Financiamento imobiliário!!

Shin_akuma

Active Member
Registrado
Vi muito no tópico sobre casa propri x aluguel que as pessoas , precisam de mais conhecimento sobre financiamentos, já vi gente se confundindo com siglas, enfim, conhecimento nunca é demais.

Primeira coisa, muita gente fala que se vc financiar vc pagará 3x o valor inicial por causa do juros e do longo prazo do financiamento,mas isso não quer dizer que ao fazer o financiamento de 100mil vc adquire uma divida de 300mil, e todo mês desconta a parcela, exemplo parcela de R$1,500 - 300mil = 298,5mil, não é assim que funciona!

Na verdade se vc pegou 100mil, vc irá dever 100mil ,mas somente uma parte da parcela sera descontada(no jargão é amortizar), então se pagar uma parcela de R$1,500,00 no segundo mês vc irá dever R$99,500, ou seja pagou naquele primeiro mês R$1000 de juros, e só 500 abateu no valor da divida.

claro exemplo aqui é didatico sem pretenção de ser 100% correto no juros ou no valor da parcela pra 100mil.

É importante saber isso pq algumas taxas e multas virão em cima do valor que vc ainda deve, tb mais importante é para ter consciencia da amortização da divida.

Nesse exemplo acima o financiamento era pelo sistema PRICE.

E temos dois sistema de amortização da divida PRICE e o SAC e vc pode escolher quando for financiar.

PRICE
Esse sistema as parcelas são constantes e o valor que abate a divida total não, esse sistema é vantajoso pro banco pois o banco recebe maior parte do juros mais rápido.
Exemplo na primeira parcela 1500, 1mil são juros, e 500 é o que abate dos 100mil, e conforme o tempo os juros caem e aumenta o que é abatido, até o fim do financiamento onde o juros será de poucos reais dentro da parcela.

SAC
Já o que é constante é o valor da amortização(abatimento sobre os 100mil), o juros caem todo mês, mas as parcelas são mais altas no inicio, exemplo parcela de R$2000, já chga abatendo R$1500, se comparado no price abate 250 no exemplo e isso no fim acaba pagando 10% menos que o sitema price no mesmo valor e prazo.

TR vx IPCA
São os indices de correção da divida, a taxa referencial é muito mais indicada pois ela é atrelada ao rendimento da poupança, mesmo que ela estoure pra 30%, seus rendimentos na poupança tb irão explodir, atualmente está zerada, agora no ipca é um indice relativo a inflação hoje está abaixo a menos de 10 anos estava em 15%, imagina sua divida sendo reajustada 15% ao ano??? Ou seja o risco é muito maior.

Vou editar pra aprofundar mais com mais tempo, vou colocar parte de amortizar a divida e como com isso vc abate uma divida de 30 anos em menos de 5.

---------------------------------------------
Amortização
____________________________________________

Esse é o segredo para não morrer preso no financiamento, você não é obrigado a ficar 30 anos pagando, pode a qualquer momento dar um valor e diminuir a divida, e terá a opção de redução do número de parcelas(fazendo o financiamento terminar num prazo menor) ou manter o número de parcelas e diminuir o valor.

Para entender bem a amortização precisa entender que o valor do juros na parcela é calculado em cima do valor atual da divida,isso tanto no SAC quanto no PRICE.

Exemplo se pegou financiamento de 50mil com juros de 1% no sistema SAC

Sendo amortização normal, valor do juros valor da parcela, valor atual da divida
SAC

Parc
Amortização
Juros
Prestação
Saldo
0​
-​
-​
-
R$ 50.000,00​
1​
R$ 833,33​
R$ 500,00​
R$ 1.333,33
R$ 49.166,67​
2​
R$ 833,33​
R$ 491,67​
R$ 1.325,00
R$ 48.333,33​
3​
R$ 833,33​
R$ 483,33​
R$ 1.316,67
R$ 47.500,00​

PRICE
Parc
Amortização
Juros
Prestação
Saldo
0​
-​
-​
-
R$ 50.000,00​
1​
R$ 612,22​
R$ 500,00​
R$ 1.112,22
R$ 49.387,78​
2​
R$ 618,34​
R$ 493,88​
R$ 1.112,22
R$ 48.769,43​
3​
R$ 624,53​
R$ 487,69​
R$ 1.112,22
R$ 48.144,90​



Reparem que na segunda prestação o valor do juros é resultado da conta, 50000(valor atual da divida) - 1333,33(parcelas paga) * juros.( no SAC)
Então vc pagou 1333,33 o valor da divida caiu pra 49166,67 e 1% disso é o valor do juros dentro da próxima parcela 491,67.

Então antes de pagar a segunda parcela vc decidir ir no banco e dar mais dinheiro pra amortizar mais vamos supor 30mil
Então seria 49166,67 - 300000 * 1% = 19166,67 e o valor do juros iria pra 191,67 e somando aos 833,33 fixos sua parcela seria de 1025,00.(que é o valor de parcela que vc só chegaria nele lá na 38 parcela).

Agora se decidir reduzir o prazo , os 30mil abateria 36 parcelas no SAC ou 41 parcelas no PRICE, então ficariam restando 19 parcelas se o financiamento for PRICE(de R$1112,22) ou 23 parcelas no SAC(que começaria em R$1025,00 e acabaria em R$841,67).

Somadas as 23 parcelas restante do financiamento sac dá R$21466,67 e somada as 19 do price R$21132,23, e vc terá deixado de pagar de juros no SAC R$12641,67 e no PRICE R$14260,67

Se percebe que pra amortizar o PRICE leva pequena vantagem.

Agora sem amortizar nada teria pago duarante os 60 meses, R$15,250 no SAC e R$16733,34 no PRICE.

Para financiamento de imóveis os prazos são maiores e a amortização fica menor que nesse exemplo no sistema PRICE o que aumentaria e muito o número de parcelas reduzidas, com uma boa amortização, ou vc poderia, pagar um pouco a mais pra abater 2 parcelas todo mês cortando pela metade o prazo total, mas a a cada mais iria ficando mais caro pq a amortização aumenta.

Exemplo num financiamento de 150k, 9% ao ano de juros parcelas fixas de 1100,65, se na segunda parcela vc der 30mil, vc elimina 164 parcelas ou 13 anos e meio de parcelas e deixa de pagar incríveis 148mil de juros.
Ainda teria que pagar 195 parcelas 214k e de juros de R$94,717, com apenas 30mil vc saiu de um financiamento de 30 anos pra um de 16 anos.

Agora o que resta é a duvida o que é melhor dar uma entrada maior ou amortizar no meio do financiamento, estou pendendo pra amortizar, pq por mais que se pague uma parcela maior, pagaria menos juros
 
Última edição:
Tem certeza que no PRICE você ''quita'' o valor real do imóvel antes do SAC? Pois no SAC apesar de ser decrescente o valor inicial é muito mais alto ou precisa de uma entrada muito maior (Por isso sempre ouvi falar que este que é mais vantajoso pro banco) e então você paga todos os juros/quita no começo fazendo que se torne mais seguro pro banco e mais rápido.

E sobre o TR e IPCA se a pessoa tiver dinheiro em caixa como você mencionou (''Se o TR estourar pra cima a poupança também irá estourar pra cima''), isso também vale pro IPCA pois tem vários títulos atrelados a ele...o problema no meu ponto de vista é quando não tem o dinheiro em investimentos, pois historicamente a inflação sempre esteve nas alturas rsrs...

Estou lendo que a probabilidade é que a SELIC termine este ano na casa dos 3% enquanto atualmente está na mínima histórica em 2%, e isso é um incremento de 50%...porém olhando no site da caixa vi que no MCMV (Agora casa verde e amarela) os juros são bem mais altos que isso, hoje na casa dos 5,5%...será que vai subir proporcionalmente a isso ou tem gordura pra queimar e então vai manter? Alguém lembra quanto que estava em média essa taxa de financiamentos na caixa quando a SELIC estava na casa dos 3%?...Estou pensando em financiar um apto porém os meus investimentos estão presos em um CDB pra daqui meio ano...iria aproveitar que não tenho emprego e entrar nestes programas aí (Vi que quanto menos ganhar melhor, claro, desde que tenha uma boa entrada, e sendo o melhor uma renda na casa dos 1,6k mensais por família)
 
Última edição:
e isso no fim acaba pagando 10% menos que o sitema price no mesmo valor e prazo.

mas a price facilita uma entrada menor, certo? Digo isso pq aqui to pegando um ap de 165mil pelo CVA, vou por 2500 de renda, price passo com 37~38k de entrada + parcela de 73..... Já SAC parcela cai de 730 pra 250 mas entrada sobre pra 65k +-. Então normal no fim ela ser mais barata, pq te força a dar uma entrada maior.
 
mas a price facilita uma entrada menor, certo? Digo isso pq aqui to pegando um ap de 165mil pelo CVA, vou por 2500 de renda, price passo com 37~38k de entrada + parcela de 73..... Já SAC parcela cai de 730 pra 250 mas entrada sobre pra 65k +-. Então normal no fim ela ser mais barata, pq te força a dar uma entrada maior.
Por isso que também estou pretendendo comprar pelo PRICE...até porque (Não sei se estou errado, se eu estiver me corrijam por favor) a TR historicamente sobe em torno de 1~2% ao ano enquanto o salário mínimo (que é atrelado ao aumento do pib+INPC), mesmo que o PIB fique estagnado e seja apenas corrigido pela INPC, já subiria em torno de 5% ao ano, ou seja, mesmo no PRICE as parcelas na verdade também estão diminuindo, não nominalmente porém na real sim...meu pensamento será que está errado?
 
O ideal é ir de PRICE e antecipar parcelas todos os meses, pois todo valor que você antecipa não paga juros (amortizando o prazo, obviamente).
 
Vou edittar pra aprofundar mais com mais tempo, vou colocar parte de amortizar a divida e como com isso vc abate uma divida de 30 anos em menos de 5.
já tem aqui em forma de vídeo:



esse vídeo viralizou de uma forma absurda
 
Tem certeza que no PRICE você ''quita'' o valor real do imóvel antes do SAC? Pois no SAC apesar de ser decrescente o valor inicial é muito mais alto ou precisa de uma entrada muito maior (Por isso sempre ouvi falar que este que é mais vantajoso pro banco) e então você paga todos os juros/quita no começo fazendo que se torne mais seguro pro banco e mais rápido.

E sobre o TR e IPCA se a pessoa tiver dinheiro em caixa como você mencionou (''Se o TR estourar pra cima a poupança também irá estourar pra cima''), isso também vale pro IPCA pois tem vários títulos atrelados a ele...o problema no meu ponto de vista é quando não tem o dinheiro em investimentos, pois historicamente a inflação sempre esteve nas alturas rsrs...

Estou lendo que a probabilidade é que a SELIC termine este ano na casa dos 3% enquanto atualmente está na mínima histórica em 2%, e isso é um incremento de 50%...porém olhando no site da caixa vi que no MCMV (Agora casa verde e amarela) os juros são bem mais altos que isso, hoje na casa dos 5,5%...será que vai subir proporcionalmente a isso ou tem gordura pra queimar e então vai manter? Alguém lembra quanto que estava em média essa taxa de financiamentos na caixa quando a SELIC estava na casa dos 3%?...Estou pensando em financiar um apto porém os meus investimentos estão presos em um CDB pra daqui meio ano...iria aproveitar que não tenho emprego e entrar nestes programas aí (Vi que quanto menos ganhar melhor, claro, desde que tenha uma boa entrada, e sendo o melhor uma renda na casa dos 1,6k mensais por família)

mas a price facilita uma entrada menor, certo? Digo isso pq aqui to pegando um ap de 165mil pelo CVA, vou por 2500 de renda, price passo com 37~38k de entrada + parcela de 73..... Já SAC parcela cai de 730 pra 250 mas entrada sobre pra 65k +-. Então normal no fim ela ser mais barata, pq te força a dar uma entrada maior.

A entrada já é uma amortização antecipada, isso é necessário pra a parcela diminuir, que no caso do SAC é sempre maior, Não estou 100% certo do motivo real da parcela do SAC ser maior, vi em algum lugar que o máximo da renda comprometida pra financiamento SAC é 25% e pra PRICE é 30%, mas a diferença nunca é apenas de 5% da sua renda na parcela é muito mais, tem haver com a amortização que é fixa e já começa alta.

Estou lendo que a probabilidade é que a SELIC termine este ano na casa dos 3% enquanto atualmente está na mínima histórica em 2%, e isso é um incremento de 50%...porém olhando no site da caixa vi que no MCMV (Agora casa verde e amarela) os juros são bem mais altos que isso, hoje na casa dos 5,5%...será que vai subir proporcionalmente a isso ou tem gordura pra queimar e então vai manter? Alguém lembra quanto que estava em média essa taxa de financiamentos na caixa quando a SELIC estava na casa dos 3%?...Estou pensando em financiar um apto porém os meus investimentos estão presos em um CDB pra daqui meio ano...iria aproveitar que não tenho emprego e entrar nestes programas aí (Vi que quanto menos ganhar melhor, claro, desde que tenha uma boa entrada, e sendo o melhor uma renda na casa dos 1,6k mensais por família)

Só lembrando que no IPCA é juros + IPCA, não é somente o valor do IPCA.

Se somando o juros + ipca fica mais barato do que o juros mais a TR zerada, é pq querem incentivar as pessoas a entrarem nesse, eles estão apostando que cedo ou tarde nos 30 anos o ipca aumente, enfim é um risco maior.

Nada impede de vc aceitar e amortizar em 5 anos pagando menos juros, só que vc fica com o risco, e vai fica nesse tempo o o kú na mão, podendo pagar mais barato ou ver as parcelas subirem ao ponto que vc vai perder o imóvel., é pra quem tem muito sangue frio ou pra quem tem muita bala na agulha e pode quitar o imóvel a qualquer momento.
Esse modelo pode ser usado num segundo imóvel como praia ou de campo, ao qual vc perder ele não é o fim do mundo

Por isso que também estou pretendendo comprar pelo PRICE...até porque (Não sei se estou errado, se eu estiver me corrijam por favor) a TR historicamente sobe em torno de 1~2% ao ano enquanto o salário mínimo (que é atrelado ao aumento do pib+INPC), mesmo que o PIB fique estagnado e seja apenas corrigido pela INPC, já subiria em torno de 5% ao ano, ou seja, mesmo no PRICE as parcelas na verdade também estão diminuindo, não nominalmente porém na real sim...meu pensamento será que está errado?

A Tr está zerada, pq não querem incentivar rentistas, isso tem acho que 2 anos, e quase ninguém tem titulos ipca e todos tem poupança, até pq é mais complexo que a poupança, se existisse a possibilidade de escolher o indice entre Tr ou IPCA na poupança ai vc estaria certo, ai a pessoa que tivess poupança corrigida pelo ipca pegaria o ipca sem problemas, até pq é mais barato no momento.
Mas atualmente ninguém tem seu salário reajustado pelo ipca nem tr, mas tamos igualados na TR que é´zero por cento de reajuste.

o bizu é amortizar prazo todo mês ou sempre q puder.

Sim.

já tem aqui em forma de vídeo:



esse vídeo viralizou de uma forma absurda


Muito bom o video, mas é bom escrever pq o forum é visulizado em locais onde videos e imagens são bloqueados.
 
já tem aqui em forma de vídeo:



esse vídeo viralizou de uma forma absurda


Vi esses dias do nada como recomendado no YT.

O cara foi simples, objetivo e não cobrou absolutamente nada. Excelente vídeo informativo.
 
Vi esses dias do nada como recomendado no YT.

O cara foi simples, objetivo e não cobrou absolutamente nada. Excelente vídeo informativo.
kra
meu medo.... não duvido nada eles retirarem essa modalidade aí... td mundo vai começar a fazer isso, oq não é nem um pouco benéfico para os bancos... logo vão tirar essa opção de pagamento amortizando dessa forma, fica vendo...................
 
kra
meu medo.... não duvido nada eles retirarem essa modalidade aí... td mundo vai começar a fazer isso, oq não é nem um pouco benéfico para os bancos... logo vão tirar essa opção de pagamento amortizando dessa forma, fica vendo...................

Não sei se tiram, na real. Porque os juros são calculados pelo tempo. Quanto maior for o tempo de pagamento maiores serão os juros, então o banco não tá perdendo dinheiro, por assim dizer, mas sim recebendo antecipado com recalculo dos juros.
 
Não façam imobiliário corrigido por INPC, CDI, etc... A não ser que seja em prazo curto e tu realmente não queira descapitalizar.

Uma alternativa boa para quem puder dispor de cerca de 40%-50% do valor do imóvel como entrada é o consórcio imobiliário (com lance embutido é possível contemplar logo na primeira assembleia).
 
Não sei se tiram, na real. Porque os juros são calculados pelo tempo. Quanto maior for o tempo de pagamento maiores serão os juros, então o banco não tá perdendo dinheiro, por assim dizer, mas sim recebendo antecipado com recalculo dos juros.
sim, no caso o banco tá deixando de ganhar dinheiro (juros) se a galera for amortizando daquela forma q é explicada no vídeo :haha:
espero q não mudem isso....
 
já tem aqui em forma de vídeo:



esse vídeo viralizou de uma forma absurda


Cara, que vídeo maneiro.
Vou começar a fazer o que ele disse, vai me ajudar muito.
Valeu por ter postado. :bat:
 
Tem certeza que no PRICE você ''quita'' o valor real do imóvel antes do SAC? Pois no SAC apesar de ser decrescente o valor inicial é muito mais alto ou precisa de uma entrada muito maior (Por isso sempre ouvi falar que este que é mais vantajoso pro banco) e então você paga todos os juros/quita no começo fazendo que se torne mais seguro pro banco e mais rápido.

E sobre o TR e IPCA se a pessoa tiver dinheiro em caixa como você mencionou (''Se o TR estourar pra cima a poupança também irá estourar pra cima''), isso também vale pro IPCA pois tem vários títulos atrelados a ele...o problema no meu ponto de vista é quando não tem o dinheiro em investimentos, pois historicamente a inflação sempre esteve nas alturas rsrs...

Estou lendo que a probabilidade é que a SELIC termine este ano na casa dos 3% enquanto atualmente está na mínima histórica em 2%, e isso é um incremento de 50%...porém olhando no site da caixa vi que no MCMV (Agora casa verde e amarela) os juros são bem mais altos que isso, hoje na casa dos 5,5%...será que vai subir proporcionalmente a isso ou tem gordura pra queimar e então vai manter? Alguém lembra quanto que estava em média essa taxa de financiamentos na caixa quando a SELIC estava na casa dos 3%?...Estou pensando em financiar um apto porém os meus investimentos estão presos em um CDB pra daqui meio ano...iria aproveitar que não tenho emprego e entrar nestes programas aí (Vi que quanto menos ganhar melhor, claro, desde que tenha uma boa entrada, e sendo o melhor uma renda na casa dos 1,6k mensais por família)
Essa briga de SAC vs Price depende da parcela. O pessoal usa a simulação padrão dos bancos, daí a SAC fica com parcela mais alta e por consequência vai amortizando mais rápido. Mas se simular com a Price mais alta também amortiza antes. Oq manda é quanto se paga por mês, única coisa que importa. Pagou bastante amortiza rápido, pagou pouco amortiza pouco. E se usar a Price até o talo da renda ela realmente fica mais lenta no início, só que mais rápida no final. Eu hoje acho que essas tabelas não importam mais, pego qual aprovar mais fácil. Pq no final oq importa é minha capacidade de pagar

sobre os juros, quando a selic estava nas alturas na época da Dilma esses juros de 5% eram os mesmos que são hoje. então acho que não muda nada. a não ser por outros motivos como mudança nas regras.
 
Última edição:
kra
meu medo.... não duvido nada eles retirarem essa modalidade aí... td mundo vai começar a fazer isso, oq não é nem um pouco benéfico para os bancos... logo vão tirar essa opção de pagamento amortizando dessa forma, fica vendo...................

sim, no caso o banco tá deixando de ganhar dinheiro (juros) se a galera for amortizando daquela forma q é explicada no vídeo :haha:
espero q não mudem isso....

Pra vcs verem que tempos que estamos vivendo, tá num vale tudo pra prejudicar os indivíduos em favor das empresas que dá nisso, a pessoa com medo de que vai mudar um negocio que é usado desde sempre, só pq pode se beneficiar, já pensa que vão correndo, tirar.

Se a pessoa quitar o banco tem seu dinheiro de volta, qualquer juros é lucro, o capital voltar é favorável, mas não dá ideia, que o fascismo tá phoda...
 
kra
meu medo.... não duvido nada eles retirarem essa modalidade aí... td mundo vai começar a fazer isso, oq não é nem um pouco benéfico para os bancos... logo vão tirar essa opção de pagamento amortizando dessa forma, fica vendo...................
acho que não tiram, sempre foi assim. até me admiro o pessoal não saber que era assim que funcionava. Qualquer financiamento vc pode antecipar. Acho impossível proibirem a antecipação. deve ser até inconstitucional.

pro governo e bancos é até vantagem, recebe o dinheiro mais rápido, e esses juros do MCMV nem é vantajoso pra eles. se podem emprestar dinheiro para cheque especial que é muito maior. dependendo da época a poupança estava até maior que esses juros de financiamento. Quando contratei meu financiamento a gerente até me aconselhou a amortizar sempre que possível, o medo deles é mais levar calote do que o cara pagar antecipado. Tem tanta procura por empréstimo que é mais fácil o banco não ter dinheiro pra atender todo mundo do que eles sentirem falta dos jurinhos dos financiamentos antigos. E ainda o banco cobra taxa de cadastro, seguros etc, então cada financiamento novo que vende compensa mais que sustentar os antigos.
 
Eu prezo pelo prazo menor, logo eu escolhi o sistema price que me deu uma parcela menor, entrada menor e 7 anos a menos de financiamento com o mesmo valor de entrada, se formos olhar pau a pau, se eu for amortizando eu vou pagar menos se tivesse escolhido o sistema SAC.
É aquelas, o problema do financiamento é as pessoas acharem que vão ficar pagando aquilo tudo o resto da vida, eu pretendo quitar minha casa com 5-8 anos e depois comprar outra deixando meus pais morar nessa que comprei.

Cada um sabe o que faz, porem pagando 7,5% ao ano não tem coisa melhor a se fazer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sim, no caso o banco tá deixando de ganhar dinheiro (juros) se a galera for amortizando daquela forma q é explicada no vídeo :haha:
espero q não mudem isso....
Ele não deixa de "ganhar" pois agora ele tem capital e ao invés de ganhar com a aposta futura ele tem dinheiro no bolso para apostas atuais, no final é ganha/ganha para o banco.
 
eu pretendo quitar minha casa com 5-8 anos e depois comprar outra deixando meus pais morar nessa que comprei.

Cada um sabe o que faz
como assim vai comprar uma casa, deixar com os pais e depois comprar outra?
nesse meio tempo não vai aparecer uma guria pra levar metade da herança + pensão alimentícia ?
 
Não façam imobiliário corrigido por INPC, CDI, etc... A não ser que seja em prazo curto e tu realmente não queira descapitalizar.

Uma alternativa boa para quem puder dispor de cerca de 40%-50% do valor do imóvel como entrada é o consórcio imobiliário (com lance embutido é possível contemplar logo na primeira assembleia).

Olha não manjo de consorcio, li muito mas sempre tem aquelas duvidas que nenhum lugar deixam claro, a duvida é se eu der um lance de 50mil e um kra der um lance de 51mil, eu sei que ele vai levar óbvio, mas ai o que acontece, meu lance é cancelado?ou sou obrigado a pagar os 50mil? ou então se eu der o lance e ganhar, os 50mil abatem do valor da divida? ai o que acontece as parcelas ficam menores ou o prazo diminui? dá pra escolher?

O video lá do cabeludo foi uma inspiração para abrir o tópico, mas não era novidade pra mim que aprendi sobre amortização na faculdade em 2007, e meu pai sabia disso nos anos 70.

Na mesma época calculei que em 14 anos colocando um valor na poupança mensalmente(qualquer valor) vc teria ele como rendimento pra sempre.
Claro de lá pra cá mudou muita coisa na poupança e esse prazo foi de 14 pra 32 anos.(valeu dilma e bostonaro)

eu sei iriam falar que ganharia muito mais em ações ,cdb, cdi, enfim, mas poupança é risco zero.
 
Só lembrando que no IPCA é juros + IPCA, não é somente o valor do IPCA.
Todos os investimentos também são assim, até porque se fosse apenas corrigido pelo IPCA não seria investimento rs...E estou falando de investimentos tão seguros quanto a poupança, como o Tesouro Direto, que estão HOJE pagando cerca de 3% + IPCA, e dependendo do prazo até +4%+IPCA ...mas de qualquer forma também não curto este tipo (Não há ganho nisso), ainda mais se conseguir pegar o MCMV com juros prefixados na casa dos 5,X%
A Tr está zerada, pq não querem incentivar rentistas, isso tem acho que 2 anos, e quase ninguém tem titulos ipca e todos tem poupança, até pq é mais complexo que a poupança, se existisse a possibilidade de escolher o indice entre Tr ou IPCA na poupança ai vc estaria certo, ai a pessoa que tivess poupança corrigida pelo ipca pegaria o ipca sem problemas, até pq é mais barato no momento.
Mas atualmente ninguém tem seu salário reajustado pelo ipca nem tr, mas tamos igualados na TR que é´zero por cento de reajuste.
O salário mínimo além de ser ajustado pelo aumento do PIB (Mas nunca pra baixo) também é reajustado pelo INPC, que é o IPCA de ''pobre'', que quase sempre anda de lado com o IPCA.....eu acho que alguém que tem uma boa quantia em dinheiro investido deve ter instrução o suficiente para ao menos aprender a investir em um simples CDB (Que é protegido pelo FGC) ou Tesouro Direto (Mais seguro que a poupança)...mas enfim...
Essa briga de SAC vs Price depende da parcela. O pessoal usa a simulação padrão dos bancos, daí a SAC fica com parcela mais alta e por consequência vai amortizando mais rápido. Mas se simular com a Price mais alta também amortiza antes. Oq manda é quanto se paga por mês, única coisa que importa. Pagou bastante amortiza rápido, pagou pouco amortiza pouco. E se usar a Price até o talo da renda ela realmente fica mais lenta no início, só que mais rápida no final. Eu hoje acho que essas tabelas não importam mais, pego qual aprovar mais fácil. Pq no final oq importa é minha capacidade de pagar

sobre os juros, quando a selic estava nas alturas na época da Dilma esses juros de 5% eram os mesmos que são hoje. então acho que não muda nada. a não ser por outros motivos como mudança nas regras.

Que bom saber que sempre esteve na casa dos 5%, estava com receio da SELIC subir este ano e eu ter que financiar com juros mais alto...obrigado pela informação! Pois então, como eu tenho a quantia do AP investido, o meu plano é conseguir financiar com esta taxa na casa dos 5% e como eu realmente acredito que a SELIC não vai segurar nem perto deste preço atual, acredito eu que num médio prazo conseguirei investir em uma RF com juros acima de 5%, logo, pretendo dar o mínimo de entrada possível como também não anteciparei nada, pois estarei ganhando deixando a dívida rolar (Assim como já vi você mencionando várias vezes em outro tópico)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não façam imobiliário corrigido por INPC, CDI, etc... A não ser que seja em prazo curto e tu realmente não queira descapitalizar.

Uma alternativa boa para quem puder dispor de cerca de 40%-50% do valor do imóvel como entrada é o consórcio imobiliário (com lance embutido é possível contemplar logo na primeira assembleia).
Mas até onde sei consórcio não tem juros porém além da taxa de adm. também tem todo o valor restante reajustado anualmente pelo INCC (Índice Nacional de Construção Civil), que geralmente é MUITO ACIMA do IPCA! Ano passado mesmo fechou com quase +9% (O DOBRO do IPCA), e 1 década atrás chegava a passar dos 2 dígitos....não sei se estou enganado, mas se conseguir financiar pelo MCMV com 5% ainda me parece muito mais negócio...
 
Última edição:
Todos os investimentos também são assim, até porque se fosse apenas corrigido pelo IPCA não seria investimento rs...E estou falando de investimentos tão seguros quanto a poupança, como o Tesouro Direto, que estão HOJE pagando cerca de 3% + IPCA, e dependendo do prazo até +4%+IPCA ...mas de qualquer forma também não curto este tipo (Não há ganho nisso), ainda mais se conseguir pegar o MCMV com juros prefixados na casa dos 5,X%

O que são ipca ou selic + 3% se o real desavalorizou 28% em 2020...

Sim invistam em empresas, em ações justo no meio da pandemia, hahahahaha

E o MCMV, é ótimo no interior , cidade grande, já não acha imóvel novo dentro do programa se achar é apzinho.
 
O que são ipca ou selic + 3% se o real desavalorizou 28% em 2020...

Sim invistam em empresas, em ações justo no meio da pandemia, hahahahaha

E o MCMV, é ótimo no interior , cidade grande, já não acha imóvel novo dentro do programa se achar é apzinho.
Sim, hoje renda fixa não compensa por isso que a Bolsa de Valores tá batendo topo (Já superou o topo anterior que foi ANTES da pandemia, olhe lá)

Acho que o intuito do MCMV é esse, ajudar classe média-baixa a financiar ap de 70~100m2 em boas localizações das metrópoles não me faz sentido....tem bastante apzinhos (50m2 pra baixo) em cidades grandes, algumas construtoras praticamente se dedicam apenas a nisso, como a ''Plano a Plano'' (https://www.planoeplano.com.br/) ou ''Abiatar'' (https://abiatar.com/), dentre outros...eu particularmente prefiro morar em um AP de 40~50m2 no centro do que em um de 70m2 afastado, e a diferença de preço de um ''apzinho'' no centro para um AP de verdade vai ser enorme, pois além dos juros de 5%a.a ainda tem subsídios que chegam a quase 20%...a diferença no preço final é muito grande para se menosprezar assim....

Hoje mesmo estou morando de aluguel em um APzinho de 42m2 de frente com o mar em pleno Boqueirão (Centro de Praia Grande/SP), não troco por um AP de 80m2 em outra localização aqui na PG pelo mesmo preço de jeito nenhum...ter tudo próximo não tem preço, ainda mais se tiver cascalho no bolso (Se trocar um imóvel grande por um pequeno economizará horrores mensalmente por causa do subsidio e dos juros de 5%a.a, sem falar no preço do imóvel, óbvio, então pense na diferença mensal e o que você poderia estar fazendo todos os meses com essa diferença, afinal, do que adianta ter um imóvel grande se vai ficar preso nele, o mundo é maior).
 
Última edição:
Sim, hoje renda fixa não compensa por isso que a Bolsa de Valores tá batendo topo (Já superou o topo anterior que foi ANTES da pandemia, olhe lá)

Acho que o intuito do MCMV é esse, ajudar classe média-baixa a financiar ap de 70~100m2 em boas localizações das metrópoles não me faz sentido....tem bastante apzinhos (50m2 pra baixo) em cidades grandes, algumas construtoras praticamente se dedicam apenas a nisso, como a ''Plano a Plano'' (https://www.planoeplano.com.br/) ou ''Abiatar'' (https://abiatar.com/), dentre outros...eu particularmente prefiro morar em um AP de 40~50m2 no centro do que em um de 70m2 afastado, e a diferença de preço de um ''apzinho'' no centro para um AP de verdade vai ser enorme, pois além dos juros de 5%a.a ainda tem subsídios que chegam a quase 20%...a diferença no preço final é muito grande para se menosprezar assim....

Hoje mesmo estou morando de aluguel em um APzinho de 42m2 de frente com o mar em pleno Boqueirão (Centro de Praia Grande/SP), não troco por um AP de 80m2 em outra localização aqui na PG pelo mesmo preço de jeito nenhum...ter tudo próximo não tem preço, ainda mais se tiver cascalho no bolso (Se trocar um imóvel grande por um pequeno economizará horrores mensalmente por causa do subsidio e dos juros de 5%a.a, sem falar no preço do imóvel, óbvio, então pense na diferença mensal e o que você poderia estar fazendo todos os meses com essa diferença, afinal, do que adianta ter um imóvel grande se vai ficar preso nele, o mundo é maior).
Pra uma família com filhos fica incômodo um ap desse tamanho. Mas independente disso, é incrível como hoje tem móvel planejado pra ap pequeno, de tudo que é tipo, fazem verdadeiros milagres. Na maior parte dos casos com certeza é melhor morar num pequeno e próximo ao centro.
 
Pra uma família com filhos fica incômodo um ap desse tamanho. Mas independente disso, é incrível como hoje tem móvel planejado pra ap pequeno, de tudo que é tipo, fazem verdadeiros milagres. Na maior parte dos casos com certeza é melhor morar num pequeno e próximo ao centro.

Sim, com filhos incomoda mesmo...porém fiz umas simulações aqui e olha a diferença, digamos que você tem 100k para dar de entrada, e então consiga entrar no MCMV (PRICE) e pegue um APzinho de 200k, terá um subsidio em torno de 12k e os juros serão de 5,25%a.a com parcelas de 500 reais (360x).....agora se você resolve entrar num AP de 70m2 que não sai por menos de 400k, e dando ''apenas'' 100k de entrada, terá parcelas de 2.225,00 (360x) com juros de quase 8%a.a! Acho que a falta destes 1.750,00 mensais me incomodam mais ahah

Simulação:

AP de 200k com entrada de 100k = 360 meses de 500,00 (Pagará em torno de 80k só de juros, 5,25%aa)
AP de 400k com entrada de 100k = 360 meses de 2.250,00 (Pagará em torno de 510k só de juros, 8%aa)
AP de 400k com entrada de 200k (50% de entrada como o 1°) = 360 meses de 1.500,00 (Pagará em torno de 340k só de juros, 8%aa)

E na minha opinião até no máximo 2 filhos ainda dá para ter nestes APzinhos aí, olha esta decoração que achei num AP de 46m2 pro quarto dos filhos...show de bola...e com a diferença de 1.750,00 mensais pego uns 200 para fazer os 2 pirralhos para fazer academia e lutas que eles chegarão cansados todo dia e não encherão o saco (Nos centro o que mais tem são academias 24hrs com lutas/aeróbicos/musculação tudo por 100,00) e ainda sobrará 1.500,00 para uma baita viagem de final de semana por mês para curtir com a esposa...
2-49-500x366.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo