• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Flac, CD ou AAC ?

Gen_Luiz

know-it-all Member
Registrado
Pessoal, tenho sistema de som high-end no carro e tambem em casa, e queria aproveitar mais passando a usar musicas de alta qualidade, então queria saber no que investir.
Comprar CD's, musicas do itunes (AAC 256kb/s) ou FLAC ?

Existe muita diferença entre esses formatos ?

Se alguem pude explicar a quantia de diferença entre eles agradeço muito
 
Assunto polemico!!! kkk...

So uma breve explicação
Mp3 320Kbps = melhor mp3 possivel ... o mp3 foi criado mais fiel possivel da fonte
CDs tradicionais = 16bits 44khz
CDs Hi Res [alta resolução] = 24bits 96khz ou 192khz...
O flac ideal vai copiar a taxa da origem. Exemplo flac 16/44 ou 24/96 ...

Teoricamente... Quanto mais bits e Khz melhor, isto torna a copia o mais fiel possivel do original.
O problema é q isso gera arquivos cada vez maiores, ai q vem a polêmica, muitos alegam q o aumento no tamanho dos arquivos nao é proporcional ao ganho de qualidade.
Exemplo: Uma mesma musica em mp3 = 9.97 MB e em flac = 31.6 MB .
Tenho arquivos aqui de flac 24/192 as musicas chegam a ter +200MB cada arquivo.

Opinião pessoal - Entre flac 16bits/44khz (tirado de CDs padrao) e mp3 320kbps (melhor mp3 possível) nao sinto diferença, então nesta situação recomendo mp3 por ocupar menos espaço. Nos casos de flac Hi Res x Mp3, ja é possivel perceber diferenças, isso em um sistema legal [fones, caixas ...].

Exemplo Vou comprar um CD...
situação 1 : esta disponivel - CD Hi Res 24/96 , Flac 16/44 e mp3 320kbps [ eu compraria o CD e faria um flac 24/96 ].
situação 2 : esta disponivel CD padrao, Flac 16/44 e mp3 320kbps [ neste caso mp3 por menor volume]

Aconselho q vc teste pessoalmente todos esses formatos e sinta por vc mesmo oq é melhor e quais suas diferenças. É uma jornada bem legal de se fazer.

Obs:
Vc vai precisar saber o que seu "tocador" (radio do carro, computador, som de casa) aceita...
exemplo - Flac 24/96, MP3, WMA... Isso vai ser o limitador dos seus arquivos.

Meu conhecimento nesta questão é bem raso, mas espero ter ajudado.
 
O user @G0RILA definiu muito bem a parte técnica!

Vou dizer pra você como faço na pratica...tenho aqui no meu pc uma biblioteca considerável de flac, inclusive 24/192,
que considero que independente do tamanho vale a pena manter, mas um material bem seleto mesmo...

Na pratica audível, tudo está em 320Kbps, inclusive o que eu baixo em flac, converto para mp3, pela praticidade
do manuseio, gestão de capas e tags....

O problema em focar em formato, é que tem flac na internet pior que mp3 128Kbps,
por estar mal gravado, muito mal masterizado, ou simplesmente por ser de décadas passadas,
onde o apelo por novos formatos não era tão expressivo (inclusive internet lenta)

Como bem disse o @G0RILA, o segredo dessa historia toda é ouvir e ver o q te agrada mais...

Abraços
 
Assunto polemico!!! kkk...

So uma breve explicação
Mp3 320Kbps = melhor mp3 possivel ... o mp3 foi criado mais fiel possivel da fonte
CDs tradicionais = 16bits 44khz
CDs Hi Res [alta resolução] = 24bits 96khz ou 192khz...
O flac ideal vai copiar a taxa da origem. Exemplo flac 16/44 ou 24/96 ...

Teoricamente... Quanto mais bits e Khz melhor, isto torna a copia o mais fiel possivel do original.
O problema é q isso gera arquivos cada vez maiores, ai q vem a polêmica, muitos alegam q o aumento no tamanho dos arquivos nao é proporcional ao ganho de qualidade.
Exemplo: Uma mesma musica em mp3 = 9.97 MB e em flac = 31.6 MB .
Tenho arquivos aqui de flac 24/192 as musicas chegam a ter +200MB cada arquivo.

Opinião pessoal - Entre flac 16bits/44khz (tirado de CDs padrao) e mp3 320kbps (melhor mp3 possível) nao sinto diferença, então nesta situação recomendo mp3 por ocupar menos espaço. Nos casos de flac Hi Res x Mp3, ja é possivel perceber diferenças, isso em um sistema legal [fones, caixas ...].

Exemplo Vou comprar um CD...
situação 1 : esta disponivel - CD Hi Res 24/96 , Flac 16/44 e mp3 320kbps [ eu compraria o CD e faria um flac 24/96 ].
situação 2 : esta disponivel CD padrao, Flac 16/44 e mp3 320kbps [ neste caso mp3 por menor volume]

Aconselho q vc teste pessoalmente todos esses formatos e sinta por vc mesmo oq é melhor e quais suas diferenças. É uma jornada bem legal de se fazer.

Obs:
Vc vai precisar saber o que seu "tocador" (radio do carro, computador, som de casa) aceita...
exemplo - Flac 24/96, MP3, WMA... Isso vai ser o limitador dos seus arquivos.

Meu conhecimento nesta questão é bem raso, mas espero ter ajudado.
O user @G0RILA definiu muito bem a parte técnica!

Vou dizer pra você como faço na pratica...tenho aqui no meu pc uma biblioteca considerável de flac, inclusive 24/192,
que considero que independente do tamanho vale a pena manter, mas um material bem seleto mesmo...

Na pratica audível, tudo está em 320Kbps, inclusive o que eu baixo em flac, converto para mp3, pela praticidade
do manuseio, gestão de capas e tags....

O problema em focar em formato, é que tem flac na internet pior que mp3 128Kbps,
por estar mal gravado, muito mal masterizado, ou simplesmente por ser de décadas passadas,
onde o apelo por novos formatos não era tão expressivo (inclusive internet lenta)

Como bem disse o @G0RILA, o segredo dessa historia toda é ouvir e ver o q te agrada mais...

Abraços
Entendi, obrigado pela explicação de vcs 2.
Eu quero mais qualidade, não me preocupo com espaço e ja notei a diferença entre os arquivos, agora só resta a duvida.
Comprar um CD original na faixa de uns 40 reais ou comprar musicas em Flac no TIDAL na faixa de 100 reais ?

E aparelhos comuns leem o CD hi-Res ?

e quanto ao AAC 256kb/s do iTunes, fica muito atrás do FLaC ?
 
Amigo, isso é um nicho muito específico e muitas vezes incompreendido até mesmo pelos "audiófilos wannabe". Quer deixar um "dito" audiófilo nervoso? Submeta-o a um teste às cegas com arquivos 320Kbps, Flac, Cd quality e Hi-Res...

Então aqui vai uma sugestão humilde, de quem gosta e se diverte escutando música, sem ficar neurado: invista entre 320kbps e flac 16/44. CDs físicos são bem vindos, mas aí vai do gosto de quem curte ter mídia física.
 
Amigo, isso é um nicho muito específico e muitas vezes incompreendido até mesmo pelos "audiófilos wannabe". Quer deixar um "dito" audiófilo nervoso? Submeta-o a um teste às cegas com arquivos 320Kbps, Flac, Cd quality e Hi-Res...

Então aqui vai uma sugestão humilde, de quem gosta e se diverte escutando música, sem ficar neurado: invista entre 320kbps e flac 16/44. CDs físicos são bem vindos, mas aí vai do gosto de quem curte ter mídia física.
Então vou ficar com os cds, pois curto a parada da mídia física.

Mas e quanto ao AAC 256kb/s, é melhor que o mp3 320kb/s ?
 
Amigo, isso é um nicho muito específico e muitas vezes incompreendido até mesmo pelos "audiófilos wannabe". Quer deixar um "dito" audiófilo nervoso? Submeta-o a um teste às cegas com arquivos 320Kbps, Flac, Cd quality e Hi-Res...

Então aqui vai uma sugestão humilde, de quem gosta e se diverte escutando música, sem ficar neurado: invista entre 320kbps e flac 16/44. CDs físicos são bem vindos, mas aí vai do gosto de quem curte ter mídia física.

Disse tudo...tudo é muito relativo nesse universo...O mais importante é se deixar levar pela musica, pela melodia, ritmo...

Acho que o formato é o menos importante....no mundo real, ouvindo é muito difícil vc se nortear por esses dados técnicos.

Flac ou Mp3 320? Tenho arquivos em 192 que são praticamente impossíveis de conseguir substituir por qualquer outro formato, simplesmente pq não existem em nenhuma plataforma...

Entendi, obrigado pela explicação de vcs 2.
Eu quero mais qualidade, não me preocupo com espaço e ja notei a diferença entre os arquivos, agora só resta a duvida.
Comprar um CD original na faixa de uns 40 reais ou comprar musicas em Flac no TIDAL na faixa de 100 reais ?

E aparelhos comuns leem o CD hi-Res ?

e quanto ao AAC 256kb/s do iTunes, fica muito atrás do FLaC ?

Eu também não me preocupo com espaço, mas não sei de quantas musicas estamos falando, de quanto seria sua biblioteca...

Sobre as outras duvidas eu infelizmente não vou conseguir te ajudar, pois entram num campo que eu nunca me aventurei...

Então vou ficar com os cds, pois curto a parada da mídia física.

Mas e quanto ao AAC 256kb/s, é melhor que o mp3 320kb/s ?

AAC 256 é um formato exclusivo....dependendo da fonte, da gravação, e com tamanhos semelhantes, é superior ao mp3 320 sim...
 
No caso mp3 320 AAC 256 x flac 16/44, nao vai ter diferença relevante, vc teria q ser muito perito e saber oq procurar p perceber as diferenças, ainda sim pode ser so placebo...
So vejo vantagem no flac no caso da fonte ser Hi Res 24/96 192 ... Tbm nao é facil achar essas versões de alta definição...
Na questao CD x TIDAL so vejo vantagem se no TIDAL fornecem flac Hi Res e mesmo assim so pegaria p umas parada muito seleta, aquela banda q tenho um carinho todo especial.
 
Eu acho muito legal o video desse cara aqui:

 
Concordo com o video, mas tem um ponto q quero ressaltar p nao ficar na derrota kkk... Inclusive o camarada do video ressalta isso.
Os CDs e arquivos de Hi Res tendem a vir de gravações e masterizações melhores, entao nao ta de todo errado dizer q esses arquivos sao melhores.

Um abraço camaradas
 
O problema de focar em formato, é que tem flac na internet pior que mp3 128Kbps,
por estar mal gravado, muito mal masterizado, ou simplesmente por ser de décadas passadas,
onde o apelo por novos formatos não era tão expressivo (inclusive internet lenta).
Os CDs e arquivos de Hi Res tendem a vir de gravações e masterizações melhores, entao nao ta de todo errado dizer q esses arquivos sao melhores.

Foi o que eu disse na minha primeira resposta...tem cada arquivo....

Tenho um show do Gilmour aqui em flac 24/192, 5370Bbps, musica de 9m40 de 370mb,
que nas KRK, irmãos....vc nota que o som é mais encorpado...graves vivos, médios vivos...é
uma experiência incrível... 21 musicas, quase 6GB...

O melhor de tudo é a experimentação, sempre!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo