem speakers/headphone por cima não muda muito também, e as Sickleflow vão bem tanto pra exhaust quanto intake, e dá sempre pra experimentar tendo elas em mão já
 
Atualizando o tópico com os resultados, caso alguém precise das mesmas dicas futuramente.

Comprei o kit de três Sickleflow 120mm ARGB + WC Master Liquid ML240L V2 ARGB (que já vem com mais duas Sickleflow 120mm ARGB).

Barulho: Bizarro, parece que não tem nada ligado. Em uso "comum" ou em jogos mais leves, a bomba faz mais "barulho" do que as próprias fans, se deixar a rotação das bombas em modo inteligente, parece que não tem nada ligado, mas como li em todos os lugares que o ideal é deixar sempre em 100%, da pra escutar algo. Em jogos pesados, o barulho é BEM menor do que a configuração antiga em uso normal.

Temperatura: CPU em uso normal chega em no máximo 30ºC, em uso pesado chega, no máximo, em 50ºC (antes estava batendo até 80ºC).

Tamanho do gabinete: Graças ao trabalho "fantástico" da Superframe, o gabinete Storm não tem manual nenhum e as informações nos sites de venda mais confundem do que ajudam. Mas enfim, vamos lá.
O Water Cooler cabe na parte de cima, do gabinete, fica à menos de um fio de cabelo das memórias, mas cabe. Na parte da frente, apesar das maravilhosas informações dos sites de venda que informam não caber, CABE. Vai depender das dimensões da placa de vídeo, claro, mas uso uma Triple Fan e coube sem problemas.
Algumas ressalvas sobre o WC na parte da frente: 1. As fans terão que ficar dentro do gabinete, não da pra colocar na parte de "fora" devido aos detalhes do painel frontal. 2. Com a placa Triple Fan sobra pouco espaço entre as peças, mas ainda assim é mais espaço do que sobra entre as memórias na parte de cima. 3. Os cabos de circulação até cabem colocados para baixo, mas ficam beeeeem esticados.

Acho que é isso, espero que as informações ajudem alguém. Agradeço novamente ao Insanee420 que ajudou bastante, o resto foi na cara e coragem hahahah.
 
Aproveitando o tópico do amigo, queria perguntar algo ao nosso amigo @insanee420. Vi que vc recomendou a ele a Cooler Master Sickleflow 120, caso o gabinete dele tivesse muitos obstáculos, como frente mesh mais filtro de poeira e etc. Estou nessa situação, tenho um gadit x mais um filtro de poeira na parte frontal.

Minha 3 fans frontais são modelo black viper da akasa, o que percebo é que elas são péssimas para pressão, no caso elas devem funcionar bem melhor para airflow, talvez para exaustão elas serviriam bem. No meu caso, ando tendo problemas com temperaturas agora, vide que minha região a média de temperatura se aproxima dos 40º, em alguns trechos do dia ela passa disso.

Então pergunto ao amigo, valeria a pena eu trocar as black viper por 3 Cooler Master Sickleflow 120, vide que ela parecem ser boas em pressão, sendo que meu gadit tem filtro na frente? O que vc me recomenda? Eu compraria 3 Sickleflow 120 mas um hub, pois minha placa mãe tem 3 conectores para fans, 2 sysfan e uma para cpu.

Tenho uma controladora dessa e compraria outra dessa, assim eu poderia fazer um controle mais específico: as frontais eu poderia selecionar uma rotação e na outra uma rotação diferente, o que vc acha?
 
Aproveitando o tópico do amigo, queria perguntar algo ao nosso amigo @insanee420. Vi que vc recomendou a ele a Cooler Master Sickleflow 120, caso o gabinete dele tivesse muitos obstáculos, como frente mesh mais filtro de poeira e etc. Estou nessa situação, tenho um gadit x mais um filtro de poeira na parte frontal.

Minha 3 fans frontais são modelo black viper da akasa, o que percebo é que elas são péssimas para pressão, no caso elas devem funcionar bem melhor para airflow, talvez para exaustão elas serviriam bem. No meu caso, ando tendo problemas com temperaturas agora, vide que minha região a média de temperatura se aproxima dos 40º, em alguns trechos do dia ela passa disso.

Então pergunto ao amigo, valeria a pena eu trocar as black viper por 3 Cooler Master Sickleflow 120, vide que ela parecem ser boas em pressão, sendo que meu gadit tem filtro na frente? O que vc me recomenda? Eu compraria 3 Sickleflow 120 mas um hub, pois minha placa mãe tem 3 conectores para fans, 2 sysfan e uma para cpu.

Tenho uma controladora dessa e compraria outra dessa, assim eu poderia fazer um controle mais específico: as frontais eu poderia selecionar uma rotação e na outra uma rotação diferente, o que vc acha?

A princípio se for possível eu removeria toda a parte frontal do gabinete e testaria os fans em diferentes rpm (tipo 50%, 75% e 100%) por um tempo pra ver se chega a afetar as temperaturas porque sem nenhuma obstrução talvez dê uma melhorada, imaginei que os Akasa pelo mesmo nos >80% tivessem tanto boa pressão quanto airflow, se o problema for obstrução mesmo e até o Akasa em 100% não se sai muito bem acho que complica mais, aí já não sei até quanto um fan melhor (tipo o XPG Vento Pro, mas que é 110~) poderia ajudar de fato, apenas chutando pelas specs o Sickleflow não sei se alteraria tanto assim

Fan é complicado, maioria das pessoas que vi usarem as fans Akasa gostam bastante delas ainda que não batam as specs, nunca achei um review comparando vários fans que tivessem as Akasa pra comparativo infelizmente, mas de qualquer forma qual é o resto do setup de CPU/GPU e cooler da CPU? E se possui fans no topo também, e eu gostei de controlar separado assim também, aqui boto os 2 frontais num splitter e a traseira individual
 
A princípio se for possível eu removeria toda a parte frontal do gabinete e testaria os fans em diferentes rpm (tipo 50%, 75% e 100%) por um tempo pra ver se chega a afetar as temperaturas porque sem nenhuma obstrução talvez dê uma melhorada, imaginei que os Akasa pelo mesmo nos >80% tivessem tanto boa pressão quanto airflow, se o problema for obstrução mesmo e até o Akasa em 100% não se sai muito bem acho que complica mais, aí já não sei até quanto um fan melhor (tipo o XPG Vento Pro, mas que é 110~) poderia ajudar de fato, apenas chutando pelas specs o Sickleflow não sei se alteraria tanto assim

Fan é complicado, maioria das pessoas que vi usarem as fans Akasa gostam bastante delas ainda que não batam as specs, nunca achei um review comparando vários fans que tivessem as Akasa pra comparativo infelizmente, mas de qualquer forma qual é o resto do setup de CPU/GPU e cooler da CPU? E se possui fans no topo também, e eu gostei de controlar separado assim também, aqui boto os 2 frontais num splitter e a traseira individual
Começarei esses testes amanhã, pois estou de serviço hoje, não tenho como fazer os testes agora.

A configuração atual do meu Pc é essa:
Ryzen 1600af
rtx2060 Galax ex white
b450 aorus m
2x8gb 3000mhz
mx500 500gb
HD 1tb
xpg core reactor 750w

Todas as peças estão em stock, com exceção da ram, que está com o xmp ativo. Na bios, o header da cpu deixei no auto, para a própria mobo fazer o ajuste.

Já nos outros conectores sysfan, apenas mudei para manual e escolhi o sensor do vrm para ela gerenciar as temperaturas, pois ela vem de fabrica setando o sensor system1, que é sempre mais frio.

Será que eu fazendo um controle mais específico melhoraria as temperaturas? Por exemplo, as intakes com uma rotação mais alta e as de exaustão com rotação menor?

O programa que vc recomenda, o fan control, pode me ajudar a configurar as fans nele? Assim funcionando bem poderia usar as configurações dele e setar tudo manualmente na bios depois.
 
Já nos outros conectores sysfan, apenas mudei para manual e escolhi o sensor do vrm para ela gerenciar as temperaturas, pois ela vem de fabrica setando o sensor system1, que é sempre mais frio.

Será que eu fazendo um controle mais específico melhoraria as temperaturas? Por exemplo, as intakes com uma rotação mais alta e as de exaustão com rotação menor?
Possivelmente sim mas teria que saber qual o rpm exato que eles chegam e como está configurado a curva na bios, e daí vai depender com quanto ruído você fica confortável também

O programa que vc recomenda, o fan control, pode me ajudar a configurar as fans nele? Assim funcionando bem poderia usar as configurações dele e setar tudo manualmente na bios depois.
Sim, eu uso controle manual aqui e só troco os presets salvos conforme preciso, mas tem várias opções de configuração por curva e por sensores específicos também, bem prático pra controlar os fans
 
Possivelmente sim mas teria que saber qual o rpm exato que eles chegam e como está configurado a curva na bios, e daí vai depender com quanto ruído você fica confortável também


Sim, eu uso controle manual aqui e só troco os presets salvos conforme preciso, mas tem várias opções de configuração por curva e por sensores específicos também, bem prático pra controlar os fans
Amanhã irei tirar as fotos dessa parte a bios, fica mais fácil pra vc ver, vou tentar filmar, se der certo posto o vídeo das configurações das fans.

Também verificarei e postarei junto as rotações das fans, da akasa se não me engano o máximo dela é 1800rpm, já a da deepcool terei que pesquisar.
 
@insanee420 desculpa na demora em resolver, ontem precisei resolver algumas coisas e não tive muito tempo livre, mas hoje posso fazer as configurações com mais tempo livre. Essas são as configurações das fans na bios, a cpu deixo tudo no auto, já o sysfan mudei apenas a opção sys_fan speed control para manual, pois assim a mobo me permite escolher qual sensor utilizar.



Gravei esse pequeno vídeo mostrando essa parte da bios, mas agora vejo que talvez eu esteja configurando as fans de modo errado, não é? Ontem estava conversando com uma pessoa no facebook sobre isso, ele me disse que tem o mesmo gabinete. Algo que ele me recomendou era inverter a configuração das fans, pois de acordo com ele, o gadit x funciona bem melhor em pressão negativa do que positiva, que é o meu caso.

Ele me falou que no pc dele usa a fan traseira e as duas superiores como exaustores e apenas uma fan na frontal como intake, ele falou que com essa configuração consegue ter boas temperaturas, eu pelo menos nunca testei algo assim. Você acha que essa configuração funciona bem, com sua experiência? Aqui uso um filtro de poeira na frente do gadit, o que analiso é que se usando 3 fans está complicado manter uma boa temperatura, imagina apenas 1, mas tem a lado de ter 3 exaustores, até que a ideia dele faz sentido.

Você acha que devo tentar essa configuração? Sobre o que vc me recomendou, testei ele sem a tampa frontal, pra ver se a temperatura daria diferença, mas sinceramente, não vi muitas alterações, então será que a forma como as fans estão configuradas é que são o problema principal? Gerenciando as rotações manualmente de acordo com a temperatura seria melhor do que deixar tudo automático na bios?
 
@insanee420 desculpa na demora em resolver, ontem precisei resolver algumas coisas e não tive muito tempo livre, mas hoje posso fazer as configurações com mais tempo livre. Essas são as configurações das fans na bios, a cpu deixo tudo no auto, já o sysfan mudei apenas a opção sys_fan speed control para manual, pois assim a mobo me permite escolher qual sensor utilizar.



Gravei esse pequeno vídeo mostrando essa parte da bios, mas agora vejo que talvez eu esteja configurando as fans de modo errado, não é? Ontem estava conversando com uma pessoa no facebook sobre isso, ele me disse que tem o mesmo gabinete. Algo que ele me recomendou era inverter a configuração das fans, pois de acordo com ele, o gadit x funciona bem melhor em pressão negativa do que positiva, que é o meu caso.

Ele me falou que no pc dele usa a fan traseira e as duas superiores como exaustores e apenas uma fan na frontal como intake, ele falou que com essa configuração consegue ter boas temperaturas, eu pelo menos nunca testei algo assim. Você acha que essa configuração funciona bem, com sua experiência? Aqui uso um filtro de poeira na frente do gadit, o que analiso é que se usando 3 fans está complicado manter uma boa temperatura, imagina apenas 1, mas tem a lado de ter 3 exaustores, até que a ideia dele faz sentido.

Você acha que devo tentar essa configuração? Sobre o que vc me recomendou, testei ele sem a tampa frontal, pra ver se a temperatura daria diferença, mas sinceramente, não vi muitas alterações, então será que a forma como as fans estão configuradas é que são o problema principal? Gerenciando as rotações manualmente de acordo com a temperatura seria melhor do que deixar tudo automático na bios?
Ambos em 70% fan speed pra 50c e subir até 100% se chegar a 60c no MOS ou 64c~ na CPU, a princípio tudo ok mas teria que saber qual temp seu MOS costuma ficar em uso real, aqui no meu caso o MOS geralmente fica entre 25-35c então usando essa curva de fans como exemplo o fan ficaria entre 35-50% que talvez seja baixo dependendo da restrição do gabinete e do fan utilizado (aí só tendo em mãos pra saber mesmo), pode ser uma boa tentar inverter os fans mesmo

-Acredito eu- que se a restrição do case pra intake for de média pra alta vale mais a pena tentar pressão negativa mesmo, porque pra conseguir vencer a restrição vai precisar rpm alto e as vezes fans mais high-end pra sentir alguma diferença, com pressão negativa provavelmente vai entrar mais poeira em algumas regiões mas é um compromisso entre temperatura/airflow e poeira, aqui meu case não tem filtro e mesmo tendo gato, construções por perto e o case ficando no chão não acho que suja tanto (aqui é 2x intake 1x exhaust), tiro a poeira umas 2-3x por ano rapidinho e boa, já testei botar fan no topo e aqui pra mim a diferença é 0, mas o gabinete é bem vazado e não melhora mais se eu usar mais do que os 3 fans nessas posições, as vezes até piora aliás, mas isso varia bastante de gabinete e posicionamento deles além do setup, meu 5800x puxa 95w no máx e a 3070 240w com OC, se eu tivesse 200-250w da CPU e 350-450w de GPU talvez o resultado fosse diferente

Pra pressão positiva se tiver 4 fans eu tentaria 2x frontal (topo e meio), 1x traseiro, 1x topo (na traseira), deixando os frontais em rpm mais alto, se mesmo sem a tampa frontal não alterou muito talvez não restrinja tanto (mas aí não sei se pressão negativa seria consideravelmente melhor, mas vale testar), talvez seja a curva mas como dito teria que saber exatamente a velocidade dos fans (e por isso eu sempre testo eles manual aqui), creio que em 1800~ rpm eles deveriam ventilar bem

E pra pressão negativa como o cara citou mesmo, 1x traseira 2x no topo, o intake talvez no meio porque possivelmente deixando ele em cima os exaustores no topo jogariam o ar de intake direto pra fora, botando no meio talvez os exaustores "puxem" aquele ar frio do meio e faça circular mais ar frio por ali, mas aí é chutômetro meu, mas tenta baixar o Fan Control e usar o controle manual pra ver o rpm certinho deles, e aí testa no jogo/software que costuma usar normalmente pra ver como as temps reagem

EDIT: E aliás, quais temperaturas estão preocupando aí, CPU e GPU? Tá chegando a quantos °c aí?
 
Última edição:
To pensando em trocar meu corsair h105 e por um deepcool LS720 360mm,quais fans recomendam?As originais deles valem ficar ou melhor logo meter umas mais fortes com cfm e rpm maiores?
Acho que 60 de cfm e 2000rpm ja esta bom,o complicado que n sei qual seria uma boa,e se existe uma com no minimo isso ai,a,e tb tem que ser da cor preta e ter rgb para combinar com o water novo.
Obrigado.
 
To pensando em trocar meu corsair h105 e por um deepcool LS720 360mm,quais fans recomendam?As originais deles valem ficar ou melhor logo meter umas mais fortes com cfm e rpm maiores?
Acho que 60 de cfm e 2000rpm ja esta bom,o complicado que n sei qual seria uma boa,e se existe uma com no minimo isso ai,a,e tb tem que ser da cor preta e ter rgb para combinar com o water novo.
Obrigado.
Tá tendo thermal throttle no 5700x atualmente ou algo assim? Não vejo muito sentido em trocar, ainda mais se for investir uma grana no WC e depois mais ainda em fans, e acho que nem existe fan high-end com RGB também, pelo menos os melhorzinhos que lembro de cabeça como Gentle Typhoon, NF-A12x25 e Phanteks T30, os recentes Silent Wings 4 acho que não tem também, de qualquer forma, quais são suas temperaturas? Porque você vai baixar alguns °c mas o desempenho vai continuar o mesmo basicamente
 
Tá tendo thermal throttle no 5700x atualmente ou algo assim? Não vejo muito sentido em trocar, ainda mais se for investir uma grana no WC e depois mais ainda em fans, e acho que nem existe fan high-end com RGB também, pelo menos os melhorzinhos que lembro de cabeça como Gentle Typhoon, NF-A12x25 e Phanteks T30, os recentes Silent Wings 4 acho que não tem também, de qualquer forma, quais são suas temperaturas? Porque você vai baixar alguns °c mas o desempenho vai continuar o mesmo basicamente
Temps max de 81 graus com pbo ativo,pegando ate 4.65 ,em jogos,fica bem mais quente que a vga por exemplo,isso com um gabinete bem ventilado+air flow bem feito+ 8 fans no max.
Tenho toc com temperatura kkkkk,n to tendo thermal throttle ,ate onde eu sei,eh claro.
Mas n curto ver os componentes quentes,isso abaixa a vida util do componente,ainda mais que moro numa cidade mais ou menos quente.
Queria com rbg pra combinar com o resto dos componentes,e com um cfm bom+rpm bom,mas se vc diz que as que vem no novo water ja sao boas,entao ficarei com elas.
Vlw.
 
Temps max de 81 graus com pbo ativo,pegando ate 4.65 ,em jogos,fica bem mais quente que a vga por exemplo,isso com um gabinete bem ventilado+air flow bem feito+ 8 fans no max.
Tenho toc com temperatura kkkkk,n to tendo thermal throttle ,ate onde eu sei,eh claro.
Mas n curto ver os componentes quentes,isso abaixa a vida util do componente,ainda mais que moro numa cidade mais ou menos quente.
Queria com rbg pra combinar com o resto dos componentes,e com um cfm bom+rpm bom,mas se vc diz que as que vem no novo water ja sao boas,entao ficarei com elas.
Vlw.
Já testou a performance com PBO desligado só por curiosidade? Maioria que vejo liga PBO, boost clock e tudo isso e na prática a diferença de performance é coisa de 1-2% (ainda mais em jogos) pra consumo/temperatura consideravelmente mais altos, de qualquer forma 81c ainda é bem tranquilo ainda que tenha esse incômodo (que é bem subjetivo), e se trocar os fans do WC teria que sacrificar o RGB pra melhorar a performance mesmo, mas o WC + fans acabaria saindo mais caro que o próprio processador talvez, sendo que na prática rodando ele stock num cooler de 150 conto já fica a mesma coisa pra performance em jogos

EDIT: Exemplo do 5700x em 1080p com uma 3080

relative-performance-games-1920-1080.png
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo