Jogo FIFA desde de 2008. (Antes jogava PES, mas gostei de jogar FIFA em 2005/2006 apesar de pouco ainda)... todos os anos sempre adquiro a versão vigente, mas é claro que não pago full price - geralmente espero uma boa queda de preço.
Fiz exceção esse ano, mas já, já explico.
Antes irei destacar um detalhe e não pra gabar: Sou um jogador de nível bem elevado por assim dizer, tanto que não curto jogar online porque geralmente é muito fácil. (Difícil achar players na qualidade e principalmente superior ao Lendário e Ultimate; e já ganho muito fácil desses tbm).
Então estou em um nível onde quando existe uma mudança mínima, já sinto ela.
Sou jogador de Carreira com clubes de segunda e terceira divisão, Temporadas, Pro Club... até aí acho divertido.
Ultimate Team dispenso... odeio aquele ping e pong com cartinhas quebradas.
Estou comentando isso porque é muito comum a falácia de que o FIFA não muda nada... e isso não é verdade, muda todos os anos.
Inclusive consigo dizer exatamente o que mudou na jogabilidade dos últimos 5 FIFA um por um.
A questão é que as mudanças são várias, mas são sutis e geralmente o jogador mais casual não nota com facilidade justamente por não está familiarizado com a gameplay, mas é super notável para um jogador mais experiente e com prática, no entanto, o fato é que não necessariamente muda para melhor e o 21 me deu uma desanimada... tem poucos aspectos positivos e uns bem ruins na minha concepção. (Não vou aprofundar aqui).
FIFA de fato sempre tem um "Copia e Cola" nos últimos anos em conteúdo e gráfico, sendo algumas melhorias sutis, mas quando o assunto é jogabilidade, sempre há mudanças pontuais.
Porque estou fazendo esse comentário? Onde quero chegar?
O FIFA 22 melhorou muito, mais muito mesmo.... Pra mim, ele conseguiu subir de nível esse ano e não esperava por isso - o que me surpreendeu mais.
Já o considero o melhor dos últimos 5 anos e isso inclusive me fez o comprar em lançamento - o que não fazia há um bom tempo com a série.
Alguns destaques:
* Dribles de corpo ao estilo "Messi" voltaram para os players que sabem fazer e tem reflexo suficiente para tal, mas é ainda mais sensível a habilidade do jogador do que no 19 e 20, o que é bom. (Retiraram no FIFA 21 e forçaram aquele drible bizarro do R1/RB onde qualquer jogador muda a bola do pé esquerdo pro direito e vice-versa - ainda tá no FIFA 22; mas agora tem uma função mais complementar e depende do controle do jogador).
* Adicionaram novas animações; os jogadores estão mais naturais em toques, chutes, carrinhos, cruzamentos, agarrões, quedas no chão e mantiveram a cadencia do 21 ( Pra mim é um dos poucos pontos positivo do 21 - o 18,19 e 20 eram muito acelerados) e você ainda pode deixar mais lento na configuração, o que o torna ainda melhor. Ponto forte desse ano sem dúvida.
* Refizeram as animações dos goleiros; ainda vejo algumas defesas exageradas, mas as animações e a forma como o goleiro lida com a bola melhorou absurdamente...
* Melhorou também a inteligência artificial da dificuldade Lendário e Ultimate, não sei das outras - eles estão dando os últimos toques de forma muito interessante e inteligente e agora conseguem manter uma posse de bola quebrando sua marcação de forma inteligente e cadenciada, principalmente com triangulações por dentro - já fazia um tempo que não precisava jogar com uma certa atenção para espaços entre linhas e quesitos de defesa.
* A física da bola melhorou bastante - a movimentação da mesma parece bem mais real e menos "robótica e previsível", mas os chutes ainda são muito teleguiados - nada que uma mexidinha nas opções de jogabilidade não resolva; mas não vem 100% ideal por padrão.
* Condução da bola está bem melhor e de acordo a habilidade do jogador, inclusive a animação tá feita de acordo a jogadores reais; o que quase não via nos anteriores tirando os mais famosos;
* Disputas áreas continuam equilibradas - isso só veio a melhorar no FIFA 21 e foi um problema de vários FIFAs.
* Nada de correria louca onde um jogador passa acelerado e seus zagueiros não acompanham - Isso depende dos jogadores também obviamente, mas não é algo quebrado e padrão do jogo.
O principal erro ao meu ver é a versão de PC não ter todas as mudanças boas da nova geração (Já tá excelente a versão do PC e consoles old - mas as dos novos consoles tem coisas novas ainda melhor, e não falo de mudanças gráficas e animações, existem mais detalhes que aqui e isso porque já houve várias novidades).
A jogabilidade do FIFA está muito, mais muito boa... próximo a perfeição em vários aspectos; e se você fizer algumas mudanças em sliders, consegue chega lá.
E é engraçado porque em um ano em que o FIFA veio acima do esperado, o PES veio muito mal.... O que é muito ruim e vai aumentar a distância entre ambos ainda mais.
Para quem quiser ver as mudanças direitinho, inclusive mostrando o que tá incluído na velha geração e nova geração, só ver esse link:
Pra quem está acostumado com a série, sentiu que tudo isso trouxe melhoria sensível para a jogabilidade - o principal.
Fiz exceção esse ano, mas já, já explico.
Antes irei destacar um detalhe e não pra gabar: Sou um jogador de nível bem elevado por assim dizer, tanto que não curto jogar online porque geralmente é muito fácil. (Difícil achar players na qualidade e principalmente superior ao Lendário e Ultimate; e já ganho muito fácil desses tbm).
Então estou em um nível onde quando existe uma mudança mínima, já sinto ela.
Sou jogador de Carreira com clubes de segunda e terceira divisão, Temporadas, Pro Club... até aí acho divertido.
Ultimate Team dispenso... odeio aquele ping e pong com cartinhas quebradas.
Estou comentando isso porque é muito comum a falácia de que o FIFA não muda nada... e isso não é verdade, muda todos os anos.
Inclusive consigo dizer exatamente o que mudou na jogabilidade dos últimos 5 FIFA um por um.
A questão é que as mudanças são várias, mas são sutis e geralmente o jogador mais casual não nota com facilidade justamente por não está familiarizado com a gameplay, mas é super notável para um jogador mais experiente e com prática, no entanto, o fato é que não necessariamente muda para melhor e o 21 me deu uma desanimada... tem poucos aspectos positivos e uns bem ruins na minha concepção. (Não vou aprofundar aqui).
FIFA de fato sempre tem um "Copia e Cola" nos últimos anos em conteúdo e gráfico, sendo algumas melhorias sutis, mas quando o assunto é jogabilidade, sempre há mudanças pontuais.
Porque estou fazendo esse comentário? Onde quero chegar?
O FIFA 22 melhorou muito, mais muito mesmo.... Pra mim, ele conseguiu subir de nível esse ano e não esperava por isso - o que me surpreendeu mais.
Já o considero o melhor dos últimos 5 anos e isso inclusive me fez o comprar em lançamento - o que não fazia há um bom tempo com a série.
Alguns destaques:
* Dribles de corpo ao estilo "Messi" voltaram para os players que sabem fazer e tem reflexo suficiente para tal, mas é ainda mais sensível a habilidade do jogador do que no 19 e 20, o que é bom. (Retiraram no FIFA 21 e forçaram aquele drible bizarro do R1/RB onde qualquer jogador muda a bola do pé esquerdo pro direito e vice-versa - ainda tá no FIFA 22; mas agora tem uma função mais complementar e depende do controle do jogador).
* Adicionaram novas animações; os jogadores estão mais naturais em toques, chutes, carrinhos, cruzamentos, agarrões, quedas no chão e mantiveram a cadencia do 21 ( Pra mim é um dos poucos pontos positivo do 21 - o 18,19 e 20 eram muito acelerados) e você ainda pode deixar mais lento na configuração, o que o torna ainda melhor. Ponto forte desse ano sem dúvida.
* Refizeram as animações dos goleiros; ainda vejo algumas defesas exageradas, mas as animações e a forma como o goleiro lida com a bola melhorou absurdamente...
* Melhorou também a inteligência artificial da dificuldade Lendário e Ultimate, não sei das outras - eles estão dando os últimos toques de forma muito interessante e inteligente e agora conseguem manter uma posse de bola quebrando sua marcação de forma inteligente e cadenciada, principalmente com triangulações por dentro - já fazia um tempo que não precisava jogar com uma certa atenção para espaços entre linhas e quesitos de defesa.
* A física da bola melhorou bastante - a movimentação da mesma parece bem mais real e menos "robótica e previsível", mas os chutes ainda são muito teleguiados - nada que uma mexidinha nas opções de jogabilidade não resolva; mas não vem 100% ideal por padrão.
* Condução da bola está bem melhor e de acordo a habilidade do jogador, inclusive a animação tá feita de acordo a jogadores reais; o que quase não via nos anteriores tirando os mais famosos;
* Disputas áreas continuam equilibradas - isso só veio a melhorar no FIFA 21 e foi um problema de vários FIFAs.
* Nada de correria louca onde um jogador passa acelerado e seus zagueiros não acompanham - Isso depende dos jogadores também obviamente, mas não é algo quebrado e padrão do jogo.
O principal erro ao meu ver é a versão de PC não ter todas as mudanças boas da nova geração (Já tá excelente a versão do PC e consoles old - mas as dos novos consoles tem coisas novas ainda melhor, e não falo de mudanças gráficas e animações, existem mais detalhes que aqui e isso porque já houve várias novidades).
A jogabilidade do FIFA está muito, mais muito boa... próximo a perfeição em vários aspectos; e se você fizer algumas mudanças em sliders, consegue chega lá.
E é engraçado porque em um ano em que o FIFA veio acima do esperado, o PES veio muito mal.... O que é muito ruim e vai aumentar a distância entre ambos ainda mais.
Para quem quiser ver as mudanças direitinho, inclusive mostrando o que tá incluído na velha geração e nova geração, só ver esse link:
Análise detalhada da jogabilidade do FIFA 22 - Julho de 2021 - Site Oficial da EA SPORTS
Uma análise detalhada das novidades da jogabilidade no FIFA 22.
www.ea.com
Pra quem está acostumado com a série, sentiu que tudo isso trouxe melhoria sensível para a jogabilidade - o principal.
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