• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Fluxo de ar inverso?

RodMY

Aki tem um loko do bando
Registrado
Fala pessoal...

Na foto abaixo eu tento (hehe) explicar o q pretendo fazer e onde ficará meu gabinete...

casemod.jpg


Meu gabinete vai ficar em um espaço determinado na minha bancada (se fosse fazer hj, é claro q pensaria melhor, mas é o q tenho agora hehe). Nao fiz nada em relação aa largura porque o gabinete vai ficar praticamente justo (o "buraco" tem 21cm de largura, e o case tem 20). No momento, ele só possui o buraco de 80mm inferior na frente e os 2 de 80 atrás. Pretendo colocar uma baia fan de 80mm (é o que vai sobrar, já q ele possui 4 baias e vou usar as 2 de cima, entao cabe a baia fan de 80 nas 2 de baixo) e fazer 2 furações de 120mm para colocar fans em cima (tirando ar) e embaixo (colocando ar); esses 2 de 120mm sao os unicos q tenho certeza do fluxo.

Tenho 2 duvidas:

1. Compensa fazer um buraco de 120mm ali em cima de onde fica a fonte? Seria somente o buraco, sem fan, e aí eu colocaria a fonte ao contrário, com o 120 inferior dela ficando pra cima. Vale a pena?

2. Como o case vai ficar em um "caixote", fechado nas laterais, atrás e em cima (embora com o espaço mostrado), seria possivel tentar INVERTER o fluxo de ar, fazendo a admissão pela parte de trás e a exaustão pela frente? Eu sei q o correto é o ar entrar pela frente e sair por trás e q os gabinetes sao projetados para isso, mas considerando q a parte de trás é fechada, será q daria? porque aí o ar quente nao ficaria ali atrás, sairia pela frente (e por cima, principalmente).

Seja como for, a quantidade de ar q vai entrar (2x80 + 1x120) é a mesma q vai sair (idem)...

Valeu!
 
Vamos lá, respondendo as dúvidas:

1) Acho que tudo é válido, se o gasto é pequeno, não vejo motivo de não o fazer...

2) Não dá para inverter com bom fluxo de ar, pois o ar que vai estar sendo retirado, é teoricamente o ar mais frio que está no gabinete, já que o ar frio é mais denso que o ar quente, e fica embaixo. É a história do ar condicionado. Se põe ele o mais alto possível para o ar que é frio ir descendo, resfriando o quarto todo. No pc, é o contrário, já que o ar é quente. Se põe a entrada de ar por baixo, pois o ar vai esquentar muito e subir, colocando a exaustão em cima.


Sugestão: Coloque a baia fan nas 2 baias de cima, não nas de baixo, pelo mesmo motivo citado acima.

No mais, parece legal...

Abraços.
 
Opa, vlw ai pelas dicas... realmente, se eu quiser inverter o fluxo é melhor q a baia fan fique nas 2 de cima, mas se eu for fazer do modo tradicional acho q eh melhor nas 2 de baixo, pq ai deve fazer um tunel de vento na direção do cooler da CPU q é tower, né?

E se inverter o fluxo mesmo e tb colocar o inferior da frente pra colocar ar tb, ia ter uma mão dupla de ar? Nao sei se ficaria bom, além do q estaria entrando mais ar q saindo (4 fan colocando, 2 tirando)
 
Mais idéias:



50342053.jpg



50342053.jpg



Boa sorte.
 
Cara, as baias fans não são exaustoras?
Se sim, tem que ficar em cima mesmo, para tirar o ar mais quente...

Até onde sei, são sim.. mas nunca tive interesse em uma, então realmente não tenho certeza...

Abraços.
 
Cara, as baias fans não são exaustoras?
Se sim, tem que ficar em cima mesmo, para tirar o ar mais quente...

Até onde sei, são sim.. mas nunca tive interesse em uma, então realmente não tenho certeza...

Abraços.

Eu acho q tudo depende da posição dos fans né? Tipo, a baia fan é só um "suporte" pra vc poder colocar um fan no lugar das baias!
 
Eu acho que fan de 80mm nao compensa, se for furar o gabinete ai fure para 120mm que tem muito mais variedade e muito mais fans..

Se quer fan barato, silencioso e bom = CM "90CFM" (70CFM na verdade) que custa R$18 cada +ou-

Se quer fan com performance e nao importa com barulho nem com preço pegue Scythe, Delta..

Eu acho que a forma do nome_do_usuario ta ótima, só faltaria fan na frente para "intake" e atras para "exaust".

Mas nao presia deixar o case mais alto, aqui tem apenas um fan "intake" e é logo embaixo, e o gabinete nao está nem 2 dedos do chao..
 
Eu acho que fan de 80mm nao compensa, se for furar o gabinete ai fure para 120mm que tem muito mais variedade e muito mais fans..
Concordo, mas eu nao vou fazer nenhuma furacao de 80mm, as de 80mm do desenho já estão feitas... as 2 únicas q tenho q fazer são as de 120 de cima e de baixo (além dakela de cima da fonte, talvez)...

Se quer fan barato, silencioso e bom = CM "90CFM" (70CFM na verdade) que custa R$18 cada +ou-
Opa, já tenho 2 desses aki, 1 usando e outro novo guardado (nao tenho lugar no atual case hehe)...
 
Só para constar... fiz o projetinho ali q demonstrei (fiz normal, nao fiz nada de inverso, nem fiz akele buraco em cima da fonte, ela ficou na posição normal), e as temperaturas não melhoraram não... pelo contrário, acho q até pioraram... deve ser pq ficou mto justo nas laterais, mas sei lá... q m... =/
 
faz o básico cara
não coloca cooler nas laterais, só na frente e abaixo puxando, atrás e acima tirando. para o ar passar numa diagonal, entende?

tens cabos flat? coloca uns rounded. tenta arrumar os da fonte também. []'s
 
faz o básico cara
não coloca cooler nas laterais, só na frente e abaixo puxando, atrás e acima tirando. para o ar passar numa diagonal, entende?

tens cabos flat? coloca uns rounded. tenta arrumar os da fonte também. []'s

Sim, mas eu fiz tudo isso q vc disse, até pq na lateral nao tem nem pq colocar fan pq o gabinete tá justo ali no lugar... e eu até ergui ele uns 12 cm do chão para pegar ar mais facilmente do fan do chão ali, mas msm assim não adiantou...

Esse fan do chão é de 120mm e joga ar direto na VGA... mas msm assim, ontem, q estava ~ 15ºC em SP, a VGA ficava em 50ºC em idle... e a CPU ficava em 23ºC, com o core mais quente (#1) em 37ºC, em idle tb (esse até q nao está tao ruim, mas qndo eu colocava o gabinete pra fora do lugar, a CPU caía de 23 para 19...)

Acho q o problema é o local mesmo =/
 
baaah cara, desculpa eu não li que ele estava embutido no armário

neste caso não tem o que fazer mesmo cara, o case precisa de espaço pra respirar..

você pode então colocar um fan abaixo puxando, um na frente puxando e uma baiafan tirando, pois presumo que atrás o gabinete não respira..
eu nunca utilizei esses espaços para gabinetes justamente pelo aquecimento que pode causar
 
baaah cara, desculpa eu não li que ele estava embutido no armário

neste caso não tem o que fazer mesmo cara, o case precisa de espaço pra respirar..

você pode então colocar um fan abaixo puxando, um na frente puxando e uma baiafan tirando, pois presumo que atrás o gabinete não respira..
eu nunca utilizei esses espaços para gabinetes justamente pelo aquecimento que pode causar

E aí inverto os traseiros, fazendo com q eles puxem ao invés de tirarem o ar?
 
UP! :p xxxxxx
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo