[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Fala aí, galera. Alguém pode me dar uma luz ou um vento :haha:kkkk

Tenho o gabinete minitower NR400 da Cooler Master. Apesar dele ter um mesh na parte frontal, que facilita no fluxo de ar, ainda acho ele um gabinete quente.
Eu pretendo trocar de placa de vídeo em breve e como ela será mais parruda e maior, ela vai ficar bem mais próxima do PSU Cover. Enfim, tenho medo que isso encadeie o aumento das temperaturas do gabinete.

Atualmente tenho 3 fans de 120mm da CoolerMaster (MasterFan Pro) na parte frontal do gabinete e tava pensando se investia 3 em fans melhores de 120mm mesmo ou se partia pra duas de 140mm.

O que vocês acham? Vou de 3 de 120mm ou 2 de 140mm? :hmm:
Indicam alguma marca/modelo específico? Sem restrição de orçamento kkkk moro no RJ e quero deixar o gabinete o menos quente possível. RGBs são bem-vindos

PS: Como eu não tenho duas fans no topo do gabinete fazendo a exaustão, conseguiria aproveitar essas MasterFan, que serão substituídas, pra fazer isso.

Segue o esquema de fans do gabinete.

masterbox-nr400-section7-imageleftorright.png
Fans de 140 são maiores e por isso rodam menos, fazendo um ruído menor, se quer o pc mais silencioso, as de 140mm serão melhores, as de 120mm terão uma pequena vantagem por cobrirem uma área um pouco maior.
Sabendo disso só escolher qual vc prefere, menos barulho, ou maior fluxo de ar entrando.

Sobre as fans, se não tem limite de orçamento, já postaram as melhores fans possíveis (noctua seria uma apple das fans, mas sem frescura de ter alguma exclusividade, exceto a cor que é bem "rustica"), melhor que elas acho que só são as fans de servidores, mas aí não tem nem como usar, elas tem um barulho MUITO alto, e além disso, geralmente tem um tamanho de 120x120x50mm, algo nesse sentido, o que é o dobro de uma fan normal, que tem 25mm.
 
Fans de 140 são maiores e por isso rodam menos, fazendo um ruído menor, se quer o pc mais silencioso, as de 140mm serão melhores, as de 120mm terão uma pequena vantagem por cobrirem uma área um pouco maior.
Sabendo disso só escolher qual vc prefere, menos barulho, ou maior fluxo de ar entrando.

Sobre as fans, se não tem limite de orçamento, já postaram as melhores fans possíveis (noctua seria uma apple das fans, mas sem frescura de ter alguma exclusividade, exceto a cor que é bem "rustica"), melhor que elas acho que só são as fans de servidores, mas aí não tem nem como usar, elas tem um barulho MUITO alto, e além disso, geralmente tem um tamanho de 120x120x50mm, algo nesse sentido, o que é o dobro de uma fan normal, que tem 25mm.
A linha industrial da Noctua tem 120x120x25mm ou 140x140x25mm.
 
Boa, obrigado galera!
Só pra eu ter um comparativo, por um pouco mais barato, qual vocês pegariam? Com um teto de 150~200 por fan
 
Boa, obrigado galera!
Só pra eu ter um comparativo, por um pouco mais barato, qual vocês pegariam? Com um teto de 150~200 por fan
De 120mm, eu importaria as Arctic P12 do AliExpress ou uma GentleTyphoon da Amazon US.
De 140mm, eu iria nas Scythe Kaze Flex 140mm. Performance melhor que as NF-A14 operando no mesmo nível de ruído, tem versão com RGB.

Edit: isso para fans de gabinete.
Pra radiador, eu ia tentar correr atrás das NF-A12x25.
 
Última edição:
Galera, eu tenho este gabinete, o K-MEX CG-01F7, mas estou tendo dificuldades em diminuir as temperaturas, estou desconfiado do problema ser o fluxo de ar, já que tem a maior parte frontal é coberta em acrílico, tendo apenas alguns furos na bora.

Vocês acham que teria um ganho significativo em fluxo de ar se trocasse para um outro gabinete com a frente toda furada? E indicariam qual?
 
Galera, eu tenho este gabinete, o K-MEX CG-01F7, mas estou tendo dificuldades em diminuir as temperaturas, estou desconfiado do problema ser o fluxo de ar, já que tem a maior parte frontal é coberta em acrílico, tendo apenas alguns furos na bora.

Vocês acham que teria um ganho significativo em fluxo de ar se trocasse para um outro gabinete com a frente toda furada? E indicariam qual?
Antes de comprar, tira o acrílico e faz o teste. Se reduzir, já sabe que vai melhorar.
 
Galera, eu tenho este gabinete, o K-MEX CG-01F7, mas estou tendo dificuldades em diminuir as temperaturas, estou desconfiado do problema ser o fluxo de ar, já que tem a maior parte frontal é coberta em acrílico, tendo apenas alguns furos na bora.

Vocês acham que teria um ganho significativo em fluxo de ar se trocasse para um outro gabinete com a frente toda furada? E indicariam qual?
Esse seu CPU costuma ser bem quente mesmo, você usa cooler box?
 
Esse seu CPU costuma ser bem quente mesmo, você usa cooler box?

Sim sim. Tava olhando outras opções de cooler também, mas os dois que eu quero (Mugen 5 ou Fuma 2) estão fora de estoque em todo lugar.
 
Que fans me recomendam para um H200 + EVGA CLC 120?

O case comporta 5 fans, hoje estou usando 3 thermaltake riing + 2 fans originais aef-120, mas está quente demais a RTX 2070.

Quero algo de qualidade nível noctua/artic, led tanto faz.
 
Que fans me recomendam para um H200 + EVGA CLC 120?

O case comporta 5 fans, hoje estou usando 3 thermaltake riing + 2 fans originais aef-120, mas está quente demais a RTX 2070.

Quero algo de qualidade nível noctua/artic, led tanto faz.
Estou pensando em comprar as Artic no aliexpress, sai bem mais em conta que as noctua:
  • 3 fans artic p12
  • 2 fans artic f12
Acho difícil achar noctua na faixa de preço das artic, certo?
 
Estou pensando em comprar as Artic no aliexpress, sai bem mais em conta que as noctua:
  • 3 fans artic p12
  • 2 fans artic f12
Acho difícil achar noctua na faixa de preço das artic, certo?
Eu li que as P12 são ventoinhas melhores que as F12.
Se tu estiver disposto a importar com um redirecionador, dá pra pegar cinco Arctic P12 por U$30 na Amazon dos EUA.
 
Pessoal, troquei meu Lian Li O11 Dynamic por um gabinete Mini ITX (Lian Li TU150), então estou com 9 unidades das lendárias Scythe Gentle Typhon sobrando aqui, sendo 4 do modelo AP-14 (1450RPM) e 5 do modelo AP-15 (1850RPM). Se alguém tiver interesse, to pedindo só R$ 100,00 em cada...

Quem conhece essas fans sabe que elas são as melhores do mundo, junto com as Noctua NF-A12x25. Há inclusive um vídeo do Optimum Tech comparando-as:


Única coisa que me incomodou no P12 foi o barulho do motor em 1000RPM, enquanto o noctua permaneceu silencioso.

Rapaz, pelo visto meus 2x Coolermaster master fan pro 140AP não tão valendo nada perto desses coolers de 120mm que são muito mais silenciosos.

Tô montando um PC novo agora mas vou continuar com o meu Carbide 400C. Tô pensando em colocar 3x P12 na frente, um de 140mm airflow atrás, um airflow pra exaustor em cima e 1 ap12 no meu H80i v2 pra empurrar e um airflow de 120mm pra puxar.
 
Eu li que as P12 são ventoinhas melhores que as F12.
Se tu estiver disposto a importar com um redirecionador, dá pra pegar cinco Arctic P12 por U$30 na Amazon dos EUA.
As P12 são com foco em pressão de ar e as F12 são para fluxo de ar, elas tem funções distintas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem estava precisando de boas fans as Scythe voltaram aos estoques (Kabum, Pichau, Terabyte) e agora até com versões de 140mm.
Entre Scythe e Artic qual é melhor?
 
Última edição:
Pois é, se não me engano comprei eles em 2017 e foram relativamente baratos, acho que o par não custou mais de 100 reais na época.

Chega a ser ridículo comparar os antigos com os novos:

MasterFan Pro 120 Air Balance RGB:
Ver anexo 133414

MasterFan Pro 120 Air Balance
Ver anexo 133415
___________________

MasterFan Pro 120 Air Pressure RGB:
Ver anexo 133416

MasterFan Pro 120 Air Pressure:
Ver anexo 133417

Basicamente eles tiraram os ajustes de perfis (a chavinha embaixo), deixaram fixo no 'silent' que era o mais lento e adicionaram luzinhas :mondie:


Inclusive hoje estava dando uma organizada no escritório e me deparei com os danadinhos (não repara no pó, ainda não limpei :mil: )

IMG-20200621-124704.jpg

IMG-20200621-124624.jpg


Não são exatamente silenciosos mas nada que um ajuste fino na curva não resolvesse, em rotações baixas/medianas eles já eram bem eficientes.

Originalmente o Air Pressure foi comprado para ser usado no radiador de um WC Corsair H60 e ficou muito melhor que o fan original.
Aproveitei e fui limpar as danadas depois de ver esse post 😂

Duas 140AP 😎

20201220-192338.jpg
 
Olá, pessoas. Por favor:

Meu novo gabinete já vem com 2 fans x 120mm (PWM 800-1400 RPM)
Pensando em comprar mais 2 de 120mm.: Noctua (1200 RPM) ou Kaze Flex (1800 RPM).
Essa questão dos RPMs é simples assim: quanto maior melhor ou há exceções?
 
Olá, pessoas. Por favor:

Meu novo gabinete já vem com 2 fans x 120mm (PWM 800-1400 RPM)
Pensando em comprar mais 2 de 120mm.: Noctua (1200 RPM) ou Kaze Flex (1800 RPM).
Essa questão dos RPMs é simples assim: quanto maior melhor ou há exceções?
RPM não quer dizer muita coisa, tem que olhar a pressão e o fluxo de ar
 
O que devo levar em consideração em relação ao fluxo e pressão?!
Pressão seria indicado para radiadores e fluxo para ingestão de ar no gabinete, a grosso modo seria isso e teria algumas variações.
 
RPM não quer dizer muita coisa, tem que olhar a pressão e o fluxo de ar

Obrigado, mas ainda estou moscando.
Vou pegar o tópico desde a primeira página, vamos ver o que aprendo. Walews.
 
Obrigado, mas ainda estou moscando.
Vou pegar o tópico desde a primeira página, vamos ver o que aprendo. Walews.
Vc tem que analisar o fan no conjunto e não apenas na rotação dele

Itens importantes destacados na imagem abaixo.

Nem sempre o fan com mais rotação vai ser superior em CFM ou pressão que outro com menos rotação, tem que analisar.

dgpaIki.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo