Faz sentido particionar SSD?

brasileirinho1337

Antiwoke
Sempre particionei o HD pra colocar o sistema em uma partição e os arquivos em outra. Fazia sentido pq o HD é mais rápido nos setores externos, ajuda um pouco na organização e dá uma sensação de segurança contra vírus pq o que vc instala tá 'mais distante' do sistema (não sei se realmente é mais seguro).

Hoje, como os SSDs não tem essa característica de variação de velocidade, e também pq eles precisam executar o TRIM (aí uma partição menor pode atrapalhar?), parece que não sobra muita vantagem em continuar particionando.

Qual a opinião de vcs nesse assunto?

eu sempre deixo 1 particao no ssd mas aqui é pequeno 128gb se vc tem ssd grande acima de 500gb pode muito bem por 2 particoes deixa win numa e os dados noutra ae caso precise formatar novamente é so formatar particao do win e os outros dados deixa na outra particao, q ficarao intacto la

• Curtir
Reações: wmh
eu sempre deixo 1 particao no ssd mas aqui é pequeno 128gb se vc tem ssd grande acima de 500gb pode muito bem por 2 particoes deixa win numa e os dados noutra ae caso precise formatar novamente é so formatar particao do win e os outros dados deixa na outra particao, q ficarao intacto la
Exato, hoje faço exatamente isso particionei o SSD em 02 partes, 100gb para o SO e 900gb para jogos, arquivos, filmes etc, caso dê pau no windows formato apenas a partição do sistema, bem mais prático e seguro!

Como funciona o TRIM com drive particionado? Ele aloca os bagulho só dentro da mesma partição ou é inteligente e considera o hardware como um todo?

Uso aqui um SSD de 222GB. Coloquei nele: Windows, Office, Drivers, Swap file nele e ocupa 50~60GB, sobra mais de 150GB pra outras coisas. Tb tenho um HDD, então eu só colocaria uns jogos que o tempo de carregamento incomodam mais. Vcs falaram que só acima de 500GB valeria a pena particionar, então pra mim é melhor deixar assim mesmo?

Como funciona o TRIM com drive particionado? Ele aloca os bagulho só dentro da mesma partição ou é inteligente e considera o hardware como um todo?

Uso aqui um SSD de 222GB. Coloquei nele: Windows, Office, Drivers, Swap file nele e ocupa 50~60GB, sobra mais de 150GB pra outras coisas. Tb tenho um HDD, então eu só colocaria uns jogos que o tempo de carregamento incomodam mais. Vcs falaram que só acima de 500GB valeria a pena particionar, então pra mim é melhor deixar assim mesmo?
depende se vc tem so 1 ssd pode particionar mas s evc tem hds etc pode deixa o ssd com apenas 1 particao, inclusive pode ate aumenta cluster da particao pra 64k pra melhor desempenho

não recomendo particionar ssd nao lembro se foi o peperaio que fez um video faz tempo, o ideal e ter o ssd livre so pro so e programas e usar outro pra jogos ou hd sata eu uso um 240 ssd nvme.m2 e dois hd de 2 tb e mais um de 1 tb e ta otimo kkkk.

Uso um SSD de 240Gb particionado faz um tempão já e nunca tive problemas ... separei 80Gb para o Win e o restante da partição para backups. O ideal mesmo é não usar mais de 80% do ssd ou da partição pois ele acaba ficando lento...

Users who are viewing this thread

Voltar