[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

gente comprei um Lancool 216 e um AK 620 para resfriar minha configuração com 7950X3D e 4070 Ti Ventus. recomendam comprar fan extra ou apenas as que já vêm no gabinete são suficientes??
 
gente comprei um Lancool 216 e um AK 620 para resfriar minha configuração com 7950X3D e 4070 Ti Ventus. recomendam comprar fan extra ou apenas as que já vêm no gabinete são suficientes??
Já da conta sem problema, mais não é sempre melhor, TALVEZ um fan de exaustão em cima do 620 ajudaria, mas coisa minima, case com airflow fantástico, não precisa de muita coisa.
 
Fala povo, estou vendo umas fans para colocar no meu gabinete, ele atualmente tem 3 na frente que acompanham o gabinete... queria desempenho/beleza juntos kkkkk

Fiquei entre as aigo AR12PPRO, mas vi alguns comentários sobre não entregarem oq prometem... ai me recomendaram umas teucer... mas tbm fiquei na duvida.. Pesquisando vi as cooler master Halo², sabem se são boas? inicialmente vou pegar 3x120 e talvez depois mais 3x120 para fechar o conjunto.

O gabinete é um Pichau HX500 White.
 
Galera comprei um Lian Li O11 vision e estou com uma duvida pra montar...

Seria muito errado colocar 3 fans em baixo mandando ar pra dentro e as 3 laterais junto com a traseira mandando ar pra fora??
 
Galera comprei um Lian Li O11 vision e estou com uma duvida pra montar...

Seria muito errado colocar 3 fans em baixo mandando ar pra dentro e as 3 laterais junto com a traseira mandando ar pra fora??

Nunca montei gabinete aquário, mas acredito que este seja o airflow correto mesmo.
 
Galera comprei um Lian Li O11 vision e estou com uma duvida pra montar...

Seria muito errado colocar 3 fans em baixo mandando ar pra dentro e as 3 laterais junto com a traseira mandando ar pra fora??
Colega... na própria página do produto no fabricante, tem isso sendo explicado... acho que no manual também...

PiUyscP.png
 
Colega... na própria página do produto no fabricante, tem isso sendo explicado... acho que no manual também...

PiUyscP.png
Pois é sei que o padrão é assim mas acho muito feia as fans ao contrario mandando o ar pra dentro na lateral ali, ai que veio a duvida se influenciaria significativamente as temperaturas usar essa lateral como saida de ar tbm. Não estou querendo gastar com fan reversa no momento hahah
 
Pois é sei que o padrão é assim mas acho muito feia as fans ao contrario mandando o ar pra dentro na lateral ali, ai que veio a duvida se influenciaria significativamente as temperaturas usar essa lateral como saida de ar tbm. Não estou querendo gastar com fan reversa no momento hahah
Rapaz, tu tá cogitando mandar menos ar fresco pra dentro do teu sistema, priorizando a questão estética?
Vai de cada um, vc pode instalar todas jogando ar pra dentro ou todas jogando ar pra fora... na web existem gringos que já testaram todos os tipos de configurações de fans possíveis nesse gabinete, vale a pena uma busca mais apurada. Eu também sou preocupado com estética, mas se for fan da Lian Li eu nem esquentaria, pois até mesmo a parte traseira dela é bonita, a não ser que vc tenha pego as nojentas SL-INF.
Eu estou estudando trocar minhas SL120 V1 pelas SL120 V2 ou pelas AL120 V2, mas as SL-INF eu jamais pegaria, são fraquinhas demais
 
Rapaz, tu tá cogitando mandar menos ar fresco pra dentro do teu sistema, priorizando a questão estética?
Vai de cada um, vc pode instalar todas jogando ar pra dentro ou todas jogando ar pra fora... na web existem gringos que já testaram todos os tipos de configurações de fans possíveis nesse gabinete, vale a pena uma busca mais apurada. Eu também sou preocupado com estética, mas se for fan da Lian Li eu nem esquentaria, pois até mesmo a parte traseira dela é bonita, a não ser que vc tenha pego as nojentas SL-INF.
Eu estou estudando trocar minhas SL120 V1 pelas SL120 V2 ou pelas AL120 V2, mas as SL-INF eu jamais pegaria, são fraquinhas demais
Opa obrigado! Dei uma olhada em um teste feito nesse gabinete e achei bem irrelevante até a diferença nas temperaturas ainda mais no meu caso que é um pc fraco, acredito nao ter tanto problema com aquecimento não viu..
A estética é tão interessante pra mim que estou quase comprando um water cooler Galahad daqueles com a tela lcd pq achei simplesmente insano! Um 360mm pra resfriar um I5 10400 🤷‍♂️😂 Mas quem sabe, se eu sentir a necessidade coloco um i7 11700k num futuro, ai ja estarei preparado tbm haha
 
Tenho um I7 13700Kf e uma rtx 3070ti, tenho 3 fans de 120mm encima tirando ar quente, e 2 de 200mm embaixo jogando ar de fora. Estava pensando em colocar as duas de 200mm encima das 120mm (no lugar do radiador) e mais duas de 200mm ou 3 de 120mm embaixo, mas estou na dúvida, podem me ajudar?
O gabinete é o Sl600m.
 
Alguém mais entendido do assunto. Saberia me informar quais fans tem melhor desempenho que as fans que vem no gabinete montech air 903 e ainda seriam mais silenciosas? Quais fans são realmente boas e que não custe muito caro? Se tiver opções que sejam aquelas que conecta uma na outra (faça menos barulho com fios) melhor.
 
Noctua NF-A12x25 PWM
  • Tecnologia/Material: FDB / LCP
  • Rotação mínima/máxima: 450/1700 RPM
  • Air Flow: 84,5 m³/h
  • Air Pressure: 1,65 mm H₂O
  • Ruído: 22,6 dB(A)
  • Cores: Marrom/Bege
  • Para cada Fan, um cabo precisa ser conectado
  • Custo: R$ 235,28
Lian Li P28 PWM
  • Tecnologia/Material: FDB / LCP
  • Rotação mínima/máxima: 300/2600 RPM
  • Air Flow: 92 CFM
  • Air Pressure: 4,79 mm H₂O
  • Ruído: 32,1 dB(A)
  • Cores: Full preta ou Full branca
  • Pode conectar até 6 Fans com um único cabo
  • Custo: R$ 193,30
Dúvida: Ambas feitas do mesmo material e com a mesma tecnologia, a Lian Li P28 possui maior pressão e fluxo e range maior de rotação, a Noctua NF-A12 tem menor ruído máximo, mas custa consideravelmente mais... Mesmo os números apresentando desempenho melhor para o Lian Li, muitos users recomendam a Noctua por seu baixo ruído, mas vale a diferença de preço?
 
Última edição:
Noctua NF-A12x25 PWM
  • Tecnologia/Material: FDB / LCP
  • Rotação mínima/máxima: 450/1700 RPM
  • Air Flow: 84,5 m³/h
  • Air Pressure: 1,65 mm H₂O
  • Ruído: 22,6 dB(A)
  • Cores: Marrom/Bege
  • Custo: R$ 235,28
Lian Li P28 PWM
  • Tecnologia/Material: FDB / LCP
  • Rotação mínima/máxima: 300/2600 RPM
  • Air Flow: 92 m³/h
  • Air Pressure: 4,79 mm H₂O
  • Ruído: 32,1 dB(A)
  • Cores: Full preta ou Full branca
  • Custo: R$ 193,30
Dúvida: Ambas feitas do mesmo material e com a mesma tecnologia, a Lian Li P28 possui maior pressão e fluxo e range maior de rotação, a Noctua NF-A12 tem menor ruído máximo, mas custa consideravelmente mais... Mesmo os números apresentando desempenho melhor para o Lian Li, muitos users recomendam a Noctua por seu baixo ruído, mas vale a diferença de preço?
Tem a A12x25 PWM por 200 na Waz (mas não sei se os custos aí são com frete já), as specs abaixo aí estão um pouco abaixo da PWM então não sei se é um dos outros modelos ou se isso é considerando o low-noise adapter deles

O P28 o airflow está em m³/h mas provavelmente seria CFM (acho que vejo mais a Noctua usar m³/h mesmo), e 1 cfm = 0,59m³/h~, na prática acho que o desempenho vai ser bem parelho a ponto de não fazer diferença na prática, com o P28 podendo ficar um pouco na frente se usado em heatsink/radiador mas aí é uma troca porque pra ter maior desempenho vai rodar mais rápido e fazer mais barulho também, mas em nível de ruído similar o desempenho é pra ser praticamente idêntico a ponto de ser difícil medir/ver qualquer diferença

Sendo assim acho que acabaria entrando até no fator tempo/qualidade de garantia e se os acessórios da Noctua como o extensor, splitter etc são interessantes pra você, o desempenho extra do P28 acho interessante se for botar em radiador e for deixar rodar a 100% de fato e quiser dar uma possível reduzida nas temps, mas nada super gritante também
 
Tem a A12x25 PWM por 200 na Waz (mas não sei se os custos aí são com frete já), as specs abaixo aí estão um pouco abaixo da PWM então não sei se é um dos outros modelos ou se isso é considerando o low-noise adapter deles

O P28 o airflow está em m³/h mas provavelmente seria CFM (acho que vejo mais a Noctua usar m³/h mesmo), e 1 cfm = 0,59m³/h~, na prática acho que o desempenho vai ser bem parelho a ponto de não fazer diferença na prática, com o P28 podendo ficar um pouco na frente se usado em heatsink/radiador mas aí é uma troca porque pra ter maior desempenho vai rodar mais rápido e fazer mais barulho também, mas em nível de ruído similar o desempenho é pra ser praticamente idêntico a ponto de ser difícil medir/ver qualquer diferença

Sendo assim acho que acabaria entrando até no fator tempo/qualidade de garantia e se os acessórios da Noctua como o extensor, splitter etc são interessantes pra você, o desempenho extra do P28 acho interessante se for botar em radiador e for deixar rodar a 100% de fato e quiser dar uma possível reduzida nas temps, mas nada super gritante também
Corrigi a grandeza do AirFlow do P28, é CFM mesmo... os preços que coloquei são parcelados (até pq ninguém compra apenas 1 kkkk) e as informações do NF-A12 são exatamente do que está em promo na WAZ, mas considerando adaptador LNA... sobre a garantia, as duas dão 6 anos...

Uma definição meio grosseira é que os P28 são imbatíveis para Radiadores e Air Coolers... já os NF-A12 são imbatíveis para Case Fans...
Além disso, encontrei nada menos que 6 modelos diferentes de NF-A12x25 (e nem estou citando opções de cores):
  • NF-A12x25 PWM
  • NF-A12x25 LS-PWM
  • NF-A12x25 5V-PWM
  • NF-A12x25 5V
  • NF-A12x25 FLX
  • NF-A12x25 ULN
 
Última edição:
Galera, possuo o gabinete corsair 680x, tenho um water cooler de 280mm instalado na parte de cima, puxando o ar de dentro do gabinete. Estou pensando em substituir por um water cooler de 360mm, porém neste gabinete, só consigo instalar na frontal. Minha dúvida, devo instalar as fans do water puxando o ar de fora e jogando para dentro ou puxando o ar de dentro para fora?
Minha configuração hoje:
3 fans frontal puxando do ar para dentro;
2 fans na parte inferior jogando o ar para dentro;
1 fan traseira jogando o ar para fora;
water cooler com 2 fans de 140mm na parte superior puxando o ar para fora.
 
Be quiet! Lança Silent Wings Pro 4 White e Silent Wings 4 White Fans

o fabricante alemão de componentes premium para PC, apresenta com orgulho as séries de ventiladores Silent Wings Pro 4 White e Silent Wings 4 White. Essas ventoinhas brancas radiantes de última geração são construídas para desempenho máximo em gabinetes, dissipadores de calor e radiadores, fornecendo não apenas um excelente fluxo de ar, mas também uma pressão estática impressionante. Os ventiladores apresentam cantos de montagem exclusivos e intercambiáveis para adaptá-los facilmente a diferentes situações. Com o Silent Wings Pro 4 White, fique quieto! turboalimentou seus ventiladores para atingir velocidades de rotação extremamente altas, oferecendo aos consumidores a opção de configurar esses ventiladores para baixo ruído, modo balanceado de ruído/desempenho ou desempenho máximo.

Com a série Silent Wings 4 White, fique quieto! concentrou-se na melhoria da pressão estática, que é de vital importância na montagem de ventiladores em dissipadores de calor ou radiadores refrigerados a líquido. As ventoinhas apresentam uma folga de ponta baixa de 1,0 mm e uma saída de ar em formato de funil, dispersando o ar por uma área maior e resultando em uma melhoria drástica na pressão estática. Isso torna a série Silent Wings 4 White a melhor escolha para dissipadores de calor ou radiadores, ao mesmo tempo que mantém seus níveis de ruído impressionantemente baixos. Silent Wings 4 White vem com dois cantos de montagem diferentes que não precisam de ferramentas e são fáceis de trocar: cantos de borracha sem vibração e cantos tradicionais de plástico rígido tipo parafuso.

WR2Hapi.jpeg


JeOv0bc.jpeg


bDaatVY.jpeg


YpYg90x.jpeg


E0i4j3u.jpeg


As ventoinhas vêm em dois tamanhos (120 mm/140 mm) e dois modelos diferentes: PWM e PWM de alta velocidade. Os modelos PWM são mais adequados como ventoinhas de gabinete com velocidades máximas de 1600 rpm (120 mm) e 1100 rpm (140 mm), enquanto as versões PWM de alta velocidade são especificamente adaptadas para dissipadores de calor e radiadores graças às suas velocidades mais altas de 2500 rpm. rpm e 1900 rpm respectivamente. Todos os ventiladores Silent Wings 4 White contam com uma combinação comprovada de um motor de ventilador de 6 pólos com três fases e rolamentos fluidodinâmicos para uma longa vida útil de 300.000 horas.

Tornando-se profissional para obter o máximo desempenho
Para os consumidores que realmente não querem restrições, fiquem quietos! está apresentando Silent Wings Pro 4 White. Embora essas ventoinhas ofereçam os mesmos recursos do Silent Wings 4 White, a velocidade de rotação foi turboalimentada para 3.000 rpm para a versão de 120 mm e 2.400 rpm para a versão de 140 mm. Um seletor de velocidade na parte traseira torna mais fácil para os clientes que não desejam lidar com curvas de ventilador PWM definir a velocidade máxima com base em seu uso preferido: Média para operação otimizada para silêncio, Alta velocidade para um modo balanceado de ruído/desempenho e velocidade ultra-alta para desempenho máximo. Silent Wings Pro 4 White inclui um tipo de canto adicional, criado especificamente para radiadores. Esses cantos do radiador se ajustam perfeitamente ao ventilador para evitar vazamento de ar e garantir pressão estática máxima. As ventoinhas também apresentam um cabo de malha branca de alta qualidade e um conector de placa-mãe fácil de usar.

Todos os modelos Silent Wings Pro 4 White e Silent Wings 4 White estarão disponíveis no varejo a partir de 9 de abril.

AjpfGuH.jpeg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo