Feliz 40 anos, AMD! Lembre 4 coisas em que você foi melhor que a Intel ...

Opteron

Hungry Member
Registrado
Feliz 40 anos, AMD! Lembre 4 coisas em que você foi melhor que a Intel nos anos de glória

amd-cake.jpg



AMD, a outra companhia de chips, fez 40 anos na sexta-feira. O azarão magrelo frente à anabolizada Intel não está muito bem das pernas hoje em dia, mas em um ponto recente da história a empresa esteva de fato batendo a Intel em termos de inovação.


* A AMD tentou matar o mito dos megahertz antes da Intel. Durante o tempo do Pentium 4, a Intel manteve-se forçando velocidades de clock cada vez mais altas, antes de bater no muro e desistir da arquitetura Prescott. A mensagem era clara: "mais megahertz é mais melhor de bom". Os chips Athlon, da competidora AMD, apesar de um clock menor, por vezes batiam seus rivais Intel. Ironicamente, a AMD foi a primeira a chegar a 1Ghz. Obviamente, entretanto, a liderança de performance da AMD não durou pra sempre.


* AMD à frente da Intel em computadores mainstream 64-bit. E nós não estamos só falando dos processadores Opteron e Ahtlon 64. A AMD na verdade criou a especificação X86-64, que a Intel acabou adotando e licenciando - os padrões da AMD são usados nos processadores 64 bit da Intel até hoje.


* AMD foi a primeira a levar em conta eficiência de energia na hora de fazer processadores. Ok, isso é a extensão do primeiro ponto, mas durante a corrida frenética dos Pentium 4, os processadores da AMD usavam consistentemente menos energia que os da Intel. A revelação de performance por watt não foi começar até o Pentium M (que era, na real, uma adaptação da arquitetura P6), que ditou o tom da Intel no seu sucessor, a linha Core de chips.


* A AMD teve um controlador de memória integrado ao processador antes da Intel. Anos antes, reduzindo a latência de memória. O primeiro chip da Intel a usar o controlador de memória integrado foi o Core i7 - antes, o controlador de memória era separado do processador. (Aqui a Intel dá seus motivos.)


Aahh... Athlon XP e o Ahtlon 64... Eles representavam os anos dourados, de competição acirrada, quando a AMD na verdade estava um nariz à frente da Intel. Eu tenho alguma saudade deles - em uma determinada hora, todos os computadores montados na minha casa tinham processadores AMD. Eu me sentia como um rebelde - um rebelde com computadores mais rápidos e baratos.


Infelizmente, eu não uso chips AMD mais. A Intel conseguiu a virada, e voltou com força. Mas há esperança de uma nova virada, e mais 40 anos? Divida as suas memórias AMD nos comentários, amiguinhos.


[PB: Hoje uso um Athlon X2 7750, de 3 Ghz (OC), um ótimo custo-benefício da AMD. Esqueça por enquanto os multi-cores Phenom, sério - os quad da Intel chutam bundas nesse departamento. Mas por R$ 210, o que eu paguei, você não vai achar um Core 2 melhor. E hoje eles estão bonzinhos. O primeiro Athlon que tive esquentava tanto, tudo, que queimou uns dois pentes de memória]


http://www.gizmodo.com.br/conteudo/...-voce-foi-melhor-que-intel-nos-anos-de-gloria
 
Parabéns mesmo, bons tempos em que eu tinha um AthlonXP 2600+ e em seguida um Atlhon64 3700+ San Diego, época em que AMD estava a frente literalmente da Intel.

Uma frase deste tópico expressou bem o que eu sentia naquela época quando era feliz na AMD, "Eu me sentia como um rebelde - um rebelde com computadores mais rápidos e baratos."

E que continue trazendo novidades, viva a concorrência.
 
ixx... é perigoso isso aqui virar um ringue ! kkkk
abraços
 
ixx... é perigoso isso aqui virar um ringue ! kkkk
abraços

IUAEHuiaehuiaheuiaheiaehuiAE
Putz, verdade.

Ah mas a Intel fez X...
E daí? A AMD fez Y?
E a Intel que fez Y+X?
E a AMD que fez X³ ?

Tô só vendo

* AMD à frente da Intel em computadores mainstream 64-bit. E nós não estamos só falando dos processadores Opteron e Ahtlon 64. A AMD na verdade criou a especificação X86-64, que a Intel acabou adotando e licenciando - os padrões da AMD são usados nos processadores 64 bit da Intel até hoje.


Sério?!!!!!!!!????!?!?!?!??!?!?!?!?!
 
bons tempos
tinha meu atlhon xp barton 2,5 q ainda roda na casa de um amigo, bichinho rapidinho ate hj, para windows, office, guenta legal o tranco
 
Realmente... Tb tenho o um Athlon XP, soh me deu alegrias!
Batia nos coitados do P4!
 
Parabéns para AMD! E olha que ela está voltando a encomodar a intel! Ainda mais agora com o lançamento do PII 955! A concorrência é ótima para nos consumidores!
 
Parabéns AMD! :)
 
Putz... Athlon XP...
Tenho um XP 2800+ vivo já fazem uns 7 anos.
Fiquei 6 anos com ele, e agora foi pro meu papi.

Parabéns AMD (Ai Meu Deus)
 
Putz, tive um Athlon 64 3500 q me deu mtas alegrias e até hj tenho um Duron 850 funcionando em ksa perfeitamente (q por sinal zerei GTA vice city nele) :D
 
Tenho guardado um Atlhon XP 2400+ aqui =D, deu conto do recado ate alguns meses atraz ><
 
Feliz 40 anos, AMD! Lembre 4 coisas em que você foi melhor que a Intel nos anos de glória

amd-cake.jpg



AMD, a outra companhia de chips, fez 40 anos na sexta-feira. O azarão magrelo frente à anabolizada Intel não está muito bem das pernas hoje em dia, mas em um ponto recente da história a empresa esteva de fato batendo a Intel em termos de inovação.


* A AMD tentou matar o mito dos megahertz antes da Intel. Durante o tempo do Pentium 4, a Intel manteve-se forçando velocidades de clock cada vez mais altas, antes de bater no muro e desistir da arquitetura Prescott. A mensagem era clara: "mais megahertz é mais melhor de bom". Os chips Athlon, da competidora AMD, apesar de um clock menor, por vezes batiam seus rivais Intel. Ironicamente, a AMD foi a primeira a chegar a 1Ghz. Obviamente, entretanto, a liderança de performance da AMD não durou pra sempre.


* AMD à frente da Intel em computadores mainstream 64-bit. E nós não estamos só falando dos processadores Opteron e Ahtlon 64. A AMD na verdade criou a especificação X86-64, que a Intel acabou adotando e licenciando - os padrões da AMD são usados nos processadores 64 bit da Intel até hoje.


* AMD foi a primeira a levar em conta eficiência de energia na hora de fazer processadores. Ok, isso é a extensão do primeiro ponto, mas durante a corrida frenética dos Pentium 4, os processadores da AMD usavam consistentemente menos energia que os da Intel. A revelação de performance por watt não foi começar até o Pentium M (que era, na real, uma adaptação da arquitetura P6), que ditou o tom da Intel no seu sucessor, a linha Core de chips.


* A AMD teve um controlador de memória integrado ao processador antes da Intel. Anos antes, reduzindo a latência de memória. O primeiro chip da Intel a usar o controlador de memória integrado foi o Core i7 - antes, o controlador de memória era separado do processador. (Aqui a Intel dá seus motivos.)


Aahh... Athlon XP e o Ahtlon 64... Eles representavam os anos dourados, de competição acirrada, quando a AMD na verdade estava um nariz à frente da Intel. Eu tenho alguma saudade deles - em uma determinada hora, todos os computadores montados na minha casa tinham processadores AMD. Eu me sentia como um rebelde - um rebelde com computadores mais rápidos e baratos.


Infelizmente, eu não uso chips AMD mais. A Intel conseguiu a virada, e voltou com força. Mas há esperança de uma nova virada, e mais 40 anos? Divida as suas memórias AMD nos comentários, amiguinhos.


[PB: Hoje uso um Athlon X2 7750, de 3 Ghz (OC), um ótimo custo-benefício da AMD. Esqueça por enquanto os multi-cores Phenom, sério - os quad da Intel chutam bundas nesse departamento. Mas por R$ 210, o que eu paguei, você não vai achar um Core 2 melhor. E hoje eles estão bonzinhos. O primeiro Athlon que tive esquentava tanto, tudo, que queimou uns dois pentes de memória]


http://www.gizmodo.com.br/conteudo/...-voce-foi-melhor-que-intel-nos-anos-de-gloria

So uma coisa, a AMD nao foi a primeira a ter codigos X86-64 no seus processadores, nao foi a primeira a ter integrada na cpu o contralador de memoria, isso ela so trouxe de maquina de grande porte , para desktop , mas nao tira o merito dela de ter sido a primeira o problema que hoje nada se cria , tudo se copia ( Ci7) :fist:
 
So uma coisa, a AMD nao foi a primeira a ter codigos X86-64 no seus processadores, nao foi a primeira a ter integrada na cpu o contralador de memoria, isso ela so trouxe de maquina de grande porte , para desktop , mas nao tira o merito dela de ter sido a primeira o problema que hoje nada se cria , tudo se copia ( Ci7) :fist:

Da controladora de memória eu já sabia (acho até que foi você quem me falou) que a Sun havia empregado essa tecnologia antes da AMD...mas as instruções x64 que eu saiba foi a AMD quem desenvolveu...ou também não?
 
Parabéns AMD, tomara que volte ao topo.
Por favor fanboys da intel e da AMD não começei mais um flame nesse tópico que existem 5554545879879 desses tópicos.
 
Da controladora de memória eu já sabia (acho até que foi você quem me falou) que a Sun havia empregado essa tecnologia antes da AMD...mas as instruções x64 que eu saiba foi a AMD quem desenvolveu...ou também não?

A especificação das instruções X64 vieram da AMD. Tanto que a primeira versão do Windows XP64 era AMD64 no nome. Alguns argumentam que o esquecido processador Itanium da Intel era 64Bits também, mas desconheço quem o tenha utilizado.
 
Me lembro do meu K6-II...

ja tive intel, um P3 horrivel e ainda tenho um celeron...

mas voltei pra AMD... Turion 64 x2 e Phenom II x4 940...

se são os melhores eu não sei mas ainda são os mais baratos e supre todas as minhas nescessidades...

vlws AMD!
 
A especificação das instruções X64 vieram da AMD. Tanto que a primeira versão do Windows XP64 era AMD64 no nome. Alguns argumentam que o esquecido processador Itanium da Intel era 64Bits também, mas desconheço quem o tenha utilizado.

O Itanium veio muito antes do Atlhon 64
Mas não da pra confundir a IA64 com a AMDX64
A arquitetura da Intel é 100% 64 bits não rodando nenhuma aplicação legada
Por isso o Itanium tem uso muito restrito e para aplicações especificas
Tem uma versão do Window especifica pra ele
Ja a arquitetura da AMD é um X86 com extensões X64
Por isso ha compatibilidade com aplicações legadas
E foi isso que a Intel adotou nos Pentium 4, C2D, CDQ, Core i7
A Sun ja utiliza processadores 64 bits há muito mais tempo que Intel e AMD
 
40 anos o_O

Acho que o único intel que tivemos foi um pentium 166, ai rolou up pra um K6II-600 com 64mb ai foi so amd, ai montamos uma maquina nova com um athlon xp 2400 e o k6II teve um up pra um athlon xp 1600, até que os dois duraram bem, agora o 2400 esta no pc do pai rodei mas eu rodei, e rodei bem Fear, oblivion, doom 3, hl2, todos gtas, varios jogos nele, até comprar o meu da assinatura....e quem sabe final do ano um am3 xD

Sempre foram mais baratos que a concorrencia
 
Muita saudade da época do Athlon XP... tive um 1600+ e 2100+ ambos palomino e um 2500+@3200+ barton que era custo benefício fantástico... lembro que o 2500+ custava 299 na waz e o 3200+ 1099 quando comprei.
Na época que fui para amd com o 1600+ meu pc anterior era um celeron 466 com 128mbe pcchips hehehe ai fui para um 1600+ ddr 266 + geforce mx 400 64mb... que alegria !

Na época do 2500+ foi quando comprei também minha primeira fonte de "marca" uma seventeam st400wap que funciona até hoje depois de uns 7 anos! fora a placa mae asus a7n8x-x otimo CxB e depois a foda abit nfs.

ótimas recordações.. nem vo escrever mais se não fica gigante heheeh

EDIT:

lembro nessa época também rodando o alpha do doom3 e hl2 que era ultra mega pesado e gráfico mega foda em uma geforce 4 ti 4200 hehehe
 
Parabéns AMD.. e em 2010 vem uma bomba da AMD ai.. aguardem =]

[χђ†].

cara confesso que vc me deixou curioso, cheguei até dar uma pesquisada rápida aqui! =P é sobre a produção de processadores de 32nm?? :cry:

edit: e a propósito, parabéns pra AMD! ;]
 
Bomba vai ser em 2011 =D nova arquitetura K11, 32nm e Memorias Quad-Channel.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo