Fãs forçam extinção de medidas anticópia, diz produtora

klamath10

Biker
Registrado
Em uma declaração feita ao site Gamasutra, Ron Carmel, cofundador do estúdio 2D Boy, criadores de "World of Goo", afirma que os consumidores de jogos estão forçando as distribuidoras a abolirem de uma vez por todas os sistemas de DRM (digital rights management, ou gerenciamento de direitos digitais) no PC.

Referindo-se a jogos como "BioShock", "Spore" e "The Chronicles of Riddick" e seus inicialmente invasivos sistemas de proteção, Carmel afirmou: "certamente acredito que isso é resultado de uma mudança na percepção pública do DRM, um tipo de resistência da sociedade. Os jogadores estão mais comunicativos do que costumavam ser, talvez por estarem tão acostumados a baixarem músicas sem tantas restrições".

Brad Wardell, do estúdio Stardock - notório por evitar sistemas de DRM e se vangloriar das boas vendas - também comenta: "'Spore' foi a gota d'água. Alguém que compra software não quer se sentir um otário por fazê-lo; muitas das reclamações vieram daqueles que não querem ser restritos pela DRM, especialmente porque aqueles que usaram versões piratas não se sentiam assim".

O executivo afirma que "Demigod" foi muito copiado ilegalmente. "E não se engane, a pirataria me irrita muito. Se você está usando uma cópia pirata agora, se você é um daqueles usando Hamachi ou GameRanger para jogar uma cópia pirata e fez isso por mais do que alguns dias, então você deveria ou comprá-lo ou aceitar que você é um ladrão e parar de racionalizar sobre isso de outra maneira".

Em outra ocasião, Carmel comentou que o DRM é perda de tempo: "As editoras não são burras. Elas sabem que DRM não funciona contra a pirataria. O que eles estão tentando é deter pessoas que vão à GameStop comprar jogos de US$ 50 por US$ 35 - nenhum [dólar do jogo usado] vai para seus bolsos. Se o DRM permite apenas algumas instalações, isto minimiza o número de vezes que pode ser revendido", citando o caso de jogos usado e revendidos em lojas do varejo.

Agregando valores

Mesmo considerando que a proporção de usuários piratas e legítimos de "World of Goo" é de 10 para 1, Carmel afirma: "Estou convencido de que perdemos poucos clientes por conta de pirataria. Pessoas que pirateiam o jogo são aquelas que não o comprariam mesmo. Não conheço ninguém que, em não encontrando uma versão pirata, diria 'ok, já que eu não achei de graça, vou sair e comprar'. Não acho que isto aconteça". Vale notar que muitos usuários enviaram emails de apoio à 2D Boy agradecendo a boa vontade de evitar o DRM. Wardell compartilha da opinião: "quando o foco da energia é colocado nos consumidores em vez de combater os piratas, você termina com mais vendas. Parece bom senso para mim".

Atualmente, a Stardock conta com um sistema chamado Goo para associar a conta de email do usuário aos jogos que ele comprou; a Valve obteve sucesso similar com o Steam, e acredita que a solução de software Steamworks tornará o DRM obsoleto em breve.

Fonte: UOL JOGOS
 
Assino em baixo do que ele disse, o cara tem toda razão, inclusive quando diz que ninguém que joga pirata via comprar só pq a proteção ainda não foi quebrada, mesmo pq para um jogo chegar ao Brasil por exemplo leva muito mais tempo do que os caras levam pra quebrar as tais proteções...
 
a Frase mais marcante foi : muitas das reclamações vieram daqueles que não querem ser restritos pela DRM, especialmente porque aqueles que usaram versões piratas não se sentiam assim".

o cara que compra é que se lasca!!!
 
Vontade de comprar World Of Goo(mesmo não tendo gostando muito das screens) só pra dar uma força pro cara viu.
Belas declarações.
 
Eu tenho Mass Effect original aqui e troquei de pc, com isso fico pensando se o DRM dele ,que é praticamente o mesmo do Spore, vai me atrapalhar ... e como.

Sinceramente eu não ligo tanto para DRM, só que essa história de instalações limitadas é pior coisa que poderiam fazer com usuarios de PC que trocam o pc (mesmo eventualmente).
 
o mais interessante ao meu ver eh ele AFIRMAR que sites que vendem jogos baratos como a Gamestop (onde MUITA gente compra aqui e recebe a KEY por email), sao keys USADAS e revendidas.. ou seja, o comprador eh enganado e as produtoras tb.. isso pra mim eh MUITO pior que pirataria..

sem contar que ele afirmou tb que hamachi eh usado pra jogos piratas.. coisa que SEMPRE falei aqui e fui criticado. so usam HAMACHI quem usa jogo pirata.. quem tem original, pra que diabos vai querer usar hamachi?!?! :)
 
Eu tenho Mass Effect original aqui e troquei de pc, com isso fico pensando se o DRM dele ,que é praticamente o mesmo do Spore, vai me atrapalhar ... e como.

Sinceramente eu não ligo tanto para DRM, só que essa história de instalações limitadas é pior coisa que poderiam fazer com usuarios de PC que trocam o pc (mesmo eventualmente).
Eu tambem tenho o Mass original,e já estou ''limitando minhas instalações'', a sorte é que pelo jeito não vai sair mais conteúdo novo. :yes:
 
Esse negocio de DRM é um assalto, eu já me ferrei com o Crysis Warhead, mas como ele é offline, nem ligo muito, mas agora eu perdia key do GTA IV, eu ate tinha esquecido que tinha DRM,mas ai eu to usando a chave do Lost planet colonies e deu certo, o DRM só faz o cara desistir de comprar o game original, varios games eu deixei de comprar por causa desse DRM imbecil. Deveria então ser que nem o Alone in the dark, que tem um sistema de REVOKE ao desinstalar o jogo, e ai vc ganha sempre uma instalação nova, assim, fica eterno, como antes desse drm idiota. Espero que desistam dessa droga logo....
 
Fica aí a verdade. Para diminuir a pirataria acho que a primeira atitude é parar de lesar os jogadores que pagam pelo produto. Depois com certeza é fazer bons jogos, e os produtores precisam entrar em contato direto com os jogadores durante o desenvolvimento dos mesmos, criando um elo de afetividade. Para complementar bastaria apenas lançar versões de demonstração, já que cada PC é diferente do outro, testes precisam ser feitos.

Essa é a fórmula mágica, pena que poucos conseguem ver isso...
 
O cara falou bem, disse a verdade, o problema é fazer algum efeito.
Mas é um começo.
TODO MUNDO acha um saco essa porra de limites de instalação.
 
O principal meio mesmo é fornecer uma jogabilidade online impecavel, assim como em starcraft ( vendeu 12 milhões e contando) e diablo 2 ( vendeu 14 milhões e ainda contando hehe).
 
Eu tenho Mass Effect original aqui e troquei de pc, com isso fico pensando se o DRM dele ,que é praticamente o mesmo do Spore, vai me atrapalhar ... e como.

Sinceramente eu não ligo tanto para DRM, só que essa história de instalações limitadas é pior coisa que poderiam fazer com usuarios de PC que trocam o pc (mesmo eventualmente).

nem me fale... meu desktop morreu, eu emprestei meu mass effect e até hoje não zerei ele...
 
o mais interessante ao meu ver eh ele AFIRMAR que sites que vendem jogos baratos como a Gamestop (onde MUITA gente compra aqui e recebe a KEY por email), sao keys USADAS e revendidas.. ou seja, o comprador eh enganado e as produtoras tb.. isso pra mim eh MUITO pior que pirataria..

sem contar que ele afirmou tb que hamachi eh usado pra jogos piratas.. coisa que SEMPRE falei aqui e fui criticado. so usam HAMACHI quem usa jogo pirata.. quem tem original, pra que diabos vai querer usar hamachi?!?! :)

Uma coisa que aprendi é que, generalizou é falso, eu memso uso hamachi almenos 5 vezes por dia pra acessar marquinas que tenham a porta 5900 (VNC) fechada, ele é muito útil pra mim, é o memso que dizer que quem tem gravador de dvd é pra fazer pirataria...:no:, bom mas isso não vem muito ao caso, a questão é, tirem essa porcaria de DRM e baixem o preço dos jogos, háa e parem de lançar jogo meia bocaaaaaaaaaaaaaa
 
o mais interessante ao meu ver eh ele AFIRMAR que sites que vendem jogos baratos como a Gamestop (onde MUITA gente compra aqui e recebe a KEY por email), sao keys USADAS e revendidas.. ou seja, o comprador eh enganado e as produtoras tb.. isso pra mim eh MUITO pior que pirataria..

sem contar que ele afirmou tb que hamachi eh usado pra jogos piratas.. coisa que SEMPRE falei aqui e fui criticado. so usam HAMACHI quem usa jogo pirata.. quem tem original, pra que diabos vai querer usar hamachi?!?! :)
aí que está cara, você está tendo um comentario infeliz. Nao quanto ao hamachi, mas quanto ao esquema de revendas. Você está querendo dizer que se você comprar um automóvel, vai ter que ficar com o mesmo na garagem para o resto da vida simplesmente porque a fabricante não vai lucrar com eles? A empresa tem que vender o seu produto sim, concordo, mas forçar o cara a ficar com ele para sempre é me chamar de imbecilóide. Qualquer pensamento contrário a isso, na MINHA opinião, não é nem pensamento, é devaneio, e dos piores.

A empresa tem que ter o seu lucro de acordo com suas tiragens sim, agora se eu compro um produto, não gosto e depois quero revender, FODA-SE!!! Ela não pode querer lucrar sobre algo que talvez foi obsoleto, ou não me agradou ou sabe-se lá por que motivos eu quero vender. EU comprei dela, dei o meu $$$ pra ela, agora o produto é INTEIRAMENTE meu, desde que eu não infrinja leis de copyright, ela não tem que meter o bedelho no que eu faço com ele. Seu eu quiser me masturbar com o meu cd, é interesse exclusivamente meu, ela que venda para outro.

Ou então, que ela me ofereça um serviço competente: Eu compro seu jogo, mas se voce me deixar ele testar por TANTOS dias, e não quero demo não, quero acesso ao jogo na íntegra, pois só assim saberei se presta ou não.

Agora não sou idiota para comprar jogo com DRM. Por isso to investindo mais no meu xbox, apesar de preferir investir no pc, já que quero que a plataforma se consolide fazendo a minha parte. Por isso só compro pelo Steam, se não tem no Steam, eu não compro, simples assim!!! Quero que a EA exploda e que a Stardock seja infestada por carrapatos de mil camelos.

Na minha opinião, os jogos deveriam ser lançados por fase: VocÊ compra uma fase, se quer continuar, compra outra...e outra, até que no final de tudo, o valor do pacote seja o mesmo preço de um jogo normal. Assim nego vai ter que REBOLAR pra fazer jogo que nego se interesse em adquirir até o final...uhahuahuahua
 
aí que está cara, você está tendo um comentario infeliz. Nao quanto ao hamachi, mas quanto ao esquema de revendas. Você está querendo dizer que se você comprar um automóvel, vai ter que ficar com o mesmo na garagem para o resto da vida simplesmente porque a fabricante não vai lucrar com eles? A empresa tem que vender o seu produto sim, concordo, mas forçar o cara a ficar com ele para sempre é me chamar de imbecilóide. Qualquer pensamento contrário a isso, na MINHA opinião, não é nem pensamento, é devaneio, e dos piores.

A empresa tem que ter o seu lucro de acordo com suas tiragens sim, agora se eu compro um produto, não gosto e depois quero revender, FODA-SE!!! Ela não pode querer lucrar sobre algo que talvez foi obsoleto, ou não me agradou ou sabe-se lá por que motivos eu quero vender. EU comprei dela, dei o meu $$$ pra ela, agora o produto é INTEIRAMENTE meu, desde que eu não infrinja leis de copyright, ela não tem que meter o bedelho no que eu faço com ele. Seu eu quiser me masturbar com o meu cd, é interesse exclusivamente meu, ela que venda para outro.

Ou então, que ela me ofereça um serviço competente: Eu compro seu jogo, mas se voce me deixar ele testar por TANTOS dias, e não quero demo não, quero acesso ao jogo na íntegra, pois só assim saberei se presta ou não.

Agora não sou idiota para comprar jogo com DRM. Por isso to investindo mais no meu xbox, apesar de preferir investir no pc, já que quero que a plataforma se consolide fazendo a minha parte. Por isso só compro pelo Steam, se não tem no Steam, eu não compro, simples assim!!! Quero que a EA exploda e que a Stardock seja infestada por carrapatos de mil camelos.

Na minha opinião, os jogos deveriam ser lançados por fase: VocÊ compra uma fase, se quer continuar, compra outra...e outra, até que no final de tudo, o valor do pacote seja o mesmo preço de um jogo normal. Assim nego vai ter que REBOLAR pra fazer jogo que nego se interesse em adquirir até o final...uhahuahuahua

Onde eu assino? :yes:
 
engraçado é que tem uns jogos que eu instalo, jogo 5 minutos e deinstalo... se essas empresas querem vender jogos, que pelo menos façam jogos bons. fazem um monte de lixo D3 e querem ganhar dinheiro. os que sao realmente bons eu faço questao de comprar.
 
engraçado é que tem uns jogos que eu instalo, jogo 5 minutos e deinstalo... se essas empresas querem vender jogos, que pelo menos façam jogos bons. fazem um monte de lixo D3 e querem ganhar dinheiro. os que sao realmente bons eu faço questao de comprar.
Foi por isso que propuz venda de conteudo por "fase", tu compra 1 fase...gostou? compra outra...outra...outra, por fim, dá tudo junto uns 35 dolares e zip, jogo completo!!! Assim você só compra o que te interessa...

Agora porra, nego anda fazendo jogo de 50 dolares, vende atualizacao de 500kb por 15 dolares pra adicionar um suporte online que já tinha no cd, só tinha que ter um "código pra liberar" (vide Resident Evil 5)!!!!

Não sou imbecil, valorizo meu $$$ e não aceito ser um bode dessas softhouses que estão ficando cada vez mais sem vergonhas porque ninguém boicota. Eu faço minha parte: BOICOTO sim. E a EA está sendo boicotada por mim, o único jogo da EA que eu pago é BF2!!!
 
A solução pra pirataria é um bom multiplayer e principalmente abaixar os preços. Se os games tiverem preços acessíveis, tenho certeza q todo mundo compra eles até mesmo pra ajudar as produtoras.

Mas quando chega na loja aq é $199,00, afffffffffffff.
 
E os jogos tem que ser acessíveis a todos. Sem essa besteira de restrição de venda pra determinados países. Venda em formato digital (steam, D2D, etc) tinha que ser worldwide e pronto.
 
é a pura verdade eu estou bastante incomodado com o caso do red alert e seu maldito drm e expansao puramente digital... se é pra baixar a expansao sem caixa e manual impresso..eu baixo... no 0800

o fod@ de algumas proteções é que elas sao intrusivas e cretinas ao extremo, meu splinter cell 3 ORIGINAL eu só jogo no vista com crack, pq o starforce nao instala em SO 64bits...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo